O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMotor batendo - Vectra B

66 mensagens
Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

É biela batendo? Barulho no motor - Vectra 97 - 2.0 / 16v

por leonardorcj » 10 Jul 2018, 18:15

Olá, pessoal...

Início de Junho/2018 levei meu carro na oficina para fazer a troca da correia dentada, foi trocada todo kit e também os retentores, pois apresentava um pequeno vazamento de óleo. Após essa manutenção rodei com o carro uns 15 dias só indo e voltando do trabalho. Então, um belo dia pela manhã liguei o carro para ir trabalhar e alguns segundos depois de ligado começou a fazer um 'barulho' bem estranho no motor, desliguei e resolvi deixar o carro em casa e fui trabalhar de ônibus. Apesar de entender nada de mecânica sei que não seria bom forçar o motor com aquele barulho estranho.

No dia seguinte passei no mecânico e relatei do problema, até achei que fosse algo referente ao serviço que ele tinha feito, pois ele tirou a tampa do cabeçote do motor. Não tenho certeza, mas das outras vezes que mandei trocar a correia dentada não foi preciso tirar a tampa do cabeçote. Enfim, ele bateu o pé e disse que não tinha nada haver com o serviço que fez.

Até então já tem mais de duas semanas que o meu carro está parado na minha garagem. Hoje resolvi pesquisar na internet e achei esse vídeo no Youtube (Link abaixo), é exatamente o barulho que o motor do meu carro está fazendo. No vídeo tem o título: "Motor batendo biela vectra".
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NZrYixr4l6Q

Gostaria de saber: O problema é esse mesmo de biela batendo?

Que tipo de revisão deve ser feita neste caso? Alguém já fez? Quanto ficou?

Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

É biela batendo? Barulho no motor - Vectra 97 - 2.0 / 16v

por Almeidão » 11 Jul 2018, 07:23

Este barulho se for igual a este pode ser biela batendo, mas devo lembrar que os videos caseiros não conseguem reproduzir real ruído que o motor faz. Sobre a troca da correia, se foi feito somente isto, não pode ser culpa do mecânico caso seja algo interno, mas ele tem que abrir outra vez onde ele mexeu e refazer o trabalho. Quem sabe seja algo simples que deixaram de fazer? Pede ele para checar também a bomba d'água, se ela já estava ruim, ao trocar a correira ela sofre uns apertos a mais ali e pode fazer um ruído igual a motor batendo. Concordo contigo, sem saber o que é, não se deve ligar o carro, leva o mecânico nele.

O mecânico tem que olhar, e eu ainda acho que é algo relacionado a correia e como já disse, bomba d'água e rolamento do tensionador está nela.
Imagem

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor batendo - Vectra B

por leonardorcj » 11 Jul 2018, 11:33

Almeidão, obrigado pelas suas observações.

O vídeo que vi e coloquei o link, apesar de ser caseiro, é muito semelhante o barulho que o motor do meu carro está fazendo. Infelizmente, como relatei o mecânico bateu o pé que não tinha nada haver com o serviço dele e ficarei na dúvida se tem haver com algo relacionado a correia dentada. Mas, está anotado que é a oficina que nenhum carro meu entrará pra fazer qualquer tipo de serviço, vou procurar outro mecânico.

- Se for mesmo a biela batendo, qual serviço deverá ser feito? Tem média de preço?

Obrigado.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por Almeidão » 11 Jul 2018, 12:53

leonardorcj escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, obrigado pelas suas observações.

O vídeo que vi e coloquei o link, apesar de ser caseiro, é muito semelhante o barulho que o motor do meu carro está fazendo. Infelizmente, como relatei o mecânico bateu o pé que não tinha nada haver com o serviço dele e ficarei na dúvida se tem haver com algo relacionado a correia dentada. Mas, está anotado que é a oficina que nenhum carro meu entrará pra fazer qualquer tipo de serviço, vou procurar outro mecânico.

- Se for mesmo a biela batendo, qual serviço deverá ser feito? Tem média de preço?

