O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 08:01

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje André, tenta instalar o Windows XP dentro de uma máquina virtual no seu mac, deve dar certo.

Tem como?
Você sabe como fazer??

:38:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por carlosgunner » 25 Mar 2019, 11:58

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Tem como?
Você sabe como fazer??

:38:

No meu note com Windows 8.1 para rodar o opcom uso uma máquina virtual rodando o Windows XP.
Vc pode tentar usar o virtualbox no seu mac:
https://www.baixaki.com.br/mac/download/virtualbox.htm
Aí é só baixar a ISO do Windows XP, instalar na máquina virtual e instalar o opcom nele.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 15:11

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Tem como?
Você sabe como fazer??

:38:

No meu note com Windows 8.1 para rodar o opcom uso uma máquina virtual rodando o Windows XP.
Vc pode tentar usar o virtualbox no seu mac:
https://www.baixaki.com.br/mac/download/virtualbox.htm
Aí é só baixar a ISO do Windows XP, instalar na máquina virtual e instalar o opcom nele.

Infelizmente não estou conseguindo, está dando erro na instalação...

:62:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por carlosgunner » 25 Mar 2019, 17:12

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Infelizmente não estou conseguindo, está dando erro na instalação...

:62:

Tenta baixar uma outra versão do virtualbox ou baixa o vmware.
Deve ter alguma outra máquina virtual boa p mac.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 25 Mar 2019, 17:52

https://virtualbox.uptodown.com/mac
da uma olhada esta em espanhol mais e facil de entender nada que um tradutor nao resolva tem que ver que os tem sua mac

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 20:38

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Infelizmente não estou conseguindo, está dando erro na instalação...

:62:

Tenta baixar uma outra versão do virtualbox ou baixa o vmware.
Deve ter alguma outra máquina virtual boa p mac.

Consegui!!!
Mas baixei um tal de "Parallel", o que acabou instalando um Windows 10 no meu computador, eu só queria o XP mas tudo bem... nossa, muita treta pra conseguir fazer o programa rodar (ah como eu odeio o Windows!)...

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 20:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje https://virtualbox.uptodown.com/mac
da uma olhada esta em espanhol mais e facil de entender nada que um tradutor nao resolva tem que ver que os tem sua mac


Consegui amigo, conseguí!

Valew!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por carlosgunner » 25 Mar 2019, 21:30

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Consegui!!!
Mas baixei um tal de "Parallel", o que acabou instalando um Windows 10 no meu computador, eu só queria o XP mas tudo bem... nossa, muita treta pra conseguir fazer o programa rodar (ah como eu odeio o Windows!)...

:88:

Q bom!
Tenta instalar o XP. Comigo não funcionou no 8 nem no 10.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 21:46

Então pessoal, hoje eu andei pouco com o carro, mas o suficiente para algumas histórias...

A primeira, eu estava bem próximo a minha casa quando a luz de injeção acendeu e ao mesmo tempo deu um pequeno "tranco"e em seguida acendeu a luz da transmissão e ela entrou em modo de emergência!!!!

Nem preciso dizer que meu "orifício circular corrugado" piscou em seguida!!!

Por sorte eu estava a menos de um quarteirão de casa e fui sem parar até lá, quando estacionei, desliguei e religuei o carro e pronto, a luz apagou, e o "OCC" pôde finalmente relaxar!!

Mas de qualquer forma fiquei com aquela preocupação na cabeça.

Passado o susto peguei o carro e fui a um bom eletricista que fica em um bairro próximo e na ida, bem perto ainda de casa, eu liguei o ar enquanto o carro estava andando, tudo apagou e acendeu, o painel, o rádio e inclusive o hodômetro parcial zerou e o motor morreu...

Fiquei pasmo pois essa foi a primeira vez que isso aconteceu, e do nada, sem nenhum sinal prévio!

Chegando no eletricista expliquei toda a situação a ele que, obviamente, falou que para fazer direito ele vai precisar de tempo (e dinheiro)!

Bom isso de qualquer forma não seria para hoje, então eu resolvi deixar o carro um pouco mais parado a partir de agora até poder resolver essa situação da parte elétrica antes que eu queime algum modulo, mas isso reforça mais ainda a minha desconfiança na instalação elétrica do que em qualquer outra coisa...

Voltando para casa finalmente consegui fazer funcionar o OP-COM que eu peguei com o Antonio Mattos e pude verificar o que tinha acontecido, e claro que fui correndo ver na página da transmissão o que tinha acusado de erro passado e apareceu "Torque Control Low Voltage", ou seja, realmente aconteceu alguma queda de voltagem e como a transmissão é controlada eletronicamente o módulo dela deve ter tido um pequeno "apagão" o que gerou aquele erro.

