Boa noite rapaziada, como vocês estão?
Bom, nesse final de semana efetuei a troca das buchas de fixação da caixa de direção, mas infelizmente não fiz o vídeo, pois a minha esposa que filmaria o procedimento precisou ficar em casa. Mas tirei algumas fotos. O passo a passo é bem simples, vou detalhar a seguir:
1° destravar os parafusos das rodas. Achei mais fácil fazer esse procedimento sem elas por conta do peso que elas fariam.
2° Levante o carro, de preferência com cavaletes, pois a segurança tem que vir sempre em primeiro lugar.
3° Desparafuse as rodas e as coloque embaixo do carro, próximo às longarinas.
4° Soltar o protetor do carter.
5° Você verá a caixa de direção. Eu comecei pelo lado do passageiro porque achei mais fácil.
Você verá esse parafuso:
Ele é 16mm em cima dele tem uma porca travante que é 15mm, e esse é o lugar onde ela fica:
Reparem no estado que essa bucha estava, aparentemente sem necessidade de troca, porém ao comparar com a nova percebi que ela estava bem mais fina:
Detalhe ainda original. Para instalar a nova o processo é o inverso, a caixa de direção mexe então não tem segredo, puxe ela um pouco pra frente e encaixe a nova bucha com um pouco de detergente pra facilitar o ajuste.
6° Agora o lado um pouco mais complexo. De início o espaço pra soltar o parafuso 16mm já é bem menor, e vai demandar mais tempo e paciência. Ele fica aqui:
Reparem que não tinha espaço nem pra tirar a foto dele. Hehehe. O lance aí é ir na manha. Dando poucas voltas mesmo. Após soltar esse parafuso teremos que soltar o que acreditava ser o mais trabalhoso, e foi o mais fácil, a porca 15mm. De baixo do carro tem pouco espaço, mas pra minha sorte tinha dois extensores grande e um curto no jogo da catraca que tenho, ficou bem extenso, mas isso Foi imprensindivel pra facilitar a remoção. Essa porca tirei pelo motor mesmo, fica entre o câmbio e o A.B.S. e a remoção é tranquila. Após remover a bucha, passe um pouco de detergente e tenha bastante calma, pois essa é mais chata. Você precisará passar ela por um encaixe, garantindo que as bordas dela não fiquem dobradas. O encaixe é esse:
As bordas da bucha deve ficar entre o encaixe e a caixa, com detergente fica fácil acertar a posição dele.
Pronto. Agora é só montar fazendo o processo inverso.
Reparem no estado do que sobrou da bucha:
Esa não dava nem pra saber se era original. Reparem na diferença entre a nova e a velha:
No vigarista ficou faltando apenas acertar o volante, processo que se precisar fazer no seu carro é simples, mas exige tempo também, é só ir soltando o terminal de direção de ambos os lados, fazendo com um o oposto do outro. Exemplo, se você soltou uma volta do terminal esquerdo, aperta uma volta do terminal direito pra vão dar convergência nas rodas.
Confesso pra vocês que me surpreendeu do com a simplicidade do processo, e com o resultado.
Desculpem não ter feito o vídeo, mas detalhei o máximo que lembrei pra facilitar a vida de quem for fazer esse procedimento.
Aproveitei e olhei o carro por baixo e me surpreendi, grande parte das buchas ainda são originais de fábrica, o que implica que teremos que trocar, pois devem estar ressecadas. Aproveitei e olhei os discos de freio, pastilhas, amortecedores....
Bom, conforme for atualizando, vou postando aqui pra vocês irem acompanhando.
Abraços á todos. Fiquem com Deus.
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