O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 10 Abr 2019, 14:06

A parte elétrica desta bomba é extremamente simples.

Imagem

K12 é o relé. Ele recebe a tensão principal do fusível FV5 (60A). Os terminais de controle (85 e 86) vão para o módulo de controle (pino A10) e para o relé de energização principal da ECU.
A solenóide Y15 no caso do 1.6 é comandada diretamente pela ECU através do pino A11 (veja que existe a nota exceto Multec).
M27 é o motor com temporizador embutido.

No caso de baixa tensão no pino A10, veja se as tensões chegam em todos os pinos do relé. Veja que no diagrama consta os conectores envolvidos, verifique-os também.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Abr 2019, 15:40

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A parte elétrica desta bomba é extremamente simples.

Imagem

K12 é o relé. Ele recebe a tensão principal do fusível FV5 (60A). Os terminais de controle (85 e 86) vão para o módulo de controle (pino A10) e para o relé de energização principal da ECU.
A solenóide Y15 no caso do 1.6 é comandada diretamente pela ECU através do pino A11 (veja que existe a nota exceto Multec).
M27 é o motor com temporizador embutido.

No caso de baixa tensão no pino A10, veja se as tensões chegam em todos os pinos do relé. Veja que no diagrama consta os conectores envolvidos, verifique-os também.


Rapaz, agora você pirou meu cabeção!

Então, como diria Jack o Estripador, "vamos por partes..!", pelo que eu entendo o módulo, baseado na temperatura do motor, comanda a solenóide que permite a passagem de vácuo para abrir a válvula e ao mesmo tempo manda corrente para a bomba soprar ar fresco no coletor de escapamento.

Imagem
Imagem
Será que eu teria encarado se eu imaginasse a treta que seria? :38:

Até aqui parece que esta funcionando tudo bem pois dá para ouvir a mudança de barulho no coletor, demonstrando que a solenóide estava mandando vácuo para a válvula e essa abrindo corretamente e com um multímetro dava para medir a corrente na tomada da bomba (só que em torno de 11,5v).

Então eu acredito que exista em algum lugar um problema no aterramento, eu sinceramente não sei se terei capacidade de interpretar tão bem esse esquema elétrico, mas com certeza irei me esforçar para poder descobrir cada caminho desse esquema elétrico.

Muitíssimo obrigado amigo!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Benchimol
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 17 Out 2017, 14:21
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Benchimol » 10 Abr 2019, 22:45

Rapaz... que tópico! Eu deveria estar pesquisando sobre meu TCC, mas estou aqui lendo sobre esse maravilho relato cheio de experiências e curiosidades desse Opel 1.6 AT, parabéns pelo carro e pelo trabalho.
Quanto a luz da injeção, meu 2.2 8v um mecânico disse que poderia ser o sensor de rotação, outro a bomba de combustível e o terceiro que poderia ser o MAP. Troquei o MAP e a bomba e resolveu.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 11 Abr 2019, 10:57

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz... que tópico! Eu deveria estar pesquisando sobre meu TCC, mas estou aqui lendo sobre esse maravilho relato cheio de experiências e curiosidades desse Opel 1.6 AT, parabéns pelo carro e pelo trabalho.
Quanto a luz da injeção, meu 2.2 8v um mecânico disse que poderia ser o sensor de rotação, outro a bomba de combustível e o terceiro que poderia ser o MAP. Troquei o MAP e a bomba e resolveu.


Muito obrigado pelas palavras amigo, como eu disse aqui antes a intenção é essa mesmo, trocar conhecimentos e dar a oportunidade a todos de conhecerem um modelo raro, se não único aqui no Brasil, por isso eu tento ser bem detalhista e ilustrar bastante as coisas que tenho feito, o que vai servir até de registro pra mim no futuro.

Tudo começou há dois anos e meio quando recomprei um Vectra GLS 2.2 1999 (tem a história dele na minha garagem também) que havia sido da família, um verdadeiro resgate de um carro que tinha participado da minha história pessoal e que estava claramente indo em direção a se tornar doador de peças se algo não fosse feito urgente!

Imagem
Meu GLS quando fui vê-lo, faróis imprestáveis, rios de óleo saindo do motor, amortecedores ruins, freio ruim, pintura feia, mas rodas bonitas, bem típico!

Imagem
:62:

Imagem
No dia que ele chegou, não quis aquelas rodas, com um pneu de cada tamanho e marca, começava um enorme esforço para trazer de volta a dignidade de um belo carro!

