Bom dia!
Nos dias em que o Clube ficou fora do ar tive a pior experiência da minha breve história com carros. Sempre fui muito cuidadoso com os 2 carros que tive (antes do Vectra tive um VW Voyage CL 1.6 1993 com 40 mil kms rodados) e nunca passou pela minha cabeça precisar "fazer o motor" por completo.
Os mecânicos e outros profissionais do ramo automotivo aqui da minha cidade (que fica no interior de Minas Gerais) não são lá muito bons. Eu me acostumei a levar meu carro em 2 mecânicos diferentes. O “mecânico 1” trabalhou na Alpínia (concessionária FIAT) durante alguns anos e sempre foi muito prestativo. Oficina limpa e com bastante equipamentos. O “mecânico 2” trabalhou uns 5 anos na Ritmo (concessionária Chevrolet) e entende bastante de carros da marca. Porém a oficina é minúscula, uma bagunça total e não possui scanner, elevador e coisas do tipo. É mecânico do meu pai faz 200 anos e sempre foi ok. Também é prestativo e muito honesto.
Enfim, levava meu carro sempre no mecânico 1 porque aparentemente transmitia mais confiança. Confiança que se encerrou pelas seguintes cagadas: descobri que paguei por peças e mão de obra de coisas que ele não trocou, montou a correia dentada fora do ponto, “lambrecou” a junta da tampa de válvulas e do cárter inferior de cola, deixou uma mangueira do reservatório frouxa (baixou quase toda água), mão de obra bem acima da cobrada em outros lugares e outras coisas que não lembro. Resumindo, me restou o mecânico 2.
Como já havia dito de forma resumida no meu tópico, fiz todas as manutenções preventivas de praxe quando se compra um carro usado. Já havia trocado velas, cabos de velas, todos os filtros, junta da tampa de válvula, juntas dos dois cárters, junta do tbi, correia dentada (essa na verdade o mecânico 1 disse que trocou, mas foi constatado que era mentira e que ele ainda tirou a velha e montou fora do ponto), sensor de rotação, tuchos hidráulicos, catalisador e silenciador traseiro, revisei todo o sistema de arrefecimento 2x, entre outras coisas que não me lembro de cabeça. Tudo isso dentro do período de um ano em que estou com o carro, e sempre colocando peças originais ou 1ª linha.
Algumas coisas ainda não estavam 100%, como o reservatório que estava imundo (mesmo mandando limpar todo o sistema não resolveu) e eu estava economizando pra trocar ele por outro original. De 2 em 2 semanas eu precisava completar o nível (não havia vazamentos nas mangueiras nem no radiador) mas como iria trocar o reservatório em breve pensei que daria pra esperar mais uns 60 dias. Comprei uma tampa nova original pra ver se amenizava o vazamento, porém não tive tempo de instalar. No dia em que comprei a tampa, a água do reservatório baixou quase que completamente. Levei o carro imediatamente pra oficina (mecânico 2).
De início eram apenas os selos do bloco que não estavam vedando direito e, portanto, teriam que ser trocados. Mas, ao começar a mexer, a ferrugem começou a aparecer
. O bloco tinha pontos de ferrugem e o cabeçote também estava com pontos de ferrugem próximos à junta. Veredito: cabeçote precisaria ir pra retífica. Mandei pra melhor oficina de retífica da cidade.
Ao abrir o cabeçote, algumas válvulas estavam empenadas pelo fato da correia ter ficado fora do ponto. Como sempre depois de sair do serviço eu passava na oficina, surgiu a conversa de que o bloco do motor, se submetido a um esforço muito grande, poderia não suportar a taxa de compressão maior depois da retífica e que o ideal seria fazer a parte de baixo também. Arrumando a parte de baixo, seria bom trocar a embreagem pra ficar realmente novo
(embreagem já tinha 117.000 kms).
Bom, como já estava na lama, resolvi terminar de arrumar e deixar tudo novo. Fui atrás das peças e mandei fazer o serviço. Depois de 20 dias parado, peguei o carro ontem
. Eis o que foi feito no carro e o valor final que gastei (depois coloco o valor de cada peça):
• Retífica do cabeçote (1ª retífica) – Kit retífica da Sabó com junta de aço e parafusos Sabó
• Recuperação do bloco, encamisamento e troca dos pistões – Foram trocados anéis, bronzinas, mancais, etc. Tudo original GM (medida standard)
• Troca da embreagem – Original LUK
• Troca da bomba de óleo – Original Shadek
• Troca da bomba d’água – Marca Nakata (polia de metal)
• Troca da correia dentada e uma das polias que estava bamba – Correia da marca Gates
• Troca dos selos do bloco do motor – Original GM
• Troca de algumas mangueiras que estavam ressecadas (umas 4 mangueiras foram trocadas)
• Troca do filtro de combustível - Marca Tecfil
• Troca das juntas dos 2 cárters – Marca Sabó
• Troca do reservatório e tampa do sistema de arrefecimento – Reservatório da marca Florio e tampa original GM
• Líquido de arrefecimento – 3,5 l de Paraflu e 3,5 l de água desmineralizada
• Troca da válvula termostática – Marca MTE Thomson
• Oléo 15w40 semi-sintético – Marca Ipiranga (necessário trocar com 1000km, então coloquei essa marca mesmo)
Valor total (incluindo mão de obra): R$ 5200,00