O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra ACabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

10 mensagens   •   Página 1 de 1
todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por todiboa » 14 Mar 2019, 20:50

Ola pessoal, preciso retificar meu motor e queria saber se consigo por o cabeçote 16v no meu original 8v sem mudar a injeção. Alguém consegue me tira essa duvida?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por chirola » 14 Mar 2019, 22:43

nao , tem sensores no cabecote 16v que nao tem no 8v um deles e o sensor de face do comando

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por todiboa » 15 Mar 2019, 05:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje nao , tem sensores no cabecote 16v que nao tem no 8v um deles e o sensor de face do comando


Entendi, mas no 8v não tem sensor de fase, apenas o sensor de rotação. Daria para tentar mesmo assim ou esse sensor só se faz necessário quando a injeção é original 16v? Pergunto porque o se não em engano nos originais 16v o sensor de faze é obrigatório para determinar o tempo de injeção.
Estou tentando entender o esquema para saber se é viável ou se vale a pena fazer sem trocar a injeção.

Obrigado.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por Ju_Bueno » 15 Mar 2019, 08:15

Tem alguma informação no link abaixo. É do Vectra B, mas acho que pode ajudar um pouco:

viewtopic.php?f=48&t=16689&p=186845&hilit=swap+cabe%C3%A7ote#p186845
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por chirola » 15 Mar 2019, 12:29

ate poderia acredito que uma reprogramaçao e abrigatoria muda a faixa de torke , corte de giro, tempo de injeçao e fluxo de ar, vc teria que utilizar uma borboleta mecanica para facilitar o trabalho

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por todiboa » 15 Mar 2019, 18:05

Pessoal, obrigado pelas informações, mas andei pesquisando e analisando os prós e contras de fazer isso e para mim não é viável. Quero mexer o mínimo possível na originalidade do carro e ter que reprogramar o módulo pra mim não vira.

Diante do custo / benefício, vou manter mesmo o 8v e adaptar o cabeçote + comando de válvulas roletado. Iniciei um estudo para fazer isso e irá sair mais em conta e com minimo de adaptação e vou conseguir manter a injeção original. Meus estudos consistem em desenvolver uma placa para ler a roda fônica e assim distribuir a centelha para cada pistão usando uma bobina de vectra B.

Existem no mercado módulos de ignição digital como igniflex, cmracing e achei um mais em conta chamado motor spice onde posso usar esse módulo eliminando de vez o distribuidor e assim conseguirei colocar a bobina do vectra b sem necessidade de mais adaptações. O problema é o preço que o mais barato que achei custa cerca de 1.000 ou mais. Diante disso, vou partir para uma programação em arduino ou PIC para desenvolver meu próprio módulo de ignição.

Por hora, obrigado!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por chirola » 16 Mar 2019, 12:51

cara tirar o distribuidor nao e tao complicado vc pode adaptar barato uma rodafonica de fiat uno aquele que tinha um bico so com o mudulo dele mesmo so teria que facer a adaptaçao da polia e uma rosca para colocar o sensor de rotaçao, deve ter outros carro mais velinhos que tinham o modulo de igniçao separado da injeçao teria que dar uma procurada o do fiat vi funcionando instalamos no fusca de um camarada so que fusca e facil de adaptar cualquer coisa

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por todiboa » 19 Mar 2019, 06:25

Ae Chirola, cara de todas as pesquisas que fiz eu não achei essa informação que você diz. Se existe modulo de ignição separado da injeção com roda fônica me anima cara, embora eu já estou quase conseguindo uma forma de eliminar o distribuidor com algumas peças eletrônicas baratas. Se já existe solução pronta, vou procurar.

Muito obrigado cara!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por chirola » 19 Mar 2019, 13:34

cara nao lembro dereito mais se nao estever errado o tempra 2.0 16v tem modulo de igniçao e duas bobinas duplas ficaria interesante tem que lembrar que se se utiliza o modulo de um carro e bom utilizar o sensor e a rodafonica do mesmo carro para facilitar e nao renegar muito contando dentes da polia e tamanho do vao do pms, se nao lembro mal tinha um fiat uno que tambem tinha modulo de igniçao duas bobinas duplas era um bico so e a igniçao era separada da injeçao teria que rever so que perdi muita coisa cuando deu pane no computado e morreu um dos discos se achar algo do um aporte

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabecote 16v no VCDA sem trocar a injeção

por todiboa » 19 Mar 2019, 15:36

Valeu cara, se achar será de grande utilidade.
Abs!

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 113 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 13:25