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Andrepilot
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por Andrepilot » 15 Abr 2019, 10:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom acabando a brincadeira de domingo, tirei os bicos limpei montei , a luz acendeu denovo pasei a conferis os aterramentos do cofre e bicos, tudo ok, foi cuando vi que na tampa de valvulas nao estava o fio do sensor de face dos comandos foi so ligar ele e a luz desligo a lenta estabilizo fico melhor por causa da limpeza dos bicos que ajudo um pouco. e olha como sempre falo o aparelho sei la, pode ajudar mais nao sempre esta certo acusaba bicos sujos e era sensor de face.
no seu carro acredito que seja algo asim deve de ser algo do mais simple, tao simple que nem pasa pela cabes, e no aparelho acusa outra coisa que derrepente nem tem a ver o tem mais indiretamente.nao deu para tirar foto do fio solto o telefone estaba carregando da prosima tiro.
agora moro na argentina com a minha esposa faz uns 3 anos , antes moraba en santo amaro da imperatriz SC more no brasil por 17 anos e se tudo de certo em um par de anos a ideia e voltar a morar por la, por encuanto mato saldades nas ferias de fevreiro asim que achar aonde grave as fotos do carro posto um par.
agora esta explicado meu portugues errado kakakakakak ;P


Acho que muitos problemas nesses carros terão origem em chicote ou conectores, seja "alta resistência" (cabo ressecado ou soldado) ou interrupção de continuidade (mal contato ou fio partido) isso pode enganar o scanner, bom pelo menos nos sistemas mais antigos, talvez nos mais novos isso possa já ser previsto.

Quando eu troquei a correia dentada o mecânico não instalou o sensor de fases corretamente e ele não estava próximo o suficiente da polia do comando para poder captar a posição do mesmo e no scanner deu a informação "Sensor de Fase", daí o mecânico disse que o sensor estava ruim e eu acabei comprando outro desnecessariamente.

Na época percebemos que ele só estava mal posicionado, arrumamos ele no lugar e ele voltou a funcionar, mas recentemente como eu tinha dado "uma geral" na injeção com limpeza de bicos, troca da válvula EGR, do sensor de rotação, da bomba de combustível, do filtro, do regulador de pressão, limpeza do copo de borboleta, e "uma geral" na ignição com troca de cabos, velas e bobina, achei que não fazia sentido ter um sensor de fase novo na caixa guardado, que poderia facilmente se perder no meio da bagunça em algum momento, então eu mesmo fiz a instalação dele pra ficar tudo o mais novinho possível, e o antigo fica de reserva, já que este está aparentemente funcionando.

No meu caso eu tenho uma série desconfiança em relação a saúde do sistema elétrico do carro, podendo ser alguma coisa de alternador, de aterramento com problemas, instalação errada do ar condicionado ou até todos juntos!

Eu estava lembrando de quando o carro chegou se a ventoinha estava funcionando e eu desligava o carro ela desligava junto, isso me incomodava um pouco já que normalmente ela deveria ficar ligada um tempo também. Quando eu fui arrumar a instalação da ventoinha (o cebolão estava ligado diretamente na ventoinha sem passar por relé) daí o rapaz fez a instalação dele na bateria, só que instalou o relé do ar também e se eu ligar o ar com o motor desligado o compressor arma e as ventoinhas ligam e se eu dou partida assim o compressor gira junto, isso está muito ruim.

Mas isso eu devo arrumar em breve também, e não se preocupe, o seu português é melhor do que o meu castelhano!!

