O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVelocimetro (como funciona) - Vectra B

50 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Set 2017, 08:25

[quote="reginaldo.pereira"][/quote]
Mensagem movida para tópico apropriado!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Jean Siqueira1996
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Set 2017, 12:23
Nome Completo: Jean da Silva Siqueira
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

[vectra challenge]

por Jean Siqueira1996 » 27 Set 2017, 16:41

:13: galera, tenho um vectra challenge e está com problema no painel, TODOS OS PONTEIROS DO PAINEL ESTAO TRAVADOS NO MINIMO, já olhei fusível e não é... Alguém aí sabe a solução pra esse problema?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Set 2017, 16:55

Ju_Bueno escreveu:Mensagem movida para tópico apropriado!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
morilhas
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Out 2013, 11:03
Nome Completo: Lourenço Morilhas
Cidade: junqueiropolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por morilhas » 28 Set 2017, 09:04

bom dia pessoal , tenho o msmo problema com meu vcd 97 , no meu caso acho que sensor nao pode ser porque o odometro funciona normalmente agora os ponteiros do velocimetro e rpm só quando quer.
em tempo quente (que praticamente sempre) aí que nao funciona msmo . na primeira partida do dia funciona legal , depois esquece :47:

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Mantenedor » 04 Out 2017, 15:52

Bom gente , eu tenho um vectra cd 97 , o problema que tenho no painel de instrumentos e:
1° A velocidade indicada no velocímetro mostra uma diferença em relação a mostrada no GPS ou mesmo com outro carro ao lado.
O relógio de temperatura também mostra temperatura superior em relação ao módulo Fueltech.
E agora o leitor de combustível ora mostra que possui combustível ora mostra na reserva.
Alguém já passou por está bagunça toda?

Pesquisando na internet encontrei este rapaz dando aula de funcionamento de sensores de combustível.

https://youtu.be/9gg4da6GQio

Vale a pena assistir as aulas dele...

ABS!!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Gilmar Martins » 05 Out 2017, 21:33

Pois é. No caso do meu GLS 97 o problema estava no relê conversor. Fica na caixa de relês perto do servo-freio. A caixa do relê, como foi mencionado lá no início, é laranja. Trocado esse relê, voltou a funcionar, custou 60 reis.
Gilmar
Papai e mamãe eram felizes

alvaro55
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Nov 2017, 20:36
Nome Completo: Alvaro Roman Gonzalez
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por alvaro55 » 12 Nov 2017, 20:45

nao meo so tein dois rele q quando retirado para o carro ja procure o rele combersor do RPM e velocimetro y nao alho as veces funciona y otras nao meo vectra e um 97 CD 16V

arveck
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Out 2015, 13:41
Nome Completo: A. R.
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por arveck » 14 Dez 2017, 23:05

morilhas escreveu:Fuente del Mensaje bom dia pessoal , tenho o msmo problema com meu vcd 97 , no meu caso acho que sensor nao pode ser porque o odometro funciona normalmente agora os ponteiros do velocimetro e rpm só quando quer.
em tempo quente (que praticamente sempre) aí que nao funciona msmo . na primeira partida do dia funciona legal , depois esquece


Opa, estou com a mesma situação. Conseguiu resolver, morilhas?

É um GLS 98/99, sem ABS.
Faz uma semana que pararam de funcionar o contagiros e o velocímetro. O contagiros fica no zero, parado. O velocímetro fica no zero, oscilando.
Na verdade teve umas poucas vezes que funcionou desde então. Sempre era de manhã, primeira partida, com o carro frio na sombra. Nessas vezes que funcionou, me pareceu que o ponteiro do velocímetro estava lento pra subir e pra descer, como se estivesse atrasado em comparação com a velocidade do carro.
As luzes de avisos e a iluminação do painel funcionam. Marcadores de combustível e de temperatura funcionam. Hodômetros parcial e total funcionam.

Tirei, revisei contatos, e reinstalei o conversor de sinais cor laranja (que chamam de relê).
Tirei, revisei contatos, e reinstalei o painel. Não resolveu.
Um eletricista que verificou o carro disse que no módulo está tudo ok segundo a leitura do scanner, e que ele desconfia da parte interna do painel mesmo.

Agora estou pesquisando bastante e me preparando para desmontar o painel e verificar os motores. Muita gente na internet comenta que o problema acontece nos motores.

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Bom gente , eu tenho um vectra cd 97 , o problema que tenho no painel de instrumentos e:
1° A velocidade indicada no velocímetro mostra uma diferença em relação a mostrada no GPS ou mesmo com outro carro ao lado.
O relógio de temperatura também mostra temperatura superior em relação ao módulo Fueltech.
E agora o leitor de combustível ora mostra que possui combustível ora mostra na reserva.
Alguém já passou por está bagunça toda?


Mantenedor, conseguiu resolver esses problemas?

