O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BO motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
edgarhenriquedf
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2015, 09:31
Nome Completo: edgar henrique moreira alves silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por edgarhenriquedf » 01 Jun 2015, 10:31

Bom dia vectreiros!!!

Estou com dúvida sobre o consumo de óleo do meu Vectra.

É o seguinte: troquei o óleo do motor, troquei o filtro de óleo também. Enfim, rodei aproximadamente uns 4.000km. Ao verificar a vareta de óleo, constatei que a mesma estava "seca". Sei tb que existe uma certo consumo "baixa/queima" de óleo. Coloquei mais 400ml de óleo e nada na vareta. Fui no mecânico e perguntei oq poderia estar acontecendo. Ele "o mecânico" disse que poderia ser um monte de coisa...entre elas queima de óleo ou vazamentos. Pode ser tb que a vareta tenha encolhido ""raro" acontecer mas que pode acontecer. vazamentos não é, pois não tem nem um vazamento meu motor "sequinho sequinho". Ele disse também que pode ser os retentores de válvulas. Um amigo meu disse que pode ser que o óleo fique escondido (no Marea dele acontecia isso..). Enfim, gostaria de saber se o motor do Vectra esconde óleo tb...de qualquer forma vou fazer uma nova troca de óleo ainda hoje.

Se alguém puder me ajudar ficarei completamente agradecido!!!

Desde já, obrigado à todos(as).
Edgar Henrique - Trovão Azul -

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Almeidão » 01 Jun 2015, 12:05

Esta de esconder óleo eu nunca ouvi nem falar, pelo menos falando sério. Vareta encolher?, bem esta foi a primeira vez que li, nem ouvi ainda.

Primeiro de tudo, quando voce colocou os 4,5 litros que pede o manual e eu ainda acho que devem colocar 4,3. Apareceu óleo na vareta? Voce realmente viu isto? Quando eu comprei o meu, não aparecia nada na vareta, troquei o óleo e continuou não aparecendo, logo vi que a vareta não era do meu carro e comprei outra e está tudo bem até hoje. Não coloque óleo sem saber quanto de óleo precisa. Se colocar em excesso o problema se agrava.

Pelo ano do seu carro é possivel que a unica coisa certa comentada são os retentortes de válvulas, mas não adianta trocar somente os retentores, precisas tirar o cabeçode dele, levar em uma retífica e pedir para fazer o serviço que seja necessário e exigir para não plainar lo. Cabeçote aparece este problemas ai perto dos 100 mil caso o carro tenha sido bem tratado principalmente com a temperatura, caso contrário pode aparecer antes.

400ML de óleo em 4000 km é muito consumo para um motor de Vectra em regime normal de funcionamento. O normal varia de 100 a 300 ML em 5000Km, se chegar em 500ML de consumo já podem fazer o cabeçote. Interessante que muitos não fazem pelo preço, mas este valor logo será recuperado em economia, porque o carro bebe bem quando passa 500 ML de óleo a cada 5000Km e isto se deve a injeção que é inteligente e vai ler algo errado e para suprir manda mais gasolina.

Sds
Imagem

kauansouza
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Fev 2015, 19:20
Nome Completo: kauan de Souza Alexandre
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por kauansouza » 10 Jun 2015, 21:16

Transito pesado,tipo 1 hora para percorrer 3 km de segunda a sexta feira influência no consumo de óleo?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Arquiteto » 10 Jun 2015, 21:55

coisa boba mas ...

para verificar nivel do oleo aguarde pelo menos trinta minutos com o motor parado

e em local nivelado

:76:

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por bruno2000 » 10 Jun 2015, 23:33

Ja experimentou pegar uma outra vareta de vectra emprestada para ter certeza que a sua é a correta?
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por FelipeVRS » 04 Fev 2019, 14:27