Imagem
Ele e meu Civic, a mulher queria que eu trocasse de carro, só que não sobra dinheiro! kkkk

Imagem
Carro praticamente pronto, mas a grana da pintura foi "sugada" pelo Opel, infelizmente isso ele vai ter que esperar!

Eu finalmente estava prestes a terminar ele, motor reformado, suspensão toda nova, freio revisado, interior perfeito, faróis e lanternas originais, até parachoques dianteiro original novo eu achei, praticamente só faltava a pintura e de repente apareceu esse aqui também "pedindo socorro" e acabou que eu não pude resistir, mas como eu já tinha gasto muito na reforma do meu GLS não esperava que fosse tão trabalhoso fazer esse aqui também.

Já o Opel não estava aparentemente "tão abandonado" assim, mas também não era bem cuidado pois ele tinha passado nas mãos de pessoas que não tinham menor interesse em manter originalidade ou sequer deixar ele mecanicamente saudável, usavam ele apenas como um "carro velho", gastando o mínimo possível com manutenção.

Para você ter uma idéia o sensor de bóia dele estava gasto na parte inferior do tanque e ficava marcando zero quando o tanque estava abaixo de 20L, isso porque o cara só abastecia 20 reais todas as vezes, ou seja, a bóia "ficava gastando" sempre o mesmo lugar!

Imagem
Os dois "quase"juntos!

Talvez a maioria não se preocupasse tanto com os detalhes e já teriam feito a parte de pintura e considerariam o carro como pronto, mas enjoado do jeito que eu sou eu quero arrumar toda a parte mecânica para finalizar a parte externa!

Imagem
Ah se eu tivesse pego ele nessa época (idos de 2010)... Tudo teria sido muito mais fácil!

Em relação a luz da injeção eu também consegui apagar a luz do meu GLS, aliás esse mês fez dois anos que a luz dele não acende, jogando por terra a teoria que "GM acende luz mesmo!".

No caso do Opel da última vez que eu andei com ele a luz já não acendeu. inclusive tinha feito antes uma viagem de 1:30 com ela apagada também, mas depois em uma nova partida para um trajeto de um minuto ela acendeu novamente, mas tenho quase certeza de ser um problema na parte elétrica do carro, o que eu devo estar arrumando essa próxima semana, fazendo isso eu acredito que esse problema deixe de existir.

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 11 Abr 2019, 12:50

penso a mesma coisa primeiro deve ser feito tudo o que e mecanica e trabalho bruto para depuis arrumar a pintura nas oficinas mesmo tendo cuidado tem pesas de dificil acceso e sem querer se acaba esfregando no carro e nos casos de mexanicos mais porcos chegam a amasar a lata sentandose nos paralamas para descansar a bunda encuanto apertam a bateria nas oficinas mais serias e colocado um protetor na lataria do carro para evitar riscos e o carro e lavado para tirar posiveis manchas de graxa o oleo na lataria e muito raro e caro encontrar oficinas asim que gostem de mexer em carros mais velhos .
ansioso para ver o resultado da eletrica continuo acompanhando e aprendendo.
na verdade o cuitado do carro nao tinha grandes problemas como caija o motor e sim tinha un punhado de pequenos problemas e gambiarras das cuais vc arrumo um 90%

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 11 Abr 2019, 14:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje penso a mesma coisa primeiro deve ser feito tudo o que e mecanica e trabalho bruto para depuis arrumar a pintura nas oficinas mesmo tendo cuidado tem pesas de dificil acceso e sem querer se acaba esfregando no carro e nos casos de mexanicos mais porcos chegam a amasar a lata sentandose nos paralamas para descansar a bunda encuanto apertam a bateria nas oficinas mais serias e colocado um protetor na lataria do carro para evitar riscos e o carro e lavado para tirar posiveis manchas de graxa o oleo na lataria e muito raro e caro encontrar oficinas asim que gostem de mexer em carros mais velhos .
ansioso para ver o resultado da eletrica continuo acompanhando e aprendendo.
na verdade o cuitado do carro nao tinha grandes problemas como caija o motor e sim tinha un punhado de pequenos problemas e gambiarras das cuais vc arrumo um 90%


É verdade, pelo menos não tive problemas no motor ou na caixa, e tomara que eu não tenha!

