O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisAlternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 13 Dez 2018, 17:17

Este tópico não é necessariamente um passo-a-passo, pois no momento em que coloquei em prática os procedimentos aqui descritos, ainda não sabia se seria bem sucedido. Uma vez que foi atingido plenamente o objetivo, resolvi descrever o que fiz.

Como todos aqui no fórum já sabem, nos últimos anos vem ficando cada vez mais difícil obter as mangueiras originais do sistema do ar quente do vectra, tanto o 16V quanto o 8V. Além de caras, ficaram raras. Algumas podem ser obtidas no mercado paralelo, da marca cauplas, porém o engate rápido simplesmente não funciona e são dificílimas de conectar no radiador do ar quente. Frente a estes desafios, resolvi partir para uma solução de menor custo, maior facilidade de aquisição e mais genérica.
O procedimento a seguir só serve em vectras B 8 válvulas.
Material:
Duas mangueiras idênticas, do ar quente do corcel:
Imagem
Foto 1: código das mangueiras (no caso em questão, foram usadas mangueiras da marca "JAMAICA").
um tubinho de tekalon (menos de 10 cm)
um pedacinho de um tubinho de borracha que encaixe no tekalon dando vedação na junção
um "T" de aço galvanizado para mangueiras de 19mm
Imagem
Foto 2: "T" de aço galvanizado em 19mm

A foto 3 mostra o aspecto da mangueira cuja referência está na foto 1 e também a forma como a primeira foi seccionada:
Imagem
Foto 3: onde seccionar a primeira mangueira.

A foto 4 mostra como a segunda mangueira de mesma referência mostrada na foto 1 foi seccionada:
Imagem
Foto 4: onde seccionar a segunda mangueira.

É muito importante que o segmento "A" na foto 4 tenha o mesmo comprimento de "D"+"T"+"E" ("D" e "E" estão na foto 3 e "T" na foto2). Ou seja, A=D+T+E para que haja o correto encaixe na válvula do ar quente. Então, corte "D" primeiro, de forma que a saída central do "T" fique na mesma altura (ou o mais próximo disto) do bocal "U" do cano plástico de distribuição de água da foto 5, pois o segmento "C" de mangueira encaixará no bocal "U".
Imagem
Foto 5: o cano de distribuição de água. "U" é o bocal onde encaixa a mangueira "C".

Sei que apenas lendo o que está escrito a compreensão fica difícil, mas olhando no cofre do motor tenho certeza de que ficará mais fácil entender. As fotos seguintes dão uma visão mais ampla do que foi feito:
Imagem
Foto 6:"V" é a válvula do ar quente, "C" faz a ligação do bocal central do "T" a "U" no tubo plástico de distribuição de água e o segmento de mangueira "B" (já mostrado na foto 4) sai do lado da válvula de ar quente que tem só um bocal e é ligado no bocal da carcaça da termostática (ao lado do alternador).

Notem que, com essa configuração, a válvula do ar quente muda de posição. Originalmente, o lado da válvula onde entra o tubinho de vácuo de tekalon fica voltado para o lado do passageiro. Agora, ficará voltado para o motorista, motivo pelo qual é necessário o prolongamento do tubinho de tekalon. Essa configuração simplifica em muito a geometria das mangueiras do sistema do ar quente, permitindo sua substituição pelas mangueiras do corcel.
Imagem
Foto 7: outro ângulo do sistema de ar quente modificado.

Imagem
Foto 8: a mesma coisa, agora mostrando também parte do prolongamento novo de tekalon.

Imagem
Foto 9: por fim, em primeiro plano o prolongamento novo de tekalon até a válvula do ar quente.

Imagem
Foto 10: o prolongamento do tubinho de tekalon, de outro ângulo. "N" é o tubinho de tekalon original do carro. "L" é o tubinho de borracha que faz a emenda. "M" é o tubinho novo de tekalon prolongado.

Esta nova configuração substitui TOTALMENTE as mangueiras originais de engate rápido do sistema de ar quente do vectra B 8 válvulas, tanto de motorização 2.0 quanto 2.2.

JuniorMT
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Mai 2016, 17:32
Nome Completo: Junior
Cidade: Pontes e Lacerda
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por JuniorMT » 24 Dez 2018, 08:21

Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por chirola » 24 Dez 2018, 15:03

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

ta facil a mangueira original ela tem uma T no meio so que cha vem soldada( a mangueira tem forma de T) e ele troca a original e coloca um T metalico e adapta uma mangueira do mesmo grosor e ao inves de gastar 200 reais na original gasta 40 o 50 adaptando outra fica bom e funcional, agora se tever que trocar a valvula o gasto seria maior abraço

lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 25 Dez 2018, 16:55

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!



