O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

54 mensagens
Leosantos
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Abr 2017, 05:56
Nome Completo: Leonardo do Carmo santos
Cidade: Ibirité
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Leosantos » 22 Abr 2017, 06:18

Como trocar mangueira de água que vai no radiador.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 31 Jul 2018, 10:38

Olá pessoal...

sei que essa discussão/tópico já é antigo, mas não acho sensato abrir outra pra falar de algo muito parecido.
Mesmo que a última resposta/pergunta foi tão vaga (sem detalhes) que ninguém se atreveu a responder (hehehe).

Mas se acharem que devo abrir um outro, por favor me avisem pra eu fazer a coisa certa.

Vamos lá...

Estou querendo trocar o "TUBO de água do arrefecimento do motor" (conforme descrição da peça no site da Chevrolet).
Como o meu carro é adaptado, motor 2.0 16v num Chevette (não foi eu quem adaptei), ainda estou investigando "o que" e "por que" certas coisas foram feitas no carro, pricipalmente em relação ao arrefecimento.
Por exemplo, não tenho reservatório de expansão.

Mas como eu sou chato pra cara***, eu imagino que, em relação ao motor, ele deveria ficar da mesma forma que é feito/instalado no carro original, Vectra.
Isso em relação aos componentes, é claro. Não vou colocar o motor na transversal, por exemplo hehe.

Dessa forma, gostaria de esclarecer algumas dúvidas (vou devagar):

1) A peça 90322216 que aparentemente é do motor 8v...
Imagem

...e a peça 93260058 que parece ser do motor 16v...
Imagem

... tem a quantidade de dutos/saídas/entradas laterais diferentes: a primeira tem 3 e a segunda tem 4, sendo essa quarta uma bem menor comparada as outras.

Entretanto, no site da Chevrolet o esquema das mangueiras não mostra o uso desse quarto buraco, independente do modelo, 8v ou 16v.
Imagem

Já como estou querendo "acertar" o sistema de forma correta, colocando reservatório de expansão e tudo mais que tenha que colocar...
Minha pergunta é: alguém poderia me indicar a diferença entre os dois sistemas? Por que do buraco extra? E onde é conectado?

Se tiverem fotos seria interessante.

Desde já, agradeço.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Ju_Bueno » 01 Ago 2018, 10:40

Bem, não sei responder sua questão quanto ao tubo, mas fiz questão de postar para não deixá-lo em dúvida quanto ao local de postagem. Você fez o correto postando aqui mesmo, pois se tratando do mesmo assunto, ficamos com as informações todas juntas.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 01 Ago 2018, 14:07

Todos estes tubos são retornos de água, só o grosso principal a água é transportada pelo radiador. Você é quem sabe o que você tem no carro para saber qual o tubo usar. Meu carro é 8 válvula e tem 3 tubos e um é tapado, isto porque a mangueira que sai do radiador tem uma mangueira que vai lá no reservatório, eu posso optar por uma mangueira sem este T de saída e colocar ela em um tubo deste de 3. Os outros 2, um vem do radiador da água quente retornando para o motor, o outro vem lá caixa da termostática retornando a água quando eu fecho o ar quente e assim não sofrer pressão na válvula de ar quente. Este pequeno eu não estou totalmente certo, mas deve ser retorno de água de uma válvula qualquer que o Vectra possa ter, sendo que o meu não tem, eu não me preocuparia muito com esta entrada fina, mas que se usar um reservatório de 2 saídas, como o meu, daria para usar uma mangueira dele para este lugar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 01 Ago 2018, 15:27

acredito que o reservatorio de agua da omega 3.0 o 4.2 resolveria seu problema as saidas e ntradas dese cano sao do ar quente como diz almeidon a que importa e o retorno ,
com o reservatorio da omega vc ligaria a mangueira grosa que vai ao radiador se nao esto errado o bico fino e um retorno ao reservatorio de expançao nao reservatorio da omega tem 2 retornos um do termostato e outro dese cano o detalhe e que vc teria que fechar o ligar com uma t o respiro do radiador o fechar o respiro do termostato e ligar o respiro do radiador no reservatorio
ese cano vem sem saidas com 2 3 o 4 da para escolher

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 01 Ago 2018, 15:48

Infelizmente eu não posso usar o meu carro como parâmetro, pois não sei a idéia que eles (as pessoas que colocaram o motor) tiveram na hora de conectar as mangueiras. Funcionou até agora, mas mesmo assim...

Como mencionei antes, nem tenho reservatório de expansão e, por consequencia, também não tenho sensor de nível do líquido de arrefecimento.
Quase ferrei com meu motor um dia quando uma mangueira deu problema e vazou toda a água.
Motor seco, sensor não marcou corretamente a temperatura já que a água não chegava nele... Foi um susto.

