O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBalanceamento! Que drama - Vectra C

59 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Balanceamento! Que drama - Vectra C

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2013, 11:17

Boa tarde!

A questão de uma semana levei meu carro parar fazer alinhamento e balanceamento de rodas e o balanceamento não ficou legal.

Voltei no centro para refazer o balanceamento, só que agora com a roda no local, para ver se resolvia. Ainda continua trepidando.

O funcionário do centro automotivo me disse que existe uma deformidade no pneus, pois a suspensão traseira deformou o pneu. Quanto questionei sobre o balanceamento das rodas traseiras, o mesmo me disse que não importa, pois não vibra na traseira.

Duas perguntas:

1) A suspensão traseira do vectra deforma pneus?

2) A falta de balanceamento na traseira não reflete na vibração do carro?

Valeu...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 11:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Balanceamento! Que drama...

por dlpm » 29 Jul 2013, 11:22

Se estiver muito desbalanceado a traseira, o carro treme todo.... diferente da dianteira que você sente no volante.
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Balanceamento! Que drama...

por Arquiteto » 29 Jul 2013, 11:36

e um saco balancear o Vectra ...

apos N experiencias a maneira que consigo melhor resultado e assim


1- verificar se o aro tem algum empeno , se tiver corrigir antes

2- Balancear somente o aro no processo estatico

3- montar o pneu e fazer o balanceamento dinamico ...

pra tirar a duvida se um pneu/aro esta com problema ou se esta na mecanica

coloque o step no lugar pra rodar ... e observe se normaliza ...

e claro que e step tem de ser daqueles que quase nunca rodou e ainda com balanceamento de fabrica ...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2013, 12:21

Aí e que mora o problema.

Segundo o funcionário do centro automotivo, um dos pneus estava com deformidade...

Ocorre que tal pneu estava na traseira e agora na dianteira.

O cara me falou para rodar uns 2.000Km para ver ser normaliza.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

MarceloOliveira

Re: Balanceamento! Que drama...

por MarceloOliveira » 29 Jul 2013, 12:33

Alcir, no primeiro balanço que fiz, quando chegava aos 120 sentia o carro trepidar, voltei onde sempre levo os carros, eles usaram aquela máquina que o cara fica sentado e lança um foco de luz, depois depois disto até 170 não trepidou.

Agora se tem deformidade pode não ter jeito.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2013, 15:37

Eu fiz dos dois modos e o carro não ficou legal. Quando passa dos 150KM/h fica legal, porém a 120 trepida tudo...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Balanceamento! Que drama...

por Arquiteto » 29 Jul 2013, 20:18

MarceloOliveira escreveu:Alcir, no primeiro balanço que fiz, quando chegava aos 120 sentia o carro trepidar, voltei onde sempre levo os carros, eles usaram aquela máquina que o cara fica sentado e lança um foco de luz, depois depois disto até 170 não trepidou.

Agora se tem deformidade pode não ter jeito.



x2 ...

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Balanceamento! Que drama...

por elite2006 » 30 Jul 2013, 06:45

tive muita dor de cabeça até descobrir como balancear as rodas do meu vectra.O meu é elite 2.416v com rodas originais aro 17,quando os caras iam balancear colocavam um esquadro de plastico e regulavam a maquina para 7,5 polegadas,andava com o carro e ele trepidava ao atingir 110 km/h;fui em varios locais e ninguém acertava.Quando verifiquei no manual que a tala da roda é 7 polegadas e não 7,5 polegadas;voltei no meu amigo que foi o primeiro e falei pra ele ;ele me fez o serviço não cobrou mais nada e adeus trepidação;cheguei a velocidade bem superior a 120km/h e está zerado.Então no meu caso teve que ajustar a maquina para tala 7. e tem que balancear as traseiras sim.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 31 Jul 2013, 19:01