:88:
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chirola
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por chirola » 15 Abr 2019, 12:06

Valeu obrigado, com o pasar do tempo descobri que é mais facil vc estudar e pesquisar na internet mesmo e arrumar as coisas vc mesmo,(pelomenos o menos pesado tem coisas que nao tem como facer em casa) do que achar um profesional capacitado con bondade de trabalhar em um carro mais velinho

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por Andrepilot » 15 Abr 2019, 13:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Valeu obrigado, com o pasar do tempo descobri que é mais facil vc estudar e pesquisar na internet mesmo e arrumar as coisas vc mesmo,(pelomenos o menos pesado tem coisas que nao tem como facer em casa) do que achar um profesional capacitado con bondade de trabalhar em um carro mais velinho


Eu não sei como é aí na Argentina mas você sabe como é aqui no Brasil, aqui é complicado, historicamente aqui a manutenção de automóveis era feita por pessoal que não tinha tido muita qualificação (sem ofensas) isso na época de Fusca, Brasilia, Chevette, Passat, ou seja, carros tecnologicamente muito simples, sem eletrônica embarcada praticamente nenhuma, por isso o Fusca foi tão cultuado no Brasil pois dizia-se que qualquer um com um pedaço de arame e um alicate poderia consertá-lo.

Mas os tempos felizmente passaram, a injeção eletrônica só chegou no Brasil no final dos anos 80 mas com a abertura das importações em 1990 chegaram carros muito mais avançados do que estávamos acostumados e criaram uma revolução quando chegaram.

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BMW 520, o primeiro importado e chegar no Brasil!

Com isso a indústria nacional teve que correr atrás do prejuízo e em poucos anos conseguiu chegar ao patamar "das gringas", ela sim, mas os mecânicos infelizmente não.

Obviamente temos boas oficinas e bons técnicos hoje em dia, mas se hoje ainda temos muitas oficinas e mecânicos que acreditam que válvula termostática é inútil e só atrapalha, que aditivo de arrefecimento gera problemas, que fluido de freio é para sempre, entre outras pérolas, imagina há vinte anos atrás!

Não tem jeito, hoje mecânico sem conhecimento, sem scanner e sem ferramentas específicas não é nada!

Quando eu fui trocar a correia dentada do Opel o mecânico (que segundo ele tinha trabalhado 19 anos em autorizada GM) até tinha a ferramenta para travar os comandos, mas disse que preferia fazer sem porque a ferramenta "atrapalhava mais que ajudava", moral da história, montou errado, ficou fora de ponto, eu tinha ido viajar, tive que voltar 1:30 de estrada para refazer e no fim eu tive que ajudar a ele colocar no ponto pois ele não conseguia acertar!!

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Com a ferramenta de "fasagem", correia, bomba d'água, tensionadores, roletes novos e agora no ponto!

Quando eu estava refazendo o motor do meu GLS eu também tive que praticamente forçar o mecânico a trocar a bomba de óleo que ele falou que não precisava, poxa, eu estava gastando 6000,00 pra fazer um motor com 250.000km e ia economizar na bomba de 200,00??? E o pior de tudo na minha visão foi que ele queria aproveitar os parafusos do cabeçote dizendo que era "bobagem trocar...", isso entre varias coisas como radiador, cárter, bomba d'água..

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Motor do meu GLS!

Por isso sempre antes de algum procedimento eu procuro entender como se faz, pois mesmo que eu não vá fazer eu fico sempre acompanhando a manutenção e se precisar eu intercedo.

Eu fiz isso uma vez quando fui instalar um rádio no Honda Fit que eu tive, o cara estava fazendo errado pois ele queria instalar a gaveta no carro, só que nos Honda vc abre o painel e aparafusa o rádio no carro, e eu falei pra ele que ele estava errando, ele disse que ele fazia assim que ele não iria mexer no painel pra instalar da minha forma que se desse problema no ar eu iria reclamar com ele, daí eu mandei ele parar na hora. Depois veio o gerente de loja dizendo que ele iria pessoalmente instalar o rádio para mim e eu falei que ali eu não faria mais nada!

Tem que ser assim, e melhor ainda se você mesmo puder fazer as suas coisas, você vai economizar dinheiro de mão de obra e provavelmente fazer melhor que se estivesse pagando, porém você tem que se garantir no que está fazendo, por exemplo, freios eu não sei se teria coragem de mexer não!