Por isso queria ver como é feito de um Vectra com motor semelhante pra acertar tudo isso, deixar "original" :103: hahaha

Mas vou dar uma estudada na maneira que você descreveu o seu Almeidão. Já dá uma ajuda...

Se eu tivesse algum conhecido que tivesse Vectra desse tipo pra comparar ao vivo... :13:

Sei que daqui a pouco alguma alma generosa, portador de um Vectra 16v, aqui do grupo vai se manifestra pra ajudar, mandando fotos, esquemas de instalação e tudo mais... hehehe

Wishful thinking

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 02 Ago 2018, 12:35

O problema que foi mudando, e hoje seria o tubo sem o tubinho, assim você estaria fazendo já com o sistema mais novo. O mais antigo tem dois cebolões com o grau super alto e um outro que é para desligar o ar condicionado caso ele aqueça além do permitido. Os mais novos não tem, foram mudados para um cebolão grau mais baixo e se tiver perfeito o sistema ele funciona muito bem.
Sim, tem suas falhas, acho que deveríamos ter sensor para nos avisar, afinal do máximo permitido de temperatura para ferrar o motor fala só 5 minutos, explico se a ventoinha nçao armar na hora certa, o máximo que o carro aguenta é 5 a 10 minutos sem estragar o motor, isto se a máxima for uma máxima normal, o meu a máxima é 90. Se um tem a máxima com 95, acho que 5 minutos é muito para estragar.
Bem sobre o reservatório com sensor, o meu é assim e ele tem saída dupla de água do reservatório e eu eliminei uma, é desnecessário ela e meu carro nunca teve, mas eu queria o reservatório assim e ele hoje é assim e não conheço outro tipo que tenha sensor. Não contente com isto, mudei o local do cebolão e cheguei em um valor de funcionamento para ser igual ao outro que era na saída do radiador e a mudança foi para colocar um cebolão extra como sensor e ficou assim:
Se baixar a água, meu aviso são dois relês batendo junto com um tic, tic frenético impossível de nçao ouvir e são embutido no painel.
Se por um motivo qualquer as ventoinhas não acionarem, o cebolão extra como sensor dispara o tic, tic também.
Isto é algo viável a fazer nos nossos carros, e assim ele estará na frente dos outros. Imagina que o carro que você achar seja com este tubo e antigo? você poderá fazer do seu motor algo que não seja bom para ele ainda que você pence que seja.

Modificações quando bem feita, estudada, testada e nada ficando pendurado, são sempre bem aceitas o duro é você ver fios pendurados, emendados sem solda, arame amarrando peças etc. Meu carro tem algumas modificações e é algo engenhoso, isto porque eu nunca concordei com algumas coisas que ele tinha. Esta é minha opinião, você arrumar o seu e que seja bem visto além do bom funcionamento da mudança, bem eu sou assim, gosto dele e as mudanças me fazem eu gostar mais ainda. Uns já preferem ele todo original.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 08 Ago 2018, 10:34

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Bem, não sei responder sua questão quanto ao tubo, mas fiz questão de postar para não deixá-lo em dúvida quanto ao local de postagem. Você fez o correto postando aqui mesmo, pois se tratando do mesmo assunto, ficamos com as informações todas juntas.


Esqueci de agradecer. Valeu Ju_Bueno.

Ninguém com um Vectra 16v com tubo de 4 furos pra informar como que fica as mangueiras?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 08 Ago 2018, 14:51

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal...

sei que essa discussão/tópico já é antigo, mas não acho sensato abrir outra pra falar de algo muito parecido.
Mesmo que a última resposta/pergunta foi tão vaga (sem detalhes) que ninguém se atreveu a responder (hehehe).

Mas se acharem que devo abrir um outro, por favor me avisem pra eu fazer a coisa certa.

Vamos lá...

Estou querendo trocar o "TUBO de água do arrefecimento do motor" (conforme descrição da peça no site da Chevrolet).
Como o meu carro é adaptado, motor 2.0 16v num Chevette (não foi eu quem adaptei), ainda estou investigando "o que" e "por que" certas coisas foram feitas no carro, pricipalmente em relação ao arrefecimento.
Por exemplo, não tenho reservatório de expansão.

Mas como eu sou chato pra cara***, eu imagino que, em relação ao motor, ele deveria ficar da mesma forma que é feito/instalado no carro original, Vectra.
Isso em relação aos componentes, é claro. Não vou colocar o motor na transversal, por exemplo hehe.

Dessa forma, gostaria de esclarecer algumas dúvidas (vou devagar):

1) A peça 90322216 que aparentemente é do motor 8v...
Imagem

...e a peça 93260058 que parece ser do motor 16v...
Imagem

... tem a quantidade de dutos/saídas/entradas laterais diferentes: a primeira tem 3 e a segunda tem 4, sendo essa quarta uma bem menor comparada as outras.