elite2006 escreveu:tive muita dor de cabeça até descobrir como balancear as rodas do meu vectra.O meu é elite 2.416v com rodas originais aro 17,quando os caras iam balancear colocavam um esquadro de plastico e regulavam a maquina para 7,5 polegadas,andava com o carro e ele trepidava ao atingir 110 km/h;fui em varios locais e ninguém acertava.Quando verifiquei no manual que a tala da roda é 7 polegadas e não 7,5 polegadas;voltei no meu amigo que foi o primeiro e falei pra ele ;ele me fez o serviço não cobrou mais nada e adeus trepidação;cheguei a velocidade bem superior a 120km/h e está zerado.Então no meu caso teve que ajustar a maquina para tala 7. e tem que balancear as traseiras sim.

Então, eu já ouvi que não tem nada a ver o balanceamento na traseira...

Vou fazer em outro lugar...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 03 Ago 2013, 16:41

Finalmente resolvi o problema do balanceamento...

Levei o carro a um outro centro automotivo, esse de confiança minha, refiz o balanceamento e agora está perfeito...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 07 Ago 2013, 19:30

Enviei um e-mail à Pirelli relatando o fato ocorrido com meu carro. Vejam:

Este foi o e-mail que eu enviei:

Em Julho de 2012 comprei 4 pneus P7 para meu carro, um Vectra Elegance Automático, na loja Caçula de Pneus de São Caetano do Sul. Fiz balanceamento nas quatro rodas, porém o resultado não foi satisfatório, pois fiz uma viagem à Sorocaba e o volante trepidava. Voltei a loja e foi tentado fazer o balanceamento mais 2 duas vezes, sem resultado. Fui encaminhado para outra loja da Caçula de Pneus, na Av. Cursino, em São Paulo, que finalmente resolveu o problema. Este ano, tendo rodado um pouco mais de 8.000Km com os pneus, resolvi fazer o alinhamento, balanceamento novamente e o rodízio dos pneus e, mais uma vez, o serviço não ficou bom. Tive de refazer o serviço, mas mesmo assim não obtive resultado. Ao conversar com o consultor técnico da loja o mesmo me disse que poderia ser defeito do pneu e que eu deveria desfazer o rodízio, já que o pneu na traseira não dá vibração. Quanto questionei sobre a garantia, fui informado que a Pirelli é muito criteriosa em tais questões e que seria muito difícil eu obter a garantia dos pneus, pois se ficasse constatado qualquer defeito, por mínimo que seja, na suspensão do veículo, a Pirelli recusaria cobrir a garantia. Procede tal informação?

Desde já agradeço a atenção.


E esta é a resposta:

Prezado Sr. Alcir,
Boa tarde,

Agradecemos pelo seu contato. Referente à sua solicitação informamos que é necessário entrar em contato com uma de nossas revendas para efetuar a análise técnica de seu pneu mediante agendamento de dia e horário por telefone da mesma.
As revendas têm até 30 dias para emitir o laudo efetuado pelo técnico responsável.
Todos os pneus reparados por profissionais não credenciados à Pirelli automaticamente perdem a garantia.
Para localizar uma revenda acesse o site http://www.pirelli.com.br - ícone Revendas Oficiais - digite sua cidade e estado - clique no ícone procurar. Caso a cidade informada não apresentar revenda (bandeira na cor amarela e preta) diminua o mapa no cursor para localizar a cidade mais próxima que possua uma revenda autorizada.

Seguindo os passos acima, o senhor poderá contatar algumas revendas por intermédio do telefone ou entâo se preferir, encaminhe seu endereço completo, com CEP inclusive, o seu nº de CPF, a sua data de nascimento e 2 (dois) telefones de contato, com DDD inclusive para que possamos fornecer o endereço de revendas mais próximas à sua residência ou de uma cidade próxima.

Lembramos que cada revenda tem sua programação de agendamento e a central de atendimento ao cliente (SAC) não tem acesso à essas informações, sendo assim nossa central não intervêm na programação da autorizada junto ao técnico.

