O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoVectra 2.2 8v TURBO
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

22 mensagens
  • 1
  • 2
TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 28 Fev 2015, 01:42

Bom pessoal
Vou turbinar meu vectra 2.2 8v
Tenho um projeto em mente já
Porem tenho algumas duvidas..


Suspensão
Rosca Fenix
Barras estabilizadoras???

Freios

Dianteiros 312mm Power brakes
Traseiros 286mm Vectra CD

Motor

Manter parte interna original
Prisioneiros forjados
Junta metálica
Comandos carlini
Cabeçote ???
Turbina Auto avionics A50 / Caixa fria - .50 c/ Refluxo / Caixa quente - .64 Pulsativa (T3) / Rotor 51 / Eixo 54mm
Coletor???
Embreagem cerâmica
Intercooler frontal
Radiador de óleo

Injeção
Bicos Siemens Deka 80lbs / 875cc
Bomba walbro 255LPH
Fueltech FT400 / FT500
Dosador Aeromotive Hpi 1:1


Bom minhas duvidas são as seguintes..
Algumas pessoas me disseram que o motor do vectra é muito ruim para turbo.. bom eu só tenho experiencia com motor AP 8v 16v 20v e BMW

Qual a pressão que eu posso usar com o miolo original?
E também queria saber a questão do cabeçote.. pois dizem que ele quebra balancim
Quero que o meu motor gire perto dos 7mil rpm

Com um pouco de pesquisa cheguei ao cabeçote do vectra 2009+
Comandos carlini e molas melhores.. Confere isso?
Qual a melhor opção?
Preciso de ajuda dos universitários hehehe! :9:

Grande abraço e obrigado!

TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 28 Fev 2015, 21:26

Alguma alma viva?

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Jonathan_. » 02 Mar 2015, 19:22

Infelizmente essa área do fórum não está muito ativa.
Não entendo muito de preparação, sei o que eu li em fóruns :7: e meu interesse maior é em aspirado :6: mas como ninguém se manifestou vou dar meu pitaco aqui.

O disco de freio do cd é 5 furos, então não vai dar certo.

Pressão dizem que é ate 0.8 mas claro, isso depende da turbina. já li que o miolo original aguenta ate 250cv.
O 8v costuma sim quebrar balancim, não sei se girar 7k é tao arriscado mas seria interessante partir para um roletado dos 2009+. porem se for pra trocar de cabeçote valeria mais a pena partir para 16v que rende muito mais que o 8v e gira isso tranquilo.
use a bomba de oleo do vectra 2.4 16v que é mais parruda que a do 2.2.

megasquirt tem melhor custo x beneficio que fuel tech, porem não é qualquer um que meche. se prefere ft vai fundo.

espero ter ajudado em algo :115:
No matter what you drive, drive fast.

TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 02 Mar 2015, 21:21

Jonathan_. escreveu:Infelizmente essa área do fórum não está muito ativa.
Não entendo muito de preparação, sei o que eu li em fóruns :7: e meu interesse maior é em aspirado :6: mas como ninguém se manifestou vou dar meu pitaco aqui.

O disco de freio do cd é 5 furos, então não vai dar certo.

Pressão dizem que é ate 0.8 mas claro, isso depende da turbina. já li que o miolo original aguenta ate 250cv.
O 8v costuma sim quebrar balancim, não sei se girar 7k é tao arriscado mas seria interessante partir para um roletado dos 2009+. porem se for pra trocar de cabeçote valeria mais a pena partir para 16v que rende muito mais que o 8v e gira isso tranquilo.
use a bomba de oleo do vectra 2.4 16v que é mais parruda que a do 2.2.

megasquirt tem melhor custo x beneficio que fuel tech, porem não é qualquer um que meche. se prefere ft vai fundo.

espero ter ajudado em algo :115:


