O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor comando e correia dentada

10 mensagens   •   Página 1 de 1
SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por SirChico » 03 Jan 2019, 20:26

Olá pessoal do Grupo!

Vem com mais um pepino que "brotou" no meu carro.

Tentando descobrir o porque meu carro anda falhando, chegando ao ponto de não ligar as vezes depois de quente, me deparei com a seguinte imagem...
Imagem

Esse é o sensor de rotação do comando de vávulas (alguns chamam de sensor de fase).
O que está acontecendo é que quando o carro esquenta a polia da exaustão começa a bater nela.

Isso começou a acontecer "do nada".
Se tivesse acontecido logo depois que tirei os comandos pra dar uma geral nos tuchos, até pensaria que eu tivesse feito caga** na hora da instalação (hipotese ainda não 100% descartada hahaha), mas começou a acontecer recente.
E a instalação desse sensor não tem o que errar. Só um parafusinho e tá tudo certo. Comandos não tem regulagem de "profundidade" até onde eu sei.
Até puxei/entortei o sensor um pouco pela parte de cima pra ver se ele parava de bater. Na hora até pára, mas hoje fui dar mais uma investigada... aqueceu, ele começa a bater.

Além disso, notei que a correia dentada parece estar desalinhada, como pode ser visto nas fotos abaixo.
Não sei se isso é normal... Não notei estar "comendo" a correia, mas ela não parece estar bem sentada no esticador.
Chegou a fazer uma marca na correia, mas beeeem fina. Quase nem dá pra ver.
Imagem

Imagem

Imagem

Aí eu pensei: sera que a polia do comando empenou (correia desalinhada + polia batendo no sensor)?
Ou será que esse sensor já está pela boa e inchou que nem capacitor de placa-mãe de PC antigo?
Tenho que considerar qualquer possibilidade... hehe

Não achei ninguém falando nada sobre isso :62:

Alguém aqui do grupo já passou por algo assim?
Ou alguém com alguma luz nesse caso?

Obrigado

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Sensor comando e correia dentada

por danrmp » 03 Jan 2019, 21:31

Vc viu se ficou gravada alguma falha referente ao sensor de fase?

A princípio, pelo princípio de funcionamento dele ser por efeito hall, o fato de enroscar levemente não deveria influenciar em nada.

Sobre a correia, no meu carro ela estava pegando na seta do tensor (quase cortou ela fora). Desta vez apliquei o código GM correto (específico para o 2.2). Mas ela ainda fica sambando um pouco, como no seu.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por SirChico » 03 Jan 2019, 22:39

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Vc viu se ficou gravada alguma falha referente ao sensor de fase?

Até agora não encontrei uma resposa definitiva de qual scanner funciona no meu Vectra pra poder comprar um...

A princípio, pelo princípio de funcionamento dele ser por efeito hall, o fato de enroscar levemente não deveria influenciar em nada.

Também acho que não. Mas li em algum lugar sobre a tolerância de vibração da peça.

Sobre a correia, no meu carro ela estava pegando na seta do tensor (quase cortou ela fora). Desta vez apliquei o código GM correto (específico para o 2.2). Mas ela ainda fica sambando um pouco, como no seu.

A correia eu tenho certeza que é a correta. E por enquanto ela não apresenta sinais de desgastes como se tivesse "comendo" em algum lugar.

Valeu

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Sensor comando e correia dentada

por danrmp » 04 Jan 2019, 07:34

Desculpe, esclarecendo, a peça que possui código específico para o 2.2 é o tensor (90528603).

Sobre o Scanner, é possível utilizar o Op-Com, com o datastream de outros carros que usam a Motronic 1.5.4.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por SirChico » 04 Jan 2019, 09:07

Sobre o scanner...

Tem um outro tópico, bem extenso até, falando sobre o uso desse OPCOM.
Li todo o tópico e perguntei mais especificamente sobre o uso dele no Vectra B...
Não tinha nada conclusivo (pelo menos não vi) e também não ficou claro a resposta que deram.

Link do tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=10618&start=40

Bom... acabei de comprar um OPCOM de qualquer maneira.
Vamos ver se vou conseguir fazer funcionar.

Valeu danrmp

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por chirola » 04 Jan 2019, 15:36

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o scanner...

Tem um outro tópico, bem extenso até, falando sobre o uso desse OPCOM.
Li todo o tópico e perguntei mais especificamente sobre o uso dele no Vectra B...
Não tinha nada conclusivo (pelo menos não vi) e também não ficou claro a resposta que deram.

Link do tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=10618&start=40

Bom... acabei de comprar um OPCOM de qualquer maneira.
Vamos ver se vou conseguir fazer funcionar.

