O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bcomo transformar em flex.

47 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 31 Out 2016, 20:48

O meu é 97, usei e não deu nada de errado a não ser que bebe mais que um flex.
Imagem

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Reginaldo Oliveira » 01 Nov 2016, 15:53

Ninguem questionou em relação a bomba de combustivel ,pois ela é gasolina ,futuramente vai dar b.o nela com certeza :2:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Ju_Bueno » 01 Nov 2016, 16:51

e possivelmente a bóia (sensor de nível) também...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 01 Nov 2016, 20:10

Eu fiz o teste no meu com a bomba que ele estava, e confesso que não vejo diferença entre uma bomba e outra. É bem óbvio que em um monte de carro testando de uma só vez, um vai estragar como poderia estragar se tivesse seguindo com a gasolina porque digamos que ele poderia já ter uma bomba cansada. E vou lembrar a vocês que 99% das bombas de primeira linha não queimam nunca, mas estraga por tempo de uso. Cada bomba tem um rotor plástico, acho que vocês sabem o que é um rotor, este rotor fica preso em um eixo de ferro por baixo dela, em um orifício onde parte dele é visível e que com o tempo este eixo vai folgar e já não terá o rotor centrado ao girar e ao aumentar a folga ele encostará na parede no alojamento onde está na bomba e ele irá travar, sendo que a bomba continuará girando, mas o rotor não, porque neste momento o eixo irá roçar dentro do rotor e ficará como uma polia louca. Bem, acho que vocês sabem o que é uma polia louca.

O motivo que eu acho que são todas iguais, tanto álcool como gasolina, é que a gasolina tem um grau de destruição no plástico muito maior que o álcool. Peguem um copinho destes de tomar café, coloquem gasolina e tira o pé debaixo que o fundo dele logo vai cair. Já se colocarem álcool, continuará ele ali até evaporar.

Já desmontei duas, sendo uma gasolina e outra no álcool, não vi diferença.
Imagem

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Reginaldo Oliveira » 02 Nov 2016, 10:50

Então essa historia de bomba gasolina e bomba flex é balela pra nos enganar na hora da venda ?
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

como transformar em flex.

por Tiagomos1 » 03 Nov 2016, 17:54

Bom, o que muda é o tratamento que a superfície do material da bomba recebe. Olhando é tudo igual mesmo.
A bomba para flex recebe um tratamento para resistir ao etanol e à gasolina.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Adalberto.jr » 28 Dez 2016, 20:02

Grande problema do etanol hidratado, é os 5% de água em sua composição. Em 20 litros de etanol, 1 litro será de água. Uma hora ou outra vai dá merda!! Fora a baixíssima lubricidade.

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Dumirick
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Dez 2016, 17:11
Nome Completo: Rychard Dumirick
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

como transformar em flex.

por Dumirick » 29 Dez 2016, 20:01

Então vou fazer o mesmo procedimentos
Tenho um 98/98 2.0 8v
E vou colocar 30$ gasolina + 20$ alcool, vamos ver como irá reagir
isso pq também ja fiz limpeza dos bicos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 30 Dez 2016, 12:05

Estaremos esperando, e minha dica ainda é diferente desta sua. Deixa o tanque baixar bem, vá ao posto de gasolina e coloque 10 litros de alcool e já faça o teste sem colocar gasolina. Se der errado é só completar com gasolina, mas não dará errado e como eu disse estaremos aqui esperando sua resposta.
Imagem

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

VECTRA B NO ALCOOL ?

por valmir » 26 Mar 2017, 09:47

bom dia galera gostaria de saber se alguem do grupo tem vectra b rodando no alcool usando pistoes flex , e quais as modificaçoes foram feitas para funcionar perfeito. :88:

dfb2105
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Out 2016, 11:33
Nome Completo: Daniel Fonte Boa
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

como transformar em flex.

por dfb2105 » 23 Jul 2017, 10:50

Bom dia

Tenho um Vectra B 96/97, acabei de reforma o cabeçote, tenho vontade em transformar ele em flex, porem pelo q le no artigo não ha necessidade de mexer em nada, como reprogramar central troca sonda lambda, trocar catalisador para flex cabos de vela e as próprias velas, e mexer no bloco do carro.
Isto e o meu ver de necessário uma vez q os cilindros do carro a alcool tem altura maior para uma explosão melhor.
Fica a duvida posso mesmo usar álcool no carro se mexer em nada?