Boa noite

Pois então, o disco dá para refazer o furo facilmente, Já falei com meu torneiro
Quanto a turbina Vou usar uma Master power Racing R474 Refluxo .50/.63 pulsativa.. Refrigerada a agua
O cabeçote vou mandar o do meu mesmo, porem dar uma polida nos dutos, revisão geral e um comando melhor..
O negocio da bomba já me avisaram, E a injeção vai continuar a Fueltech.. é a unica que eu sei mexer hehehe!
O carro vai amanha para a oficina de um amigo fazer o coletor de escape Pulsativo, Modelo igual a este da foto.
Imagem
Conforme eu for fazendo vou postando fotos.
Abraço!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por rgapski » 03 Mar 2015, 09:25

Vou dar meus "palpites" (respostas em vermelho abaixo):

TBruninng escreveu:Bom pessoal
Vou turbinar meu vectra 2.2 8v
Tenho um projeto em mente já
Porem tenho algumas duvidas..


Suspensão
Rosca Fenix
Barras estabilizadoras???

Rosca? No way!
Não conheço uma alma que tenha carro forte e consiga se entender com sistema de roscas. Ela fica cedendo o tempo todo e isso altera a cambagem, que é um saco pra colocar de volta no lugar, come os pneus e afeta a capacidade de tracionar.
Use molas esportivas com amortecedores bem firmes que já fica ótimo.
A suspensão do vectra já é muito boa, não demandando muitas melhorias.
Se você quiser, pode usar uma barra para união das torres e diminuição da torção.


Freios

Dianteiros 312mm Power brakes
Traseiros 286mm Vectra CD

Pode manter as medidas originais e usar discos frisados com pastilhas ebc.
Trocar os discos vai demandar adaptações, e adaptações em freios e suspensão exigem muita técnica, o que nem sempre acaba ocorrendo e dá problema lá na frente.


Motor

Manter parte interna original
Prisioneiros forjados
Junta metálica
Comandos carlini
Cabeçote ???
Turbina Auto avionics A50 / Caixa fria - .50 c/ Refluxo / Caixa quente - .64 Pulsativa (T3) / Rotor 51 / Eixo 54mm
Coletor???
Embreagem cerâmica
Intercooler frontal
Radiador de óleo

Pra rodar com o miolo original, no máximo até 0,8 e com alcool. E mesmo assim, exige feeling pra não arrebentar com tudo.
Junta metalica, prisioneiros forjados, etc, é bom pra se passar pra barreira do "kilimeio". Com 0.8, não há necessidade disso, mas se quiser colocar, mal não faz.
Troca de comando em carro turbo não é primordial. Lembre-se que comando de turbo é diferente de aspro. Eu não gastaria com isso agora. O que vão te cobrar no comando, talvez dê pra comprar pistões forjados, que seriam mais bem-vindos. Trocar comando pra fazer girar mais é péssima ideia nos 8v. Os balancins quebram mesmo. Já tive 8v aspro e jamais montaria outro.
A turbina achei um pouco grande, mas isso é pessoal. Se a ideia é pegada em alta, ela vai ter bom fluxo.
Embreagem de cerâmica: obrigatório se passar dos 0,5 de pressão.
Intercooler até 0,8 pode ser dispensável. Se quiser colocar, mal não faz, mas precisa ver se vale a pena ($$$).
Sobre o radiador de óleo, não me lembro onde foi, mas teve um ser que adaptou um radiador de carro AT, que tem câmara separada para o óleo, e usou para resfriar. Pode ser uma boa, mas se você souber usar, o sistema de arrefecimento dá conta de manter a temperatura sob controle.
Recomendo que abra o motor e pelo menos faça uma limpeza quimica para remover todo óleo velho e passe a usar óleo sintético. Só esse tipo de lubrificante aguenta a "fritada" da turbina. Usar um 0w40, 5w30 ou 5w40 atendem às necessidades do motor.


Injeção
Bicos Siemens Deka 80lbs / 875cc
Bomba walbro 255LPH
Fueltech FT400 / FT500
Dosador Aeromotive Hpi 1:1

Nada a comentar aqui. Ta no caminho certo.


