O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCabeçote 16v na medida mínima

45 mensagens
Thiago M.
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 15 Abr 2014, 09:31
Nome Completo: Thiago Marques da Silva
Cidade: Ribeirão Pires
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Dúvida com retifica de Cabeçote (2.2 16V)

por Thiago M. » 12 Jun 2015, 12:34

Blz Rafa ? Cara recentemente fiz o motor completo do meu Vectra 2.0 16v e meu cabeçote esta vá nas mesmas condições do seu infelizmente não achei outro pra reposição com um preço justo e com medida STD então optei enxertar ele, achei uma Retifica de qualidade aqui em Mauá e até agora não tive problema viajando com o carro a 2 semanas média de 900 km já andei com ele e sem novidades. Mas sempre bom mais respostas hehhee...
Espero ter ajudado.
Abraços


Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Mai 2015, 08:53
Nome Completo: FRANCISCO RAFAEL MONTEIRO DA SILVA
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Dúvida com retifica de Cabeçote (2.2 16V)

por Rafael Monteiro » 12 Jun 2015, 12:40

Opa tiago, blz!!

Cara, pois é.. quero que o carro fique esperto, e que eu possa confiar em viajar etc sem ter problemas! o mecanico me deu garantia.. então vou confiar nele

Ai com mais calma vou atrás de um outro cabeçote..

Obrigado pela ajuda!hehe Valeu!

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Rafael Mogli » 10 Jul 2015, 02:04

só pra dar um up . agora meu motor misturou agua e oleo porem antes mesmo de sair de casa, ja notei ao liga-lo. motor girou normal deu uma falhada desliguei e ja era.
pois bem , amanha estarei fazendo enchimento.

Avatar do usuário
GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:03
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 45

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por GIOVANNIRNP » 10 Jul 2015, 08:13

Chegou a hora da solução então. Depois posta aqui como foi resolvido o problema.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Almeidão » 10 Jul 2015, 09:12

Eu só acho que a informação dada não é convincente, tipo dura no mínimo 2 anos, para quem usa um carro como nós que é já um modelo antigo, 2 anos não é nada. A resposta correta é esta, é um risco fazer o enchimento que pode ficar bom ou ruim e arrisco a dizer que a porcentagem para ficar bom é maior que ao contrário e se ficar bom fica igual a um cabeçote novo com todas as garantias de uso e durará o tempo que um novo pode durar. O principal cuidado está na solda ao preencher e se o soldador for bom ele ficará bom.

O que o mecanico deveria falar ele não falou que antes de colocar este cabeçote para funcionar, voce deve primeiro descobrir o motivo que fez ele estragar e acertar a raíz do problema. O cabeçote é apenas um componente que requer cuidados principalmente com temperatura e protudos ante corrosão.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Rafael Mogli » 10 Jul 2015, 12:42

Minha cabeça vai estourar kk
Desculpa ai ficar flando em topico alheio, uns dizem que a possibilidade de acerto eh maior que a de erro.
Outros fala que eh muito arriscado.
Eu n acho um cabecote em canto nenhum . N queria vender esse vectra porem n sei pra onde correr.
Lendo almeidao dizer que acredita que pode da certo eu ja crio mais coragem de fazer isso.
Vou relaxar esse final de semana pensar bem . N quero me desfazer dele , mais quero ele inteiro pra uns 10 anos . N passo nem de 60 km/h ando muito devagar e com cuidado.
Depoos posto novidade. La no meu topico tbem vou postando.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

luiz seniores
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Jul 2015, 17:45
Nome Completo: LUIZ CARLOS QUEIROZ
Cidade: RIO VERDE
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por luiz seniores » 10 Jul 2015, 22:15

meu broder eoseguinte mandei enxer o meu cabeçote nao durou nem 10.000km ou seja nao faça isso vai jogar seu dinheiro fora resultado fui atras fui num desmanche em goiania comprei um usado std por 2000 dimas zero 50.000 km e nem sinal de problema

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Rafael Mogli » 14 Jul 2015, 03:45

Vixi , agora ja foi. Mandei encher.
Vamos ver no que vai dar.
Vc lembra se vc trocou os parafusos e usou o torque correto pra prende-lo de volta?
Espero que dure mais . O cara me deu uma garantia de 2 anos .

