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Carros dos Membros (Vectra)Vectra GSi 94/94
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jpprezotti
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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 01 Jun 2018, 14:27

Fala galera, vou começar a contar aqui a história do meu Vectra GSi

Adquiri o carro em 17/12/2015, e desde então venho batalhando pra deixá-lo como eu quero.
O carro ainda precisa de muitos cuidados, mas de pouco em pouco, vamos chegando lá.
Se trata do meu primeiro e único carro por enquanto.

Meu pai sempre foi apaixonado por GM, e passou isso pra mim e meu irmão.

Sempre gostei muito de carro, em especial na parte mecânica. Aos 12 anos, trabalhava em uma oficina de preparação de um amigo como ajudante por pura vontade de conhecer um pouco melhor sobre mecânica. E com isso começar a conhecer a fama do C20XE.

Então, havia decidido que teria um Calibra quando crescesse.

De pouco em pouco, o gosto pelo Vectra GSi foi crescendo, até que no final de 2015, consegui finalmente realizar o sonho de ter meu C20XE.

O carro estava em relativas boas condições, porém era nítido que precisaria de cuidados.

Desde então, pouco consegui evoluir nessa empreitada por conta de alguns problemas pessoais, mas agora algumas coisinhas já começam a serem finalizadas.

Não tenho a pretensão de manter o carro 100% original, e tenho em mente uma preparação aspirada, e alguns upgrades estéticos, freios e suspensão.

Depois de pouco tempo após conseguir regularizar a documentação, rodei poucos meses com o carro, e comecei a ter problemas mecânicos, especialmente com a injeção e sentindo o carro muito fraco

Como já havia decidido que o carro recebria uma preparação no motor, optei em instalar uma injeção programável e uma melhora também na ignição.

Na primeira "internação" do carro, ele recebeu um modelo de injeção Pandoo Power Inject, bicos injetores do Astra Flex, bobinas individuais, velas NGK de Iridium, filtro de ar HRE e passou a rodar no etanol

Resultado: O carro ficou um canhão! Motor muito elástico, entregando potência de forma bem linear, tanto em baixa quanto em alta.

Estava muito feliz com o resultado, até que tive um problema com a chaveta do virabrequim, que resultou em atropelamento de válvulas e uma baita dor de cabeça.

Eis que o carro entrou em sua segunda cirurgia (deve sair dela em breve).

Os danos foram relativamente leves, ja que por sorte estava bem devagar no momento da quebra, não chegando a condenar o cabeçote.

Porém, ao abrir o motor ficou nítido os maus tratos sofrido pelo carro. O motor já havia sido aberto anteriormente, só que foi feito um serviço bem porco. Provavelmente o vindo da mania do brasileiro de "dar só um tapa e passar frente"
O cilindros estavam descentralizados, o virabrequim (que foi o causador de todo o problema, ja devia estar condenado antes de ter sido colocado, visto a que a medida dos moentes ja estavam muito inferiores as medidas standart.

Sendo assim, seria necessário um novo virabrequim, e ser feita a retifica do bloco.

Com o motor todo desmontado, comecei a pensar o que daria para melhorar em termos de desempenho.

Os valores pra preparação do cabeçote C20XE são exorbitantes, então optei em apenas retificá-lo.

Já na parte de baixo do motor, até por estar rodando no álcool, queria pelo menos uns pistões mais taxados e seguiria uma receita já meio antiga de preparação aspro dos família 2, que seriam utilizar os pistões do Monza a álcool, que tem um "calombo" na parte de cima do pistão, para aumentar a taxa de compressão.
Porém, para montá-los, seria necessário fazer as cavas das válvulas, e fiquei receoso sobre a qualidade final disso.

Nesse meio tempo, apareceu a venda em um grupo que participo, um jogo completo de pistões forjados Iapel para motor aspirado, 88 mm (que iria aumentar o deslocamento para quase 2,1 litros) tratamento químico, ja com pinos, travas e anéis. Enfim, coisa finíssima! Após choram muito, conseguir um bom preço neles e arrematei as crianças!

