O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jonas caruso » 04 Jan 2019, 12:02

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Nesses casos em que fica apenas uma ventoinha funcionando, geralmente há algum problema com relé. Só não sei lhe dizer qual deles verificar...

Dito e certo. Era um bendito relê. Um preto no compartimento próximo da bateria.
Esse fórum é demais, sempre de grande ajuda.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Seu carro usa cebolão no radiador? Bem, vejo um 98/99 e uns destes as vezes tinha, por isto a pergunta

Quando o carro funciona somente uma ventoinha, o problema está na parte elétrica, pode ser o cebolão se tiver, pode ser nos relês, são 3 que trabalham para isto, pode ser nos contatos onde os relês estão, neste caso derretido por excesso de calor, normalmente este excesso é quando estraga o primeiro estágio e passa a funcionar o segundo direto e por falta de conhecimento o proprietário não percebe ai o alojamento dos relês que não suporta este funcionamento direto vão pro saco.
Se for cebolão, tem uma forma mais fácil de testar isto, se for sensor 4051 já é mais difícil de testar para um que não tenha experiencia.

Sds

Sim, era o relê Almeidão, obrigado mesmo.
Meu carro é um 2001/2001, não tem cebolão.
O relê estava um pouco derretido na lateral.
Aproveitei e dei uma conferida e vi que ta sem a válvula termostática, vou procurar saber qual é o modelo.
No scanner deu erro 071- tensão alta temp do ar admissão, o mecânico apagou o erro e disse que a temp baixou de 74 pra 64 na leitura do scaner, mas nao faço ideia do que significa.
Vou aproveitar e fazer revisão e limpeza do sistema de arrefecimento e aproveitar e trocar o catalisador que creio ja ter ido pro saco( ta fazendo um barulho estranho quando acelero em subidas, um ronco alto além de um cheiro estranho no escapamento e luz de injeção continua acendendo mesmo após apagar o erro).
Vá de Vectra!
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 04 Jan 2019, 13:39

jonas caruso escreveu:Fuente del Mensaje vi que ta sem a válvula termostática, vou procurar saber qual é o modelo.

Há algumas marcas disponíveis. O mais importante é que seja de 82 graus.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por danrmp » 04 Jan 2019, 15:41

Eu ia falar para vc olhar o rele reversível, mas foi mais rápido. Ele funciona em conjunto com os outros dois chaveando os motores de ligação série para paralelo.

Este é o mesmo sistema dos Omegas 4.1 acima de 96, só que utiliza mini reles. Se não estiver tudo 100% o rele de 5 pinos torra mesmo.

vitorpuente
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jun 2018, 08:01
Nome Completo: Vitor Puentedura
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por vitorpuente » 21 Jan 2019, 16:04

Tenho um VCD 03/04 2.0 8v 115 cv - durante uma viagem ele ferveu, troquei tormostática, bomba dagua, radiador, um monte de mangueiras e fiz o motor pq a junta tinha queimado. depois que fiz o motor, voltou a subir mas nao atingia os 110 C º ficou proximo a 105º.. liguei na retifica, levei la.. trocaram o cebolão por um que acionava mais rapido e tambem o sensor de temperatura que vai na Valvula termostatica.. resolveu meu problema... e denovo hoje na hora de estacionar o carro, vi que o ponteiro estava proximo aos 93 º.. pisei até 2000 rpm / 2500 rpm por 15 seg. e a temperatura chegou a uns 98° C e depois baixou sozinho... é normal isso? oque pode ser ?

Thiagoxpes
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Jan 2019, 10:33
Nome Completo: THIAGO ALVES SANTOS OLIVEIRA
Cidade: Serra
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 33

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagoxpes » 21 Jan 2019, 18:45

vitorpuente escreveu:Tenho um VCD 03/04 2.0 8v 115 cv - durante uma viagem ele ferveu, troquei tormostática, bomba dagua, radiador, um monte de mangueiras e fiz o motor pq a junta tinha queimado. depois que fiz o motor, voltou a subir mas nao atingia os 110 C º ficou proximo a 105º.. liguei na retifica, levei la.. trocaram o cebolão por um que acionava mais rapido e tambem o sensor de temperatura que vai na Valvula termostatica.. resolveu meu problema... e denovo hoje na hora de estacionar o carro, vi que o ponteiro estava proximo aos 93 º.. pisei até 2000 rpm / 2500 rpm por 15 seg. e a temperatura chegou a uns 98° C e depois baixou sozinho... é normal isso? oque pode ser ?


