O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

43 mensagens
3DmanBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 11 Set 2013, 13:31
Nome Completo: Jariel Alves
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por 3DmanBR » 13 Dez 2018, 11:20

Bom dia. Estou comprando uma caixa zerada do F23 pois o meu ja foi pro saco...inventei de botar no mecanico..ficou pior do que tava. Vi essas duas caixas..sao identicas e ate o codigo, mas elas veem com etiquetas diferentes...uma com AW...e ou com G1...e nao vi nada em relação a isso na minha, pois ja nao ha mais essa etiqueta e nem na caixa. Fico com receio de comprar e nao da certo. Alguem saberia me explicar se tem diferença ou é apenas referente a ano de fabricação. Mas ja adianto que ambas são F23..com as relaçoes de marcha identicas ao meu etc..so essas letras que me perturbam. Obg.https://uploaddeimagens.com.br/imagens/motereso-jpg

3DmanBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 11 Set 2013, 13:31
Nome Completo: Jariel Alves
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

DIREFENÇA AW x G1

por 3DmanBR » 21 Dez 2018, 15:03

Alguem saberia em dizer tambem, se procede o que o mecânico me disse.
Ele disse que eu tenho que ir no detran depois de instalar a caixa nova...fazer vistoria..etc..etc.. EU entendia que era pra ir caso mudasse a originalidade do carro..de F17 pra F23...ou o inverso..ou de Automatico pra Manual...ou inverso...mas no caso de trocar F23 por F23...nova...zerada e com nota. Achei estranho.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

DIREFENÇA AW x G1

por Brates » 21 Dez 2018, 15:16

3DmanBR escreveu:Fuente del Mensaje Alguem saberia em dizer tambem, se procede o que o mecânico me disse.
Ele disse que eu tenho que ir no detran depois de instalar a caixa nova...fazer vistoria..etc..etc.. EU entendia que era pra ir caso mudasse a originalidade do carro..de F17 pra F23...ou o inverso..ou de Automatico pra Manual...ou inverso...mas no caso de trocar F23 por F23...nova...zerada e com nota. Achei estranho.
Procede sim. O cambio tem número. Se vc mantivesse a sua carcaça e trocasse somente as peças que vão no seu interior, não haveria problemas. O número do novo cambio irá constar no CRLV do seu carro. Isso evitará problemas nessas vistorias que o DETRAN exige para fazer a transferência de proprietários.

3DmanBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 11 Set 2013, 13:31
Nome Completo: Jariel Alves
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

DIREFENÇA AW x G1

por 3DmanBR » 21 Dez 2018, 16:03

Obg. Acho que terei probelmas ate com o o original..pq a etiqueta que tinha os numeros tá só o branco...apagou tudo. Nao sei onde tem numeração individual da peça que nao seja na etiqueta. Enfim. Obg.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DIREFENÇA AW x G1

por chirola » 22 Dez 2018, 15:46

3DmanBR escreveu:Fuente del Mensaje Obg. Acho que terei probelmas ate com o o original..pq a etiqueta que tinha os numeros tá só o branco...apagou tudo. Nao sei onde tem numeração individual da peça que nao seja na etiqueta. Enfim. Obg.

