O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPoça de óleo no coletor de Admissão.

44 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 11 Set 2018, 11:43

A explicação está muito boa, mas vamos entender melhor como funciona este sistema de gases que se vapora ou que são empurrados para cima devido a grande pressão causada pelo retorno dos pistões para o carte e sem contar gases que escapam pelos anéis que nunca vedaram 100% nem quando novos.
Na tampa da válvula tem duas saídas uma fina e uma grossa (8V) esta fina era pra ter função somente quando a borboleta está fechada, sempre que o acelerador está solto e consequentemente sempre que está em marcha lenta e vai direto para mangueira antes da entrada da TBI e passa pela borboleta e atuador de marcha lenta. A grossa que tem uma válvula que será travada quando não acelerado para não interferir na lenta dele e em movimento funciona com frequência, mas não é para ser jogado óleo nela, a intenção seria somente o suspiro dos gases proveniente do carte e óbvio que não funciona 100% mesmo estando novo porque é um sistema muito comum, mas os velhos podem melhorar, basta seguir umas dicas..

Um detalhe importante, este óleo não é por motivo de retentores de válvulas ou passando pelos anéis etc, apesar que eu sempre digo que cabeçote deve ser feito com 100 mil km.

Como melhorar esta situação: Tirar o tubo do suspiro fora e com um vergalhão e um litro ou mais de gasolina e estopa, limpar ele 100%, com certeza um carro com mais de 10 anos de uso este tubo que fica na frente do motor está quase 100% obstruído e desta forma dará mais chance do óleo ser sugado ou empurrado junto com os gases formados no carte. Não é nada difícil limpar isto, mas pelo amor de Deus, tirar fora e limpar, não procurem produtos mágicos que não existe, ali tem uma crosta complicada e não sai fácil.
Próximo passo, tentem manter o carte limpo em todas as trocas, tem uma forma de tirar todo o óleo, aliás já comentei sobre isto e eu faço sempre.
E pra finalizar, nunca, jamais coloque 4,5 litros de óleo na troca, 4.3 seria o máximo e comecem a entender que na vareta de óleo entre o minimo e o máximo não são exatamente um litro, no máximo meio e completo que frentista de posto não entendem de motor o suficiente para poder dizer se falta óleo no carro ou não.

Pensem nesta hipótese antes de mexer ou até usem estas válvulas, mas depois do feito acima
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 12 Set 2018, 16:25

lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
Imagem
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI


Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude. :88:

clodoaldo7andrade escreveu:Fuente del Mensaje
Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?


Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400

Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...

Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.

A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).

Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
Imagem
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.

legal a explicaçao tem catch can con dos entradas coloque a foto de forma ilustrativa a sua aclaraçao esta certa obrigado

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 12 Set 2018, 16:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A explicação está muito boa, mas vamos entender melhor como funciona este sistema de gases que se vapora ou que são empurrados para cima devido a grande pressão causada pelo retorno dos pistões para o carte e sem contar gases que escapam pelos anéis que nunca vedaram 100% nem quando novos.
Na tampa da válvula tem duas saídas uma fina e uma grossa (8V) esta fina era pra ter função somente quando a borboleta está fechada, sempre que o acelerador está solto e consequentemente sempre que está em marcha lenta e vai direto para mangueira antes da entrada da TBI e passa pela borboleta e atuador de marcha lenta. A grossa que tem uma válvula que será travada quando não acelerado para não interferir na lenta dele e em movimento funciona com frequência, mas não é para ser jogado óleo nela, a intenção seria somente o suspiro dos gases proveniente do carte e óbvio que não funciona 100% mesmo estando novo porque é um sistema muito comum, mas os velhos podem melhorar, basta seguir umas dicas..

Um detalhe importante, este óleo não é por motivo de retentores de válvulas ou passando pelos anéis etc, apesar que eu sempre digo que cabeçote deve ser feito com 100 mil km.

Como melhorar esta situação: Tirar o tubo do suspiro fora e com um vergalhão e um litro ou mais de gasolina e estopa, limpar ele 100%, com certeza um carro com mais de 10 anos de uso este tubo que fica na frente do motor está quase 100% obstruído e desta forma dará mais chance do óleo ser sugado ou empurrado junto com os gases formados no carte. Não é nada difícil limpar isto, mas pelo amor de Deus, tirar fora e limpar, não procurem produtos mágicos que não existe, ali tem uma crosta complicada e não sai fácil.
Próximo passo, tentem manter o carte limpo em todas as trocas, tem uma forma de tirar todo o óleo, aliás já comentei sobre isto e eu faço sempre.
E pra finalizar, nunca, jamais coloque 4,5 litros de óleo na troca, 4.3 seria o máximo e comecem a entender que na vareta de óleo entre o minimo e o máximo não são exatamente um litro, no máximo meio e completo que frentista de posto não entendem de motor o suficiente para poder dizer se falta óleo no carro ou não.