Bom minhas duvidas são as seguintes..
Algumas pessoas me disseram que o motor do vectra é muito ruim para turbo.. bom eu só tenho experiencia com motor AP 8v 16v 20v e BMW

Não existe motor bom e motor ruim pra turbo. Existem preparações bem feitas e mal feitas.
Se montar direito, não dá problema.


Qual a pressão que eu posso usar com o miolo original?
E também queria saber a questão do cabeçote.. pois dizem que ele quebra balancim
Quero que o meu motor gire perto dos 7mil rpm

Original até 0,8 com bom acerto tem segurança. Acima disso, acho arriscado demais.
Nada de 7mil rpm. Vai arrebentar tudo rapidinho.
Em turbo não precisa girar tanto assim. Com corte em 6mil você já vai ter um bom nível de potencia e segurança pra não arrebentar com tudo.
Não tem jeito, esse cabeçote não gosta de altas rpm's.


Com um pouco de pesquisa cheguei ao cabeçote do vectra 2009+
Comandos carlini e molas melhores.. Confere isso?
Qual a melhor opção?
Preciso de ajuda dos universitários hehehe! :9:

Cabeçote roletado é bem vindo. Mas espere mais durabilidade do que potência. A simples troca de um pelo outro não traz nenhuma diferença perceptível.
Na boa, comando e mola forte é coisa de aspro... No turbo nem sempre precisa disso.
No aspro, você é obrigado a girar mais pra andar. No turbo, você só precisa socar mais ar pra andar, não precisando fazer girar tanto.
Pense nessas melhorias no cabeçote se você for romper a barreira do 1,0kg, mas antes disso você obrigatoriamente vai precisar abrir o motor para reforçar.


Grande abraço e obrigado!

Abs!

Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Jonathan_. » 03 Mar 2015, 19:05

Como o rgapski disse, comando talvez seja desnecessário.
Na verdade seria interessante colocar um comando mais manso para privilegiar a baixa, como nos carros turbo original, ja que na alta a turbina resolve.
Assim se consegue uma curva de torque mais plana.
Mas se quer mesmo é sentir a pegada da turbina invista em algum comando de qualidade como carlini ou algum importado.

Acompanhando a evolução do projeto :88:
Editado pela última vez por Jonathan_. em 11 Abr 2015, 12:58, em um total de 1 vez.
No matter what you drive, drive fast.

TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 03 Mar 2015, 19:36

rgapski escreveu:Vou dar meus "palpites" (respostas em vermelho abaixo):

TBruninng escreveu:Bom pessoal
Vou turbinar meu vectra 2.2 8v
Tenho um projeto em mente já
Porem tenho algumas duvidas..


Suspensão
Rosca Fenix
Barras estabilizadoras???

Rosca? No way!
Não conheço uma alma que tenha carro forte e consiga se entender com sistema de roscas. Ela fica cedendo o tempo todo e isso altera a cambagem, que é um saco pra colocar de volta no lugar, come os pneus e afeta a capacidade de tracionar.
Use molas esportivas com amortecedores bem firmes que já fica ótimo.
A suspensão do vectra já é muito boa, não demandando muitas melhorias.
Se você quiser, pode usar uma barra para união das torres e diminuição da torção.


Freios

Dianteiros 312mm Power brakes
Traseiros 286mm Vectra CD

Pode manter as medidas originais e usar discos frisados com pastilhas ebc.
Trocar os discos vai demandar adaptações, e adaptações em freios e suspensão exigem muita técnica, o que nem sempre acaba ocorrendo e dá problema lá na frente.