SE NA VISTORIA ANTERIOR NAO FOI TOMADO O NUMERO DA CAIXA NAO TEM PROBLEMA EM TROCAR PORQUE NAO TEM NO SISTEMA NUMERO ALGUM CADASTRADO PARA COMPARAR, E CASO ELES CONFIRAM AL SER NOVA O NUMERO DA CAIXA NAO ESTARIA CADASTRADO EM NENHUM CARRO, CONSULTA UM DESPACHANTE PARA SE INFORMAR DA SITUAÇAO O SE TEM NUMERO DE CAIXA CADASTRADO NO SEU VEHICULO SE NAO TEVER BOLA PRA FRENTE NAOVAI TER PROBLEMA .
DESDE CUANDO O NUMERO DE CAIXA SAI NO DOCUMENTO ?(SO SE VC TROCO E FEZ A VISTORIA DA INMETRO COMO ALTERAÇAO DE CARACTERISTICA, SENAO PELOMENOS EM SANTA CATARINA NAO SAI.
NUMERO DE PEÇA NAO VEM EM ETIQUETA VEM GRAVADOS NA CARCAZA NA ETIQUETA PODE ESTAR ESPECIFICADO O MODELO DA CAIXA MAIS NUNCA VI NUMERO DE PRODUÇAO EM ETIQUETA SERIA RIDICULO E FACIL DE FALCIFICAR. IGUAL A AQUELES MOTORES CHT DA FORD QUE TINHAM O NUMERO NUMA CHAPINHA PARAFUSADA NO CABEÇOTE ERA RIDICULO ERA SO TROCAR A CHAPINHA DE MOTOR E LISTO KAKAKKAKAKKAK.
F23 TEM DOIS MODELOS DE CAIXA UM QUE E DO VECTRA B E SO VAI NO VECTRA B, E OUTRO MODELO QUE E DO ASTRA E VECTRA GT E NAO VAI NO VECTRA B , MUDA O SOPORTE E POSIÇAO DE FIXAÇAO A DO ASTRA O SOPORTE VAI NA PARTE DE CIMA E A DO VECTRA B VAI NA FRENTE ACREDITO POSA SER ESA A DIFERENÇA AS DUAS SAO F23 MASI AS CARCASAS SAO DIFERENTES.
A DIFERENÇA NAS LETRAS (AW G1) PODE SER NUMERO DE SERIE O LOTE PELO ANO DE FABRICAÇAO

ThiagoNunes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2018, 23:07
Nome Completo: Thiago Nunes
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 39

DIREFENÇA AW x G1

por ThiagoNunes » 22 Dez 2018, 18:20

Realmente, o que tens que confirmar é se o F23 é de Vectra. A furação da carcaça pra fixar o suporte, consequentemente o suporte, muda entre os F23 usados no Vectra B e nos Astra e Vectra C. Há quem diga que, se você tiver os suportes certos, dá pra usar.. mas não é só o câmbio em si. Procura no YouTube que tem um maluco mostrando justamente os dois modelos do F23.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DIREFENÇA AW x G1

por chirola » 23 Dez 2018, 14:01

e no caso dos vectra b tem que ver porque o f23 e re pra tras se o seu for re pra frente junto com a primeira teria que trocar a alavanca de marchas tambem, acredito que nao seja o caso pque ele fala de trocar f23 por outra f23, mais fica a dica para quem for trocarum f17 por um f23a alavanca muda tambem caso tenha a re pra frente e se for de varao teria que trocar tudo caija alavanca e adaptar os cabos nao e dificil mas da um pouco mais de trabalho e dinheiro falou

3DmanBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 11 Set 2013, 13:31
Nome Completo: Jariel Alves
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

DIREFENÇA AW x G1

por 3DmanBR » 23 Dez 2018, 21:29

ThiagoNunes escreveu:Fuente del Mensaje Realmente, o que tens que confirmar é se o F23 é de Vectra. A furação da carcaça pra fixar o suporte, consequentemente o suporte, muda entre os F23 usados no Vectra B e nos Astra e Vectra C. Há quem diga que, se você tiver os suportes certos, dá pra usar.. mas não é só o câmbio em si. Procura no YouTube que tem um maluco mostrando justamente os dois modelos do F23.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Eu ja vi que é do GT 2010 pelos encaixes mesmo...E vi com o maluco la..ele é muito doido kkkkk e me respondeu. Agora o unico empecilho é COMO COMPRAR...se o cara do ML quer que eu veja a transportadora..e como vou ver se moro no PI e o produto está em SP. Ja pedi pra cotarem com a TAM CARGO...mas nenhum veio com resposta segura. Fico com medo de pagar e nao receber, embora o ML devolva na maior das vezes, mas tem todo o estress. Um cotou com a AZUL CARGO...ai fui ver no reclame aqui...Deeeeeeeeeeus me livre...o numero de reclamações de cargas extraviadas é enorme kkkkkkk. To agora so na expectativa de encontrar uma maneira segura de me enviarem essa caixa. OBS: Fui ver na CSS...era so 12 mil Temers. Jesus!

3DmanBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 11 Set 2013, 13:31
Nome Completo: Jariel Alves
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

DIREFENÇA AW x G1

por 3DmanBR » 23 Dez 2018, 21:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje e no caso dos vectra b tem que ver porque o f23 e re pra tras se o seu for re pra frente junto com a primeira teria que trocar a alavanca de marchas tambem, acredito que nao seja o caso pque ele fala de trocar f23 por outra f23, mais fica a dica para quem for trocarum f17 por um f23a alavanca muda tambem caso tenha a re pra frente e se for de varao teria que trocar tudo caija alavanca e adaptar os cabos nao e dificil mas da um pouco mais de trabalho e dinheiro falou



Pois eh, mas ja vi os detalhes tecnicos e estão tudo ok. Inclusive as relações da marchas..etc...é a correta. F23 é um cambio dificil.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DIREFENÇA AW x G1

por chirola » 24 Dez 2018, 14:21

3DmanBR escreveu:Fuente del Mensaje
ThiagoNunes escreveu:Fuente del Mensaje Realmente, o que tens que confirmar é se o F23 é de Vectra. A furação da carcaça pra fixar o suporte, consequentemente o suporte, muda entre os F23 usados no Vectra B e nos Astra e Vectra C. Há quem diga que, se você tiver os suportes certos, dá pra usar.. mas não é só o câmbio em si. Procura no YouTube que tem um maluco mostrando justamente os dois modelos do F23.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Eu ja vi que é do GT 2010 pelos encaixes mesmo...E vi com o maluco la..ele é muito doido kkkkk e me respondeu. Agora o unico empecilho é COMO COMPRAR...se o cara do ML quer que eu veja a transportadora..e como vou ver se moro no PI e o produto está em SP. Ja pedi pra cotarem com a TAM CARGO...mas nenhum veio com resposta segura. Fico com medo de pagar e nao receber, embora o ML devolva na maior das vezes, mas tem todo o estress. Um cotou com a AZUL CARGO...ai fui ver no reclame aqui...Deeeeeeeeeeus me livre...o numero de reclamações de cargas extraviadas é enorme kkkkkkk. To agora so na expectativa de encontrar uma maneira segura de me enviarem essa caixa. OBS: Fui ver na CSS...era so 12 mil Temers. Jesus!

conselho procura outro vendedor com bondade de vender e mais serio mesmo pagando um pouco mais por iso

ThiagoNunes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2018, 23:07
Nome Completo: Thiago Nunes
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 39

DIREFENÇA AW x G1

por ThiagoNunes » 25 Dez 2018, 17:36

Vectra GT não é Vectra B.. é Vectra C, que tem base no astra europeu. Esse câmbio que vai no Vectra C é compatível com Astra, Zafira.. etc. O câmbio em si é o mesmo, por dentro. Só muda a carcaça.
3DmanBR escreveu:
ThiagoNunes escreveu:Fuente del Mensaje Realmente, o que tens que confirmar é se o F23 é de Vectra. A furação da carcaça pra fixar o suporte, consequentemente o suporte, muda entre os F23 usados no Vectra B e nos Astra e Vectra C. Há quem diga que, se você tiver os suportes certos, dá pra usar.. mas não é só o câmbio em si. Procura no YouTube que tem um maluco mostrando justamente os dois modelos do F23.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Eu ja vi que é do GT 2010 pelos encaixes mesmo...E vi com o maluco la..ele é muito doido kkkkk e me respondeu. Agora o unico empecilho é COMO COMPRAR...se o cara do ML quer que eu veja a transportadora..e como vou ver se moro no PI e o produto está em SP. Ja pedi pra cotarem com a TAM CARGO...mas nenhum veio com resposta segura. Fico com medo de pagar e nao receber, embora o ML devolva na maior das vezes, mas tem todo o estress. Um cotou com a AZUL CARGO...ai fui ver no reclame aqui...Deeeeeeeeeeus me livre...o numero de reclamações de cargas extraviadas é enorme kkkkkkk. To agora so na expectativa de encontrar uma maneira segura de me enviarem essa caixa. OBS: Fui ver na CSS...era so 12 mil Temers. Jesus!


Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DIREFENÇA AW x G1

por chirola » 27 Dez 2018, 15:31

ThiagoNunes escreveu:Fuente del Mensaje Vectra GT não é Vectra B.. é Vectra C, que tem base no astra europeu. Esse câmbio que vai no Vectra C é compatível com Astra, Zafira.. etc. O câmbio em si é o mesmo, por dentro. Só muda a carcaça.
3DmanBR escreveu:
ThiagoNunes escreveu:Fuente del Mensaje Realmente, o que tens que confirmar é se o F23 é de Vectra. A furação da carcaça pra fixar o suporte, consequentemente o suporte, muda entre os F23 usados no Vectra B e nos Astra e Vectra C. Há quem diga que, se você tiver os suportes certos, dá pra usar.. mas não é só o câmbio em si. Procura no YouTube que tem um maluco mostrando justamente os dois modelos do F23.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Eu ja vi que é do GT 2010 pelos encaixes mesmo...E vi com o maluco la..ele é muito doido kkkkk e me respondeu. Agora o unico empecilho é COMO COMPRAR...se o cara do ML quer que eu veja a transportadora..e como vou ver se moro no PI e o produto está em SP. Ja pedi pra cotarem com a TAM CARGO...mas nenhum veio com resposta segura. Fico com medo de pagar e nao receber, embora o ML devolva na maior das vezes, mas tem todo o estress. Um cotou com a AZUL CARGO...ai fui ver no reclame aqui...Deeeeeeeeeeus me livre...o numero de reclamações de cargas extraviadas é enorme kkkkkkk. To agora so na expectativa de encontrar uma maneira segura de me enviarem essa caixa. OBS: Fui ver na CSS...era so 12 mil Temers. Jesus!


Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

A DIFERENÇA TINHA SIDO EXPLICADA UM PAR DE MENSAGENS ACIMA VALEU.
EU TRABALHE EM DESMANCHE E MANDABA AS PEÇAS GRANDES O PESADAS POR TRANSPORTADORA DESDE SANTA CATARINA PARA O RESTO DO BRASIL E SEMPRE CHEGO SEM PROBLEMAS SE TRABALHAVA POR MERCADO LIBRE E AS PEÇAS DE LATARIA O MECANICA BEM EMBALADA NUNCA DEU PROBLEMA AS VECES DEMORA UM POUCO MAIS EM CHEGA MAIS O PREÇO COMPENSABA.

Alex VCDB2001
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2020, 13:07
Nome Completo: Alexsandre Jesus da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001
Idade: 37

Alavanca do Cambio F23 Vectra C onde conseguir? É igual do astra H?

por Alex VCDB2001 » 19 Mai 2022, 21:49

Pessoal, estou procurando o kit completo da alavanca do vectra C GTX, F23 ré para tras, e não encontro de maneira alguma. Alguém sabe me dizer onde consigo? seria a mesma do astra H?

Comprei este vectra agora e nunca imaginei que algo tão simples tivesse sumido do mercado é o meu quinto vectra mas é a primeira vez que me encontro sem opção para comprar uma determinada peça.

Alguém me dá uma luz pfv


Att

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alavanca do Cambio F23 Vectra C onde conseguir? É igual do astra H?

por Almeidão » 20 Mai 2022, 07:27

Eu não tenho muita intimidade com este cambio com a ré ao contrário da quinta, mas na GM deve ter estas peças, aqui se não tiver o cara encomenda pra mim, mas o certo seria conhecer o cambio afinal eu uso um do Astra com ré lado da primeira e as peças deles são as mesma do corsa e outros mais e quando não acho lá, consigo mercado livre peças boas e outro fornecedor que vejo peças GM seria Acioly.
Conhecendo o cambio e sabendo que precisa trocar fica mais fácil e as vezes até somos obrigado a comprar 3 a 4 peças e usar uma somente.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cambio F23: DIREFENÇA AW x G1

por Ju_Bueno » 20 Mai 2022, 08:12

Alex VCDB2001 escreveu:Fuente del MensajeAlguém me dá uma luz pfv
Att


Trouxe sua postagem para este tópico que tem algumas informações que podem ser de ajuda. Este outro também tem algo relacionado: viewtopic.php?f=17&t=15422&hilit=alavanca+f23
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: DIREFENÇA AW x G1