Pensem nesta hipótese antes de mexer ou até usem estas válvulas, mas depois do feito acima

correto amigao a tampa eu lipri pq o meu e 16v e estava com aquele vazamento cronico na junta de borracha a valvula do video que comparti é a do omega 4.1 e custa 50 reais a original aqui na argentina nao fabrica mais so se a do aveo fose compativel seria bom pq e mais barata que a original ela custa 60 reais cuando for para o brasil desmontare o cabeçote para asentar as valvula trocar os retentores e tuchos mais so no brasil aqui nao consegui uma retifica que trasmita comfiansa suficiente e la no brasil conheço os donos e deijan que eu mesmo faça o servicio derrepente daria para dar um talento em duto sedes e coletores abraço obrigado por compartir informaçoes para continuar aprendendo valeu

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 12 Set 2018, 23:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
Imagem
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI


Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude. :88:

clodoaldo7andrade escreveu:Fuente del Mensaje
Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?


Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400

Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...

Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.

A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).

Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
Imagem
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.

legal a explicaçao tem catch can con dos entradas coloque a foto de forma ilustrativa a sua aclaraçao esta certa obrigado


Então, eu até já vi com 2 entradas na mesma Catch can, porém assim como o Almeidão explanou sobre a função das 2 pcv's(tbi/coletor), creio que não seria viável, o que eu uso é isso: https://pt.aliexpress.com/store/product ... 98230.html
esse separador de gás/óleo cabe cerca de 20ml, e tem válvula de serviço na parte inferior, como eu rodo muito pouco com o carro, os 40ml dos dois separadores já são o suficiente.

Caso eu tenha entendido a pergunta errada me avise. :88:

tiago34978135
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Mai 2018, 10:31
Nome Completo: tiago anjos
Cidade: jundiai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 31

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por tiago34978135 » 14 Set 2018, 10:56

o que acontece e que esses motores 2.0 tem muita pressão positiva vindo do carter e acaba subindo o oleo juntamente com o ar , não tem junta que aguente troquei varias no meu vcd 97,ai acaba passando também para o coletor , eu estou com um plano de colocar um TEE no tubo que sobe do carter para o cabeçote indo direto para o coletor ,na saída colocaria um ante chama e na entrada perto do coletor eu iria juntar ela com a mangueira original que sai da tampa dos comandos com outro TEE e assim diminuindo a pressão de ar no cabeçote e dar adeus a junta vazando kkk,

leoterrone
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Ago 2018, 22:05
Nome Completo: Leonardo Terrone Gonçalves
Cidade: Caçapava
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005
Idade: 29

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por leoterrone » 15 Set 2018, 15:22

Imagem
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 16 Set 2018, 10:39

tiago34978135 escreveu:Fuente del Mensaje o que acontece e que esses motores 2.0 tem muita pressão positiva vindo do carter e acaba subindo o oleo juntamente com o ar , não tem junta que aguente troquei varias no meu vcd 97,ai acaba passando também para o coletor , eu estou com um plano de colocar um TEE no tubo que sobe do carter para o cabeçote indo direto para o coletor ,na saída colocaria um ante chama e na entrada perto do coletor eu iria juntar ela com a mangueira original que sai da tampa dos comandos com outro TEE e assim diminuindo a pressão de ar no cabeçote e dar adeus a junta vazando kkk,