Mas essa questão de "mão de obra ruim" não é só na manutenção de carros não, é muito comum de uma maneira geral em prestação de serviços no Brasil a pessoa ter que ficar em cima para o serviço sair direito, minha mulher mesmo acabou de me ligar reclamando do trabalho do pedreiro na casa dela, eu o que posso fazer eu mesmo eu faço, seja em casa ou no carro, a não ser meu Civic que faço na concessionária, que é caro, mas bem feito.

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claudemir cintra melo
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por claudemir cintra melo » 15 Abr 2019, 15:43

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom acabando a brincadeira de domingo, tirei os bicos limpei montei , a luz acendeu denovo pasei a conferis os aterramentos do cofre e bicos, tudo ok, foi cuando vi que na tampa de valvulas nao estava o fio do sensor de face dos comandos foi so ligar ele e a luz desligo a lenta estabilizo fico melhor por causa da limpeza dos bicos que ajudo um pouco. e olha como sempre falo o aparelho sei la, pode ajudar mais nao sempre esta certo acusaba bicos sujos e era sensor de face.
no seu carro acredito que seja algo asim deve de ser algo do mais simple, tao simple que nem pasa pela cabes, e no aparelho acusa outra coisa que derrepente nem tem a ver o tem mais indiretamente.nao deu para tirar foto do fio solto o telefone estaba carregando da prosima tiro.
agora moro na argentina com a minha esposa faz uns 3 anos , antes moraba en santo amaro da imperatriz SC more no brasil por 17 anos e se tudo de certo em um par de anos a ideia e voltar a morar por la, por encuanto mato saldades nas ferias de fevreiro asim que achar aonde grave as fotos do carro posto um par.
agora esta explicado meu portugues errado kakakakakak ;P


Acho que muitos problemas nesses carros terão origem em chicote ou conectores, seja "alta resistência" (cabo ressecado ou soldado) ou interrupção de continuidade (mal contato ou fio partido) isso pode enganar o scanner, bom pelo menos nos sistemas mais antigos, talvez nos mais novos isso possa já ser previsto.

Quando eu troquei a correia dentada o mecânico não instalou o sensor de fases corretamente e ele não estava próximo o suficiente da polia do comando para poder captar a posição do mesmo e no scanner deu a informação "Sensor de Fase", daí o mecânico disse que o sensor estava ruim e eu acabei comprando outro desnecessariamente.

Na época percebemos que ele só estava mal posicionado, arrumamos ele no lugar e ele voltou a funcionar, mas recentemente como eu tinha dado "uma geral" na injeção com limpeza de bicos, troca da válvula EGR, do sensor de rotação, da bomba de combustível, do filtro, do regulador de pressão, limpeza do copo de borboleta, e "uma geral" na ignição com troca de cabos, velas e bobina, achei que não fazia sentido ter um sensor de fase novo na caixa guardado, que poderia facilmente se perder no meio da bagunça em algum momento, então eu mesmo fiz a instalação dele pra ficar tudo o mais novinho possível, e o antigo fica de reserva, já que este está aparentemente funcionando.

No meu caso eu tenho uma série desconfiança em relação a saúde do sistema elétrico do carro, podendo ser alguma coisa de alternador, de aterramento com problemas, instalação errada do ar condicionado ou até todos juntos!

Eu estava lembrando de quando o carro chegou se a ventoinha estava funcionando e eu desligava o carro ela desligava junto, isso me incomodava um pouco já que normalmente ela deveria ficar ligada um tempo também. Quando eu fui arrumar a instalação da ventoinha (o cebolão estava ligado diretamente na ventoinha sem passar por relé) daí o rapaz fez a instalação dele na bateria, só que instalou o relé do ar também e se eu ligar o ar com o motor desligado o compressor arma e as ventoinhas ligam e se eu dou partida assim o compressor gira junto, isso está muito ruim.