:74: :74: :74:

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 11 Abr 2019, 18:36

Nos tempos atuais, aonde a eletrônica embarcada impera, precisamos de conhecimento e ferramentas especiais para lidar com os problemas que podem aparecer.

Por sorte existe muita coisa boa na internet, basta procurar...

https://www.youtube.com/watch?v=nWtDBiy_WHo

https://www.youtube.com/watch?v=zilyhQsVxtw

E vamos que vamos!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 12 Abr 2019, 12:00

Cada vez mais eu acho relatos de problemas com aterramento ou instalação elétrica...

Imagem

...a diferença no meu caso é que acontece quando eu ligo o ar condicionado!

Vou fazer esse teste, vou ligar o ar e medir a tensão na tomada da bomba de combustível, mas de qualquer maneira eu estou com a intenção de correr todos os pontos de aterramento para checar se os contatos estão bons.

Imagem
Cada número é um ponto de aterramento.

Eu até estou pensando em ao invés de pagar alguém pra fazer mesmo dar uma "passada" no aterramento pois não é algo tão difícil ou técnico assim, acho que isso dá pra encarar.

Talvez seja mais complicado alguns na parte de baixo que pegue a transmissão e tal, daí eu tento dar uma olhada na questão da bomba de ar secundário também!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 12 Abr 2019, 13:15

bem explicado nos videos, olhando relatos eu to concordando com vc, se o laternador estever carregando normal como diz no video entre 13,5v\14,5v poderia ser algum fio terra, pensando em ar condicionado lembre que na linha volks os carros equipados com ar tem alternadores mais fortes, por exemplo o gol sem ar tem um alternador de 65 amper 14volts e os equipados com ar tem alternadores de 75 amper ou 90amper dependendo o ano eu nao sei como é na opel mai pode ser que uma diferença de tensão pode interferir nos outros modulos e sensores levando em concideraçao que ao acionar o ar as ventoinhas ligam automaticamente e o ventilador de o tempo todo consumindo uma porçao de energia ficando mais evidente o problema cuando liga o ar. Abria que pesquisar o vectra e tudo eletronico ate para trocar de marchas, por exemplo o alternador do meu vcd e de 120ampers, Pode ser que o problema seja so falta de eletricidade causada por um mal aterramento ou falha na geraçao de energia

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 12 Abr 2019, 13:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje os equipados com ar tem alternadores de 75 amper ou


Então meu amigo, o alternador instalado lá é de 120Ah, não sei se ele é o original que veio no carro, já que ele não saiu com ar de fábrica como já havia dito. Mas o alternador é igualzinho ao do meu GLS que veio com ar digital, pode até ser que ele não esteja 100%, mas se essa pesquisa de pane em relação a "aterramento" não surgir efeito vou mandar dar uma olhada nele também!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 12 Abr 2019, 17:58

Vídeos gringos interessantes para quem tem curiosidade sobre como é o desempenho do Vectra 1.6, e até de outras versões...

https://www.youtube.com/watch?v=kXICmc_KWnQ&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=17
Primeira vez que descobri que existia Vectra 1.6 foi com esse vídeo, antes de descobrir o meu!

https://www.youtube.com/watch?v=eKB5Y-r9ads&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=86
Comparativo entre a aceleração do 1.6 x 1.8 x 2.0 turbo diesel x 2.0 x 2.5 V6

https://www.youtube.com/watch?v=HiKGpJAWUaY&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=111
Obviamente não é um carro de corridas, mas para uso normal dá tranquilamente.

https://www.youtube.com/watch?v=LONT3V49Up8
Vou te falar que 200km/h nem no meu 2.2 eu consegui dar!

https://www.youtube.com/watchv=MmTf76lZM2Q&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=112
Esse é da cor do meu e dá pra ouvir o barulho da bomba de ar secundário, parece um aspirador de pó! kkkkkk

https://www.youtube.com/watch?v=NE6zqkx3zh8&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=123
E, como curiosidade, a fabricação do Vectra da fábrica da Opel!