Este vazamento na tampa da válvula não é somente proveniente da pressão ou do óleo que sobe, poque ali na tampa já é envolvida pelo óleo que lubrifica o comando, tuchos etc. O problema é que a tampa empena e não se consegue fazer ela encaixar 100% a não ser que seja nova e o problema fica ainda mais sério quando é 16 válvulas por ser grande e muito cara, não adianta trocar junta que logo abrirá um espaço para o óleo passar. O 8 válvula acontece a mesma coisa porém é uma peça barata ou nem tanto, mas bem mais barata que um de 16V e se trocar acaba o problema até mexer outra vez e voltar a não vedar mais.
O grande culpado destes vazamentos é tirar esta tampa com ele quente, ou melhor morno, é tirar e já condenar ela o motor tem que está 120% frio para mexer ai. Outro problema é se precisar tirar um parafuso, exemplo do 8 válvulas que tem 2 parafusos que prende a peça que passas os fios, se soltar um deste para mexer nos fios, ao apertar não veda mais, pior ainda ficam tentando depois por semanas apertando e tentando vedar e só vai piorando e ai sim já nem mexe com ele frio. Se soltar este parafuso,pode deixar ele esfriar, comprar uma junta nova e colocar no lugar se ainda não tiver empeno na tampa ela vedará.
Uma pergunta: Vocês podem deixar o carro em uma oficina a noite inteira para esfriar e começar a mexer?

O empeno que surge na tampa, pode ser invisível, as vezes ela fica enfraquecida de um lado ou nas pontas. Este mal que dizem ser do Vectra, não é somente dele é de todos e não é um mal, é defeito que nós proporcionamos por não saber mexer e só teríamos que esperar ele esfriar.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 16 Set 2018, 10:41

leoterrone escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...


O mecânico tirou nesta peça fora para fazer o serviço? Limpou bem e esperou o tempo de cura do silicone? Será mesmo que foi feito assim?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 17 Set 2018, 13:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
leoterrone escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...


O mecânico tirou nesta peça fora para fazer o serviço? Limpou bem e esperou o tempo de cura do silicone? Será mesmo que foi feito assim?

kakaka logico que nao espero o silicone curar a maioria dos mecanicos nao da a atençao aos detalhes e pode ter certeza que os parafusos estao torqueados tudo com diferente aperto, sera que aperto os parafusos cruzados como se deve o aperto em cualquer ordem???? por iso deforma a maioria das tampas.
o 16v nao sei esa tampa de plastico alem de ser cara é complicada para trocar junta a junta tem esas trabinhas que encaixam na tampa e a junta nao e inteira e uma borrachinha desgrasada que se ficar um pouquinho mais puxada em algum lugar vaza e tem eses o´ring olha troquei do meu para acertar a junta na tampa demorei um tempinho bom a junta da sabo nao vem esticadinha vem como se fose dobrada em 3 um dia antes estique ela como para tirar as marcas das dobras e asim facilito um pouco, faz cuase um ano que troque nao coloque cola alguma e a junta nao vaza acredito que se bem feito funciona. so que ao parecer algo simples como tirar a velha colocar outra e apertar nao se toma os cuidados que deveria.

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por donruanbrasil » 12 Out 2019, 00:40

lightwz escreveu:
andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.


Seria esse filtro anti-chamas?
Imagem

Inicialmente eu havia pensado em fazer algo similar ao que a Fiat faz sem seus motores, que seria unificar as saídas do cabeçote na mangueira de admissão, porém fiquei receoso de acabar alterando a forma de como é feita a pressurização no coletor devido ao sensor de massa nele instalado, então acabei abandonando a ideia, mas, com esse filtro, creio que vá ser uma ótima opção, pois parece que o bocal dele é muito similar ao usado na mangueira mais fina, se tudo der certo essa semana ainda vou testar esse artifício! :88:

Quero ver se consigo secar a névoa de óleo que suja todos os sensores do coletor e ajuda a carbonizar ainda mais a câmara do motor... como se não bastasse a nossa gasolina..


Funciona sim , más a questão que vc vai precisa troca esse filtro pelo menos a cada troca 10 mil km , porque ele satura muito mais rápido no motor 2.0 , lembrando que ele é desenvolvido para um motor 1.0.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 12 Out 2019, 12:54

alo geralmente a galera coloca a original que seria esta

e nos 16v a valvula e dificil de achar e cara de mais entao se adapta geralmente a do 8v e funciona sem problemas.
na real nao e bem um filtro, e uma valvula que deija circular o ar em um sentido so , nao deijando em caso de contraexploçao voltar para o motor por iso e importante olhar o lado corrreto para instalar

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por donruanbrasil » 13 Out 2019, 00:50

Sim verdade , o lado correto é o (Top) voltado para a entrada no mangote de ar , eu tinha esse filtro no meu vectra e funciona sim , más é como eu disse ele satura rápido , troque a cada 10 mil km é barato custa 12 reais , ñ sei como é o sistema do 16v , más no caso do 8v não há tanta necessidade porque o respiro apenas manda pressão quando está em marcha lenta , se vc acelerar e deixa apenas em uma rotação ( como acontece quando está na estrada ) vai percebe que não vem pressão do respiro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 14 Out 2019, 09:02