Tenho essa mesma dúvida, meu carro rodando não passa de 90 mas se pegar trânsito vai nos 100 e não desce por nada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Jan 2019, 08:37

Claro que isto não é normal, temperatura do Vectra ou qualquer carro é o meio como máximo e ao passar disto já está correndo perigo porque do meio para cima quando há problema ele vai muito rápido. Carros que usam cebolão, deve usar MTE 760 ou MTE 763 de forma nenhuma usar outro que tenham valores diferentes. Os carros mais novos que usam sensores, que sejam até 2005, devem usar o MTE 4051, isto vai mais pra frente, mas até 2005 usam este, Termostática tem que ser com 82 graus, não podem usar outra, se for 8V, a correta é MTE 211-82, se for 16V usar a VT373.82, sendo a 8 V fácil de achar o refil o de 16 vende com o bico inteiro e sempre série ouro.
Ventoinhas, tem que funcionar as duas ao mesmo tempo e quando ligar o ar terão momentos que entrará o segundo estágio em alta velocidade nas duas e funcionam no Maximo 2 minutos e neste momento baixa a temperatura no painel bem mais rápido.

Se tudo isto tiver funcionando e mesmo assim a temperatura passa de 95, pode trocar o radiador que ele está com problemas. Radiador novo usando aditivo errado, estraga com 6 meses de uso. Usando água pura estraga com um ano ou até um pouco mais. Usando um correto, nçao estraga nunca. Aditivo bom custa em média 35,00 por litro e se usa 3 litros e completa com água e pode ser água da torneira mesmo, nada de frescura de água desmineralizada etc, mas tem que tirar o que tem la dentro e já ensinei como fazer isto.

Radiador do Vectra tem que ser palheta e não tubo e mesmo ele passando água, não quer dizer que ele esteja bom e deixar mecânico escolher aditivo, ele colocará o Radiex, só sabem ver este que é o pior de todos e é baratinho, porem custará caro em pouco tempo. Veja o teste abaixo e foi eu quem fiz, o primeiro está ruim e mesmo assim passa água com uma mangueira de uma polegada, porém eu tinha que segurar a mangueira com muita força para manter, enquanto o segundo que era novo passa mais livre, aliás este está no meu carro até hoje com a mesma vazão e tem uns 10 anos, o vídeo foi publicado bem depois que eu o fiz. Uso somente Havoline Long Life ou Extened Life, 3 litros concentrado vidro branco e o resto de água de torneira, nada de frescura com água desmineralizada etc,

https://www.youtube.com/watch?v=5u3fydE55u0

TESTE SIMPLES PARA SABER SE O PROBLEMA É TERMOSTÁTICA OU RADIADOR. Nas rodovias com ar desligado ele tem que se manter uma média de 82 para 80 graus no painel. Não vale para serra subindo ou descendo. Se for maior que isto ali perto dos 90, primeiro tirar a termostática e andar sem ela e se persistir o problema saberás que é o radiador.
Estando tudo perfeito e nas rodovias em média 82 como máxima, ai o problema está nos sensores, relês ou ventoinhas.

Pouca coisa será preciso para acertar o carro de vocês, é pegar e fazer.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 22 Jan 2019, 13:15

oi gente hoje consegui ver a temoeratura do carro depois de trocar o radiador , so hoje deu calor como para ver mesmo 32garus ate entao a nao pasaba de 26.
entao comentoo carro mesmo com temperaturas rondando os 22 graus chegava a 90 no painel ligava a ventoinha no talo e mantinha nao vaijava muito nao iso sem o ar ligado,
tinha testado cebolao , termostatica novinha aditivo no radiador (coloco delco porque e o que conheço e de ultima e o vai de fabrica aqui na argentina tem umas marcas malucas que nao transmitem confiansa kakakaka), entao parti para o unico que restava no sistema de refrigeraçao, o radiador(trabalinho facil de facer mais enjoado)
moral da historia estava entupido, nem mangueira fui presiso para testar ou tirar ele virei pra ver y escorria agua cuase preta como se fose agua de rio era muita lama parecia que o desgraçado do dono anterior colocava agua do mangue ou da fosa . coloque o novo (aluminho braçado de palheta como indico almeidao e juberto )e hoje rodando transito travado ar ligado o carro nao chega a 90 graus no painel.
agradeço as dicas da galera