Olá, algum colega já passou por este problema? conseguiu resolver? meu Vectra 2.2 16V está com 167.000 km e esta consumindo muito óleo, ele tem alguns vazamentos mas não chega a pingar no chão, mas o consumo é muito alto, caso de 500ml em menos de 600km rodados, fiz a troca de óleo logo que peguei o carro foi posto o 15w40 semi sintético da Mobil. A questão é que pelo menos o mecânico falo que ele não está queimando óleo pelo escape.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Almeidão » 06 Fev 2019, 11:46

Se você anda 600Km e desaparece meio litro, com certeza que se tivesse queimando, o escape seria igual uma locomotiva a vapor. A dica é tirar as velas, se possível mandar fotos aqui para ver se compensa tapar os vazamentos e poder opinar depois caso ele siga consumindo. Sem este trabalho difícil dizer o que poderá ser feito para acertar caso ele ainda seguir consumindo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por chirola » 06 Fev 2019, 17:16

eu ja tinha visto iso de esconder oleo o chevette faz iso kakakaaakakka troca oleo puxa a vareta e ta ok liga o carro d um rolezinho deixa parado uma meia hora e a vareta marca cuase no minimo e doido tirei o buchao deije escorrer e tinha a mesma cuantia que coloque, fiz denovo e mesma coisa nunca entendi porke.

JuniorMT
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Mai 2016, 17:32
Nome Completo: Junior
Cidade: Pontes e Lacerda
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por JuniorMT » 06 Fev 2019, 21:35

O meu acho que "esconde" óleo viu..rsrs
Fui trocar o óleo, troquei o filtro e coloquei apenas 4L...dei partida no carro pra encher o filtro e circular o óleo um pouco!!
Depois fui conferir o nível e estava acima do máximo, mesmo colocando só 4L!
E na hora de escorrer eu deixei até parar de pingar!
Já conferi frio tbm logo de manhã cedo e realmente está um pouco acima do máximo!
Vai entender!
Será porq isso?
Da próxima vou fazer igual o video que vi do Almeidão, vou sugar com a seringa e uma mangueirinha o que fica no fundo do cárter!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Almeidão » 07 Fev 2019, 12:38

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje O meu acho que "esconde" óleo viu..rsrs
Fui trocar o óleo, troquei o filtro e coloquei apenas 4L...dei partida no carro pra encher o filtro e circular o óleo um pouco!!
Depois fui conferir o nível e estava acima do máximo, mesmo colocando só 4L!
E na hora de escorrer eu deixei até parar de pingar!
Já conferi frio tbm logo de manhã cedo e realmente está um pouco acima do máximo!
Vai entender!
Será porq isso?
Da próxima vou fazer igual o video que vi do Almeidão, vou sugar com a seringa e uma mangueirinha o que fica no fundo do cárter!


É a troca de óleo perfeita é esta de sugar o que puder com uma seringa, com certeza você vai ver que a parte mais grossa sai ali, não é muita coisa, mas é o que sobra de ruim dentro do carte. Mas eu não sei se vai resolver algo no seu carro sobre este esconderijo.

Nunca tire o nível ao trocar o óleo, motor nem funcionou ainda. Troca ele, você sabe que colocou os 4 litros ou no máximo 4.3 então esqueça o nível e um dia depois que você andou com ele e pela manhã você confere e ai tire as conclusões que poderão ser corretas.

Quando você troca o óleo, por mais que ele desça rápido, com certeza ainda é demorado e ao descer e onde passa a vareta fica melado de óleo e sem dúvida dará excesso neste momento que é bem diferente de você chegar com o carro quente, óleo mais fino e esperar esfriar e neste caso ele vai todo para o carte.
Imagem

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por FelipeVRS » 08 Fev 2019, 14:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se você anda 600Km e desaparece meio litro, com certeza que se tivesse queimando, o escape seria igual uma locomotiva a vapor. A dica é tirar as velas, se possível mandar fotos aqui para ver se compensa tapar os vazamentos e poder opinar depois caso ele siga consumindo. Sem este trabalho difícil dizer o que poderá ser feito para acertar caso ele ainda seguir consumindo.