Esta forma de não ter o óleo ali na TBI internamente é praticamente zero a chance de eliminar lo, externamente já é outro problema e não é esta peça que vai eliminar.
Explicando melhor o funcionamento dela, e do sistema. Os movimentos do pistões subindo e descendo vai criar uma pressão dentro do carte que terá que ser liberada para não sai empurrando os retentores para fora. Estes gases são jogado para a tampa das válvulas e da tampa para fora do carro, mas como não podemos sair jogando gás carbono em excesso ai, eles inventaram esta opção de voltar a ser queimado outra vez entrando nas câmaras de explosão e expelir tudo pela descarga.
Existem duas mangueias para aliviar esta pressão, uma delas entra na mangueira antes de chegar na TBI, porem é sabido que quando soltamos o acelerador, a borboleta fecha e todo o ar passa pelo regulador de marcha lenta e não teríamos uma marcha lenta tão perfeita por muito tempo se somente existisse esta, neste caso entra a segunda opção que é a outra mangueira que está no meio da TBI onde foi colocado a válvula e ai será sugado pelo vácuo que o carro faz ao está desacelerado e assim se mantem o atuador de marcha lentas sem tanta sujeira de óleo. Ao acelerar o carro o vácuo que ele faz no meio da TBI é zerado, volta a sugar o outro lado que é a entrada da borboleta e assim se faz com uma troca constante, acelerando entra pela borboleta e em marcha lenta entra pelo meio da TBI.
Um detalhe, pela entrada principal que é onde está a borboleta é que mais faz a sujeira, afinal o carro fica mais tempo acelerado que em marcha lenta. E ali não teria que ter uma válvula?

Eu vou ser sincero, não consigo ver uma opção na qual se mantem limpa esta TBI a não ser jogar esta mangueira pra baixo como era antigamente, porque usando ou não uma válvula, vai ser sugado óleo misturado com o ar proveniente da pressão feita pelos pistões ao serem empurrados para baixo, pressão esta que vai para o carte e a sucção feita nas câmaras de combustão pelos mesmos pistões ao sugarem oxigênio para funcionar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 15 Out 2019, 12:52

pois e almeidao o coletor de admiçao dos 16v faz aquele cotubelo na parte de baijo e logo sobe ate o cabeçote acredito que o desenho colabore para que junte aquele oleo no coletor

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 15 Out 2019, 14:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois e almeidao o coletor de admiçao dos 16v faz aquele cotubelo na parte de baijo e logo sobe ate o cabeçote acredito que o desenho colabore para que junte aquele oleo no coletor


Não é isto, na verdade não tem jeito é algo que inventaram as pressas e foram deixando como está e todos sabemos que isto faz aumenta o consumo, afinal entra oxigênio misturado com óleo e altera a mistura etc e todos os carros acontecem isto e não importa a TBI que ele tenha, apesar que uns podem ser pior. Para melhorar isto, a tampa das válvulas tinham que ter mais espaço para o óleo não ficar tão próximo da saída destas mangueiras que infelizmente deixa de ser uma chaminé natural e passa a ser sugada e o vácuo não é tão inteligente assim para sugar somente o ar do respiro, por isto vão parte do óleo junto. É lamentável, mas até este momento não inventaram algo descente para este sistema.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 15 Out 2019, 16:46

pois e laaaaaaaaaaaaaaaaa no pasado tinha carros que utilizabam filtro de ar por banho de oleo, no brasil o mais comum era o fusca o filtro de ar era uma especie de palha de aço banhada em oleo dentro de uma camboca e de vez em cuando tinha que retirar o exeso de oleo coisa do capeta. rsrsrsrsr e pelo visto ate oje continua mesma coisa so que o oleo nao para no filtro pasa direto para o coletor coisa do futuro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 17 Out 2019, 10:08