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Jan 2019, 16:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi gente hoje consegui ver a temoeratura do carro depois de trocar o radiador , so hoje deu calor como para ver mesmo 32garus ate entao a nao pasaba de 26.
entao comentoo carro mesmo com temperaturas rondando os 22 graus chegava a 90 no painel ligava a ventoinha no talo e mantinha nao vaijava muito nao iso sem o ar ligado,
tinha testado cebolao , termostatica novinha aditivo no radiador (coloco delco porque e o que conheço e de ultima e o vai de fabrica aqui na argentina tem umas marcas malucas que nao transmitem confiansa kakakaka), entao parti para o unico que restava no sistema de refrigeraçao, o radiador(trabalinho facil de facer mais enjoado)
moral da historia estava entupido, nem mangueira fui presiso para testar ou tirar ele virei pra ver y escorria agua cuase preta como se fose agua de rio era muita lama parecia que o desgraçado do dono anterior colocava agua do mangue ou da fosa . coloque o novo (aluminho braçado de palheta como indico almeidao e juberto )e hoje rodando transito travado ar ligado o carro nao chega a 90 graus no painel.
agradeço as dicas da galera


Chirola, o chato é desmontar para abrir caminho até a peça que sempre é fácil, mas chegar nela que complica. Sobre a temperatura, aqui ontem deu 42,5 graus e hoje as 6:30 da manhã, estava 30,5. Tenho inveja desta temperatura aí. Detalhe mesmo assim aqui não passa dos 90 nunca.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 23 Jan 2019, 17:17

realmente almeidao com esas temperaturas o ar condicionado se faz obrigatorio e o carro tem que estar tudo ok agura eu vejo porque vc da tanta importancia ao sistema de arrefecimento e entende tanto, e verdade o serviço nao e dificil mais se faz demorado por causa do desmonta e monta nada que uma boa compania e uma geladinha nao resolva ,
to andando com o carro uma semana com o ar ligado e fico bom de mais a temperatura fica entre 80 e 85

kaizer
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 21:41
Nome Completo: Emerson Reinaldo Kaizer
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 48

Temperatura estranha Vectra B

por kaizer » 20 Fev 2019, 23:06

Olá pessoal tenho um vectra GLS 2.2 8v 1999 e de uns tempos pra cá está muito estranho. Adquiri esse carro um ano atrás. Fiz cabeçote uns meses atrás pois estava esquentando além do normal, fiz toda manutenção preventiva que se faz quando compra um carro usado (troca da correia, bomba dagua, Valv. Term., etc), porém agora na estrada em alta velocidade as vezes a temperatura sobe muito e ainda mais com o ar ligado tipo 93, 94 graus e demora a baixar. E a ventoinha está armando por volta dos 90, 91 graus, mas está desligando com 88 graus. Será que a bomba dagua já foi pro espaço? Radiador novo, trocado a menos de um ano. Estou preocupado me ajudem, o que está acontecendo??? Desde já agradeço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura estranha Vectra B

por Almeidão » 21 Fev 2019, 08:33

Sim, em rodovias está muito alto mas ainda não é preocupante mas tem algo errado. De qualquer forma verifique a termostática dele e se tiver ruim use uma MTE 211-82 e use também o sensor da MTE, 4051,
Detalhe, se o seu radiador for novo e usar o aditivo errado, ele estraga com 6 meses, assim aconteceu com um meu usando (the shit) Radiex
Imagem

kaizer
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 21:41
Nome Completo: Emerson Reinaldo Kaizer
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 48

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por kaizer » 21 Fev 2019, 19:09