Pois é. Eu tentei fazer o possível para que não ficasse confuso. Teria que ter tirado uma foto das mangueiras conectadas entre si só que fora do carro, como foi feito na foto abaixo para o sistema original:
Imagem

O problema é que eu não sabia ainda as medidas exatas dos segmentos de mangueira nem se ia dar certo. Eu sei que vai demorar, mas quando eu tiver de substituir algumas destas mangueiras do novo sistema, eu retiro tudo e fotografo no estilo da foto acima. Já as medidas exatas eu não sei se vou conseguir fornecer, pois alguns segmentos são curvos.

lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 25 Dez 2018, 17:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

ta facil a mangueira original ela tem uma T no meio so que cha vem soldada( a mangueira tem forma de T) e ele troca a original e coloca um T metalico e adapta uma mangueira do mesmo grosor e ao inves de gastar 200 reais na original gasta 40 o 50 adaptando outra fica bom e funcional, agora se tever que trocar a valvula o gasto seria maior abraço


Sim. Eu já pus uma válvula nova, zero Km (não mencionei antes no tópico), pois a que estava no carro era da AJE (já não era original do carro e uma das entradas se esfarelou ao apertar com a braçadeira).
O suporte plástico onde vão os famigerados engates rápidos ficou em desuso.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por chirola » 27 Dez 2018, 15:22

O QUE IMPORTA E A POSIÇAO DO T QUE DA PARA VER NAS FOTOS E A POSIÇAO DA VALVULA QUE FICA CLARO CUAL PARTE PRA CIMA E CUAL PRA BAIXO O TAMANHO DA MANGUEIRA SEI LA TEM GENTE QUE PODE GOSTAR MAIS JUSTA O MAIS FOLGADINHA, MAIS A IDEIA FICA CLARA, QUE SERIA ADAPTAR UMA MANGUEIRA DE MENOR COSTO E FACIL DE ENCONTRAR O QUE E LEGAL PORQUE A GM TEM ISO DE FABRICAR CARROS E COM O TEMPO VAO SUMINDO OS REPOSTOS COMO NO CASO DA OMEGA, VECTRA A, KADETTE, CALIBRA, Y CONTINUA A LISTA PEÇA FACIL SO SE FOR CARRO POPULA E NEM TANTO TEM UNS FAROIS DO CORSA VELHO QUE DA O VICHO PRA ACHAR. TODA ADAPTAÇAO E LEGAL CONHECER MESMO QUE NO MOMENTO ESTEJATODO EM ORDEM PODE SALVAR UMA VIAJEM E TIRAR VC DO APURO E MAIS SE TEM A VER COM AGUA COISA VITAL NO CARRO CUALQUER FURINHO NUMA MANGUEIRA PODE LEVAR TUDO PRO SACO E UMA MANGUEUIRA BARATA E FACIL DE ACHAR PODE TIRAR VC DO SOFOCO,
SE AGRADECE O APORTE

lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 13 Set 2023, 21:16

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!



Agora que o maldito servidor de imagens apagou as imagens é que ninguém vai entender, deixando o tópico inútil! Eu odeio estes servidores de hospedagem de imagens. Assim que essas mangueiras do ar quente de corcel que usei no vectra começarem a vazar, refaço o texto ou mesmo coloco uma foto das mangueiras já seccionadas fora do carro. A questão é que até agora 13/05/2023 ainda estão lá, firmes e sem vazamento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 14 Set 2023, 07:50

O sistema de válvula ar quente é muito simples e fácil de adaptar, o problema é ter uma válvula confiável, tem que ter reservatório de vácuo e os Vectras tem, e conhecer o funcionamento de um solenóide de 3 vias onde você pode usar ele sugando para travar e saber inverter para liberar quando a válvula for ao contrário e nçao mudar o sistema da termostática usando o tubo errado.

1 - Onde conectar a mangueira?
Quando tem dois tubos na frente do alternador, usar uma válvula de 2 vias e conectar um lado da válvula no tubo certo, o de cima é o ar quente o de baixo é
retorno da termostática para o tubo de agua
2 - E se tenho somente um tubo na frente do alternador?
Quando se tem um tubo, ele é retorno direto para o tubo de água ou é ligado direto no radiador de ar quente sem válvula, neste caso usar uma válvula de ar
quente de 3 vias, uma entrada entra a mangueira e paralelo a esta entrada colocar outra mangueira que será o retorno quando a válvula fechar, este retorno
vai para o tubo de água, a outra saida vai para o radiador de ar quente e a saida do ar quente sai outro para o tubo de agua também.
3 - Qual a diferença na coneção do vácuo na válvula?
Válvula de 2 vias, está sempre em descanço até ser acionada mesmo com o carro ligado, ao acionar la o vácuo entra em ação e abre a passagem da água..
Valvula de 3 vias, é acinonado o vácuo sempre que ligar o carro, ao acionar a válvula o vácuo é liberado e ela abre a passagem para o ar quente e fecha o
retorno.
4 - Onde Colocar a válvula?
Fácil demais, a minha de alumínio mais pesada que plástico e de duas vias fica solta, a própria mangueira segura ela e isto desde de 2009. No minuto 2.50 do
video a seguir eu mostro ela ali no carro.

https://www.youtube.com/watch?v=KPOjk1d9zgQ
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 132 visitantes