Nossa central de atendimento ao cliente (SAC) não tem acesso à informação de férias, afastamento por qualquer motivo ou demissões dos técnicos que atendem a garantia por parte das autorizadas. A garantia de fábrica Pirelli consiste em 5 anos com base na data de compra do pneu contra qualquer eventual defeito de fabricação que venha a ser constatado durante o seu uso, excluindo-se desta garantia as avarias de natureza acidental e aquelas decorrentes de uso inadequado do produto. Caso não tenha a Nota Fiscal, a garantia passa a valer a partir da data de fabricação do pneu – DOT, localizado no próprio produto.

A garantia Pirelli é válida somente para a "1ª vida" do pneu, ou seja, aquela anterior à sua 1ª reforma e é proporcional ao resíduo remanescente do desenho na
banda de rodagem.

Atenciosamente,
SAC Pirelli


O que fazer, né?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 09 Ago 2013, 12:35

Vejam uma atualização do caso:

A Pirelli me indicou alguns representantes para fazer um laudo do pneu, porém nenhum deles faz tal laudo. Respondi, pedindo que eles atualizassem as informações e vejam a resposta:

Bom Dia

Prezado Senhor

Agradecemos novamente pelo seu contato e lhe informamos que a nossa Central de Atendimento, conforme já lhe passado em e-mails anteriores, não tem informações sobre férias, licenças, afastamentos, etc dos técnicos das revendas.

Com relação às revendas Caçula de Pneus e Della Via Pneus, as mesmas são grandes franquias na cidade de São Paulo, sendo que pelos telefones passados, estas poderão fornecer, além de revendas mais próximas à sua residência e/ou local de trabalho, também quais revendas poderão ter um técnico para agendamento de data e horário para a realização dos exames nos pneus.

Abaixo passamos mais algumas revendas para contato:

PNEUS CINCO ESTRELAS
AVENIDA VEREADOR JOÃO DE LUCCA, 1122 - JARDIM PRUDÊNCIA
SÃO PAULO
PHONE: 11 5562-1988

CASA FERNANDES DE PNEUS
AVENIDA JOÃO DIAS, 1278 - SANTO AMARO
SÃO PAULO
PHONE: 11 5645-1400


Ou seja, você que vá atrás de algum lugar que faça o referido laudo...

Pensem bem na hora de comprar pneu Pirelli.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Balanceamento! Que drama...

por Arquiteto » 09 Ago 2013, 17:00

conseguir usufruir de garantia em pneu ...

é dificil viu ...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 09 Ago 2013, 17:35

Arquiteto escreveu:conseguir usufruir de garantia em pneu ...

é dificil viu ...

Eu já consegui da Goodyear, foi uma briga mas consegui.

Agora vou começar outra...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Balanceamento! Que drama...

por Arquiteto » 09 Ago 2013, 18:41

estamos na torcida,

:88:

Netocivil
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 09 Ago 2013, 21:43
Nome Completo: ODÍLIO PEREIRA DE QUEIROZ NETO
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Balanceamento! Que drama...

por Netocivil » 10 Ago 2013, 03:01

Que estranho. Meu Elegance 2011 adquirido há 3 meses está com mesmo problema, ou seja, trepida o volante a 120 km/h e para dos 130 km/h para frente, mesmo tendo sido feito o balanceamento e alinhamento. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas os pneus não estão 100%. Talvez troque os mesmos para ver se resolve.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2013, 12:52

Netocivil escreveu:Que estranho. Meu Elegance 2011 adquirido há 3 meses está com mesmo problema, ou seja, trepida o volante a 120 km/h e para dos 130 km/h para frente, mesmo tendo sido feito o balanceamento e alinhamento. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas os pneus não estão 100%. Talvez troque os mesmos para ver se resolve.

Você que comprou os pneus ou vieram no carro?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Balanceamento! Que drama...

por Pedro Josino » 12 Ago 2013, 23:53

Após algum tempo ausente, tentarei voltar a contribuir no fórum.