No caso da injeção apareceram os erros:

P1410 - (2) <Unknown DTC> Not Present
P0325 - (0) Knock Signal Circuit - Not Present (sensor de detonação)
P0505 - (0) Idle Air Control - Present (atuador de marcha lenta)

Imagem

Tanto o sensor de detonação quanto o atuador de marcha lenta podem estar com problemas sim, inclusive o de detonação pode ate sofrer com aperto errado e não necessariamente estar ruim (acesso péssimo!), porém também podem estar sofrendo com algum tipo de oscilação de voltagem, então vou esperar resolver essa parte da instalação e depois disso verificar a necessidade de substituição de algum sensor (já que agora tenho facilidade de ter scanner sem ter que ir atras de algum mecânico) dessa forma tenho esperanças de resolver definitivamente o problema!

Provavelmente eu só poderei deixar o Opel no eletricista semana que vem, vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Mar 2019, 21:51

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Consegui!!!
Mas baixei um tal de "Parallel", o que acabou instalando um Windows 10 no meu computador, eu só queria o XP mas tudo bem... nossa, muita treta pra conseguir fazer o programa rodar (ah como eu odeio o Windows!)...

:88:

Q bom!
Tenta instalar o XP. Comigo não funcionou no 8 nem no 10.

Vou tentar até porque eu acho que o programa "Parallel" é por um período curto como "Amostra grátis" e deve expirar em breve, mas ai eu terei tempo de conseguir através de outro programa e instalar a versão XP que deve ser mais leve, ja que o programa do OPCOM é muito pequeno para precisar de Windows 10...

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 26 Mar 2019, 06:46

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje apareceu "Torque Control Low Voltage", ou seja, realmente aconteceu alguma queda de voltagem e como a transmissão é controlada eletronicamente o módulo dela deve ter tido um pequeno "apagão" o que gerou aquele erro.


Aparentemente, é porque o módulo de injeção desligou. Torque Control é o pino de comunicação entre módulo de câmbio e motor. A TCM espera sempre uma tensão neste pino, se não houver é porque houve interrupção no chicote, ou como no seu caso, desligamento da ECU.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 26 Mar 2019, 07:29

danrmp escreveu:
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje apareceu "Torque Control Low Voltage", ou seja, realmente aconteceu alguma queda de voltagem e como a transmissão é controlada eletronicamente o módulo dela deve ter tido um pequeno "apagão" o que gerou aquele erro.


Aparentemente, é porque o módulo de injeção desligou. Torque Control é o pino de comunicação entre módulo de câmbio e motor. A TCM espera sempre uma tensão neste pino, se não houver é porque houve interrupção no chicote, ou como no seu caso, desligamento da ECU.

Hmmmm bom saber!

De qualquer forma indica um problema na alimentação elétrica do sistema, por isso que eu acredito que tenho que acertar essa parte antes de mais nada porque os códigos que estão aparecendo eventualmente podem não ser problemas reais e sim causados.

Depois que resolver a alimentação aí sim as informações de erros passam a ser confiáveis.

Valew pela participação!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 31 Mar 2019, 23:03

Hoje eu aproveitei o domingo e fiz alguns testes no carro usando o OPCOM deixando ele conectado tempo todo a tomada OBD2.

A idéia era pegar os parâmetros em várias fases, como antes da partida, depois da partida ainda frio e com marcha lenta acelerada, depois que a marcha lenta baixou mas ainda frio, com a temperatura normal de uso e, eventualmente se acender a luz de injeção ou o motor ficar fraco.

Bom, nenhuma dessas duas condições se apresentou, mesmo depois de dirigir por 15km, com paradas, várias acelerações, retomadas, desligar e religar 3 vezes, inclusive o motor se comportou muito bem, o que me decepcionou um pouco... (kkkkkkkkk) ...na verdade eu queria ver se o problema se apresentava e o tempo que eu dirigi era o suficiente para o problema se manifestar.

De qualquer forma deu pra ver que pelo menos as peças que eu troquei (Válvula EGR, sensor temperatura da agua, de fase, de rotação, bomba de combustível, bobina) e outras que eu ainda não troquei (sensor de detonação, de temperatura do ar de admissão, posição de borboleta, atuador de marcha lenta) estão funcionando perfeitamente, mas o scanner me mostrou duas coisas que eu não sabia:

A temperatura do ar de admissão eu achei muito alta, chegou a 68 graus ( ! ), o que pra mim é muito considerando que o sistema do filtro de ar está perfeito e pegando ar fora do habitáculo do motor, mas de qualquer forma eu vou verificar, só que agora eu estou indo trabalhar e só estarei de volta depois do dia 15 de abril.

Imagem
Antes da partida, temperatura da água 29 graus e do ar de admissão 32 graus (o mesmo do TID).