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Lucky Tiger » 23 Jul 2017, 14:33

Olá dfb2105, como foi informado pelos colegas o ideal é utilizar apenas em emergências, funcionar funciona, porém como a taxa de compressão é menor a eficiência da queima será inferior (consumo maior que um flex ou voltado para etanol E100), tem de se considerar também a vazão dos bicos injetores mono-combustível (neste caso gasolina), como a mistura ar/combustível do etanol necessita de mais partes de combustível dependendo da carga que for aplicar no motor pode acabar reduzindo a vida útil dos injetores pois os mesmos irão ficar mais tempo abertos e também compromete a durabilidade do sistema de escape em percursos curtos, não podemos esquecer também das velas de ignição que tem aplicação diferente para ambos combustíveis (embora também existam velas com aplicação flex ).Abraço!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 24 Jul 2017, 14:36

É só não se confundir, tamanho de cilindro com pistão, e não confundir carro a álcool com o Flex. Carro a álcool tinham os pistões maiores para diminuir as câmaras de explosão e ele poder se tornar econômico depois de quente, isto só depois de quente. Quando frio nos antigos com carburadores os afogadores eram acionados uns automáticos a mandar mais combustível até ele esquentar, entrada de ar fechava o frio e entrava o quente e isto era tudo mecânico e com certeza consumia muito combustível quando frio e era aquela luta até ele chegar a temperatura ideal. Sem contar que tinham uns que não esquentavam nunca porque o percurso não tinha a distancia suficiente para isto e com um certo desperdício a mais a cada pisada no acelerador mesmo depois de quente que por ser o carburador mecânico, esta injetada inicial era terrível e ainda continuava depois que esquentava porque não tinha como injetar menos, ou seja era sempre mais para ter o funcionamento ainda que ruim, porem funcionando quando frio. Hoje a eletrônica faz tudo sozinha, quando ele estás frio injeta mais, quando está quente injeta menos e sabendo disto, chegaram a conclusão que os pistões poderiam ser iguais que a injeção dará o recado de injetar mais e pronto. Gasta mais, sim, mas funciona perfeito, aliás um carro a álcool, somente álcool não seria todo ruim hoje, mas ao fazer o flex onde tem que dividir um pouco menos de compressão no álcool e um pouco mais na gasolina, já não é aquele motor puro sangue que tínhamos.

Com a eletrônica e não sendo flex, ao ligar ele e tendo câmaras maiores, com certeza vai injetar mais que um mais comprimido que é o flex e sem alterar a pisada no acelerador, porque a injeção trabalha por nós. Sim, funciona perfeito, sobre a explosão, aumenta a câmara, mais aumenta combustível, não vejo diferença na potencia, ao contrário, achei ele mais potente ainda.
Imagem

tiago34978135
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Mai 2018, 10:31
Nome Completo: tiago anjos
Cidade: jundiai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 31

como transformar em flex.

por tiago34978135 » 26 Jun 2018, 23:19

O ideal seria vc almentar a taxa de compressão ai sim vc poderia usar os dois sem medo kkk eu acho. Tenho uma duvida tenho um vectra b cd 97 o motor nao e o original pois a taxa do original e 10.3:1 i o que tenho e o do astra 16v tambem so que a taxa e 9,6:1 ai pensei en almentar a taxa trocando somente os pistões por o do astra flex e chegar em 12.1 sera que cola .pois os vhc tem a taxa acima disso alguem fez isso pra dizer pra min

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 27 Jun 2018, 07:32

Eu não abriria meu motor para fazer isto nunca, não para usar álcool, e não se trata de fazer algo com medo de fazer, aliás é menos perigoso colocar álcool em um motor comum, que colocar Gasolina em um flex.
De qualquer maneira parece que consegui alertar a uns a não comprar um módulo e colocar no carro e usar álcool, módulo este que nunca foi preciso usar e que um sabido inventou para ganhar dinheiro e que sinceramente acho que liga em algo e por dentro é oco.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por chirola » 28 Jun 2018, 14:24

a taxa de compreçao do 2.0 16v e de 10,8:1 cuasi a mesma dos primeiros motores a alcool que era de 11,0:1 hoje em dia os carros a etanol andan com taxas de 13,0:1 aprox,
o da taxa de compreçao o corrige a eletronica com o abanse ou atraso do ponto de igniça e sensor de detonaçao no alcool andaria um pouco mais adiantado para compensar a taxa de compreçao.
carro a alcool gasta mais do que o equivalente a gasolina pq e a relaçao de mistura, e presiso mais cuantidade alcool para conseguir uma exploçao equivalente a gasolina com a mesma cuantidade de ar . e posivel sim andar com alcool e uma taxa de compreçao asima de 10,8:1(10,8 e a cuantidade de veces que a camera de combustao entra dentro da area util da camisa cuando o pistao esta no pmi, e asim que se mide a taxa) co o transito das grandes cidades naofaz diferença arrancar no sinal en milesimas de segundo antes e a estrada esta cheia de radar de 80 e 100 kmh.
lembrar que as velas para alcool sao grau 9 (mais quentes ) e para gasolina geralmente sao grau 6 o alcool corroe o aluminio pode perjudicar algumas peças na epoca os carburadores eram niquelados(uma especie de cromo brato) para o alcool nao crroer eles cuamdo o alcool seca nas linhas e bicos cria uma crosta branca o que contribui para o entupimento deo bicos o mesmo acontece com os tanque de gasolina de metal eles apodresem com o tempo o alcool tem agua na sua compociçao.
Realmente o preço da gasolina nao e caro se vc pensa, o litro esta 4 RS aprox o carro com um litro anda mais omenos 10km se eu pagar para vc 4 reais vc puxaria uma carrosa com 3 pesoas e sacola de mercado por 10km se vc puxaria a carrosa venda o carro e compre uma se nao pensa o esforso que o carro faz e o tempo que economiza por 4 reais lembra que vc nao pode comprar tempo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 29 Jun 2018, 09:26