Tem muita coisa legal sobre Vectra no Youtube, uma pena que a maioria ou está em alemão, italiano ou russo.. aí quebra!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 13 Abr 2019, 00:54

ok continuo acompanhando o alternador se funcionar dereito com essa amperagem nao deveria dar problema.
eu olhe um par de videos e fique sorpreso pelo folego do motor 1.6, aceleraçao consumo e uma mecanica bem equilibrada para o dia a dia e encarar uma estrada tambem, se parar para pensar nos limites de velocidade ele tem folego de sobra para acompanhar o trancito com carros 20 anos mais novos sem dificuldade, alem de uma raridade e uma curiosidae, que muitos nao sabia que existia.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Abr 2019, 06:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ok continuo acompanhando o alternador se funcionar dereito com essa amperagem nao deveria dar problema.
eu olhe um par de videos e fique sorpreso pelo folego do motor 1.6, aceleraçao consumo e uma mecanica bem equilibrada para o dia a dia e encarar uma estrada tambem, se parar para pensar nos limites de velocidade ele tem folego de sobra para acompanhar o trancito com carros 20 anos mais novos sem dificuldade, alem de uma raridade e uma curiosidae, que muitos nao sabia que existia.


Pois é meu amigo, lá fora teve muito mais motorizações para o Vectra B, inclusive um 1.6 8V de 75cv (o Astra e Zafira também!!), 1.7 Turbo Diesel, 1.8 8v, 2.0 16v, 2.5 V6... aqui no Brasil que a GM quis posicionar o Vectra em um patamar mais elevado e só trouxe os 2.0/2.2 8V e 16v (no caso do B).

Imagem
Opel Vectra 1.6 8V.

Imagem
Opel Astra 1.6 8v.

Imagem
Opel Zafira 1.6 8v.

Comparando com o meu 2.2 8v, obviamente esse tem uma arrancada melhor (mas nada demais também), mas este também sofre acima de 140km/h, pois o 8v não é muito girador, e acima de 4000rpm parece que está puxando ar com canudinho!

Apesar de ser um 16v mais antigo, o motor X16XEL tem bom torque a baixas rpm, e dois colegas que tem Vectra 2.2 16v AT e que experimentaram o Opel ficaram surpresos com a arrancada dele, tiveram até a impressão dele ser ligeiramente mais forte na saída do que dos "irmãos maiores", agora acima de 100km/h obviamente esses iriam abrir vantagem, principalmente pelo fato da última marcha ser overdrive, para você ter uma idéia a 100km/h meu Opel está a 2500rpm contra 2900rpm do meu GLS.

Obviamente se comparado a carros potentes ele tem um desempenho modesto, mas sinceramente nunca senti dificuldade em saídas de semáforo, transito normal ou estrada, me surpreendi, mas 210km/h eu não consegui dar não, nem mesmo no 2.2 8v!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Benchimol
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 17 Out 2017, 14:21
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Benchimol » 13 Abr 2019, 09:30

Pra chegar a 200 km/h o GLS sofre muito (se chegar), a caixa de marcha também não ajuda muito. Já os 16v acredito que cheguem mais fácil aos 200. Um sonho mesmo seria um V6 perdido por aqui no Brasil...

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Abr 2019, 12:16

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje Pra chegar a 200 km/h o GLS sofre muito (se chegar), a caixa de marcha também não ajuda muito. Já os 16v acredito que cheguem mais fácil aos 200. Um sonho mesmo seria um V6 perdido por aqui no Brasil...


E tem!

Na verdade existe a história de que a GM trouxe 11 Opel Vectra V6 para testes no Brasil, após abandonar a idéia dois viraram Pace Car na Indy de 1996, um deles tinha sido de diretoria e de alguma forma conseguiu ser emplacado e os outros destruídos, já que era mais caro devolver o carro para sua origem do que aceitar a perda deles.

https://www.flatout.com.br/este-opel-ve ... no-brasil/

https://www.youtube.com/watch?v=EAw2a57WsC8&list=PL9mTS6AmlO_wC_hVPGUUeKPMer8TQJQGV&index=7&t=0s
Esse foi um dos que foi Pace Car em 1996, hoje ele está com um colecionador no interior de SP.

https://www.youtube.com/watch?v=Qq5MrG_TJMQ&t=13s
Quando ele estava à venda...

Quando os carros da Pace Car foram aposentados a GM guardou um (o do vídeo) para o museu que ela tinha intenção de fazer e o outro foi vendido, este tempos depois foi roubado e nunca mais apareceu.

Sobrou o que tinha sido de diretoria, este também foi vendido [e infelizmente foi transformado em B2] e tinha sido visto recentemente em estado de semi-abandono em algum terreno com o motor desmontado em cima do banco traseiro.