Motor

Manter parte interna original
Prisioneiros forjados
Junta metálica
Comandos carlini
Cabeçote ???
Turbina Auto avionics A50 / Caixa fria - .50 c/ Refluxo / Caixa quente - .64 Pulsativa (T3) / Rotor 51 / Eixo 54mm
Coletor???
Embreagem cerâmica
Intercooler frontal
Radiador de óleo

Pra rodar com o miolo original, no máximo até 0,8 e com alcool. E mesmo assim, exige feeling pra não arrebentar com tudo.
Junta metalica, prisioneiros forjados, etc, é bom pra se passar pra barreira do "kilimeio". Com 0.8, não há necessidade disso, mas se quiser colocar, mal não faz.
Troca de comando em carro turbo não é primordial. Lembre-se que comando de turbo é diferente de aspro. Eu não gastaria com isso agora. O que vão te cobrar no comando, talvez dê pra comprar pistões forjados, que seriam mais bem-vindos. Trocar comando pra fazer girar mais é péssima ideia nos 8v. Os balancins quebram mesmo. Já tive 8v aspro e jamais montaria outro.
A turbina achei um pouco grande, mas isso é pessoal. Se a ideia é pegada em alta, ela vai ter bom fluxo.
Embreagem de cerâmica: obrigatório se passar dos 0,5 de pressão.
Intercooler até 0,8 pode ser dispensável. Se quiser colocar, mal não faz, mas precisa ver se vale a pena ($$$).
Sobre o radiador de óleo, não me lembro onde foi, mas teve um ser que adaptou um radiador de carro AT, que tem câmara separada para o óleo, e usou para resfriar. Pode ser uma boa, mas se você souber usar, o sistema de arrefecimento dá conta de manter a temperatura sob controle.
Recomendo que abra o motor e pelo menos faça uma limpeza quimica para remover todo óleo velho e passe a usar óleo sintético. Só esse tipo de lubrificante aguenta a "fritada" da turbina. Usar um 0w40, 5w30 ou 5w40 atendem às necessidades do motor.


Injeção
Bicos Siemens Deka 80lbs / 875cc
Bomba walbro 255LPH
Fueltech FT400 / FT500
Dosador Aeromotive Hpi 1:1

Nada a comentar aqui. Ta no caminho certo.


Bom minhas duvidas são as seguintes..
Algumas pessoas me disseram que o motor do vectra é muito ruim para turbo.. bom eu só tenho experiencia com motor AP 8v 16v 20v e BMW

Não existe motor bom e motor ruim pra turbo. Existem preparações bem feitas e mal feitas.
Se montar direito, não dá problema.


Qual a pressão que eu posso usar com o miolo original?
E também queria saber a questão do cabeçote.. pois dizem que ele quebra balancim
Quero que o meu motor gire perto dos 7mil rpm

Original até 0,8 com bom acerto tem segurança. Acima disso, acho arriscado demais.
Nada de 7mil rpm. Vai arrebentar tudo rapidinho.
Em turbo não precisa girar tanto assim. Com corte em 6mil você já vai ter um bom nível de potencia e segurança pra não arrebentar com tudo.
Não tem jeito, esse cabeçote não gosta de altas rpm's.


Com um pouco de pesquisa cheguei ao cabeçote do vectra 2009+
Comandos carlini e molas melhores.. Confere isso?
Qual a melhor opção?
Preciso de ajuda dos universitários hehehe! :9:

Cabeçote roletado é bem vindo. Mas espere mais durabilidade do que potência. A simples troca de um pelo outro não traz nenhuma diferença perceptível.
Na boa, comando e mola forte é coisa de aspro... No turbo nem sempre precisa disso.
No aspro, você é obrigado a girar mais pra andar. No turbo, você só precisa socar mais ar pra andar, não precisando fazer girar tanto.
Pense nessas melhorias no cabeçote se você for romper a barreira do 1,0kg, mas antes disso você obrigatoriamente vai precisar abrir o motor para reforçar.


Grande abraço e obrigado!

Abs!



Certo, Eu Já preparei os motores 20v VW e os 8v...
Lá não tem muita barreira hehehe, sou acostumado com eles!
Mas vou pegar as suas dicas!
Uma outra duvida minha é se meu cambio é o famoso F23..
Ele tem a ré em baixo da 5 marcha..
Abraço!