Mas isso eu devo arrumar em breve também, e não se preocupe, o seu português é melhor do que o meu castelhano!!

:88:

ja olhou o conta giros ou rpm o meu parou de acenter a lus quando arrumei o mesmo

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por Andrepilot » 15 Abr 2019, 16:43

claudemir cintra melo escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom acabando a brincadeira de domingo, tirei os bicos limpei montei , a luz acendeu denovo pasei a conferis os aterramentos do cofre e bicos, tudo ok, foi cuando vi que na tampa de valvulas nao estava o fio do sensor de face dos comandos foi so ligar ele e a luz desligo a lenta estabilizo fico melhor por causa da limpeza dos bicos que ajudo um pouco. e olha como sempre falo o aparelho sei la, pode ajudar mais nao sempre esta certo acusaba bicos sujos e era sensor de face.
no seu carro acredito que seja algo asim deve de ser algo do mais simple, tao simple que nem pasa pela cabes, e no aparelho acusa outra coisa que derrepente nem tem a ver o tem mais indiretamente.nao deu para tirar foto do fio solto o telefone estaba carregando da prosima tiro.
agora moro na argentina com a minha esposa faz uns 3 anos , antes moraba en santo amaro da imperatriz SC more no brasil por 17 anos e se tudo de certo em um par de anos a ideia e voltar a morar por la, por encuanto mato saldades nas ferias de fevreiro asim que achar aonde grave as fotos do carro posto um par.
agora esta explicado meu portugues errado kakakakakak ;P


Acho que muitos problemas nesses carros terão origem em chicote ou conectores, seja "alta resistência" (cabo ressecado ou soldado) ou interrupção de continuidade (mal contato ou fio partido) isso pode enganar o scanner, bom pelo menos nos sistemas mais antigos, talvez nos mais novos isso possa já ser previsto.

Quando eu troquei a correia dentada o mecânico não instalou o sensor de fases corretamente e ele não estava próximo o suficiente da polia do comando para poder captar a posição do mesmo e no scanner deu a informação "Sensor de Fase", daí o mecânico disse que o sensor estava ruim e eu acabei comprando outro desnecessariamente.

Na época percebemos que ele só estava mal posicionado, arrumamos ele no lugar e ele voltou a funcionar, mas recentemente como eu tinha dado "uma geral" na injeção com limpeza de bicos, troca da válvula EGR, do sensor de rotação, da bomba de combustível, do filtro, do regulador de pressão, limpeza do copo de borboleta, e "uma geral" na ignição com troca de cabos, velas e bobina, achei que não fazia sentido ter um sensor de fase novo na caixa guardado, que poderia facilmente se perder no meio da bagunça em algum momento, então eu mesmo fiz a instalação dele pra ficar tudo o mais novinho possível, e o antigo fica de reserva, já que este está aparentemente funcionando.

No meu caso eu tenho uma série desconfiança em relação a saúde do sistema elétrico do carro, podendo ser alguma coisa de alternador, de aterramento com problemas, instalação errada do ar condicionado ou até todos juntos!

Eu estava lembrando de quando o carro chegou se a ventoinha estava funcionando e eu desligava o carro ela desligava junto, isso me incomodava um pouco já que normalmente ela deveria ficar ligada um tempo também. Quando eu fui arrumar a instalação da ventoinha (o cebolão estava ligado diretamente na ventoinha sem passar por relé) daí o rapaz fez a instalação dele na bateria, só que instalou o relé do ar também e se eu ligar o ar com o motor desligado o compressor arma e as ventoinhas ligam e se eu dou partida assim o compressor gira junto, isso está muito ruim.

Mas isso eu devo arrumar em breve também, e não se preocupe, o seu português é melhor do que o meu castelhano!!

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ja olhou o conta giros ou rpm o meu parou de acenter a lus quando arrumei o mesmo


Boa tarde amigo!
Não, o meu não tem problemas no painel não, o único senão foi a luz de injeção que estava esquematizada para não acender mas eu já desfiz esse “bacalhau” e agora está tudo funcionando direitinho, só falta mesmo arrumar a parte elétrica do carro!