Entretanto, no site da Chevrolet o esquema das mangueiras não mostra o uso desse quarto buraco, independente do modelo, 8v ou 16v.
Imagem

Já como estou querendo "acertar" o sistema de forma correta, colocando reservatório de expansão e tudo mais que tenha que colocar...
Minha pergunta é: alguém poderia me indicar a diferença entre os dois sistemas? Por que do buraco extra? E onde é conectado?

Se tiverem fotos seria interessante.

Desde já, agradeço.

no desenho que vc posto so que no desenho o cano é de tres bicos e nao tem o fino o bico fino no desenho seria a mangueira fina que sai da mangueira do ar quente.
olhando o motor de frente ficaria asim o primer bicovai no cabeçote numero 27 do desenho, o segundo bico vai ao radiador do ar quente numero 25 (vc nao utilizaria a menos que instale ar quente na cheveteira), o terceiro bico vai na parte inferior do reservatorio numero 24 do desenho, e o cuarto bico que seria o fino ele vai no coletor de admiçao e confuso pq no desenho ele nao existe mais ele seria a mangueira fina que sai no meio da mangueira do ar quente numero 25 do desenho. por iso a confuçao .
no meu vcd 97 a mangueira do ar quente (original da fabrica ) ele nao tem esa mangueirinha que sai no meio ela e lisa e tem o cuarto bico ( o fino ) acredito que era uma forma de reducir custos.
e os dois retornos do reservatorio um vem da termostatica e o outro vem do radiador. se vc consegue facer um soporte daria para utilizar o reservatorio da omega o ate o mesmo do vectra o entao o do chevete mais teria que unir os dois retornos com uma T espero ter ajudado .

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 14 Ago 2018, 09:13

chirola...

era bem isso que tava pensando mesmo. Que aquele pico fino iria direto na TBI. Que no desenho, tem um "T" no retorno do ar quente.

De fato, esse mostrado na figura, faz mais sentido pra mim. Pois a idéia é que a água quente (mesmo com a termostática fechada) circule pela TBI.
Ou seja, pra água esquentar, deve primeiro passar pelo motor e depois ir nos outros componentes (ar quente e TBI).

Dessa forma, eu vejo os furos do tubo de água como RETORNOS, e não como saída (falando dos laterias).
No desenho, a água que entraria na TBI já passou pelo motor, foi no ar quente (ou não, caso esteja com a válvula fechada) e depois que ela vai na TBI.
Assim parece correto pra mim.

Agora, se pensarmos na utilização do tubo com 4 furos, e o menor deles seria o que vai na TBI, a água não estaria quente pois não passou pelo motor ainda, e estaria funcionando como saída.
Claro que depois de um tempo, a água que passa por ali também ficaria quente (todo o sistema, na verdade), mas num primeiro momento não.

Bom... no meu caso, como irei fazer: como não tenho ar quente (pelo menos por enquanto), vou colocar um "T" no tubo que sai por tráz do motor (e originalmente iria no ar quente) e com esse "T" conectar na TBI. Ou seja, parte da água quente que acabou de sair do motor vai na TBI, o resto volta pro tubo por uma das entradas laterais.

Por enquanto só corrigi o vazamento, que pra minha surpresa nem era no tubo.
Quando finalizar o serviço, retorno com mais detalhes e fotos.

Obrigado pessoal!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 14 Ago 2018, 15:49

Engano seu que a água ali não está quente, A bomba quando a termostática está fechada e isto é por pouco tempo, circula a água do cabeçote para o ar quente e volta nela outra vez. Olha a caixa da termostática dos Vectras, não sei o seu caso mas elas tem duas saídas de água, uma vai para o ar quente e a outra retorna para o tubo, Vectra que tem uma só saída, usa válvula de ar quente de 3 vias e desta forma todos retornos para o tubo é sempre quente ou segundos depois que o carro foi ligado. No link abaixo verás os dois tubos de retorno sempre em funcionamento, bastando ligar o carro.
Sobre a TBI, quem usava estes aquecedor era carro a álcool, não sendo álcool, só comprar um sem este tubinho e foi o que comentei.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7-2011-_JM
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 14 Ago 2018, 18:55

Almeidão...

não sei exatamente o que você quiz dizer com "ali" (ali onde?), mas no geral acho que entendi o seu ponto.

No 16v é um pouquinho diferente a peça (foto abaixo, nr peça 90466781), mas a idéia é a mesma do 8v.
Imagem

A diferença entre as duas pode ser visto mais claramente nessa imagem (peça 13)
Imagem

Só que no 16v ela (essa peça) não alimenta o ar quente. O ar quente vem da parte de tráz do motor.
Também dá pra ver isso bem claro na terceira imagem que postei dia 31/07.