Eric Almeida
GL Member
GL Member
Mensagens: 129
Registrado em: 25 Fev 2015, 22:34
Nome Completo: Eric Cerqueira de Almeida
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Eric Almeida » 03 Mar 2015, 20:32

Preparação não entendo muito. Mais te digo uma coisa.
Suspensão Fenix você não vai se arrepender.
Imagem
VECTRA 2000 2.2 - FEIRA DE SANTANA - BA

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Luiz Antunes » 03 Mar 2015, 21:03

Não sei vc curte upgrade de IGNIÇÃO , mas nos meus carros sempre antes de qq coisa , eu dou um Up na Ignição , assim ela fica preparada para qq upgrade de injeção ou aumento de potencia .

Uma boa queima é o principio de uma boa preparação , a maioria dos mecânicos esquece , ou não tem esse conhecimento , ou simplesmente deixam para o final .

Não se se vc sabe mas existe um fenômeno , quando vc coloca mais pressão na câmara , a mistura entra hiper concentrada, e aumenta muito o dielétrico . Dificultando a pulada da centelha .
Seria como vc nadar na agua , e depois tentar nadar no silicone , teria que ter muito mais força nos braços e pernas !

Em carros turbinados , aspirados com taxa alta para uso do álcool , eu aconselho sempre a ter um booster de ignição , de preferencia MSD , pela confiabilidade e pelos resultados . Já outras marcas que testei queimaram fácil , a MSD nunca presenciei.
Eu sou Eng. Eletrônico e já testei vários módulos , então tenho já pratica disso .

Sei que vários colegas e preparadores , vão dizer que a Ignição do Vectra é forte ,e mais do que suficiente , e realmente é , mas para o projeto original .
Mas a escolha vai depender de cada um , esse assunto rola há mais de 20 anos pelos fóruns, e é motivo até de morte , rs !!

O ultimo modulo que coloquei , foi no Ford Ka xr 1.6 de meu amigo rendeu 7 CV , não é coisa demais, mas somada as outras coisas ficou significativo . Coloquei com uma chave seletora ( original / booster ) no console , no próprio dinamômetro , a gente verifica pelos gráficos a diferença dos 7 CV . Assim não fica a duvida , os gráficos não mentem .



Veja meus tópicos :

viewtopic.php?f=48&t=3977

viewtopic.php?f=48&t=173

TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 04 Mar 2015, 02:47

Luiz Antunes escreveu:Não sei vc curte upgrade de IGNIÇÃO , mas nos meus carros sempre antes de qq coisa , eu dou um Up na Ignição , assim ela fica preparada para qq upgrade de injeção ou aumento de potencia .

Uma boa queima é o principio de uma boa preparação , a maioria dos mecânicos esquece , ou não tem esse conhecimento , ou simplesmente deixam para o final .

Não se se vc sabe mas existe um fenômeno , quando vc coloca mais pressão na câmara , a mistura entra hiper concentrada, e aumenta muito o dielétrico . Dificultando a pulada da centelha .
Seria como vc nadar na agua , e depois tentar nadar no silicone , teria que ter muito mais força nos braços e pernas !

Em carros turbinados , aspirados com taxa alta para uso do álcool , eu aconselho sempre a ter um booster de ignição , de preferencia MSD , pela confiabilidade e pelos resultados . Já outras marcas que testei queimaram fácil , a MSD nunca presenciei.
Eu sou Eng. Eletrônico e já testei vários módulos , então tenho já pratica disso .

Sei que vários colegas e preparadores , vão dizer que a Ignição do Vectra é forte ,e mais do que suficiente , e realmente é , mas para o projeto original .
Mas a escolha vai depender de cada um , esse assunto rola há mais de 20 anos pelos fóruns, e é motivo até de morte , rs !!

O ultimo modulo que coloquei , foi no Ford Ka xr 1.6 de meu amigo rendeu 7 CV , não é coisa demais, mas somada as outras coisas ficou significativo . Coloquei com uma chave seletora ( original / booster ) no console , no próprio dinamômetro , a gente verifica pelos gráficos a diferença dos 7 CV . Assim não fica a duvida , os gráficos não mentem .