O meu velocímetro, quando funcionava, sempre indicava uns 10% de velocidade a mais do que o GPS e as lombadas eletrônicas indicam.
Antes de desmontar meu painel, preciso saber se vou conseguir regular ele como estava, e quem sabe corrigir essa diferença.

Pretendo dar um retorno aqui nesse tópico quando tiver resolvido!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 15 Dez 2017, 08:22

O problema pode ser o motor do velocímetro, não sei se você conseguirá consertar o seu, mas se você arrumar outro você conseguirá trocar se tiver experiencia em desmontar coisas complicadas. Hoje nem é tão difícil porque internet ajuda muito e o maior problema em desmontar este mostrador, são as travas internas que é preciso uma chave especial que qualquer um pode fazer com uma chave de fendas, bastando lixar o meio da ponta dela fazendo ali um V. As travas dele são plasticas, portanto deve torcer no máximo 1/4 para que libere sem quebrar e acho ser 4 travas destas sendo duas tapadas com um papel ou algo assim.

Sobre a diferença de velocidade, eu já comentei aqui que o desgaste de pneu aumenta o erro do velocímetro. A troca das rodas por tamanhos diferente ao original aumenta também, tendo rodas menores, marcam mais do que o original, sendo rodas maiores marca menos que o original.

Outro detalhe da diferença de velocímetro para o GPS que é velocidade real. Estando em 80 KM no marcador acelerando é uma coisa, tirando o pé é outra, explico melhor: Estando em 80 em linha reta tirar o pê o marcador desce mais devagar mostrando uma velocidade maior, que o normal neste caso, inclusive mantendo em 80 um pouquinho antes de começar a retornar o ponteiro, mas a velocidade real já caiu no simples fato de tirar o pé do acelerador, isto porque a reação do velocímetro é tardia com relação a velocidade e perde feio para o GPS. Isto em retas acelerando.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 16 Dez 2017, 06:11, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

arveck
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Out 2015, 13:41
Nome Completo: A. R.
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por arveck » 15 Dez 2017, 20:44

Almeidão, gostei da dica pra lidar com as travinhas. Me faltava uma boa ideia de como liberar elas, quase certo que eu iria quebrar.

Sobre a diferença da velocidade, o carro está com os pneus que indica pro modelo dele no manual.
Ele marcava uma diferença entre 10-15% com os pneus gastos, e me parece que ainda tem uma diferença de mais de 10% agora que tem pneus novos.

O meu painel tem o conector principal cinza, meio grandalhão. Painéis mais novos tem um conector azul, mais compacto. Tem alguma facilidade/dificuldade em lidar com um ou outro? Sabem se os scanners conectam nos painéis pra fazer algum diagnóstico ou alguma calibração?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 18 Dez 2017, 12:45

arveck escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, gostei da dica pra lidar com as travinhas. Me faltava uma boa ideia de como liberar elas, quase certo que eu iria quebrar.

Sobre a diferença da velocidade, o carro está com os pneus que indica pro modelo dele no manual.
Ele marcava uma diferença entre 10-15% com os pneus gastos, e me parece que ainda tem uma diferença de mais de 10% agora que tem pneus novos.

O meu painel tem o conector principal cinza, meio grandalhão. Painéis mais novos tem um conector azul, mais compacto. Tem alguma facilidade/dificuldade em lidar com um ou outro? Sabem se os scanners conectam nos painéis pra fazer algum diagnóstico ou alguma calibração?


Meu amigo, este cabrunco destas travinhas ai, fez com que eu estragasse 2 para descobrir como desmontar o que eu realmente queria para trocar o odômetro que estava ficando branco de um lado, ai chequei nesta chave que se pode fazer também com uma vareta de solda grossa ou um vergalhão, martelar a ponta pra ficar chata e logo meter a ponta em um disco de corte e fazer este V que pode ser um U e o problema será resolvido. Na parte preta do mostrador você verá que tem uns redondinhos tapando o buraco, é só tirar e nem precisa repor depois, porque ficará escondido, mas se quiser recolocar você arrumará um jeito.

o meu carro é um 97 e tem um mostrador acho que do ano 2000. o 97 não tem chicote e o modelo do meu carro sem conta giro, no lugar do chicote tem uma tomada cheia de pernas, mas parece uma centopeia. O 2000, tem uma tomada azul e conta giro, comprei com o pedaço do chicote nele, simplesmente soldei todos os fios daquele chicote seguindo as corres que são iguais, não usei fita isolante para não ficar uma pelota de tanto fio soldado, usei macarrão termo contrátil, tirei um pedacinho la dentro onde ele fica e hoje o meu tem tomada, ligou e funcionou tudo.
Imagem