Com relação ao virabrequim, até pela dificuldade em encontrar o virabrequim do C20XE com medidas standart e também por queria um alívio de peso no conjunto virabrequim/volante do motor, opetei pelo virabrequim dos família II nacional, com o volante do Monza carburado à álcool, resultando em um conjunto mais de 5kg mais leve.

Estou aproveitando para adaptar a alavanca do câmbio do Astra, que por ter o acionamento por cabos de aço, é muito mais curto e preciso do que o do Vectra A, que é acionado por varão, e no caso do meu, ainda estava apresentando muito desgaste e folgas.

E agora estou esperando o carro sair da UTI, para realizar a instalação do painel digital do Opel Vectra 2000 (que vou precisar da ajuda de vcs! Hahaha).


Bom, é isso por enquanto!
Desculpem o longo texto e a falta de fotos (depois vou adicioná-las)

Abs!ImagemImagemImagemImagemImagem

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Editado pela última vez por jpprezotti em 01 Jun 2018, 14:27, em um total de 1 vez.

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lucaswagner
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Vectra GSi 94/94

por lucaswagner » 01 Jun 2018, 14:56

Aguardado por novidades e vídeos do monstro despertando.

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Vectra GSi 94/94

por Vek22 » 01 Jun 2018, 20:17

Bacana o relato sobre o GSI, acompanhando... Não economiza nas fotos não, posta mais

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Vectra GSi 94/94

por Ju_Bueno » 02 Jun 2018, 10:35

Opa... marcando presença pra não perder nada rsrs
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Vectra GSi 94/94

por gilberto selenka » 03 Jun 2018, 17:29

Ótima história de se ler viu
Vamos ficar de olho nos próximos episódios já que pretendo pegar um GSi também...hehe

Parabéns pelo carro e UPs


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Gilberto Selenka
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Vectra GSi 94/94

por DuM-DuMUV » 03 Jun 2018, 18:59

Top top!

Meu GSi peguei destruído, já fiz muita coisa nele.

A propósito, me tire uma dúvida. Pistões do monza ou de GM família II são compatíveis com o C20XE? Só retifica e montar? Esses pistões da foto São de qual carro? Pois pretendo fazer o motor em breve.

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Juniorvectragsi
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Vectra GSi 94/94

por Juniorvectragsi » 03 Jun 2018, 22:44

Comprei um Vectra Gsi no começo do ano e é só alegria , um belo exemplar . Infelizmente como todo carro antigo possuiu diversos defeitos , e arrumei quase todos ; )
é muita satisfação manter um clássico brasileiro e deixar tudo em ordem como se fosse um zero km
Ainda estou quebrando a cabeça com o aquecimento excessivo do motor ,posteriormente arrumarei o aquecedor q foi desativado devido algum vazamento
enfim, novo virabrequim stand é uns 6mil pra + , jogos de pistoes forjados c/ anel c20xe não sai por menos de 2mil
por esses motivos q fica difícil ver um gsi c/ c20xe novo
já li em um fórum q os pistoes do monza serve tranquilamente c/ poucas ressalvas ( se informe melhor ! )
No meu caso jamais ousaria , vou manter totalmente original

jpprezotti
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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 04 Jun 2018, 00:00

DuM-DuMUV escreveu:Top top!

Meu GSi peguei destruído, já fiz muita coisa nele.

A propósito, me tire uma dúvida. Pistões do monza ou de GM família II são compatíveis com o C20XE? Só retifica e montar? Esses pistões da foto São de qual carro? Pois pretendo fazer o motor em breve.
O problema em colocar outros pistões no c20xe, são as cavas das válvulas. Os x20xe (2.0 16V nacional) têm somente duas cavas ( não sei me lembro se pra admissão ou escape) os 8v não possuem nenhuma.

Já o c20xe tem as cavas para as 4 válvulas, então teria que fazer essas cavas nos pistões.

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jpprezotti
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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 04 Jun 2018, 00:02

Os pistões da foto são de um jogo de pistões forjados da Iapel, para o c20xe


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San
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Vectra GSi 94/94

por San » 04 Jun 2018, 08:31

Cara...

bela historia e empenho no GSI (cada vez mais raros de se ver por ai)

Continue ai firme e forte na sua empreitada... Estamos acompanhando e torcendo para logo logo estar nas pistas.