Esse tópico fala sobre ele: viewtopic.php?f=17&t=3879

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

:62:

Depois disso dizem que ele foi comprado por alguém que teria reformado ele, porém não deixa ninguém abrir o capô por nada, muito estranho...

Essa é a breve história dos Opel Vectra V6 no Brasil, eu mesmo tentei descobrir mais algum outro de qualquer versão, principalmente 1.6 como o meu e nunca descobri, chegaram a me falar que existe uma perua Vectra, mas eu duvido muito pois não existe nenhuma fotografia nem prova que ele existe.

Uma vez a Quatro Rodas mostrou um Hatch branco em testes aqui, mas ninguém sabe o fim que ele teve, provavelmente destruído também.

Nada é impossível, até mesmo ter outros Opel escondidos por aí, porém até aonde eu pude descobrir só tem esses dois V6 e o meu 1.6 rodando no Brasil, na verdade rodando não, um guardado (o Pace Car), outro a princípio reformado (o da diretoria) e o meu, mas seria uma grata surpresa descobrir outros também!

Em relação ao 16v ter uma final melhor que o 8v isso é certo, o 8v é melhor em baixa mas não "respira" bem acima de 4000rpm, aonde o 16v brilha, e ainda tem a relação curta, aí já viu... eu consegui chegar em uma reta a 186km/h e não muito confortável pois o motor berra e vibra muito!

No caso do meu 1.6 ele sobre de giro bem, vai até 6000rpm em um tiro, liso, mas como não é um motor tão potente na última marcha ele
fica pesado, eu cheguei a pouco mais de 170km/h em uma reta, se tivesse mais pista teria conseguido ir mais, mas não muito.

Talvez se o motor afinar mais com esse acerto da injeção fique melhor ainda, vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Abr 2019, 13:31

Uma breve pausa para o momento PUTAQUELPAREW de hoje...

https://www.youtube.com/watch?v=FeDf4suZ5-Q

Será que eu consigo deixar os meus 90% do que esse aqui é?

:59:

:62:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 13 Abr 2019, 13:48

por iso falei da velocidade maxima (110) em algum trecho da 101 o meu e 16v 2.0 e sofre um pouco em baija ate os 2000 giros e manquinhoo torke dele e pensado para andar mais em estrada tem bom torke entre 2500 e 4000 na cidade ele bebe um pouco mais (menos do fusca que tinha la no brasil com comando e cabeçote kakaakka)faz uns 7,5\8 km por litro se andar tranquilao, agora na estrada ele se mostra bem economico faz a 120kmh uns 14 kml. 200kmh so uma vez vc vira pasageiro nao me senti comodo, ate os 180 ele e bem docil para dirigir acima diso a diraçao idraulica parace mole de mais , o volante fica muito sensivel pode ser que seja falta de costume mais e so cuando nao tem carro na br e nao por muito tempo acima de 180 ele faz 5 por litro, geralmente viajo a 120\130 o detalhe e que na argentina a maxima em br duplicada e de 120 ou 130 dependendo do trecho.
aqui na argentina tem muito astra e vectra 2.0 16v turbo diesel sao motores que incomodam pouco e andan muito bem.
hoje peguei o carro depois da retifica do cabeçote e como falo sempre e um conjunto arruma um e vc acha outra coisa que esta mais o menos, junto com o cabeçote foi sensor de temperatura que liga as ventoinhas e o esticador da correia dentada, para ajudar aqui a economia esta meio inestavel e as coisas ficam aumentando por ser importadas e o dolar ocilar muito,no esticador pague 190 reais, e eu tento colocar so peças original gm para manter a originalidade do carro, depois de montar tudo , acendeu a luz da injeçao paso aparelho e acusa bico sujo , agora tem brincadeira para o domingo kakakakakak, e olhando ache um fio terra que fica na base do abs que esta cortado e nao sei aonde vai ligado, mais uma para invstigar de a pouco vai ficando no estilo quem sabe algum dia termino. valeu continuo acompanhando

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 13 Abr 2019, 13:49

wow que detalhes de acabamento tem o v6 do video aquele separador de objetos do portamalas luz no porta-mapa das portas e de mais,
vo tentar ver que modelo de som da alpine e esse que aparece a info dele no dispay do mid seria de mais conseguir um som compativel com o mid mais acredito que nao e o som e um interface que vende em e-bay que toma comando no volante e manda para o mid nao lembro o nome mais vi videos no youtube