Imagem
Logo após a partida (29 graus) temperatura do ar de admissão 33 graus.

Imagem
Motor aquecendo (59 graus) temperatura do ar de admissão 30 graus.

Imagem
Depois de aquecido (92 graus) com a temperatura do ar de admissão ainda a 32 graus.

Imagem
Depois de aquecido (96 graus) com a temperatura do ar de admissão a 68 graus.

A outra coisa foi em relação a voltagem do sistema, inicialmente a voltagem após a partida ficava aproximadamente 14,3 volts, depois de um tempo ficou em 13,1 volts, as vezes ficava oscilando 0,1 volts para cima e para baixo, mas não saia disso.

Porém após um tempo passou a oscilar para baixo entre 13,1 volts e 12,7 volts, com um pico mínimo de 12,6 volts, isso sempre com os faróis e o ar condicionado ligados, mas assim, ficava relativamente estável em 13,1 volts e oscilava para baixo e depois parava.

Eu achei estranho mas não sei dizer se esse comportamento está realmente errado ou não mas acredito que não deveria descer tanto, pode ser que tenha a ver com aquele problema de alimentação que eu desconfio.

Talvez em uma outra oportunidade o problema se apresente (ele estava tímido hoje!), mas já vi um bom progresso pelo fato da luz não se acender e do motor se comportar bem do jeito que ele se comportou.

Valew galera!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 01 Abr 2019, 01:38

o codigo do sensor de torke tinha aparecido cuando vc escaneo na casa do camarada que vc pego o opcom
o codigo p1410 Opel:
Secondary air injection (AIR) pump relay - circuit malfunction
lo encontre como rele da egr
misterio a pane deu cuando vc ligo o ar deve ne, e na minha umilde opinhao a voltagem com o carro liado nao pode baixar de 13,5 e nao pode superar os 14v a voltagem da bateria e de 12,6com o carro desligado se medir direto nos terminais se baixa ate la o alternador esta falhando poderia ser o regulador caso a voltagem ocilar muito.
domingo e dia de bottar o carango em dia e nao foi diferente para mim meu carro nao paso na vistoria tecnica obrigatoria por emicao de fumaca e a cuylpada era a valvula pcv entupida, tava empocando oleo no coletor e ao acelerar um poco mais forte dava aquelq fumadinha valvula trocada e acabo o problema grasas a deus. cuando voltar vai atualizando a info para poder acompanhar e aprender um pouco dese modelo raro que vc esta resgatando com muito esforso abraco amigao legal que o opcom funciono no seu pc

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 01 Abr 2019, 01:40

deijo para vc um link de codigos odb que achei interesante por ter codigos identificados por marca da uma olhada poe ajudar
https://obdii.pro/es/code/P1410

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 01 Abr 2019, 09:05

A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2019, 09:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o codigo do sensor de torke tinha aparecido cuando vc escaneo na casa do camarada que vc pego o opcom
o codigo p1410 Opel:
Secondary air injection (AIR) pump relay - circuit malfunction
lo encontre como rele da egr
misterio a pane deu cuando vc ligo o ar deve ne, e na minha umilde opinhao a voltagem com o carro liado nao pode baixar de 13,5 e nao pode superar os 14v a voltagem da bateria e de 12,6com o carro desligado se medir direto nos terminais se baixa ate la o alternador esta falhando poderia ser o regulador caso a voltagem ocilar muito.
domingo e dia de bottar o carango em dia e nao foi diferente para mim meu carro nao paso na vistoria tecnica obrigatoria por emicao de fumaca e a cuylpada era a valvula pcv entupida, tava empocando oleo no coletor e ao acelerar um poco mais forte dava aquelq fumadinha valvula trocada e acabo o problema grasas a deus. cuando voltar vai atualizando a info para poder acompanhar e aprender um pouco dese modelo raro que vc esta resgatando com muito esforso abraco amigao legal que o opcom funciono no seu pc


Bom dia amigo!

Então, esse "Secondary Air Injection pump" é a bomba de ar secundário, item que não teve nos Vectra's nacionais, e ela é acionada após a partida quando o motor está frio e serve para jogar ar fresco no coletor de escapamento que, teoricamente, faria o "excedente não queimado" do combustível se inflamar aquecendo o catalizador rapidamente, já que o funcionamento dessa peça só é efetivo acima de uma determinada temperatura.

O conjunto é composto por uma bomba de ar elétrica que fica ao lado da bateria e uma válvula a vácuo e aproximadamente 1 minuto após a partida, quando a rotação da marcha lenta é reduzida, junto com isso o módulo comanda o desligamento dessa bomba e da válvula do coletor.