Olá Almeidão, obrigado por responder. Então coloquei a válvula da Wahler e o radiador da visconde com aditivo delphi. A dois meses troquei os dois sensores de temperatura, coloquei originais GM (Bosch). Como falei a ventoinha está armando em 91 graus mas desliga com 88 graus, desconfio da bomba dagua, quando troquei coloquei da Urba e andei assistindo uns vídeos de mecânicos reclamando que essa urba estraga muito rápido, o rotor plástico se solta do eixo e não refrigera direito. Agradeço pela ajuda, estou com medo de ir pra longe com o carro e acontecer algo pior.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 22 Fev 2019, 10:16

Não vi na lista de itens trocados o sensor da temperatura. No seu carro, sendo ano 99, as ventoinhas são comandadas pelo sensor de temperatura junto à base da termostática. Visto que a temperatura comum de se ligarem as ventoinhas é cerca de 88º no painel e no seu só liga aos 91º, pode ser que haja algum problema aí.

Se foi trocado esse sensor, verifica se ele é o que o Almeidão mencionou ou o equivalente de outra marca.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Fev 2019, 13:19

kaizer escreveu:Fuente del Mensaje Olá Almeidão, obrigado por responder. Então coloquei a válvula da Wahler e o radiador da visconde com aditivo delphi. A dois meses troquei os dois sensores de temperatura, coloquei originais GM (Bosch). Como falei a ventoinha está armando em 91 graus mas desliga com 88 graus, desconfio da bomba dagua, quando troquei coloquei da Urba e andei assistindo uns vídeos de mecânicos reclamando que essa urba estraga muito rápido, o rotor plástico se solta do eixo e não refrigera direito. Agradeço pela ajuda, estou com medo de ir pra longe com o carro e acontecer algo pior.


Coitada da Urba, levando culpas sem aparentemente ter la. Eu troquei recente a bomba e procurei uma Urba e nçao achei aqui na cidade, pra mim ela pe a melhor de todas depois das que vem na linha de montagem. Esta história de soltar rotor é pra uns que usam uma bomba d'água por 10 anos, as que trocamos hoje é produto para dois anos e nada mais, talvez menos e com esta data não é possível soltar rotor. A que comprei segue com rotor de plástico e só troquei pelo barulho que ela estava apresentando por ter dois anos de uso. Resumindo, nçao acredito ser a bomba o problema, eu acredito que o problema pode ser o sensor, embora não esteja percebendo no seu carro um problema. A marca da termostática Wahler é muito boa, desde que ela seja 82º porue se for 87 ou 92º, a temperatura do seu carro dispara. Ele pode er problemas nestas duas peças Termostática ou sensor de temperatura eu compraria um MTE 4051 para testar.

Estou considerando que o radiador do seu carro seja sem sensor por ser um carro mais novo, se ele usar cebolão as coisa podem mudar.

Radiador Visconde, muito bom mais ele tem que ser de palheta. É palheta, ok?

Liquido de arrefecimento, eu sou muito cético neste produto e para mim só existe um e somente ele deu certo pra mim e por isto prefiro não opinar em outros que dizem serem bons.
Imagem

kaizer
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 21:41
Nome Completo: Emerson Reinaldo Kaizer
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 48

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por kaizer » 22 Fev 2019, 21:30

Sim, o radiador é de palhetas e não possui sensor, os dois sensores ficam na base da válvula termostática e sim essa válvula é 82 graus. Vou seguir seu conselho e colocar um sensor MTE 4051 pra testar. Sobre o líquido de arrefecimento, estou usando da delphi por indicação do mecânico. Se não me engano você usa o liquido da texaco correto?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 25 Fev 2019, 08:04

kaizer escreveu:Fuente del Mensaje Sim, o radiador é de palhetas e não possui sensor, os dois sensores ficam na base da válvula termostática e sim essa válvula é 82 graus. Vou seguir seu conselho e colocar um sensor MTE 4051 pra testar. Sobre o líquido de arrefecimento, estou usando da delphi por indicação do mecânico. Se não me engano você usa o liquido da texaco correto?


sim, só uso Havoline concentrado, hoje o Extended life, eu mesmo compro, eu mesmo troco e isto porque presenciei muitas coisas erradas em algumas oficinas e nem sempre colocam o que você compra e nem sempre compram o que você pede para colocar.