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Almeidão » 14 Jul 2015, 07:30

Se o cara fizer o serviço bem feito, não haverá motivo de ele ficar ruim e se ele dá garantia de 2 anos é porque vai ficar bom. O segredo está no soldador, um cabeçote é composto de aluminio liquido quando deretido, se o soldador for bom e preencher com a solda certa ele só vai acrescentar o aluminio fundindo a solda no cabeçote, nada mais. É esperar o trabalho ser feito e torcer para que seja realmente bem feito, sobre o aperto não vai mudar nada.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Rafael Mogli » 15 Jul 2015, 22:15

Almeidão escreveu:Se o cara fizer o serviço bem feito, não haverá motivo de ele ficar ruim e se ele dá garantia de 2 anos é porque vai ficar bom. O segredo está no soldador, um cabeçote é composto de aluminio liquido quando deretido, se o soldador for bom e preencher com a solda certa ele só vai acrescentar o aluminio fundindo a solda no cabeçote, nada mais. É esperar o trabalho ser feito e torcer para que seja realmente bem feito, sobre o aperto não vai mudar nada.

So pra constar . Ontem msm tirei do enchimento . Achwi um cabecote em feira de santana , possivelmente eh bias condicoes.
Entao vou por ele msm

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

edsonvm2013
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Set 2015, 12:34
Nome Completo: Edson Vieira de Moraes
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

cabeçote vectra 97 cd 16v 2.0

por edsonvm2013 » 13 Set 2015, 13:01

Olá pessoal, boa tarde!

Estou com um problema em meu Vectra 97 CD 2.0 16 Válvulas, presumo que seja junta queimada do cabeçote, pois, há um cheiro de gasolina no reservatório de água e o nível de água no reservatório baixa consideravelmente, tipo, sair de casa com ele completo e rodar uns 60km já aciona o alerta de nível do reservatório abaixo do mínimo. Pergunto aos colegas se alguém já teve tal problema e qual foi o diagnóstico...se for realmente junta do cabeçote queimada, qqual foi o valor da retifica e mecânico? Abraços a todos e excelente domingo!

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: cabeçote vectra 97 cd 16v 2.0

por carlosgunner » 13 Set 2015, 20:42

Meu VCD é do msm ano e modelo do seu e ele foi p retífica em março:
Kit Polia Tensora (Correia+ Tensionador) - 254,00
Jg de junta e retentores do cabeçote - 385,00
Remoção e colocação do cabeçote - 800,00
Retífica cabeçote - 880,00
Óleo Elaion 15w40 (5l) - 79,50
Filtro de óleo GM - 10,50

Boa sorte!
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Bordin78
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Mai 2016, 16:40
Nome Completo: Rodrigo Bordin
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

duvida cabeçote 2.0 16 abaixo da medida oq fazer

por Bordin78 » 24 Jun 2016, 18:44

Boa pessoal, estou com a mesma dúvida, já é a 4a vez em 6 anos que estou com meu Vectra 2.2 16v 2000 que preciso fazer o cabeçote, só que desta vez na está no limite, moro em Americana e resolvi fazer esse enchimento, a Retifica onde vou fazer garantiu o serviço, será feito tudo lá menos o enchimento que é feito fora e quer demora em média 3 dias e mais o trampo de 2 a 3 dias entre desmonte e montagem, logo após vou ter que vendê-lo, da última vez na foi colocada a junta especial para dar a altura, durou 10 meses, bom vou arriscar a sorte, espero que funcione... Assim que estiver feito passo aqui para dizer como ficou...

Abraços a todos

jw00762
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2018, 13:33
Nome Completo: JARDEL santos
Cidade: BEZERROS
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 35

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por jw00762 » 27 Jul 2018, 13:57

Boa tarde pessoal tenho um vectra 2.2 8v que está apresentando o mesmo problema de aquecimento. As peças do sistema de arrefecimento estão novas. Retifiquei totalmente o motor há uns 9 meses e o cabeçote está no último corte. Será que só um cabeçote novo resolve? obg

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por Tiagomos1 » 27 Jul 2018, 19:12

Difícil ser cabeçote baixo, só de estar baixo mas faz o motor aquecer não. Deve ter galeria abstruida nesse motor seu.

Enviado de meu F8331 usando o Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por chirola » 28 Jul 2018, 12:56

concordo o cabeçote baixo nao da ese sintoma o sintoma seria batida de pino preigniçao ou batida de saia se estever baixo vc pode colocar uma junta mais alta se noa achar tem geralmente em casas de preparaçao se utilizan para aliviar a compreçao cuando se coloca uma turbina.
problema de temperatura, descartando toda a parte de agua que foi revisada, podria ser fura de ponto, mistura pobre, catalizador obstruido, balbula presa o balancin gasto,
a junta queima pela temperatura. da uma conferida.
-bicos limpos
-bomba de gasolina
-regulador de preçao
-catalizador
-preçao nos pistao
-ponto de correia e distribuido caso tiver
-e o trem de valvulas e balancin
-preçao de oleo e o filtro (pode estar obstruido por borra o a bomba cansada com pouca preçao)
e se quiser coloca uma junta mais alta no cabeçote mais acredito nao influir na temperatura . no momento e o que vem na cabeça caso lembre algum item para conferir do um toke .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por Almeidão » 30 Jul 2018, 08:26