Valew

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por Andrepilot » 16 Abr 2019, 22:04

Boa noite a todos!

Após quinze longos dias volto para casa, imagina se eu estava ansioso!

Bom, iniciando os trabalhos eu fui ver a parte do aterramento e verifiquei praticamente todos os pontos internos mas como estavam todos muito bons eu passo a acreditar que o culpado pode ser o grande ponto de aterramento entre o motor e o chassis do carro, já que este sim fica na parte de baixo pegando água e óleo. Só que o acesso à ele é bem ruim, só levantando o carro no elevador, talvez eu espere uma troca de óleo ou compro uma malha nova e levo à uma oficina para trocar, vamos ver...

Outra coisa que eu fiz foi verificar a parte de admissão, e a primeira coisa que eu fiz foi retirar o sensor para fazer uma limpeza nele...

Imagem

...e depois verifiquei o ressonador na parte que fica na frente dos radiadores e, obviamente, tinha uma surpresa me esperando ali!

Imagem
Como não odiar os "ex-donos?"

:112

Eu não sei exatamente o motivo de tamanha idiotice, talvez para adaptar o condensador do ar condicionado ou sei la, mas o certo é que o "jumento" (sem ofensas ao animal!) deixou a "entrada de ar" apontada para o condensador , ou seja, isso explica perfeitamente o motivo da temperatura do ar de admissão chegar a quase 70°C quando o carro está parado, mas quando ele esta andando não!

Isso realmente é "de cair o cú da bunda", rapaz eu não sei quem é pior, os donos ou os mecânicos de mão suína, de qualquer forma dá vontade de entregar os dois para o estado Islâmico treinar seus homens bomba!

Bom, um colega daqui que desmancha Vectras tem uma peça dessas e ficou de me arrumar, infelizmente só vou poder pegar com ele no feriadão agora, mas já vai ser de grande ajuda, espero que dê certo!

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por chirola » 16 Abr 2019, 22:32

olha iso e uma obra prima de um mecanicuzinho experiente. a sospeita era certa, alem de virado estragado e fudido ao maximo esta faltando uma peça e olha que o duto completo nao pasa de 150 reais.
Imagem
olha a parte marcada, ele fica atrais da alma de ferro do parachoque e na ponta tem uma ranhura que vc consegue apontar em diagonal para a frente o para baijodetalhe ela fica separada do radiador pelomenos um palmo.
o do aterramento vc consegue facer um test facil e rapido arruma um cabo de chupeta prende um extremo no negativo da bateria e o outro extremo para facer terra no motor o caixa cuidado com a descarga ventoinhas e correias para naopegar no fio caso tenha que ligar o carro e vc pode testar a voltagem na valvula de ar secundario que estaba dando voltagem baija e a falta de aterramento era uma posivilidade,
falta cada vez menos problema de admiçao de ar pode riscar da lista agora so checar o aterramento e se nao for eu realmente aposto forte no alternado continuo acompanhando e aprendendo valeu

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por Andrepilot » 17 Abr 2019, 01:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha iso e uma obra prima de um mecanicuzinho experiente. a sospeita era certa, alem de virado estragado e fudido ao maximo esta faltando uma peça e olha que o duto completo nao pasa de 150 reais.
Imagem
olha a parte marcada, ele fica atrais da alma de ferro do parachoque e na ponta tem uma ranhura que vc consegue apontar em diagonal para a frente o para baijodetalhe ela fica separada do radiador pelomenos um palmo.
o do aterramento vc consegue facer um test facil e rapido arruma um cabo de chupeta prende um extremo no negativo da bateria e o outro extremo para facer terra no motor o caixa cuidado com a descarga ventoinhas e correias para naopegar no fio caso tenha que ligar o carro e vc pode testar a voltagem na valvula de ar secundario que estaba dando voltagem baija e a falta de aterramento era uma posivilidade,
falta cada vez menos problema de admiçao de ar pode riscar da lista agora so checar o aterramento e se nao for eu realmente aposto forte no alternado continuo acompanhando e aprendendo valeu


Pois é, acho mesma coisa, conforme as coisas forem evoluindo eu posto aqui!