por Almeidão » 20 Mai 2022, 10:09

Olhei este video aqui e achei muito fácil mexer neste cambio, mas eu trocaria mais peças ali. Exemplo buchas dos cabos, aquela pecinha que ele demorou tirar, e trocaria a peça branca plastica que aquela pecinha entra, fica a esquerda da alavanca e empurra o cabo seletor. Percebi que só a alavanca é diferente do Carro com ré do lado da primeira e confirmo, muito mais fácil de mexer. O meu que estou comentando tem a esfera no meio da alavanca de lado e é mais complicado e mesmo assim acho fácil. Estas peças plastica branca são idênticas a produtos oriinais.

Não use graxa nos cabinhos como ele fez no final, deixar sem nada ali é melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=8rjTrG8dVwA
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 20 Mai 2022, 13:11

olha kit completo não sei se tem para reparo mais acha todas as peças para recondicionar ela no mercado libre , (buchas , a seletora plastica da alavanca p retentos , as molinhas , tudo tem )procura como alavanca astra vectra re pra tras e vai achar os reparos .
a alavanca completa deve custar um rin y uns tricados mais vc consegue reparar a sua e ficar boa ,
os cabos imagino que sejam os mesmos para re pra frente e re pra tras mudando so o curso da alavanca.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Almeidão » 20 Mai 2022, 14:50

Os cabos são diferentes, e os que tem ré lado da primeira tem dois tipos de cabos, a diferença fica na colocação do cabo la no trambulador. O outro ré lado da quinta alem desta diferença tem algo mais em uma ponta, ou melhor seria algo menos akkakka.
Quebrar estes cabos é raro, 90% de quem troca porque um mecanico quebrou.

Ré lado da quinta:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7HEALw_wcB

Re lado da primeiro modelo com trambulador com rolamento cabo seletor. Muda o encaixe, segunda foto mostra bem e o meu é assim
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a5d4191ad2

Ré lado da primeira e trambulador com bucha, mais novo e piorando pra lucrar mais. Este ultimo equipa vários carros, com Agiles,e muitos outros.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b677ebc85c
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Informações e curiosidades câmbio F23 vs F17

por josehgb » 16 Jun 2022, 21:59

Como fui sorteado com um câmbio F23 que só descobri na hora de comprar e vi que existem várias diferenças entre ele e o F17 vou deixar aqui algumas informações que consegui revirando foruns e conversando com mecânicos:


-Internacionalmente é conhecido como Getrag F23, sendo usado popularmente na atual linha Cobalt.

-Existe uma versão da F23 para o vectra B e outra para o C/GT/GTX, a diferença está no sistema de fixação delas (furos/localização). Não sei dizer se existe diferença nas relações de cada marcha

-A maior parte das peças no que diz respeito a embreagem/troca de marchas são diferentes: cabos seletores, platô, disco, acionador hidráulico (não tenho certeza deste), alavanca seletora, reparo da alavanca, reparo do trambulador, reparo dos cabos seletores. NÃO É POSSÍVEL USAR PEÇAS DE UM SISTEMA NO OUTRO.

-Geralmente a maior parte das peças de substitução e reparo do F23 são raras e/ou caras, um kit de reparo para a alavanca de marchas é 3~4x comparado ao do F17. Eu mesmo até hoje nunca encontrei um trambulador novo pra F23, mas do F17 é fácil e vende até por partes...

-O F23 NÃO POSSUI BUCHA/PINO PARA REPARO E SUBSTITUIÇÃO NO TRAMBULADOR.

-O movimento para selecionar as marchas no F23 é mais curto e preciso, porém mais pesado e difícil principalmente com buchas gastas, estas dificultam muito mais o encaixe das marchas do que no F17.

-Diferente da F17, o F23 NÃO POSSUI carter nem uma junta, mas possui três furos diferentes para drenar/completar/aferir nível, é totalmente possível drenar e trocar seu óleo sem desmontar a caixa ou utilizar aparelhos de sucção.

-O F23 suporta projetos de motor com mais de 400cv sem problemas, enquanto a F17 originalmente consegue suportar cerca de 300cv (não tenho certeza absoluta desse valor). É possivel trocar estes câmbios sem alterações no motor, apenas achando um jeito de fixar e trocar o sistema seletor.