Existe uma resistência muito grande nos proprietários em aceitarem que o radiador esteja ruim, isto porque os mecânicos metem uma mangueira de água de um lado e sai do outro e assim já dizem que o sistema está perfeito. Nenhum deles ainda pararam para pensar que uma bomba d'água precisa de alta rotação para fluir água corretamente e que quando estamos nas ruas, o carro está sempre em baixa e sendo assim qualquer obstrução é um problema sério, radiador tem que ter 100% de fluidez, se tiver 90% eu já os condeno e não é metendo uma mangueira de água de um lado e sair do outro que podemos ver o defeito dele ou não.
Pra mim se não está consumindo água, este é o problema, radiador ou termostática que aliás em que ser com 82º para os carros gasolina.

Este teste eu fiz e filmei. observem que o primeiro radiador é velho, a água passa prensada, mas passa, eu sei a força que fiz segurando a entrada para reter a água. ESTE A TEMPERATURA IA LÁ EM CIMA, é difícil discutir isto com um mecânico. Viu? mas eles bem que poderia fazer isto em um radiador novo e tirar as conclusões melhores em um usado.
O segundo já era o novo, e se vê claramente que a água flui corretamente, teste feito com uma mangueira de uma polegada com água constante sem mudança.
Confesso que mesmo vendo isto, eu cheguei a pensar que o problema não seria radiador, porque o velho mesmo prensado passava água, cheguei a pensar que estaria jogando dinheiro fora, mas já tinha comprado, jogado água nele, não poderia fazer outra coisa a não ser montar ele no lugar e ai veio a ótima surpresa ao ver que a temperatura baixou drasticamente e segue assim até hoje e meu carro ainda com este radiador usando Havoline Long Life já há uns 8 a 10 anos e a temperatura segue a mesma de quando ele era novo.

Veja o vídeo e tire suas conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=5u3fydE55u0
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por chirola » 30 Jul 2018, 11:58

pode ser o radiador tambem aquele velho costume de colocar agua da torneira acaba entupindo as galerias ou apenas obstruindo disminuindo asim a cuantidade de caudal.
e é verdade o sistema de refrigeraçao trabalha a alta preçao nao daria para ver com a mangueira o que aconteseu no meu carro,
no meu o problema de temperatura era um vazamento que demorei um mais de um mes em achar ele baixaba um dedo do reservato cada 15 ou 20 dias ele pingaba uma gota de agua entre a ventoinha do ar e o radiador mais era so em alta detalhe andando devagar nao chegaba a pingar no chao foi uma merda ate que cansei e desmontei tudo .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por Almeidão » 30 Jul 2018, 14:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pode ser o radiador tambem aquele velho costume de colocar agua da torneira acaba entupindo as galerias ou apenas obstruindo disminuindo asim a cuantidade de caudal.
e é verdade o sistema de refrigeraçao trabalha a alta preçao nao daria para ver com a mangueira o que aconteseu no meu carro,
no meu o problema de temperatura era um vazamento que demorei um mais de um mes em achar ele baixaba um dedo do reservato cada 15 ou 20 dias ele pingaba uma gota de agua entre a ventoinha do ar e o radiador mais era so em alta detalhe andando devagar nao chegaba a pingar no chao foi uma merda ate que cansei e desmontei tudo .


Aguá da torneira pode colocar sem problema, mas acompanhada de um bom aditivo e eu só conheço um que seja bom entre uns 4 que deva existir. Este negócio de colocar água desmineralizada é pura perca de tempo, aqui uso água da torneira com Havoline Long Life, agora o mais novo que substitui ele é p Havoline Extended life, vidro branco tampa laranja, este é o concentrado, o preto já é ruim de usar porque tem que ser puro e pra isto deveríamos virar o carro de pneus par cima para sair toda a agua. Eu nunca mais usei outro depois que cheguei nele. Viste o filme que fiz? Aquele radiador velho tinha 6 meses, estava usando AC Delco, serrei ele no meio e estava cheio de pedaços azuis tapando várias galerias. Bem, sem contar com vários estragos com Radiex, e outros mais.

Siga me los buenos, boludo, y tendrán bonísimas temperaturas jejejejeje.
Imagem

jw00762
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2018, 13:33
Nome Completo: JARDEL santos
Cidade: BEZERROS
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 35

Cabeçote Baixo (motor 2.2 16V)

por jw00762 » 31 Jul 2018, 12:47

Obrigado pelas informações amigos vou verificar o sistema de arrefecimento mais detalhadamente. Percebi que há cada 15 dias a água baixa muito pouco mas baixa e ainda não encontrei vazamento, vou observar isso.

45 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:49