por josehgb »
16 Jun 2022, 21:59
Como fui sorteado com um câmbio F23 que só descobri na hora de comprar e vi que existem várias diferenças entre ele e o F17 vou deixar aqui algumas informações que consegui revirando foruns e conversando com mecânicos:
-Internacionalmente é conhecido como Getrag F23, sendo usado popularmente na atual linha Cobalt.
-Existe uma versão da F23 para o vectra B e outra para o C/GT/GTX, a diferença está no sistema de fixação delas (furos/localização). Não sei dizer se existe diferença nas relações de cada marcha
-A maior parte das peças no que diz respeito a embreagem/troca de marchas são diferentes: cabos seletores, platô, disco, acionador hidráulico (não tenho certeza deste), alavanca seletora, reparo da alavanca, reparo do trambulador, reparo dos cabos seletores. NÃO É POSSÍVEL USAR PEÇAS DE UM SISTEMA NO OUTRO.
-Geralmente a maior parte das peças de substitução e reparo do F23 são raras e/ou caras, um kit de reparo para a alavanca de marchas é 3~4x comparado ao do F17. Eu mesmo até hoje nunca encontrei um trambulador novo pra F23, mas do F17 é fácil e vende até por partes...
-O F23 NÃO POSSUI BUCHA/PINO PARA REPARO E SUBSTITUIÇÃO NO TRAMBULADOR.
-O movimento para selecionar as marchas no F23 é mais curto e preciso, porém mais pesado e difícil principalmente com buchas gastas, estas dificultam muito mais o encaixe das marchas do que no F17.
-Diferente da F17, o F23 NÃO POSSUI carter nem uma junta, mas possui três furos diferentes para drenar/completar/aferir nível, é totalmente possível drenar e trocar seu óleo sem desmontar a caixa ou utilizar aparelhos de sucção.
-O F23 suporta projetos de motor com mais de 400cv sem problemas, enquanto a F17 originalmente consegue suportar cerca de 300cv (não tenho certeza absoluta desse valor). É possivel trocar estes câmbios sem alterações no motor, apenas achando um jeito de fixar e trocar o sistema seletor.
-A primeira marcha do F23 é SECA, sem sincronizado, portanto reduzir de 2a para 1a em movimento é muito difícil, apenas possível em baixíssima velocidade e igualando as rotações. Se sua embreagem não estiver 100% provavelmente irá arranhar ao pisar e engatar a 1a rapidamente sem aguardar alguns segundos. Não sei dizer no caso da F17
-O ÓLEO DA F17 É DIFERENTE DA F23, essa informação é extremamente controversa até mesmo em comunidades internacionais. O F17 utiliza o óleo 75w85 ou GM SynchroMesh para câmbio manual, enquanto a F23 utiliza o ATF Dexron 3 para câmbio AUTOMÁTICO (atualmente atualizado para Dexron 6). Essa necessidade de um óleo mais fino para lubrificação é devido ao seu projeto sem cárter e com mais peças no interior. A caixa F23 idealmente trabalha com cerca de 1,8L de óleo, mas em trocas cerca de apenas 1,6L conseguem ser esgotados. Idealmente deve ser completado com 2L ou mais de óleo e abaixado até o nível ideal abrindo o bujão de inspeção
No meu caso já realizei a troca do original de fábrica para um 75w85 e depois de alguns dias tive diversos problemas de troca de marcha, trocas duras e arranhando no encaixe, principalmente de manhã enquanto o óleo estava frio. Após a troca para Dexron 6 tudo voltou ao normal, com trocas leves e sem arranhar até mesmo de manhã.
Se tiverem mais informações para incluir, vou editar para completar com elas, o mesmo vale para correções!