Agora são duas da manhã e acabei de instalar os faróis Carello novos que tinham chegado!

Será que sou normal???

:47:

Imagem
Nem dá pra perceber, mas amanhã tiro fotos novas de dia!

Agora ele está com faróis e lanternas traseiras Carello, setas Britax e faróis de neblina (não são "milhas" pessoal, por favor!) Arteb!

:76:

Valeu!!!

:88:

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por Andrepilot » 17 Abr 2019, 18:09

Boa noite a todos!

Bom hoje eu tenho poucas mas boas novidades!

Tinha deixado o carro ontem com a bateria desconectada, na tentativa de fazer um "reset" do módulo, bom não sei se isso é algum tipo de "mandinga" ou "simpatia" mas não custa nada fazer, vai que...

A idéia era "zerar" o módulo para que ele voltasse a ter as configuração de fábrica, principalmente em relação a RPM em marcha lenta com o carro engrenado em "Drive" e ar ligado, quando normalmente a rotação fica em torno de 600rpm e acaba vibrando um pouco.

Em relação à isso nada mudou, continua a mesma coisa, talvez eu não tenha pedido com muita fé, mas em relação a isso não tem problema pois não é algo que incomode tanto, mas a boa notícia é que eu rodei 25km hoje, com várias paradas, desligamentos, partidas e a luz da injeção permaneceu apagada o tempo todo!! (obviamente ela acende na partida mas apaga!)

Imagem
Após 25km (tinha andado 400m até o posto antes!) a e luz de injeção ainda apagada!!

Pode parecer pouco porém era mais do que o suficiente para o carro apresentar problemas como ficar fraco e sem desempenho algum, principalmente nas arrancadas, mas hoje, assim como ele já tinha feito vez passada, permaneceu muito espertinho e andando muito bem!

Imagem
Hoje no posto um cara ficou "babando" no carro! Mas é bonito mesmo, não é?

Obviamente não quero "cantar de galo" e garantir que resolvi todos os problemas, até porque preciso ainda arrumar aquela questão do ressonador de admissão e do aterramento mas isso já me dá esperanças de estar seguindo na direção certa e acho que se o carro permanecer assim por pelo menos uma semana sem acender a luz e andando bem aí sim eu posso considerar como problema resolvido.

Falando em aterramento e alternador aparentemente todas as vezes que eu medi com um multímetro a tensão estava boa, em torno de 13,7/13,8v mas só vou poder ter certeza mesmo quando conseguir instalar outro programa no meu Mac para poder usar o OPCom, aí sim vai ficar legal!!!

ImagemImagem
Momento ostentação"!!!

Tudo isso pode parecer besteira, mas hoje eu achei algumas fotos que eu tinha em minha câmera que eu tinha tirado poucos dias após o carro ter chegado, e dá para ver perfeitamente a forma que ele se encontrava, baseado nisso em apenas um pouco menos que um ano muita, mas muita coisa mudou!!!

Imagem
07 de maio de 2018, o carro ainda com as rodas do Meriva, calhas de chuva, faróis de plástico e insulfilm dando uma paradinha em um eletricista que estirpou boa parte das porcarias que estavam instaladas no carro, mal eu sabia a quantidade de tretas que ainda estavam por vir!!

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Olha essa caixa de relés, isso é coisa que se faça???? É para dar problemas elétricos ou não? (essa era a instalação do ar condicionado)

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A bateria era de apenas 40Ah, nem sei que carro usa uma bateria tão pequena assim...

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Tinha esse câncer aqui, acho que era algum tipo de alarme... Fora!!!