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 20:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Painel de instrumentos do vectra cd completamente loco

por Gerson Hatschbach » 23 Dez 2017, 13:29

Gente, boa tarde, possuo um vectra cd 2.2 16v aut ano 99, e de uns 15 dias pra trás estou tomando uma lenha para tentar solucionar um problema q apareceu de uma hora para outra. Como não consegui, acabei levando em um mecânico, que também esta apanhando para resolver o defeito. Bom, vou tentar explicar bem esmiuçado para ver se alguém do fórum já passou por isso e tem como me dar uma mãozinha!
A uns 20 dias atras, eu levei o carro ate a oficina pois estava apagando quando deixava ele na lenta, ou quando se chegava em uma esquina e a rotação baixava.
colocando o scanner, constataram q era o sensor de rotação, ate ai tudo bem, foi trocado o sensor e já conferido roda fônica. Tudo normal!
Quando peguei ele na oficina e fui pegar a estrada, simplesmente de uma hora para outra, o ponteiro do velocímetro quando chegava a 60 km por hora, ele dava um pulo para 160, e não baixava mais, a não ser q eu baixasse a velocidade inferior aos 60 km por hora, ai ele voltava ao normal. Acelerando novamente, ele ia normal ate os 60 km por hora, depois saltava novamente ate 160.
levei novamente para o mecânico e ele retirou a central, painel e mandou para outro cara q mexia nessa parte.
voltando do serviço, o responsável pela central falou q estava tudo normal e que não tinha como testar somente o painel pois não tinha bancada para tal serviço.
Agora depois de colocar o painel de volta, ai q endoideceu tudo, o conta giro no bater arranque gruda la no vermelho, e não baixa, ponteiro de temperatura crava no vermelho também, tanque mostra sempre como cheio, e o velocímetro continua na mesma.
o cara que mexeu na central mandou um diagrama dos pinos q vem da central ate o painel, para aferir se estava vindo a tensão certa, mas o diagrama não e o mesmo para o modelo do vectra. Ele acredita q esta vindo algo com muita tensão pelo chicote, fazendo o painel ficar loco.
Não sei mais a quem recorrer, e não tem como andar com o carro sem a parte de instrumentos de painel!
Se alguém já passou por isso ou se conhece alguém que pode me dar uma ajuda agradeço a vcs!

Avatar do usuário
williamCDV
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Set 2016, 20:04
Nome Completo: william santos santos
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Painel de instrumentos do vectra cd completamente loco

por williamCDV » 23 Dez 2017, 14:23

amigo o meu esta assim,so k o meu n da pulos ele funciona so k quando vc da um puxadao o velocimetro para e nao marca mais

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Ju_Bueno » 24 Dez 2017, 18:22


Mensagem movida!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Formiga Velocimetros
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jan 2019, 16:56
Nome Completo: Lucas Arantes de Souza
Cidade: Formiga
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2003
Idade: 32

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Formiga Velocimetros » 07 Jan 2019, 17:00


wallacer95
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 10 Dez 2018, 14:24
Nome Completo: Wallace Rodrigues da Silva
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por wallacer95 » 07 Jan 2019, 20:17

Galera o meu e um Vectra CD 97 e tbm esta com problema no velocímetro que não esta funcionando e nem o odômetro aumenta a km do carro, o conta giros esta normal, no painel não esta com a luz do ABS acendendo nem nada mas acredito que seja o ABS pois deixei na oficina pra fazer troca dos discos e pastilhas de freio nas 4 rodas (pagando caro por isso) vocês acham que pode ser o modulo do ABS?

Hlamosa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Abr 2018, 21:50
Nome Completo: Hamilton Lamosa Cesar
Cidade: 117
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 54

Sistema do Velocimetro do vectra GL 2.0 8V 97

por Hlamosa » 04 Fev 2019, 21:31

Boa noite Amigos tenho um Vectra 2.0 8v 97 , o velocímetro parou de funcionar gostraia de saber como arrumar ou trocar o sensor e cabos do velocímetro .
obg a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 06 Fev 2019, 11:39

Hlamosa escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite Amigos tenho um Vectra 2.0 8v 97 , o velocímetro parou de funcionar gostraia de saber como arrumar ou trocar o sensor e cabos do velocímetro .
obg a todos.


Primeiro você precisa ter certeza que o problema seja o sensor, pode ser também o relê conversor e pode ser problemas interno no velocimetro.
De qualquer forma, o sensor fica na roda esquerda dianteira e o sensor capta o sinal da homocinética que tem que ser apropriada para este carro, caso não seja ele também não funciona.
Imagem

Roque Santana
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2020, 14:45
Nome Completo: Roque Santana
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 48

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Roque Santana » 09 Jun 2020, 23:03

Velocímetro do Vectra parado e crônico de muitos Vectras. Agora se o hodômetro tbem não conta então pode ser no sensor de velocidade, tira e dá uma limpada no imã dele.

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Renan Perez » 16 Nov 2020, 22:37

Boa noite pessoal tenho um vectra gls 97 sem ABS. O painel dele funciona temperatura e combustível. Já o conta giros fica sempre parado e o velocímetro fica "tremendo" ao ligar a ignição ou rodar com o carro e mesmo depois que desliga a ignição ainda fica por alguns segundos "tremendo". Alguma sugestão?. Obrigado

50 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 183 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:21