Kakakkakak, melhor pagar os 4 reais, bem aqui é um pouco mais, 4,66, mas ainda prefiro pagar. O meu carro funciona perfeitamente a Álcool, mas eu não uso este combustível que deveria ser no minimo 50% mais barato que a gasolina, meu carro não é flex e eu testei ele por 3 meses e tudo deu certo, mas ficou no teste mesmo, afinal se ele custasse 2 reais eu usaria. Sobre a taxa de compressão, ela diz exatamente o que precisa para funcionar. 10,8 : 1, quer dizer 10,8 parte de ar e uma parte de gasolina. Considerando que a taxa de 13.0: 1 para o etanol, logo se eu colocar álcool no meu carro, a injeção que é bem inteligente fará o serviço para suprir a falta do Álcool, injetando mais Álcool e assim ao invés de ser 01 parte de álcool, será 1,2 e assim funcionando perfeito porem gastando mais, ficando e mudando a compressão para 10,8: 1,2. Infelizmente quem inventou o carro flex nçao foram os engenheiros, foram nós colocando álcool no carro e testando mesmo na época do carburador e funciona. O que os engenheiros fizeram foram ajustar as coisas e nada mais, ajuste este que a eletrônica resolveu.
Os dados de compressão são exemplos, não fiz contas perfeitas, mas é mais ou menos assim, para funcionar 10,8 parte de ar, será preciso 1,2 parte de álcool, se for gasolina 1 parte de gasolina, parte esta que eu não sei dizer ao certo quanto seria, só sei que aumenta o álcool se for a mesma compressão da gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por chirola » 29 Jun 2018, 12:25

pra que vcs querem colocar alcool???????
para ecomizar em combustivel e gastar em reposto ou para o carro andar mais numa cidade grande aonde na hora pico anda em 1 e 2 marcha??
ou para o carro demorar um bocado para esquentar e andar con ele frio?
poder se pode mais os carros a alcool tem peças tratadas para ese fim o alcool corroe os metais como o aluminio tem agua na sua composiçao apodrese a descarga mais rapido faz o carro fomar cuando frio aparentando ser um pau velho e cuando seca nos bicos e sistema de alimentaçao cria uma crosta branca que entope tudo tranca a bomba de gasolina e alguma bosta mais os bicos para alcool tem menos buracos de maior diametro para evitar um pouco que se entupan com tanta facilidade se vc que realmente andar no alcool pode actualizar a sua ecu para um modelo que ande com alcool trocar as peças correspondentes para ese combustivel e sim pode andar.
ate os tanque de gasolina para o alcool tem um tratamento para nao ser corroidos pelo etanol.
lembrar que as velas para o etanol sao grau 9 (mais quentes) e para gasolina sao grau 6 ou 7 maximo tem temperaturas diferentes o que vai ocacionar uma combustao diferente muda o ponto de igniçao o do alcool por ter uma combustao mais lenta e mais adiantado e nesesario maior temperatura para o etanol gerar uma combustao maxima ate os aneis dos pistoes sao diferentes para nao enferruchar com facilidade (por causa da agua do etanol).
mais ocarro vai andar sim a eletronica vai disfrazar todos os sintoma e vc so vai se enterar o dia que o carro de pau.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 29 Jun 2018, 12:52

Não é bem assim, hoje com a injeção trabalhando ele funciona frio igual quente, porem com um consumo maior, a água no álcool é quase zero, se não fosse assim ele não quase se misturava na gasolina, digo quase porque e realmente nçao se mistura em 100% e isto é visível ao colocar ele com gasolina em um litro transparente , ele oxida pelo álcool mesmo e nem é uma oxidação igual a da água, é algo maior, algo que corrói bem mais que a oxidação comum. Quem usa o álcool e anda percurso de até 5 km, com certeza terão a descarga com 70% da vida útil dela comprometida, isto porque a condensação enche ela de água e com este percurso nçao da tempo de secar, deixando assim ela com água e oxidando.

O resto estou 100% de acordo contigo, só usarei álcool se acabar a gasolina, o mesmo digo para o GNV, meu carro é 97, ando todos os dias com ele e os bicos ainda são os originais. Não acredito que se tivesse no álcool eles estariam ainda bons.
Imagem

Avatar do usuário
luancastro123
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Ago 2014, 14:45
Nome Completo: luanfelipe
Cidade: toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

como transformar em flex.

por luancastro123 » 24 Jul 2018, 18:06

surgiu uma duvida aqui... nao precisa trocar as velas por causa da transmissao de calor pra andar com alcool ? ou so a bomba mesmo ? ate onde sei as velas para alcool retem mais calor ...

47 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:58