Obrigado.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão


Eu não acredito que seja biela antes de verificar com um bom mecânico, e mesmo se ele disser que for biela, você pede para ele tirar a correia fora e verificar se tem algo mau feito, comenta com ele o que foi feito e que só mesmo depois disto você poderá pensar em outra coisa, peça para verificar ponto, tensionador da correia e a bomba d'água.

Bem, se for biela, só mesmo fazendo o motor para resolver e não fica nada barato isto e neste caso compensa comprar um motor novo que fica mais barato. Bom lembrar que o motor é a parte de baixo, sem o cabeçote, seria o motor parcial completo, algo de 5.000,00 e não fica menos que isto para fazer o motor do seu.

Vamos torcer que não seja isto. Uma coisa simples que dá um barulho danado é a polia do motor frouxa ou se a chaveta da polia não esteja estragado, verifica isto também e não saia com ele sem saber o real motivo. Ai sim seria culpa grave do mecânico. Abrindo ali onde foi mexido pode está a resposta de tudo, aliás esta polia se tiver frouxa, ela deve ter estragado a chaveta que é algo muito barato e ela deve ser apertada com chave pneumática.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por chirola » 11 Jul 2018, 13:45

o amigao dificil o carro bater viela do nada o barulho e progresivo a medida que o desgaste piora senfor trocada a correia ela pode ter ficado fora de ponto el o que vc escuta e pistao batendo saia ou pior pode ser barulho na descarga causa do carro estar dando a explosao fora do tempo a polia a polia do 16v tem duas marcas uma alinea na tampa de valvulas e a outra fica alineada com a da polia do outro comando ficando duas marcas alinhadas para cima e as outras duas olhando para o meio enfrentadas uma para a outra pode ser que mecanicuzinho tenha confundido as marcas e fico pro carai... (cha vi acontecer muito nos fiat nos cuais se utiliza a mesma poli para varios carros e ela tem varias marcas)
cuando se da o stouro justo na saida do colector ele faz um barulho similar
https://www.youtube.com/watch?v=1AfWmm2xtng
escuta ese gol na lenta e ve se parece com o barulho esta sem descarga ao ter a desgarga o barulho fica acentuado pq faz eco e fica mais estridente. olha e comenta para poder orientar.

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor batendo - Vectra B

por leonardorcj » 11 Jul 2018, 20:08

Olá Almeidão,

Cheguei hoje mais cedo em casa e abri o capo do carro para dar uma olhada, não liguei o carro até porque está sem a bateria que retirei. Para minha surpresa estava bem visível na correia do alternador uma parte danificada (rasgada na lateral da correia), como se ela nesse tempo que andei no carro, antes do barulho, estivesse funcionando encostada em alguma parte (não sei qual) e a cortou. E uma outra coisa que notei e acho que seja uma falha grave, depois de puxar a tampa de proteção e notei que a correia parece ser mais fina, não 'ocupa' toda parte da engrenagem. Fiz até questão de ver algumas imagens na internet e vi que a correia dentada tem que ocupar toda largura da engrenagem.

Não sei se tem haver estas observações que fiz sobre as duas correias (do alternador danifica e a correia dentada 'mais fina'), mas isto me fez aumentar ainda mais a suspeita que o problema tenha sido causado da falha do mecânico. Não faço nem questão de voltar na mecânica para argumentar. Vou seguir sua orientação de procurar um bom mecânico, relatar que o problema apareceu após troca da correia dentada e algumas outras peças. Vou pedir para que antes de qualquer coisa desmontar e verificar todo serviço que foi feito e as peças trocas. Se for acusado qualquer 'erro' ai sim volto na oficina e reclamo.

Qualquer novidade volto aqui no tópico e relato sobre a situação.

Aguardem ...

Muito obrigado mais uma vez.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje utro comando ficando duas marcas alinhadas para cima e as o

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje m bom me

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor batendo - Vectra B

por leonardorcj » 11 Jul 2018, 20:11

Chirola, também agradeço o seu comentário!

Observei o barulho do vídeo que enviou e acho que está diferente. O barulho apresentado no motor do meu carro identifiquei que parece mais com o vídeo do link que mandei (https://www.youtube.com/watch?v=NZrYixr4l6Q).