É Chirola, este filtro de óleo usado no fusca até hoje não sei como funcionava, mas eu tive um assim e toda a poeira ficava ali nele. O problema que a cada dia foram tirando estes trabalhos a mais que tínhamos que fazer nos carros, Hoje ao invés de você lavar o filtro, você simplesmente troca por um novo e as vezes uns nem trocam até o carro não andar mais. Eu tenho uma ideia simples para este sistema que usamos, mas precisaria um espaço para um reservatório digamos plástico e ele teria que ser mais alto que a TBI para segurar o máximo possível de óleo e não iria segurar todo, mas uns 95% sim. este reservatório com uma entrada e saída lado oposto. as duas mangueiras de saída da tampa entraria em um lado por baixo e do outro lado as duas sairia uma pra TBI e outra para antes da borboleta. A saída ficaria para cima, assim a quantidade de óleo que chegaria no reservatório ao andar com o carro, seria retornada para a tampa quando parado, este reservatório deveria ser mais ou menos igual o canister. Com certeza ficaria melhor do que é hoje e as mangueira poderiam ser em forma de Y, para usar somente uma entrada e uma saída.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 17 Out 2019, 13:22

o filtro como o do fusca era basicamente uma palha de aço dentro de uma marmita, a palha de aço retinha o oleo para nao pasar na admiçao e ao ficar encharcada funcionaba de filtro grudando toda a sujeira, a mais de 50 anos atras era muito bom .
lembra nos chevette tinha o bico que ligaba a mangueira de respiro, tambem tinha uma palha de aço dentro para disminuir o paso de oleo para o coletor.
no vw ap tinhana saida da tampa uma peça redonda que funcionaba como antichama so que dentro tinha uma especie de filtro tambem.
e tem uma par de intentos para melhorar o problema so que a um custo montadora.
e no caso do vectra tem a PCV que na verdade tenta disfrazar o problema pasando o oleo diretamente por debaixo da boboleta e como a maioria dos donos nao mexe nunca vai ver a posa de oleo, ate agora a melhor seria um catch-can so que custaria uns 200$$$$$$ aunque pensando é menos que o sensor map que tenho que trocar por estar melado de oleo.

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por donruanbrasil » 17 Out 2019, 23:07

Almeidão escreveu:Esta forma de não ter o óleo ali na TBI internamente é praticamente zero a chance de eliminar lo, externamente já é outro problema e não é esta peça que vai eliminar.
Explicando melhor o funcionamento dela, e do sistema. Os movimentos do pistões subindo e descendo vai criar uma pressão dentro do carte que terá que ser liberada para não sai empurrando os retentores para fora. Estes gases são jogado para a tampa das válvulas e da tampa para fora do carro, mas como não podemos sair jogando gás carbono em excesso ai, eles inventaram esta opção de voltar a ser queimado outra vez entrando nas câmaras de explosão e expelir tudo pela descarga.
Existem duas mangueias para aliviar esta pressão, uma delas entra na mangueira antes de chegar na TBI, porem é sabido que quando soltamos o acelerador, a borboleta fecha e todo o ar passa pelo regulador de marcha lenta e não teríamos uma marcha lenta tão perfeita por muito tempo se somente existisse esta, neste caso entra a segunda opção que é a outra mangueira que está no meio da TBI onde foi colocado a válvula e ai será sugado pelo vácuo que o carro faz ao está desacelerado e assim se mantem o atuador de marcha lentas sem tanta sujeira de óleo. Ao acelerar o carro o vácuo que ele faz no meio da TBI é zerado, volta a sugar o outro lado que é a entrada da borboleta e assim se faz com uma troca constante, acelerando entra pela borboleta e em marcha lenta entra pelo meio da TBI.
Um detalhe, pela entrada principal que é onde está a borboleta é que mais faz a sujeira, afinal o carro fica mais tempo acelerado que em marcha lenta. E ali não teria que ter uma válvula?

Eu vou ser sincero, não consigo ver uma opção na qual se mantem limpa esta TBI a não ser jogar esta mangueira pra baixo como era antigamente, porque usando ou não uma válvula, vai ser sugado óleo misturado com o ar proveniente da pressão feita pelos pistões ao serem empurrados para baixo, pressão esta que vai para o carte e a sucção feita nas câmaras de combustão pelos mesmos pistões ao sugarem oxigênio para funcionar.