-A primeira marcha do F23 é SECA, sem sincronizado, portanto reduzir de 2a para 1a em movimento é muito difícil, apenas possível em baixíssima velocidade e igualando as rotações. Se sua embreagem não estiver 100% provavelmente irá arranhar ao pisar e engatar a 1a rapidamente sem aguardar alguns segundos. Não sei dizer no caso da F17

-O ÓLEO DA F17 É DIFERENTE DA F23, essa informação é extremamente controversa até mesmo em comunidades internacionais. O F17 utiliza o óleo 75w85 ou GM SynchroMesh para câmbio manual, enquanto a F23 utiliza o ATF Dexron 3 para câmbio AUTOMÁTICO (atualmente atualizado para Dexron 6). Essa necessidade de um óleo mais fino para lubrificação é devido ao seu projeto sem cárter e com mais peças no interior. A caixa F23 idealmente trabalha com cerca de 1,8L de óleo, mas em trocas cerca de apenas 1,6L conseguem ser esgotados. Idealmente deve ser completado com 2L ou mais de óleo e abaixado até o nível ideal abrindo o bujão de inspeção

No meu caso já realizei a troca do original de fábrica para um 75w85 e depois de alguns dias tive diversos problemas de troca de marcha, trocas duras e arranhando no encaixe, principalmente de manhã enquanto o óleo estava frio. Após a troca para Dexron 6 tudo voltou ao normal, com trocas leves e sem arranhar até mesmo de manhã.


Se tiverem mais informações para incluir, vou editar para completar com elas, o mesmo vale para correções!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Informações e curiosidades câmbio F23 vs F17

por Almeidão » 17 Jun 2022, 07:56

Li as informações, achei muito interessante, tem alguns porém tipo a F18 ou quase todas as caixas a primeira é seca. Sobre o óleo, muitos sofrem com isto usando qualquer um e ja comentei sobre isto, o meu sendo F18 uso original sintético, era o mineral e conversando com o unico chefe (real que conheço) de mecanica da GM ele disse que todos os modelos de caixa F18 estão usando este óleo de fábrica, não busquei saber sobre outro modelo e realmente o cambio ficou perfeitro.
Sobre reparos também é um problema, o meu é um trambulador tirado de um Astra e aceitou a haste do carro mais novo, mas o meu tinha a haste diferente em um lado onde usa buchas nos mais novos o meu é rolamento e por isto era melhor antes, Detalhe nunca tinha reparo, se gastasse o plastico seletor da ponta tinha que trocar o trambulador, se gastasse as buchas dos cabos tinha que trocar os cabos, bem mudei isto tudo pra melhor e hoje mudo ali sem maiores gastos.
Outro detalhe da minha alavanca, igual a todas que vi, porem no centro onde entra um acabamento plastico para acoplar a bola esferica que prende ela, nunca achei um igual para vender nem na GM, não existe, a solução é usar qualquer uma tipo corsa, vectra e dar uma leve lixada em um lado. Sobre os trambuladores, o F18 ou qualquer outro que está em cima da caixa é mais fácil mexer, mas abonino o varão, esta forma de passar marcha foi a pior ideia feita na GM.
Outra coisa que nunca entendi, é aquele trilho que tem na gaiola para obrigar que a ré seja ali dificultando uma regulagem mais precisa, e com qualquer desgaste do sistema a ré fica uma porcaria para entrar e em geral pessimo para ajustar as outras, foi uma da primeira coisa que fiz, lixar aquele trilho que tem em todas as rés da linha GM.
Uma vantagem que acho da F23 sendo a ré para trás, é que neste caso teremos na alavanca 3 marchas para frente e 3 marchas para trás, ao contrario da minha F18 que são 4 pra frente e 2 para trás, desta forma penso eu que carrega muito um lado e folta demais o outro.

O problema nisto tudo é que voce depara com um carro igual ao seu, porem diferente pela caixa e fica aquela briga interna tipo. Pô, sacanage o Vectra do cara é melhor do que o meu por causa da caixa e o outro cara internamente pensa igual kakakakakakak
Imagem

43 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 184 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:10