Valeu danrmp

aqui aonde eu moro o vendedor falo que tem uma actualizacion para o op-com que pega o vectra e o corsa super, nao sei se no brasil tem mais aqui tem um corsa com motronic tambem .
se a correia nao pega em lugar algum nao tem problema,a bomba de agua e os estiacadores fixos tem um tepo guia para a polia nao sair e manter ela dentro da tolerancia.
se vc olha na polia do vira ela esta centrada da para ver na foto, olha se as polias do comando estao iguais nao sobresai um a masi do que o outro, as folgas nas peças sao infimas cualque deformaçao leva roses se nao conseguir resilver eu colocaria umaruela detras da polia tem umas aruelas da polia do dinamo do fusca que tem um milimetro o menos de espesor no caso seri nesesario facer um furo para pasar o pino guia qe faz a polia nao girar em falso.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por SirChico » 04 Jan 2019, 18:47

Depois que receber o scanner compartilho a experiência aqui no Clube.
Se não conseguir vou querer mais informações sobre essa tal atualização, chirola.

Sobre as polias, elas parecem estar bem alinhadas.
Notei as bordas da bomba dágua e dos rolos guias.
Penso: por que será que não é assim também nas polias?
Nas minhas pesquisas vi uns carros (não Vectras) cujas polias possuem bordas.
Parece interessante...

Se continuar a incomodar a polia e o sensor, possivelmente procure uma arruela como o chirola falou.
Também pensei em desbastar um pouco a aste metálica do sensor (ela até que é grossinha...). Ou seja, deixar ela mais fina, sendo assim ela ficaria mais pra dentro do cabeçote.
Claro que não dá pra afastar demais já que esses sensores precisam estar bem próximos as polias para fazerem a leitura. Questão de milímetros.
Eu sei, eu sei... isso não é o ideal. Mas se o sensor ainda está funcionando e a outra alternativa é colocar arruela, não vejo problema.

Futuramente, beeeem futuramente... vou acabar colocando polias reguláveis, daí reviso esse problema.

Hoje saí com o carro pra testar e parece que não está batendo.
Vamos ver por quanto tempo isso vai durar...

Obrigado pessoal!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por chirola » 05 Jan 2019, 13:33

chico a correia e dificil ficar centrada nas polias a minha fico ao contrario colada na frente, mais nao tem perigo lembra que o chevette nao tinha borda nem nas polias nem no esticador e a correia so escapava se o esticador estevese com folga,
outra opçao seria tornear a polia dolado de traz e tirar uma lasquinha para nao pegar no sensor.
as veces as polias nao tem borda porke sao utilizadas em outros motores nos cuais a correia entra meio justa e a borda atrapalharia a troca, no caso do chevetao nao tem problema alias o 16v fiaco legal pracas e so tirar o radiador e tem espaço de sobra. ve que a polia tem varias marcas e como nos fiat a mesma polia é utilizada em varios motores.
duvida o carro nao falho ? so falha cuando a polia pega no sensor?

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por SirChico » 05 Jan 2019, 14:37

Suspeitava que era ali nesse sensor que tava dando problema, mas mesmo afastando ele, continuava falhando.

Mas ontem acho que encontrei a causa...
Imagem

Passei uma fita isolante neles e "arrumei" melhor o chicote.
Ontem andei com o carro e não falhou. Tomara que seja só aquilo mesmo.
Porque pior que ter um problema grande/chato de resolver, é ter um problema e não saber onde está a causa dele.

Pensei em refazer o chicote, mas como ainda quero colocar uma injeção programável (já pensando no futuro), não sei se perco tempo e dinheiro arrumando esse chicote por completo agora.

Sobre injeções programáveis ainda entendo muito pouco e há tantos modelos com funcionalidades diferentes...
Vou ter que estudar bastante. Sem falar que tem que guardar $$ porque elas não são muito baratas.
Bom... depende da complexidade do módulo também. Assunto para outro tópico.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor comando e correia dentada

por chirola » 07 Jan 2019, 15:56

pode ser um mal contato mesmo da para ver na foto ate alguns cables machucados na capa ,vc poderia dar uma checada no chicote para ver se nao tem algum fio encostando em outro, se o motor estever com os soporte s cansados e tremer pode ser que o sensor de detonaçao corte tembem.
injeçao programavel e um topico legal que rende vastante asunto e vai muito do gosto de cada um tem muitas opçoes e dependendo do modelo nao e tao caro asim acredito que acha uma fueltech o uma injepro sem booster para turbo a partir de mil reais mil quinientos com chicote mais o menos cuanto mais completa mais cara e a logica tudo dependo do projeto

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 176 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:12