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Isso que eu chamo de "fio da puta"!

Então hoje fiquei bastante feliz com o resultado de todo o meu trabalho em arrumar as coisas que estão erradas no carro, quer dizer, a grande maioria que estava errada eu já resolvi, agora falta muito menos do que antes, só em olhar para trás chega a cansar (!!!) mas se Deus quiser em breve poderei finalmente dizer que o carro que estava em um estado lastimável finalmente foi salvo, afinal de contas ele merece!

:105:

E vamos que vamos, porque as coisas estão indo no caminho certo e já começo a ver uma "luz no fim do túnel", só espero que não seja um trem!!

:88:
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por chirola » 18 Abr 2019, 00:41

:47: se nao estever errado fusca 1300 utilizaba bateria de 40 amper mais olha deve ser um carma de ex dono porco cuando comprei o meu tinha uma de 45 amper ficaba ate pequena na caixa da bateria agora tem uma delco de 65 e o carrinho agradese .
a eletrica sem comentarios nao sei como nao pego fogo essa caixa de reles PQP ainda bem que vc arrumo a bagunsa .
o alarme olha coisa de outro mundo parece ter vida propia e como se fose um sombi cibernetico que se alimentaba do carro,
mais tudo iso fico para tras grasas a deus
pode ser que reseteando tenha apagado os codigos gravados na memo, agora a leitura da voltagem esta boa entre 13,5e14,5 e suficiente para o carro funcionar bem.
os farois sem comentarios bonito de mais e agora combinan com as lanternas cerada tambem, nao tem como o cara do posto nao babar no carro esta muito enteiro eu acredito que em pouco tempo nao vai ter muito mais para facer no carro alem de manutençao e pasear com a familia, o dificil vai ser escolher com cual dos carros porque tanto o civic como os dois vectra sao nave e nao se preocupa eu tambem tenho esas coisas nao faz muito tempo estaba trocando os farois de milha a uma da manha regulando os farois as 2:00 trocando pastilhas de freio a meianoite amortecedores as 10 da noite cada um tem seus tempos e as veces a anciedade faz con que os tempos acontesan a horas incertas :88:
fico muito feliz porque falta muito pouco para ficar pronto parabens

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Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 18 Abr 2019, 00:44

olhe a foto do alarme denobo nao aguante PQP
ainda nao entendi o meu carro continua com o corujinha se problema algum nao tem nesecidade desa bola de fio do capiroto era so comprar outro controle original a central de alarme dificilmente da problema

danrmp
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por danrmp » 18 Abr 2019, 09:36

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Imagem
Olha essa caixa de relés, isso é coisa que se faça???? É para dar problemas elétricos ou não? (essa era a instalação do ar condicionado)


Ainda não consegui entender se é preguiça, falta de vontade, ou desconhecimento, para fazer um serviço desta forma. É muito fácil comprar estas bases de relés em desmanche para fazer uma montagem no mínimo, apresentável. Por este motivo só eu coloco a mão na elétrica (e quase tudo) dos meus carros.

Sobre a bateria, vários carros modernos (ex. Civic) saem de fábrica com uma bateria de pequena capacidade de armazenamento, mas com grande capacidade de partida. Isso é o que importa no final das contas.

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Andrepilot
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por Andrepilot » 18 Abr 2019, 11:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
...
a eletrica sem comentarios nao sei como nao pego fogo essa caixa de reles PQP ainda bem que vc arrumo a bagunsa .
o alarme olha coisa de outro mundo parece ter vida propia e como se fose um sombi cibernetico que se alimentaba do carro,
mais tudo iso fico para tras grasas a deus
pode ser que reseteando tenha apagado os codigos gravados na memo, agora a leitura da voltagem esta boa entre 13,5e14,5 e suficiente para o carro funcionar bem.
...


Pois é amigo, essa do Zumbi Cibernético foi boa!

Realmente é um milagre isso não ter se transformado em um incêndio e vai saber quanto tempo mais isso deveria demorar a acontecer!