Então Almeidão eu soltei a mangueira e percebi que sai ar apenas quando o carro está na lenta , pedi para um amigo acelerar e fiquei com a mão na saida da mangueira e não quase nada de ar , digo o mesmo ao acelerar e segura , digo no modelo do vectra 2010 o outros modelos ñ sei como seria , então nos modelos 8v acho meio desnecessário esse filtro do palio.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 18 Out 2019, 08:02

donruanbrasil escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Esta forma de não ter o óleo ali na TBI internamente é praticamente zero a chance de eliminar lo, externamente já é outro problema e não é esta peça que vai eliminar.
Explicando melhor o funcionamento dela, e do sistema. Os movimentos do pistões subindo e descendo vai criar uma pressão dentro do carte que terá que ser liberada para não sai empurrando os retentores para fora. Estes gases são jogado para a tampa das válvulas e da tampa para fora do carro, mas como não podemos sair jogando gás carbono em excesso ai, eles inventaram esta opção de voltar a ser queimado outra vez entrando nas câmaras de explosão e expelir tudo pela descarga.
Existem duas mangueias para aliviar esta pressão, uma delas entra na mangueira antes de chegar na TBI, porem é sabido que quando soltamos o acelerador, a borboleta fecha e todo o ar passa pelo regulador de marcha lenta e não teríamos uma marcha lenta tão perfeita por muito tempo se somente existisse esta, neste caso entra a segunda opção que é a outra mangueira que está no meio da TBI onde foi colocado a válvula e ai será sugado pelo vácuo que o carro faz ao está desacelerado e assim se mantem o atuador de marcha lentas sem tanta sujeira de óleo. Ao acelerar o carro o vácuo que ele faz no meio da TBI é zerado, volta a sugar o outro lado que é a entrada da borboleta e assim se faz com uma troca constante, acelerando entra pela borboleta e em marcha lenta entra pelo meio da TBI.
Um detalhe, pela entrada principal que é onde está a borboleta é que mais faz a sujeira, afinal o carro fica mais tempo acelerado que em marcha lenta. E ali não teria que ter uma válvula?

Eu vou ser sincero, não consigo ver uma opção na qual se mantem limpa esta TBI a não ser jogar esta mangueira pra baixo como era antigamente, porque usando ou não uma válvula, vai ser sugado óleo misturado com o ar proveniente da pressão feita pelos pistões ao serem empurrados para baixo, pressão esta que vai para o carte e a sucção feita nas câmaras de combustão pelos mesmos pistões ao sugarem oxigênio para funcionar.

Então Almeidão eu soltei a mangueira e percebi que sai ar apenas quando o carro está na lenta , pedi para um amigo acelerar e fiquei com a mão na saida da mangueira e não quase nada de ar , digo o mesmo ao acelerar e segura , digo no modelo do vectra 2010 o outros modelos ñ sei como seria , então nos modelos 8v acho meio desnecessário esse filtro do palio.


Todos são iguais, ali é apenas um suspiro e não empurra ar para fora. Porém quando as mangueiras estão colocadas, a TBI puxa para dendro e por isto que vai óleo, pelo motivo de ser sugado pela TBI, a ideia de usar duas é para se sugado o mínimo possível.
Um exemplo prático de como seriam estas mangueiras.
1 - Um litro com um líquido dentro, colocar uma tampa fazer um furo e uma mangueirinha nesta tampa, pronto já temos um suspiro perfeito, este liquido pode expandir esquentando ou congelando que não vai quebrar este litro.
2 - agora eu preciso que este suspiro vai para o motor, eu não posso deixar este vapor exposto, então coloco ele no vácuo da TBI. Vai dar errado porque a pressão será tão forte que não vai demorar e esta mangueira mesmo estando acima do nível do líquido, vai arrumar uma forma de sucar lo.
3 - Solução encontrada para isto, fazer outro furo na tampa deste litro e colocar outra mangueira, assim quando a TBI sugar um lado da mangueira, virá ar do outro lado da outra mangueira, assim tenho um suspiro que não sugará o líquido e continua um suspiro perfeito, aliás esta é a ideia um suspiro perfeito
4 - Espera ai, acabou ficando igual, esta outra mangueira tem que ir para o motor também, ai será colocada na mangueira onde entra na boca da TBI, assim diminuirá a pressão deste vácuo e continua um suspiro perfeito, mas não atinge 100% de perfeição porque não se consegue eliminar a possibilidade de sugar pelo menos um mínimo de óleo.

Assim é o real funcionamento destas mangueiras, na saída como suspiro estaria bem, mas ao entrar no motor de volta elas estarão sugando o óleo, lógico com uma pressão bem menor e por isto são distribuídas em duas para diminuir esta pressão e sugar o mínimo possível, porém este mínimo que faz esta sujeirada toda
Imagem

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 134 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:37