O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas no Ar condiconado - Vectra C

193 mensagens
Avatar do usuário
joaovalter
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Mar 2016, 11:37
Nome Completo: João Valter Matias
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por joaovalter » 08 Jan 2019, 10:54

Pessoal bom dia, galera eu to com um problema no meu AC, o meu é um elegance 2007, ele é digital, ai o seguinte eu ligo o ar ele funciona normal, mas vez o outra ele para, o ventilador dentro do carro passa 3 segundos e volta, ai fica assim tem hora que para passa 3 segundos e volta, alguem aqui sabe oque possa ser?

Avatar do usuário
mherpich
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:30
Nome Completo: Maiquel Herpich
Cidade: Salto do Jacui
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por mherpich » 08 Jan 2019, 14:22

Boa tarde.

Faz um tempo que percebi que quando ligo o ar condicionado, em marcha lenta, a ventoinha (e o compressor) liga e 5 segundos depois desliga; leva uns 30 segundos, liga e 5 segundos depois desliga novamente; e fica nesse ciclo. O ar até gela, mas como funciona muito pouco tempo, é ineficiente. Depois de ler bastante e ver videos no youtube, me parece que o problema seria aquela resistencia que fica no defletor do radiador, a que faz a ventoinha girar mais lentamente. E que, mais aprofundadamente falando, seria a queima do fusivelzinho que fica junta a resistencia. Ontem desmontei a peça do defletor (levei uma surra pra descobrir como desplugar ela do defletor) e testei continuidade no fusível com um multiteste: não deu sinal; usei todas as escalas de resistencia ohmica e em todas resultou resistencia infinita. Isso me levou a concluir que realmente o fusível está queimado, e que a resistencia da ventoinha não tem mais ação. E que isso faz a ventoinha sempre girar no talo, comprometendo principalmente o funcionamento do ar condicionado.

Imagem

Bom, me preparando para ir as compras, fui ver o que tinha disponível no mercado e me deparei com 4 opções à venda:
* só a resistencia sem chicote;
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 749639-_JM

* a resistencia com chicote;
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2012-_JM

* a resistencia com chicote e motor do ventilador;
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... stncia-_JM

* a resistencia com chicote, motor, ventoinha e defletor.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -todos-_JM

Até onde consegui enxergar, não descobri como desplugar o chicote do motor do ventilador. É tão bem encaixado que parece que não é de desmontar. Estou precisando de uma luz. Alguém já passou por isso? Obrigado

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Thiebaut » 08 Jan 2019, 15:38

Minha experiência com ar condicionado.

Não estava gelando. Tava bem pouco.
Mandei no conhecido que mexe com isso.
Detectou: problema na "torre" que tem no compressor, vazamento no terminal e pouco gás/óleo.
Arrumou, ficou em 400,00, e nas medições que eu vi, quando está no low (LO) sai ar a 6º!!!

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Problema no AR Condicionado do vectra gtx 08

por dennis_suzano » 11 Jan 2019, 12:38

Pessoal boa tarde a 1 mes apareceu um barulho de tensor no carro somente quando ligava o ar parecia aquelas maquinas de limpar os bicos , ontem troquei o tensor por original GM comprado na Chevroparts embalagem lacrada .
e quando aciono o ar condicionado o barulho aparece bem alto....tipo maquina de costura igual barulho de tensor batendo quando a mola dele esta gasta, mas não é o tensor pois o mesmo fica bem tencionado então terei que descartar o ar esta gelando e esquentando normalmente o que será?
somente quando eu ligo o ar condicionado o barulho volta........ e bem alto.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema no AR Condicionado do vectra gtx 08

por Almeidão » 11 Jan 2019, 14:22

Eu não sei se isto pode lhe ajudar, mas o meu é um Vectra B e ronca as na lenta com o ar ligado. Cheguei a pensar que era compressor, troquei o mesmo e continuou o ronco, logo comprei um tensor novo, funcionou uma semana e voltou a ronca e tem momento que ele faz um ruido parece que está batendo em algo tipo dando marteladas e sempre em marcha lenta, na alta não acontece nada. Fui para outro tensor e ao colocar, o barulho só mudou o que era fraco ficou mais forte, comprei mais um e original também coloquei e tinha outro ruido, comprei um de outra marca na internet, não me lembro agora, mas não é o LOAD e é marca usada também pelas montadoras, coloquei no carro e tinha um ruido menor. Resolvi trocar a correia uns 3 meses depois e voltei com o LOAD, o ruido era insuportável na lenta e aguentei com ele até este ultimo mês e voltei com o que não é LOAD e ele é bem mais silencioso, mas fica um ruido ainda na lenta. Esta é toda a historia deste carro com o ar ligado e tudo leva a acreditar que o problema seja o tensor que deve ter sido mudado a qualidade dele e os bons vinham nos carros e nada mais.