Parabens e Fé em Deus
Sandrinho.
VECTRA CD 2.2 16V 2001/2001 - Completim :102:
http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =70&t=1959

jpprezotti
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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 05 Jun 2018, 04:58

Valeu San, obrigado!

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cledman
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Vectra GSi 94/94

por cledman » 05 Jun 2018, 16:06

Ahhh mas esse tópico eu não perco mesmo!
Do caramba!

Esse promete hein?

Infelizmente, carro mais antigo tem uns problemas. Sofri com isso quando troquei de carro também.
Mas devagar vamos arrumando e deixando-os no ponto que deveriam ter permanecido: Impecáveis!

Parabéns pelo trabalho! Agora.... esse painel ae vai ser fantástico! ;) :40:

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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 06 Jun 2018, 07:45

cledman escreveu:Ahhh mas esse tópico eu não perco mesmo!
Do caramba!

Esse promete hein?

Infelizmente, carro mais antigo tem uns problemas. Sofri com isso quando troquei de carro também.
Mas devagar vamos arrumando e deixando-os no ponto que deveriam ter permanecido: Impecáveis!

Parabéns pelo trabalho! Agora.... esse painel ae vai ser fantástico! ;) :40:
Valeu pela força!

O painel ainda não chegou! Imagina a ansiedade como está? Hahaha

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jpprezotti
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Vectra GSi 94/94

por jpprezotti » 11 Jun 2018, 08:59

Bom, atualizado o andamento da montagem do motor.

Estava tudo certo, montado, só faltava ligar e fazer o ajuste da injeção.

Eis que que começa um barulho vindo do motor que espero que ninguém aqui tenha que presenciar.

Resumindo a história, houve um erro na montagem do cabeçote e o 3° cilindro atropelou as válvulas.

De volta pra mesa de cirurgia ...Imagem

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Vectra GSi 94/94

por DuM-DuMUV » 11 Jun 2018, 14:30

jpprezotti escreveu:Fuente del Mensaje Bom, atualizado o andamento da montagem do motor.

Estava tudo certo, montado, só faltava ligar e fazer o ajuste da injeção.

Eis que que começa um barulho vindo do motor que espero que ninguém aqui tenha que presenciar.

Resumindo a história, houve um erro na montagem do cabeçote e o 3° cilindro atropelou as válvulas.

De volta pra mesa de cirurgia ...Imagem

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Putz....

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Vectra GSi 94/94

por RenatoPortugal » 11 Jun 2018, 23:41

jpprezotti escreveu:Bom, atualizado o andamento da montagem do motor.

Estava tudo certo, montado, só faltava ligar e fazer o ajuste da injeção.

Eis que que começa um barulho vindo do motor que espero que ninguém aqui tenha que presenciar.

Resumindo a história, houve um erro na montagem do cabeçote e o 3° cilindro atropelou as válvulas.

De volta pra mesa de cirurgia ...Imagem

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Aooooooooooooouu.
Que beleza, não? Bate um desespero nessas horas que só Deus na causa.



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"If there is a will, there is a way"

Vectra CD Plus 2.0 8V: viewtopic.php?f=70&t=16637

jpprezotti
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por jpprezotti » 02 Jul 2018, 06:33

Bom, depois de 4 meses parado, eis que que o monstrinho saiu da jaula!
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jpprezotti
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por jpprezotti » 02 Jul 2018, 06:38

Mas alegria de pobre dura pouco, como bem sabemos.

Dois dias depois, a bomba de combustível (nova) queimou.

De volta pra oficina, medido a pressão na flauta, estava em 27 BAR!

Agora, trocar bomba e regulador e torcer pra ser só isso.

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Oshim
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Vectra GSi 94/94

por Oshim » 02 Jul 2018, 06:50

Parabéns pela aquisição... No aguardo das novidades ansiosamente.!!!!!
Abraços...

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por DuM-DuMUV » 07 Ago 2018, 15:24

jpprezotti escreveu:Fuente del Mensaje Bom, depois de 4 meses parado, eis que que o monstrinho saiu da jaula!
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top!! ele aceitou normal o filtro esportivo conico? pois dizem que o GSi falha com esses filtros

Up: ignora, vi que colocou uma programável

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