Veja meus tópicos :

viewtopic.php?f=48&t=3977

viewtopic.php?f=48&t=173



Muito bacana, Com o amplificador o negocio fica monstro!

Agora me diga uma coisa, se eu colocar apenas bobina e cabos Não vai melhorar muito né?
Abraço!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Luiz Antunes » 04 Mar 2015, 04:43

TBruninng escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Não sei vc curte upgrade de IGNIÇÃO , mas nos meus carros sempre antes de qq coisa , eu dou um Up na Ignição , assim ela fica preparada para qq upgrade de injeção ou aumento de potencia .

Uma boa queima é o principio de uma boa preparação , a maioria dos mecânicos esquece , ou não tem esse conhecimento , ou simplesmente deixam para o final .

Não se se vc sabe mas existe um fenômeno , quando vc coloca mais pressão na câmara , a mistura entra hiper concentrada, e aumenta muito o dielétrico . Dificultando a pulada da centelha .
Seria como vc nadar na agua , e depois tentar nadar no silicone , teria que ter muito mais força nos braços e pernas !

Em carros turbinados , aspirados com taxa alta para uso do álcool , eu aconselho sempre a ter um booster de ignição , de preferencia MSD , pela confiabilidade e pelos resultados . Já outras marcas que testei queimaram fácil , a MSD nunca presenciei.
Eu sou Eng. Eletrônico e já testei vários módulos , então tenho já pratica disso .

Sei que vários colegas e preparadores , vão dizer que a Ignição do Vectra é forte ,e mais do que suficiente , e realmente é , mas para o projeto original .
Mas a escolha vai depender de cada um , esse assunto rola há mais de 20 anos pelos fóruns, e é motivo até de morte , rs !!

O ultimo modulo que coloquei , foi no Ford Ka xr 1.6 de meu amigo rendeu 7 CV , não é coisa demais, mas somada as outras coisas ficou significativo . Coloquei com uma chave seletora ( original / booster ) no console , no próprio dinamômetro , a gente verifica pelos gráficos a diferença dos 7 CV . Assim não fica a duvida , os gráficos não mentem .



Veja meus tópicos :

viewtopic.php?f=48&t=3977

viewtopic.php?f=48&t=173



Muito bacana, Com o amplificador o negocio fica monstro!

Agora me diga uma coisa, se eu colocar apenas bobina e cabos Não vai melhorar muito né?
Abraço!


Realmente vc não vai notar nada de mais so com a bobina , so associada ao booster !
Não sei vc reparou os 3 vídeos que coloquei no youtube para comparar os rendimentos .

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por corsa turbo » 04 Mar 2015, 09:51

Bom dia.
QUanto a preçaração, quando tiver mais tempo , tento dar meu pitaco...
sobre o cambio, se sua ré é embaixo da 5ª, (ré pra tras) é sim o F23.
Fecha se ela é acionada é por cabo ou varão... o seu é cabo!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

TBruninng
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 00:13
Nome Completo: Thiago W. Correa
Cidade: São Ludgero
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por TBruninng » 04 Mar 2015, 11:08

Bom, Já comecei a comprar as peças
e me apareceu uma pequena duvida..
Os freios traseiros do GLS são menores que os do CD..
Sim, eu sei que o GLS é 4 furos e o CD é 5.. isso eu consigo mudar.
Porem minha duvida é quanto a Pinça traseira ela parece ser igual nos 2 modelos.
O que eu preciso trocar no meu carro para por os freios do CD?
O suporte da pinça é diferente?