Obrigado.


chirola escreveu:Fuente del Mensaje chirola

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor batendo - Vectra B

por leonardorcj » 11 Jul 2018, 20:48

Olá, tirei duas fotos mostrando que a correia dentada é 'fina'. Esta correia está correta?

Imagem
Imagem

Caso não esteja visualizando as imagens, segue abaixo link direto:
https://ibb.co/iV0Vj8
https://ibb.co/cduecT

Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por Almeidão » 12 Jul 2018, 07:33

Esta correia não parece ser dele, está muito fina, a correia do 16 v é mais larga e parece ter a largura de um de 8 V, porem um de 8 sendo do Vectra não daria nela, é um mistério. Uma coisa é certa é quase 90% que não seja biela, e já começo a achar que é algo talvez bem mais simples e que este mecânico como muitos outros não é de confiança. Se tivesse um jeito de girar a correia até chegar o que está escrito nela, poderíamos talvez identificar. Se você quiser fazer isto, basta levantar roda direita dianteira, colocar uma quinta e girar ela para frente e olhando a correia até aparecer marca e numero. Aproveita e balança a roda para frente e para trás se a polia tiver frouxa, fará um barulho estranho.
Imagem

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor batendo - Vectra B

por leonardorcj » 12 Jul 2018, 10:58

Almeidão,
Vou seguir suas recomendações e fazer a verificação da inscrição da correia dentada no final de semana. Dou retorno...
Obrigado.


Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por Almeidão » 12 Jul 2018, 12:15

leonardorcj escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão,
Vou seguir suas recomendações e fazer a verificação da inscrição da correia dentada no final de semana. Dou retorno...
Obrigado.



Ok, mande fotos dela e do que for necessário ali onde ela fica, polia do motor etc.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por chirola » 12 Jul 2018, 20:57

alo amigoa essa correia da foto nem a pau e dele troquei a minha eu mesmo em marzo e ela da justinha na engrenagem se a correi nao for a certa ela nao tem como ficar no ponto certo nunca e pode ser que ele tenha saido do ponto so com o andar por ter cuantidade de dentes diferente a o original
continuo achando que esta muito fora do ponto como para dar ingnicao no cilindro que esta com o escape aberto e o que pareci viela e o estouro na decida da descarga repito viela comenca aos poucos nao e de um segundo para o outro. se eu fose vc nao boltaria nesa oficina nem pra reclamar so vai escutar mentiras para justificar a merda que foi feita o dinheiro nunca mais aparecera tem membros do clube que moram perto da sua cidade ou no mesmo estado pede orientacao de oficina no chat.
ja arumei carros com diagnostico de viela que nao era como no caso do cght um fiasta de um amigo que era so o tensor da corrente do comando no valor de 300 reai okit completo contra 6000 que keria o mecanico para retificar o motor.
tem como testar se e viela sem ligar o motor cualquer mecanico que se preste pode facer iso com uma chave 19 uma de velas e uma de fenda
tira as velas com a cahve de fenda e ajuda de outra pessoa gira o motor desde a polia do virabrequin em sentido horario hasta o primeiro pistao ficar em cima gira mais um pouco para ele comesar a decer e entao vc gira o motor para a frente e para atras facendo o pistao subir e decer e se for a viuela desse pista tem que facer um barulho de metal batendo em metal e iso repete nos 4 pistoes
foi asim que me ensinaro e salve barias pessoas de abrir o motor por um diagnostico errado.
tem casos que a folga e tanta que cuando o pistao esta em cima vc consegue empjar com a chave de fenda pelo buraco da vela e vc sente a folga. cualquer coisa consulta para poder orientar vc teve uma mala experiencia mas nao desanima o carro e uma nave economico e comfortavel.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por Almeidão » 13 Jul 2018, 08:00

Chirola é fera no trem, é isto mesmo e por ser este carro um 16 válvula, terás sorte se não estragou algumas válvulas. Sobre o mecânico, não tem como fazer nada, não aqui no Brasil.
Eu ainda estou curioso em saber que correia este cara usou, e com certeza deve ser uma que estava la jogada na oficina.