Esses pneus Pirelli P7 são problemáticos. Já li alguns relatos em 2007 e 2008 de relatos de Vectra Elite com descolamento da banda de rodagem, pouco tempo depois, a solução dada pela GM foi mudar a medida original de 215/45 R17 para 225/45 R17 se não estou enganado.

Em 2009 eu adquiri um Gol Power 1.6 0Km com pneus Pirelli P7 195/55 R15. Com menos de um ano de uso, tive dois pneus com início de descolamento da banda de rodagem. Como sou eu quem lavo meus carros, ao passar o pretinho nos pneus eu percebi uma fenda na lateral do pneu traseiro esquerdo, me dirigi a Natal Pneus (revenda oficial na minha cidade) e mostrei o problema. Fizeram uma análise no meu carro, procurando arranhão nas rodas, marcas de impacto, etc., como não encontraram nada, substituíram o pneu na hora, sem custo e ainda balancearam o mesmo, o carro tinha uns 8mil km na época. Cerca de dois ou três meses depois eu percebi o mesmo no pneu dianteiro do lado oposto, repeti o procedimento mas dessa vez eles foram mais chatos, colocaram o carro no elevador e analisaram a suspensão e tudo, como não acharam nada, substituíram o pneu, balancearam a roda e alinharam o carro, pois era um pneu dianteiro.

Na segunda vez que fui a revenda Pirelli, o gerente não tinha muita conversa, enquanto isso o funcionário que substituia o pneu disse que era comum esse tipo de problema nesse pneu, que há algum tempo atrás um cliente tinha substituído os pneus de um Citroën C3 XTR pelos Pirelli P7 e depois de dois meses chegou lá com o carro no guincho e todo avariado pois o pneu havia se desmontado na BR-101. É provável que ele tenha processado a Pirelli mas não tenho notícias.

A única vez que tive problema no balanceamento do Vectra, o problema nem era o balanceamento em si e sim as buchas da barra estabilizadora. O problema é achar um mecânico afiado que descubra isso, levei quase 6 meses entre oficinas e concessionária.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Balanceamento! Que drama...

por Alcir Andreoni » 13 Ago 2013, 09:28

Pedro Josino escreveu:Após algum tempo ausente, tentarei voltar a contribuir no fórum.

Esses pneus Pirelli P7 são problemáticos. Já li alguns relatos em 2007 e 2008 de relatos de Vectra Elite com descolamento da banda de rodagem, pouco tempo depois, a solução dada pela GM foi mudar a medida original de 215/45 R17 para 225/45 R17 se não estou enganado.

Em 2009 eu adquiri um Gol Power 1.6 0Km com pneus Pirelli P7 195/55 R15. Com menos de um ano de uso, tive dois pneus com início de descolamento da banda de rodagem. Como sou eu quem lavo meus carros, ao passar o pretinho nos pneus eu percebi uma fenda na lateral do pneu traseiro esquerdo, me dirigi a Natal Pneus (revenda oficial na minha cidade) e mostrei o problema. Fizeram uma análise no meu carro, procurando arranhão nas rodas, marcas de impacto, etc., como não encontraram nada, substituíram o pneu na hora, sem custo e ainda balancearam o mesmo, o carro tinha uns 8mil km na época. Cerca de dois ou três meses depois eu percebi o mesmo no pneu dianteiro do lado oposto, repeti o procedimento mas dessa vez eles foram mais chatos, colocaram o carro no elevador e analisaram a suspensão e tudo, como não acharam nada, substituíram o pneu, balancearam a roda e alinharam o carro, pois era um pneu dianteiro.

Na segunda vez que fui a revenda Pirelli, o gerente não tinha muita conversa, enquanto isso o funcionário que substituia o pneu disse que era comum esse tipo de problema nesse pneu, que há algum tempo atrás um cliente tinha substituído os pneus de um Citroën C3 XTR pelos Pirelli P7 e depois de dois meses chegou lá com o carro no guincho e todo avariado pois o pneu havia se desmontado na BR-101. É provável que ele tenha processado a Pirelli mas não tenho notícias.