Boa tarde Almeidão, vou verificar no mecânico as velas, sobre a quantia de óleo que foi posto, foi trocado o filtro e os 4 litros de óleo que você mencionou em alguns tópicos que li, ele realmente não solta fumaça no escapamento, quando conseguir levar e retirar as velas que irei trocar mando as fotos aqui!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Almeidão » 08 Fev 2019, 14:55

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se você anda 600Km e desaparece meio litro, com certeza que se tivesse queimando, o escape seria igual uma locomotiva a vapor. A dica é tirar as velas, se possível mandar fotos aqui para ver se compensa tapar os vazamentos e poder opinar depois caso ele siga consumindo. Sem este trabalho difícil dizer o que poderá ser feito para acertar caso ele ainda seguir consumindo.

Boa tarde Almeidão, vou verificar no mecânico as velas, sobre a quantia de óleo que foi posto, foi trocado o filtro e os 4 litros de óleo que você mencionou em alguns tópicos que li, ele realmente não solta fumaça no escapamento, quando conseguir levar e retirar as velas que irei trocar mando as fotos aqui!


Ok, mas na próxima troca, não meça o nível antes de ligar o carro e esquentar ele, isto é errado e sempre dará excesso medindo assim. O carro precisa está bem quente e depois deixar esfriar para medir. Talvez a vareta esteja errada e você não consegue ter a medida ideal por medir imediatamente a troca.
Imagem

Zent123
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Jun 2021, 12:36
Nome Completo: Zenilo Tavares Coutinho jr
Cidade: manaus
Estado: Amazonas
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 37

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Zent123 » 07 Jul 2021, 06:33

Bom dia. Ontem troquei o óleo do meu tbm 4 litros e mais filtro fui medir hj com carro frio so tem uma raspa de oleo de um lado da vareta e o carro não ta fumando assim mas também estou com duvida se a vareta é a do meu carro.Algurm ai tem referência de qual é a vareta original? Vectra expression 2.2 8v 2002

Zent123
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Jun 2021, 12:36
Nome Completo: Zenilo Tavares Coutinho jr
Cidade: manaus
Estado: Amazonas
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 37

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por Zent123 » 07 Jul 2021, 06:44

Se souberem a medida pois estou pesquisando no mercado livre e vi anuncio com 44.5 cm e outros com 47cm falando que eh modelo original ai fica difícil saber a medida pq tenho quase certeza q a vareta do meu não é a do carro

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

O motor do Vectra CD 2.2 16v ESCONDE ÓLEO???

por chirola » 07 Jul 2021, 13:28

Zent123 escreveu:Fuente del Mensaje Se souberem a medida pois estou pesquisando no mercado livre e vi anuncio com 44.5 cm e outros com 47cm falando que eh modelo original ai fica difícil saber a medida pq tenho quase certeza q a vareta do meu não é a do carro

olha vou faar que e ate normal o meu carro tambem faz iso e a bareta e a original de fabrica , coisa comum em chevrolet o chevette kadette s10 e outros modelos tambem tinham iso de nao marcar certo na vareta olha para ver se o cano guia da vareta esta bem encaixado no bloco tem vez que nao chega a encostar no topo e a vareta fica um pouco mais alta , mais eu troque de vareta e de motor pessoalmente tire a vareta de outro carro com o mesmo motor e é a mesma coisa marca errado tambem . se o carro nao fuma e nao tem vazamento o oleo esta la so que nois nao ve , ja tireo o oleo na duvida e realmente o oleo estaba na medida .
o mais raro e que cuando troco de oleo coloco oleo novo e na hora da troca marca certinho roda uns dias e ja nao marca certo bem raro , nao ache soluçao ainda.

para tirar a duvida do tamanho nao e complicado pega um arame limpa ele e marca o tamanho por exemplo 47 cm coloca no cano da vareta e ve se marca na ponta dele , acho que a diferença de tamanhos pode ser entre 8v e 16v mais nao poso confirmar faz o teste com um arame e tira a duvida , o arame tem que dobrar no extremo que fica pra fora asin nao tem perigo de cair dentro e nao conseguir pegar .

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 135 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:35