Acima eu escrevi que não compensa fazer motor, fica caro e não fica bom. Na verdade eu quis dizer que nós não temos mecânicos preparados para fazer o motor dos nossos carros e o que trabalhou neste carro já mostra que é incapaz de mexer em qualquer coisa, imagina fazer um motor.
Desculpa me por aquela minoria que tem capacidade, é que são tão poucos os capazes, que é quase impossível encontrar um confiável.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por chirola » 13 Jul 2018, 19:12

no brasil e dificil encontrar mecanicos que levem o trabalho a serio serve de esemplo a foto da correia do camarada realmente e menos incomodo e sai mais barato trocar o motor ao inves de arrumar o do carro vc compra um novo com garantia com todas as peças originais tem garantia e ainda da para parcelar no cartao ai sim vc fica tranquilo e o que eu faria caso tivese que pagar para ter um servicio desente.
se eu nao estou errado os valvulas nao chegan a bater no pistao no 16 v teria que me informar dereito para nao falar besteira.
se presisa de ajuda depois paso a numeraçao da correia tenho a caija da que troquei guardada e na caixa fala a cuantidades de dentes que ela tem e tem uma poliv do alternador poderia pasar a medida tambem asi que puder paso a informaçao.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por chirola » 14 Jul 2018, 11:23

achei a correia dentada que coloque e marca continental modelo CT870HNBR 169Z
169 e a cuantidade de dentes e a sua largura e de 2,5 centemetros
a poliv e 6PK1903 espero ter ajudado

Vaguinho157
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Abr 2020, 11:22
Nome Completo: Vagner ap Santos
Cidade: Boituva
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 37

Barulho estranho no motor

por Vaguinho157 » 12 Abr 2020, 12:59

Boa tarde amigos tenho um vectra gl 2.2 8v e está co. Um barulho estranho gostaria de saber se alguém pode me aj7dar queria postar um vídeo mais não sei como postar aqui foi mexido nos tucho recentemente tinha 2 ruim Ariel pode me ajudar a identificar levei no mecânico ele disse que era os pistões mais não sei se é isso mesmo

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho estranho no motor

por chirola » 12 Abr 2020, 18:52

Vaguinho157 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos tenho um vectra gl 2.2 8v e está co. Um barulho estranho gostaria de saber se alguém pode me aj7dar queria postar um vídeo mais não sei como postar aqui foi mexido nos tucho recentemente tinha 2 ruim Ariel pode me ajudar a identificar levei no mecânico ele disse que era os pistões mais não sei se é isso mesmo

os videos sao postados no youtube e comparte o link o forum nao tem para postar videos ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho estranho no motor

por Almeidão » 12 Abr 2020, 18:56

Verifica bem com outro mecânico caso tenhas muita duvida, poque bomba d'água ruim faz um ruido que parece as vezes com saia de pistão batendo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor batendo - Vectra B

por chirola » 12 Abr 2020, 18:57

pistao geralmente bate cuando acelera ou desacelera es decir na subida de giro se nota mais se faz barulho de maquina de escreber na lenta e tucho , tenta identificar se o barulho vem da parte de cima do motor ou da parte de baijo cuidado com as ventoinhas e mangueira quentes e coreias

Vaguinho157
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Abr 2020, 11:22
Nome Completo: Vagner ap Santos
Cidade: Boituva
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 37

Barulho estranho no motor

por Vaguinho157 » 12 Abr 2020, 22:01

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Vaguinho157 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos tenho um vectra gl 2.2 8v e está co. Um barulho estranho gostaria de saber se alguém pode me aj7dar queria postar um vídeo mais não sei como postar aqui foi mexido nos tucho recentemente tinha 2 ruim Ariel pode me ajudar a identificar levei no mecânico ele disse que era os pistões mais não sei se é isso mesmo

os videos sao postados no youtube e comparte o link o forum
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Vaguinho157 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos tenho um vectra gl 2.2 8v e está co. Um barulho estranho gostaria de saber se alguém pode me aj7dar queria postar um vídeo mais não sei como postar aqui foi mexido nos tucho recentemente tinha 2 ruim Ariel pode me ajudar a identificar levei no mecânico ele disse que era os pistões mais não sei se é isso mesmo

os videos sao postados no youtube e comparte o link o forum nao tem para postar videos ,

Ok vou postar no YouTube dai compartilho aqui

66 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 174 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:18