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Abr 2019, 18:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje por iso falei da velocidade maxima (110) em algum trecho da 101 o meu e 16v 2.0 e sofre um pouco em baija ate os 2000 giros e manquinhoo torke dele e pensado para andar mais em estrada tem bom torke entre 2500 e 4000 na cidade ele bebe um pouco mais (menos do fusca que tinha la no brasil com comando e cabeçote kakaakka)faz uns 7,5\8 km por litro se andar tranquilao, agora na estrada ele se mostra bem economico faz a 120kmh uns 14 kml. 200kmh so uma vez vc vira pasageiro nao me senti comodo, ate os 180 ele e bem docil para dirigir acima diso a diraçao idraulica parace mole de mais , o volante fica muito sensivel pode ser que seja falta de costume mais e so cuando nao tem carro na br e nao por muito tempo acima de 180 ele faz 5 por litro, geralmente viajo a 120\130 o detalhe e que na argentina a maxima em br duplicada e de 120 ou 130 dependendo do trecho.
aqui na argentina tem muito astra e vectra 2.0 16v turbo diesel sao motores que incomodam pouco e andan muito bem.
hoje peguei o carro depois da retifica do cabeçote e como falo sempre e um conjunto arruma um e vc acha outra coisa que esta mais o menos, junto com o cabeçote foi sensor de temperatura que liga as ventoinhas e o esticador da correia dentada, para ajudar aqui a economia esta meio inestavel e as coisas ficam aumentando por ser importadas e o dolar ocilar muito,no esticador pague 190 reais, e eu tento colocar so peças original gm para manter a originalidade do carro, depois de montar tudo , acendeu a luz da injeçao paso aparelho e acusa bico sujo , agora tem brincadeira para o domingo kakakakakak, e olhando ache um fio terra que fica na base do abs que esta cortado e nao sei aonde vai ligado, mais uma para invstigar de a pouco vai ficando no estilo quem sabe algum dia termino. valeu continuo acompanhando


Olha que interessante não sabia que você era da Argentina!

Eu já dirigi um Focus GLX 2.0 AT a 206km/h e meu Civic LXR 2.0 AT a 215km/h sem problemas ou indício de instabilidade, mas isso depende muito dos pneus também.

Por ironia os Vectras diesel exportados para a Argentina eram fabricados no Brasil mas não podiam rodar aqui, foda isso....

Esse fio terra é do ABS? Não entendi.

Põe foto do Vectra ae....

..
chirola escreveu:Fuente del Mensaje wow que detalhes de acabamento tem o v6 do video aquele separador de objetos do portamalas luz no porta-mapa das portas e de mais,
vo tentar ver que modelo de som da alpine e esse que aparece a info dele no dispay do mid seria de mais conseguir um som compativel com o mid mais acredito que nao e o som e um interface que vende em e-bay que toma comando no volante e manda para o mid nao lembro o nome mais vi videos no youtube


Esse carro está perfeito, mas dá pra ficar proximo, esse porta mapas com luz eu já tenho pra instalar, basta só tempo pra arrumar a parte elétrica pra não incluir nada em um sistema já bagunçado!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 14 Abr 2019, 19:14

bom acabando a brincadeira de domingo, tirei os bicos limpei montei , a luz acendeu denovo pasei a conferis os aterramentos do cofre e bicos, tudo ok, foi cuando vi que na tampa de valvulas nao estava o fio do sensor de face dos comandos foi so ligar ele e a luz desligo a lenta estabilizo fico melhor por causa da limpeza dos bicos que ajudo um pouco. e olha como sempre falo o aparelho sei la, pode ajudar mais nao sempre esta certo acusaba bicos sujos e era sensor de face.
no seu carro acredito que seja algo asim deve de ser algo do mais simple, tao simple que nem pasa pela cabes, e no aparelho acusa outra coisa que derrepente nem tem a ver o tem mais indiretamente.nao deu para tirar foto do fio solto o telefone estaba carregando da prosima tiro.
agora moro na argentina com a minha esposa faz uns 3 anos , antes moraba en santo amaro da imperatriz SC more no brasil por 17 anos e se tudo de certo em um par de anos a ideia e voltar a morar por la, por encuanto mato saldades nas ferias de fevreiro asim que achar aonde grave as fotos do carro posto um par.
agora esta explicado meu portugues errado kakakakakak ;P

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 168 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:49