A única vez que tive problema no balanceamento do Vectra, o problema nem era o balanceamento em si e sim as buchas da barra estabilizadora. O problema é achar um mecânico afiado que descubra isso, levei quase 6 meses entre oficinas e concessionária.

Então, quando fui fazer o balanceamento ficou notório que o pneu tem uma certa deformidade. Porém o consultor técnico da distribuidora disse que eu deveria desfazer o rodízio para para acabar com a trepidação e esquecer a garantia, pois a Pirelli não dá. Isso que está me deixando nervoso... :51:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Balanceamento! Que drama...

por Pedro Josino » 13 Ago 2013, 11:53

Alcir Andreoni escreveu:Então, quando fui fazer o balanceamento ficou notório que o pneu tem uma certa deformidade. Porém o consultor técnico da distribuidora disse que eu deveria desfazer o rodízio para para acabar com a trepidação e esquecer a garantia, pois a Pirelli não dá. Isso que está me deixando nervoso... :51:


Quando você fala consultor técnico é tipo aqueles vendedores? Na Volkswagen existem consultores técnicos que recebem o veículo agendado mas pouco, ou nada, eles entendem de mecânica, talvez esse camarada pouco ou nada entenda da engenharia de pneus, não posso afirmar pois não tenho expertise nisso.

Em 2007, quando tirei minha carteira de motorista, tinhamos em casa uma Zafira com quase 6 anos de uso e nada eu entendia de carro. Levei o carro para uma revisão antes de viajar (substituição da bateria, silencioso, alinhamento e balanceamento) e me disseram que eu tinha um pneu deformado e que ele não pegaria balanceamento, mas bastava deixar atrás que resolvia. Seguimos o conselho.

No dia seguinte viajamos e percorremos uma distância de 400Km e passamos o feriado nessa cidade. Na volta, começamos a sentir a traseira balançando muito e foi assim até chegarmos em nossa cidade.

No dia seguinte, me dirigi a revenda oficial da Goodyear aqui na cidade (era a marca dos pneus) e contei o ocorrido e eles disseram que o pneu havia deformado. Eles retiraram as rodas do carro e colocaram na máquina de balanceamento e detectaram que uma das rodas havia um pequeno empeno e alegaram ser ele o responsável pela deformação do pneu. No fim das contas, esse pneu ajudou a deformar o pneu do outro lado. Com isso, nos vimos na necessidade de substituir os quatro pneus do carro.

Hoje eu tenho algum conhecimento sobre carros e sei que ele é uma arma letal. Com itens de segurança eu não brinco e pneu é um deles. Desde que criei consciência sobre isso, substituo os pneus antes de chegar ao TWI (indicador de desgaste), mesmo que aparentemente novo, se tiver 5 anos de fabricado eu substituo com medo de ressecamento, se tiver com bolhas, descolando ou deformado, eu substituo por medo de uma "explosão" do mesmo em alta velocidade.

Sem falar que pneus sem balanceamento comprometem todo o carro. Por mais que não perceba a vibração, ela existe e isso vai ocasionando fadiga de componentes e até mesmo folgando o aperto de parafusos. A vibração é uma das maiores inimigas do carro, é ela que vai fadigando a maioria das peças.

Eu iria atrás da revenda Pirelli e tentaria a garantia, o pior que pode acontecer é você levar um não. E na melhor das possibilidades é ganhar um pneu novo. Mas se a suspensão estiver com fadigas, roda empenada ou arranhada, talvez eles neguem mesmo a garantia. Se não houver o chumbo do balanceamento eles podem dizer que a falta de balanceamento deformou o pneu. Tudo é motivo para anulação de garantia de um item são sensível quanto pneu.

59 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:47