Pelo relato que você passa, nas ruas ou centros p resultado do seu carro está bom, porém quando você relata em rodovias, não concordo poque rodovias livres sem ar é algo de 80 quando muito 82 e com ar ligado entre 82 a 85, isto no painel. Ou o sensor está com problemas ou a água não circula como deveria circular e neste caso seria Termostática ou Radiador o defeito.
Imagem

kaizer
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 21:41
Nome Completo: Emerson Reinaldo Kaizer
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 48

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por kaizer » 26 Fev 2019, 17:09

Este refil da válvula termostática MTE 211.82 se encaixa na carcaça da válvula wahler? OU É MELHOR TROCAR COMPLETO?

jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jonas caruso » 26 Fev 2019, 22:05

Deixa eu fazer duas perguntas.
1- a serpentina do condensador suja pode interferir no aquecimento?
2- uma ventoinha paralela(nao original) no condensador de ar c. pode interferir no resfriamento do sistema?
Pergunto isso porque mesmo tendo feito limpeza do sistema e colocando liquido novo( eu uso bhardal long life, o laranja concentrado) notei que com o ar ligado ele fica em torno de 89, 90 e baixa pra 85...mas quando desligo o ar ele vai ate 89 e logo em seguid baixa ora 82 e fica nisso, sobe e desce.
Isso na cidade.
Na estrada com ar ligado ele crava no 90 e penso que deveria baixar.
Nao me crucifiquem mas eu ainda nao botei a termostatica. O carro ta sem. Sensor mte4051 ok. Mangueiras ok. Radiador aparentemente ok. Parte eletrica ok.
Nada muito alarmante mas eu queria deixar ele 100%.
Vá de Vectra!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Fev 2019, 07:36

kaizer escreveu:Fuente del Mensaje Este refil da válvula termostática MTE 211.82 se encaixa na carcaça da válvula wahler? OU É MELHOR TROCAR COMPLETO?


Sim, encaixa plug & play
Só é unica Magnet Marelli que não desmonta.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Fev 2019, 07:51

jonas caruso escreveu:Fuente del Mensaje Deixa eu fazer duas perguntas.
1- a serpentina do condensador suja pode interferir no aquecimento?
2- uma ventoinha paralela(nao original) no condensador de ar c. pode interferir no resfriamento do sistema?
Pergunto isso porque mesmo tendo feito limpeza do sistema e colocando liquido novo( eu uso bhardal long life, o laranja concentrado) notei que com o ar ligado ele fica em torno de 89, 90 e baixa pra 85...mas quando desligo o ar ele vai ate 89 e logo em seguid baixa ora 82 e fica nisso, sobe e desce.
Isso na cidade.
Na estrada com ar ligado ele crava no 90 e penso que deveria baixar.
Nao me crucifiquem mas eu ainda nao botei a termostatica. O carro ta sem. Sensor mte4051 ok. Mangueiras ok. Radiador aparentemente ok. Parte eletrica ok.
Nada muito alarmante mas eu queria deixar ele 100%.


1 - a colmeia do condensador tapada com sujeira sim, ela simplesmente com sujeira normal não atrapalha em nada. Acrescento que o condensador estando côncavo ele atrapalha muito, uns ficam tão côncavo que encosta no radiador de água

2 - A temperatura que você informa é tão perfeita que não tem como condenar nada, tendo a imperfeição somente com o ar ligado e permanecer em 90 que se não sair disso posso considerar normal ainda que o correto seria baixar. A ventoinha paralela ou não, dá conta do recado e está mostrando isto para ti ao andar nas rodovias as ventoinhas ligadas com o ar nem faz tanto efeito já que o ar frontal dá conta do recado.

Bem, sobre a limpeza do radiador, tem um porém, você somente tirou uma água antiga e colocou uma nova, isto nçao quer dizer que o radiador ficou novo poque o que taba esta peça é a oxidação do alumínio ou a agressão deste metal por uso de um aditivo inadequado para ele. Muitos das vezes indicados pelos mecânicos par ganhar a terrível comissão na auto peças. CONFIRMO QUE SE O RADIADOR TIVER PROBLEMA, NÃO SERÁ POSSÍVEL ELIMINAR O PROBLEMA MUITO MENOS COM UMA LIMPEZA.

Não me lembro se você informou, por isto lhe pergunto mais uma vez. QUAL A TEMPERATURA NAS RODOVIAS SEM AR LIGADO?
Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:49