Luizzeller
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mar 2015, 00:01
Nome Completo: Luiz Eduardo Zeller
Cidade: ibaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Luizzeller » 09 Mar 2015, 01:41

amigos gostei deste achei ótima preparação Assista a "GM VECTRA CD TURBO / FLAT SHIFT MEGASQUIRT" no YouTube
GM VECTRA CD TURBO / FLAT SHIFT MEGASQUIRT: http://youtu.be/VW1kAd4Acr4

Avatar do usuário
spnSpawn
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Jan 2015, 21:55
Nome Completo: Felipe Ribeiro
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por spnSpawn » 13 Mar 2015, 13:46

Posso pegar carona no tópico? rsrsrs :6:


Eu sou mecânico de reparação e queria montar o seguinte kit de padaria para mim, porém atente-se que eu queria num Vectra 2008/2010, ou seja miolo flex, taxa alta:

Antes de mais nada, eu queria potência em torno de 220~230cv e em torno de 30kgf de torque.

- MasterPower .50.63 (sem refrigeração especial), monofluxo, pois curto que a pegada venha toda numa vez só tipo uma patada e em regimes mais altos tipo 3500~4000 giros.

- Queria a princípio rodar com 0,8kg... alguns me falaram que o miolo flex ia aguentar, outros mandaram não passar de 0,6 ou 0,7kg no máximo e não segurar muito de final que ou ia derreter canaleta ou ia entortar biela por causa da taxa.

Eu não sei com a taxa de 11:1 quanto de pressão preciso pra ter essa potência... talvez nem fosse preciso chegar nos 0,8kg... :47: eu quero mesmo a potência e torque que falei, se pra isso eu precisar usar 0,5kg (como já vi um Astra Flex no youtube que tem 211cv com 0,5kg) ótimo! (mas as vezes eu fico pensando e acho que aquele dinamômetro roubou pra mais!) rsrsrs

- Não iria usar intercooler nem radiador de óleo, nem comando, nem nada. A idéia é justamente um kit simples, um piggyback, um kit de padaria pra que o carro seja 100% original em dirigibilidade e consumo em fase aspirada e só solte os pocotós quando eu quiser... :88: objetivo: o menor gasto possível! Além de que, a mão de obra seria totalmente minha!

- Como citei, projeto barato, de padaria, piggyback.. eu obviamente queria rodar na injeção original com módulo pra gerenciar bico suplementar e atraso de ponto. No caso o TechRace...

Aí veio o problema... comecei a pesquisar e trocar idéias e o pessoal me assustou MUITO, primeiro com o papo de derreter canaletas ou entortar bielas, depois fiquei sabendo que o câmbio F17WR que equipa 95% dos Vectras GT-X (que é o que quero!) não aguentam muito além de 220cv mesmo e que são bem sensíveis por causa das rodas calçadas com 225/45/17", que mesmo eu não dando tranco na arrancada ou nas trocas (fazendo trocas normais sem dar cacete) ou sem patinar de propósito uma hora ele ia quebrar! :62: Aí eu fiquei bem preocupado... por que antes de mais nada, é um carro de uso diário, do dia-a-dia... carro pra no final do ano encher o porta-malas e ir pra praia. Vai que bem numa ultrapassagem lá se iam os dentes da minha 3ª só por tirar de 5ª e voltar com o pé no fundo e carro carregado? Iam os dentes e o meu passeio pro saco né... eu preciso de CONFIABILIDADE!

Comecei então a pesquisar sobre a troca do F17 pelo F23 que é o rei dos câmbios GM e vi que realmente não vale a pena. Valer a pena vale! Mas não pra kit de padaria onde o objetivo é o menor custo possível. Troca de cabos, alavanca, coxins, suportes, câmbio, eixos, etc.... não rola!

Aí encontrei um Vectra GT com características de GT-X de um amigo do fórum, MUITO TOP, MUITO LINDO. :40:

Pensei em comprar, por que ele roda com o F23! Mas o danado é da versão de 140cv... o que dificulta MUITO no meu caso pelo fato de que vou usar a injeção original. Por que? Simples... ele usa duas sondas, uma pré pra ver a mistura e uma pós pra ver a eficiência do catalisador... se eu arrancar o catalisador, botar escape de 2,5" como deve ser feito, é batata que a luz de anomalia vai acender por não identificar o catalisador, né? Ou vocês acham que não? Eu não curto andar com ela acesa... por que dá a impressão de ter alguma gambiarra ou coisa errada (eu sou fresco, ia montar tudinho no maior capricho pra parecer original de fábrica!) e também por que isso pode prejudicar o consumo na fase aspirada...