O buraco maior, na peça do 16v, retorna no tubo de água, e no menor sai uma mangueira que vai na válvula PCV do coletor de admissão ("IA" no meu caso, já que retirei essa válvula pois estava entupida e até quebrou na remoção) .
Dali (PCV), aparentemente, ela vai na TBI e depois no tubo de água.

Aí é que vem uma dúvida que tinha, e com tanta coisa na cabeça acabou passando batido, era a seguinte:
A lógica do fluxo então seria passar na bomba e sair por aquele niple da peça da foto acima, ir na PCV, ir na TBI e daí retornar ao tubo de água, certo?

Não tava entendendo se nessa peça era uma entrada ou uma saída...
Se é uma saída, então o niple do tubo de água é também um retorno.
É... acho que tem mais lógica assim mesmo.

No final das contas, acho que não vai ser problema fazer do jeito que descrevi no post anterior.
A direção do fluxo nesse caso, vai depender de que lado vai ter mais pressão. Provavelmente do nipel da peça "sobre" a bomba, para o "T" que irei colocar na mangueira que sai por tráz do bloco então...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 15 Ago 2018, 13:45

Eu realmente não observei bem como é um 16V, mas com certeza afirmo que todas as partes do tubo que não seja frente, são entradas, lógico que estes laterais são todos entradas. É bem claro que se furar algo ali, vai vazar, mas o vazamento aumenta quando o motor for desligado. É muito simples a explicação disso a bomba está em uma extremidade puxando a água do radiador, óbvio que ela vai empurrar, mas o poder de sucção é maior, sendo assim ao sugar da ponta do tudo, os que estão laterais serão sugados também, portanto este tubinho como os outros todos são entradas e a saída fica na bomba que ao puxar de um lado, precisa desta duas saídas da caixa da termostática para alimentar o radiador de ar quente, água esta que sai do mesmo radiador e entra neste tubo para ir ao motor.
Quem tem um carro com válvula de ar quente, com certeza tem o radiador embaixo do painel com água fria, ao abrir o ar quente e se tiver na estrada observará por uns segundos a temperatura baixar um pouco, justamente porque a bomba empurrou água quente e entrou no tubo a fria que estava armazenada. Confira antes se o carro tem válvula de ar quente, porque uns não tem, aliás o meu de fábrica não tinha válvula

Bem, é o que sei sobre este tubo, ai você tem as informações para ver o que fazer e qual usar. Sei também que alguns carros tem uma mangueira extra que sai da termostática e entra no reservatório e que é uns mais antigos retornava para este tubinho, mas não sei o motivo e o modelo que usava isto e eu imagino que era um interfúgio para eliminar a entrada de ar ou um retorno para aliviar algo.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por SirChico » 11 Dez 2018, 14:18

Acho que devido ao problema que ocorreu no site tiveram que voltar alguns dias (voltar um backup), correto?

Pois lembro de ter postado a resolução do meu problema com o tubo dágua aqui.

Ai ai... :62:

Infelizmente não vou escrever todos os detalhes como fiz da outra vez.
Só vou postar aqui as fotos do serviço e caso alguém tenha alguma dúvida em particular, pode perguntar.

https://imgur.com/a/7dKdCF4

O que vou escrever aqui, e que está já está diferente do mostrado nas fotos (já alterei), é a mangueira que sai de tráz do bloco e liga-se a entrada/furo lateral do tubo.
Do jeito que está nas fotos, nota-se que a mangueira está comprida de mais. Só notei o problema que isso daria na recolocação do coletor de admissão.
Fiquei de arrumar isso no futuro, e já como deu vazamento depois que fiz o serviço (abraçadeira mordeu demais a mangueira cortando-a), daí já arrumei isso ali.
Arrumei dois pedaços de mangueira com um angulo melhor, de 90 graus e as cortei mais curtas, ficando bem rente ao tubo.

Bom... só vou escrever aqui, como no outro post, os agradecimentos.
À Rancho Soluções Automotivas aqui em Joinville que, além de serem muito bons no que fazem, são grandes amigos e me ajudaram bastante nessa manutenção.
Também agradecer a Noxparts, que forneceu o tubo de inox, que é um produto excecelente.
Abaixo o link dos produtos deles no ML.
https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_94932308

Ps aos admins: será que os problemas que tem acontecido no forum não é devido aos meus looooongos posts aqui no forum?
Dependendo como o banco de dados está configurado... pode ser que o excesso de caracteres está "quebrando" o campo do banco. Sei lá, só um chute aqui...

Valeu

54 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 179 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:25