Imagem

Eu já percebi um mal funcionamento desse sistema pelo simples fato da bomba não estar funcionando no momento que deveria, apesar da bomba em si não estar com problemas pois eu mesmo testei ela ligando-a direto na bateria e ela ligou.

Imagem

O estranho é que verifiquei com um multímetro e chega energia no chicote para a bomba, porém a amperagem deve ser baixa então não deve ser o suficiente para fazer funcionar a bomba, e isso é um dos indícios que pra mim existe algum problema no aterramento do carro.

Eu já fiz um reforço no aterramento e no positivo entre o alternador e o motor, inclusive isso arrumou um problema que eu tinha na luz do porta-luvas que só chegava em torno de 2 volts e o reforço aparentemente resolveu o problema pois agora acende normal e acredito que um reforço entre o alternador e o carro deva arrumar isso também.

Então esse erro da bomba eu já esperava, mas espero resolver isso com a parte elétrica!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2019, 10:30

chirola escreveu:Fuente del Mensaje deijo para vc um link de codigos odb que achei interesante por ter codigos identificados por marca da uma olhada poe ajudar
https://obdii.pro/es/code/P1410


Valeu amigão, vai ter utilidade!

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.


Opa amigão, então, eu percebi isso também, mas não sei como fazer pra mudar apesar de que tem outros parâmetros que indicam que o carro é automático, como por exemplo as posições da seletora do câmbio, e como eu ainda estou aprendendo a mexer no programa eu ainda estou engatinhando nesse quesito, vou até postar aqui pra vocês me apontarem qualquer erro...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se puder verificar se acha mais algum problema eu agradeço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2019, 17:58

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.


(CONTINUANDO...)

Então amigo, o sensor de temperatura do ar de admissão aparentemente está funcionando normal pois antes da partida o valor de temperatura dele era 32°, compatível com os 32.5° que apareciam no TID naquele momento, então eu acho que pode estar havendo uma entrada de ar (quente) do compartimento do motor na caixa do filtro de ar, ou estar de alguma forma puxando ar quente do condensador do ar condicionado, ou ainda o sensor estar confiável apenas abaixo de uma determinada temperatura porque não faz muito sentido a temperatura do ar chegar a 68°, sendo que aquela foto foi tirada às 18:42 e nem estava tão quente assim!

Imagem
Localização do sensor de temperatura do ar de admissão

Outra coisa é que essa temperatura deve entrar no cálculo da mistura então é uma informação importante e tem que ser confiável, então eu pesquisei e achei o seguinte link:

https://mecanicasemsegredo.wordpress.co ... ura-do-ar/

É amigos, realmente essa peça parece ser uma referência bem importante e pode ser que ela esteja boa, pode ser que não, talvez tenha sido trocada em algum momento por uma incompatível (não sei se cheguei a comentar mas o sensor de rotação não era para esse motor e inclusive tinha uma arruela grande para adaptar ele no lugar) então estou sinceramente pensando em trocar até porque é uma peça relativamente barata e pelo que eu vi até agora, com todas essas gambiarras, talvez seja uma opção substituir ela, mas antes vou verificar a integridade do sistema de filtro de ar para ver se não está entrando "ar quente" do compartimento do motor por algum lugar que não devia.

Imagem

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM

Imagem
Cheguei a achar a peça "original" por menos de 15,00, se for original mesmo nem penso duas vezes, o pior que pode acontecer é não ser ele problema mas eu fico com um sensor novo e o antigo fica de reserva!

Eu sempre ouvi que "GM acende luz da injeção mesmo, não tem jeito", mas como não acender tratando o carro dessa forma?

Eu estou começando a entender o porquê dos problemas nesse carro e estou confiante de que vou conseguir arrumar tudo... tomara!

De qualquer maneira fica o aprendizado que se você quer ter um carro confiável, não tem jeito, tem que fazer da maneira certa sempre, ainda mais nesses carros com injeção eletrônica que agora já começam a envelhecer, senão é só dor de cabeça mesmo, depois ficam xingando o carro como se ele tivesse culpa de ter sido negligenciado!

valew!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2019, 23:10

Só um adendo aqui, eu tinha visto o anúncio dessa peça no Mercado Livre e ela estava custando 14,99, daí como eu vi que o anúncio é no Espirito Santo e eu estou em Vitória agora eu me interessei em ir buscar pessoalmente na loja caso eu comprasse.

Bom me responderam e subiram o valor para 150,00!!!!!

Devem ter visto eu postar aqui no fórum o que valorizou muito a peça, mas obviamente eu não vou comprar, ainda não estou louco!

Tem outros anúncios com esse sensor custando em torno de 22/23,00, claro que 15,00 realmente estava muito bom, mas 150,00 está igualmente irreal!

Imagem

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 149 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:48