Então... eu relatei tudo isso pra poder chegar onde eu queria, por que vi que nesse tópico tem gente que entende. O negócio é o seguinte... quero saber se acham que a luz de anomalia vai acender por tirar o catalisador e caso ela acenda, como ela faz uma leitura diferente da primeira, se teria jeito de por algum resistor (e de qual resistência, alguém sabe?) pra mudar o valor de leitura dela e fazer a central pensar que está catalisando...

Outra dúvida que tenho, é se os 11,5:1 de taxa do motor de 140cv vai embaçar com 0,5kg de pressão ou dá pra rodar de boa.... que a taxa é super alta pra turbo eu sei, maaaas.... tenho medo de forjar o miolo, a taxa cair pra 10:1, o carro ficar lazarento de manco em baixas e beber bem mais do que já bebe andando suave...

:47:

Muito obrigado e desculpem pela carona rsrsrs

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por Jonathan_. » 13 Mar 2015, 18:48

Se não faltar combustível ou ter excesso de ponto creio que não vai derreter pistão, porem com essa taxa eu pensaria num intercooler.
As bielas eu acho que aguentam mas se quer uma margem de segurança maior pode usar as bielas do c20xe (Vectra GSI e Calibra) que são mais resistentes.

Sobre o cambio não sei te dizer se vai aguentar ou não mas acredito que aguente sim.

Pistão forjado você pode mandar fazer pra não perder taxa, mas o custo já aumenta.

Não sei muito sobre a injeção dos vectra C mas acho que se tirar o catalizador vai ligar a luz sim e, se colocar um resistor a central pode interpretar como problema na sonda e vai ligar a luz também.

abç's
No matter what you drive, drive fast.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.2 8v TURBO

por corsa turbo » 13 Mar 2015, 20:16

Noite.
Respeitando a taxa dinamica do motor, para miolo original, taxa de 11,5:1, pode-se usar até 0,9kg de pressão, no alcool apenas. (taxa dinamica de 21.85:1 - limite que falam por ai para miolo original é 24:1).
Quanto ao cambio, para uso moderado, carro de rua/diário não acho que deve preocupar com cambio, a não ser que seja uso severo...

Para essa calavaria pretendida, com 0,7/0,8kg já se consegue..
Obs. usando atraso de ponto e mistura ideal não terá problema.
sobre a luz de injeção, com certeza irá acendder, imagino terem metodos de engananar a IE.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Samir Martello
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Set 2018, 19:22
Nome Completo: Samir Martello de Souza
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 46

Vectra 2.2 8v TURBO

por Samir Martello » 05 Set 2018, 19:46

Boa noite pessoal. Queria fazer o mesmo no meu Vectra GT. Colocar um kit turbo "padaria" com no máximo de 0.8 de pressão e injeção original. Queria saber se ficaria bom. Alguém já fez isso?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v TURBO

por chirola » 06 Set 2018, 12:44

Samir Martello escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal. Queria fazer o mesmo no meu Vectra GT. Colocar um kit turbo "padaria" com no máximo de 0.8 de pressão e injeção original. Queria saber se ficaria bom. Alguém já fez isso?

so se reprogramar a central ecu e retrabalhar os bicos funcionaria se o motor estever integro e for bem montado

Arnold98
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jul 2021, 21:54
Nome Completo: Arnoldo Onofre Junior
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 43

Vectra 2.2 8v TURBO

por Arnold98 » 02 Ago 2021, 16:52

Boa noite galera!

Gostaria de saber se posso fazer o mesmo projeto no meu vectra 2.2 16v, ou teria que usar alguma coisa diferente? Valeu a força

22 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 77 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:24