Outra coisa que voce deve verifica, a polia do Girabrequim dos Vectras, tem a parte interna, depois vem um emborrachamento e a parte externa, com o tempo ela estoura e começa girar em falso, não muito mais gira e aparece ali uns ruídos diferentes. A minha está ruim, mas não acredito que seja ela o defeito porque já troquei uma vez e não mudou nada, no seu caso vale apenas averiguar, quem sabe seja isto. Para você observar isto, basta marcar com uma tinta a lateral dela fazendo um risco até no meio e se ela tiver em falso, ao andar uma semana com ele você verá ser o risco permanece na mesma direção.
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Problema no AR Condicionado do vectra gtx 08

por dennis_suzano » 11 Jan 2019, 15:04

Almeidão e familia segue o video com o devido barulho p tensor foi trocado ontem e não trepida então estou descartando ele.....
https://www.youtube.com/watch?v=JAf4zkx ... e=youtu.be

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema no AR Condicionado do vectra gtx 08

por chirola » 11 Jan 2019, 18:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não sei se isto pode lhe ajudar, mas o meu é um Vectra B e ronca as na lenta com o ar ligado. Cheguei a pensar que era compressor, troquei o mesmo e continuou o ronco, logo comprei um tensor novo, funcionou uma semana e voltou a ronca e tem momento que ele faz um ruido parece que está batendo em algo tipo dando marteladas e sempre em marcha lenta, na alta não acontece nada. Fui para outro tensor e ao colocar, o barulho só mudou o que era fraco ficou mais forte, comprei mais um e original também coloquei e tinha outro ruido, comprei um de outra marca na internet, não me lembro agora, mas não é o LOAD e é marca usada também pelas montadoras, coloquei no carro e tinha um ruido menor. Resolvi trocar a correia uns 3 meses depois e voltei com o LOAD, o ruido era insuportável na lenta e aguentei com ele até este ultimo mês e voltei com o que não é LOAD e ele é bem mais silencioso, mas fica um ruido ainda na lenta. Esta é toda a historia deste carro com o ar ligado e tudo leva a acreditar que o problema seja o tensor que deve ter sido mudado a qualidade dele e os bons vinham nos carros e nada mais.

Outra coisa que voce deve verifica, a polia do Girabrequim dos Vectras, tem a parte interna, depois vem um emborrachamento e a parte externa, com o tempo ela estoura e começa girar em falso, não muito mais gira e aparece ali uns ruídos diferentes. A minha está ruim, mas não acredito que seja ela o defeito porque já troquei uma vez e não mudou nada, no seu caso vale apenas averiguar, quem sabe seja isto. Para você observar isto, basta marcar com uma tinta a lateral dela fazendo um risco até no meio e se ela tiver em falso, ao andar uma semana com ele você verá ser o risco permanece na mesma direção.

e verdade peça de reposiçao nao e a mesma coisa que original de fabrica mesmo sendo reposto priginal , muitas veces na oficina se colocava peça usada mais original da linha de montagem e chegava a durar mais do que as de reposiçao mesmo sendo usada .
agor falando em ar condicionado e barulho so cuando liga o ar o defeito esta nas peças mecanicas do ar certeza se fose esticador nao faria so comar e sim emaceleradas fortes tambem, geralmente o barulho vem da polia do ar, e mais na maioria dos casos o rolamento e o culpado afruja a correia e confere folga na polia.
olha o vie e ve se o barulho e parecido o carinha do video e meio chtinho mai da para entenderdereito
https://www.youtube.com/watch?v=Kgtu9xHrh98
cha ouvi muito reclamo de compresores delphi novos

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ju_Bueno » 14 Jan 2019, 08:25

Dennis, vi o seu vídeo e fiquei em dúvida se o barulho é igual o que tive no Astra - ser for é o caso dessa polia que o Almeidão comentou. Dá uma olhada no tópico abaixo que eu postei um vídeo e a explicação de quando ocorria o ruído. Talvez te ajude:

viewtopic.php?f=39&t=2472&p=190885&hilit=polia+virabrequim#p190885
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

vectra 99
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Jul 2018, 12:27
Nome Completo: Adilson cezar moreira
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 44

AR FRIO NÃO LIGA APÓS LIGAR CARRO/vectra 2010

por vectra 99 » 06 Fev 2019, 10:17

vectra 2010 elegance funciona o ar frio e quente ao girar a chave,porém quando ligo o carro simplesmente não funciona
o ar do carro,alguém sabe o que faz isso amigos????? :40:

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 06 Fev 2019, 10:33

Bom dia pessoal! O meu ar Quando coloco em 22ºC, o compressor desliga, e só aciona após colocar em 20ºC. O que será que está acontecendo? :2: :61:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Arquiteto » 06 Fev 2019, 11:40

seria bom se tivesse um outro painel de controle pra de fazer uns testes ,

e ainda assim pode ser outra coisa

:61:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

AR FRIO NÃO LIGA APÓS LIGAR CARRO/vectra 2010

por Arquiteto » 06 Fev 2019, 11:43

vectra 99 escreveu:Fuente del Mensaje vectra 2010 elegance funciona o ar frio e quente ao girar a chave,porém quando ligo o carro simplesmente não funciona
o ar do carro,alguém sabe o que faz isso amigos????? :40:


procura no seu manual a posição do rele do AC, e confere se ele esta funcionando mesmo ... ele tem de fazer um barulho " tec "..ao ativar e desativar o AC

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 06 Fev 2019, 13:21

Arquiteto escreveu:seria bom se tivesse um outro painel de controle pra de fazer uns testes ,

e ainda assim pode ser outra coisa

:61:


Não entendi :61:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Arquiteto » 06 Fev 2019, 17:27

estou me referindo ao painel digital que controla o AC

vectra 99
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Jul 2018, 12:27
Nome Completo: Adilson cezar moreira
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 44

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por vectra 99 » 08 Fev 2019, 09:59

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
vectra 99 escreveu:Fuente del Mensaje vectra 2010 elegance funciona o ar frio e quente ao girar a chave,porém quando ligo o carro simplesmente não funciona
o ar do carro,alguém sabe o que faz isso amigos????? :40:


procura no seu manual a posição do rele do AC, e confere se ele esta funcionando mesmo ... ele tem de fazer um barulho " tec "..ao ativar e desativar o AC

sobre o rele não faz barulho do AC
O ventilador ate funciona com carro desligado com chave girada,mas se eu ligar não funciona ,só fica com o visor ligado.

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 19 Mar 2019, 07:51

Arquiteto escreveu:estou me referindo ao painel digital que controla o AC


É meu amigo Arquiteto e e amigos do clube, o meu ar depois de 5 Anos que foi feito revisão, tipo: Troca de bobina, rolamento, lubrificação etc.. parou de gelar de vez :61: Tô achando que é o relé que foi embora... O que vcs acham amigos? :2:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Almeidão » 20 Mar 2019, 09:10

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:estou me referindo ao painel digital que controla o AC


É meu amigo Arquiteto e e amigos do clube, o meu ar depois de 5 Anos que foi feito revisão, tipo: Troca de bobina, rolamento, lubrificação etc.. parou de gelar de vez :61: Tô achando que é o relé que foi embora... O que vcs acham amigos? :2:


Você quer dizer que tudo funciona, menos o ar condicionado? eu não entendo muito de ar digital, mas você conferiu se tem gás? Ele te sensores que não deixa o compressor ligar se não tiver gás suficiente no sistema, seria uma proteção do próprio compressor tipo pressostato.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Arquiteto » 20 Mar 2019, 14:41

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:estou me referindo ao painel digital que controla o AC


É meu amigo Arquiteto e e amigos do clube, o meu ar depois de 5 Anos que foi feito revisão, tipo: Troca de bobina, rolamento, lubrificação etc.. parou de gelar de vez :61: Tô achando que é o relé que foi embora... O que vcs acham amigos? :2:


se for poem a mão para o ceu ... um rele deve ser uns 60 reais

se não estiver ouvindo o click do rele dentro do carro quando aciona o ar tem grande chance de ser ele

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 21 Mar 2019, 09:47

Almeidão escreveu:
Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:estou me referindo ao painel digital que controla o AC


É meu amigo Arquiteto e e amigos do clube, o meu ar depois de 5 Anos que foi feito revisão, tipo: Troca de bobina, rolamento, lubrificação etc.. parou de gelar de vez :61: Tô achando que é o relé que foi embora... O que vcs acham amigos? :2:


Você quer dizer que tudo funciona, menos o ar condicionado? eu não entendo muito de ar digital, mas você conferiu se tem gás? Ele te sensores que não deixa o compressor ligar se não tiver gás suficiente no sistema, seria uma proteção do próprio compressor tipo pressostato.


Gás refrigerante está normal, como o meu carro não tem a proteção do peito de aço, ele alegou que o compressor fica muito exposto a água, sujeiras e tal...O que contribui para a queima dessa bobina, só não entra o ar gelado, pq o compressor não liga, segundo ele, é a bobina que queimou.

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 21 Mar 2019, 09:48

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:estou me referindo ao painel digital que controla o AC


É meu amigo Arquiteto e e amigos do clube, o meu ar depois de 5 Anos que foi feito revisão, tipo: Troca de bobina, rolamento, lubrificação etc.. parou de gelar de vez :61: Tô achando que é o relé que foi embora... O que vcs acham amigos? :2:


se for poem a mão para o ceu ... um rele deve ser uns 60 reais

se não estiver ouvindo o click do rele dentro do carro quando aciona o ar tem grande chance de ser ele

Ouço o click no painel, não foi o relé.

193 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:38