Para você ter idéia o Cebolão estava ligado diretamente à ventoinha e obviamente isso estava errado e já estava começando a gerar problema pois o Cebolão estava derretendo pelo excesso de amperagem.

Em relação a apagar códigos já gravados não seria o caso, a intenção era apenas apagar todo o "aprendizado" e começar zerando todos os parâmetros de fábrica!

:88:
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por Andrepilot » 18 Abr 2019, 12:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olhe a foto do alarme denobo nao aguante PQP
ainda nao entendi o meu carro continua com o corujinha se problema algum nao tem nesecidade desa bola de fio do capiroto era so comprar outro controle original a central de alarme dificilmente da problema


Esse carro não tem alarme, apenas módulo de travas, então o Rafael Gouveia, um dos primeiros donos, tinha instalado um alarme Positron e dispensado o "Corujinha".

Eu, "zé frisinho" do jeito que sou, comprei um corujinha sistema Bosh, diferente dos Megamos que a GM instalou nos Vectra's nacionais, e passei a utilizar o carro sem alarme, até porque em algum momento o alarme Positron só estava ali para atrapalhar pois não tinha nem mais o controle.

Eu não sei cara, mas eu sou muito contra a qualquer adaptação no carro, até mesmo o ar condicionado eu preferiria que fosse original de fábrica, MAS como não é, e aqui no RJ é impossível usar carro sem, eu vou otimizar da melhor forma possível, mas fora isso o que não era original de fábrica já foi retirado, incluindo aí os vidros elétricos nas portas traseiras.

:88:

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Imagem
Olha essa caixa de relés, isso é coisa que se faça???? É para dar problemas elétricos ou não? (essa era a instalação do ar condicionado)


Ainda não consegui entender se é preguiça, falta de vontade, ou desconhecimento, para fazer um serviço desta forma. É muito fácil comprar estas bases de relés em desmanche para fazer uma montagem no mínimo, apresentável. Por este motivo só eu coloco a mão na elétrica (e quase tudo) dos meus carros.

....


Vamos lá eu acho que é preguiça, falta de vontade, desconhecimento, filha-da-putice, sem-vergonhice, cara de pau, ignorância, viadagem, estupidez, porquice, idiotice e toda sorte de ofensas que você puder pensar, mas na verdade faz parte da história do nosso país, afinal ninguém aqui no Brasil valoriza mão de obra, pagam caro em uma peça mas choram para pagar alguém para instalar.

Então é uma situação que se "realimenta" já que o cara não paga bem porque o serviço será mal feito e o cara faz um serviço mal feito porque será mal remunerado!

Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?

Fora do Brasil as pessoas tendem a fazer um bom serviço pois afinal de contas o "nome dela" esta indo junto com o trabalho, mas aqui na república das bananas ninguém está nem aí!

Por isso que eu concordo com você quando diz que o ideal é nós mesmos fazermos os trabalhos nos carros, eu mesmo tenho feito muita coisa, por exemplo eu mesmo fiz a limpeza do corpo de borboletas, antes nem mesmo juntas tinha, estava com silicone! Não tem que matar um cara desses???

Só que muitas coisas eu não sei ou não tenho ferramentas para fazer, neste caso eu procuro saber como se faz e levo em uma oficina que eu tenha alguma liberdade de acompanhar e fico em cima mesmo!

:88:

"ESTAMOS TRABALHANDO A ZERO DIAS SEM A LUZ DE INJEÇÃO, NOSSO RECORDE É 1 DIA!"

Imagem
Aproximadamente 5 minutos depois de começar a andar a luz acendeu...

:62:

Imagem
..parei o carro, desliguei e religuei em seguida e a luz não acendeu mais, vai saber!

:47:

Então isso significa que não tenho um problema concreto mas sim algo intermitente, acredito que tenha a ver com a alimentação elétrica, apesar de ter medido a voltagem da bateria e ela estar a 13,5v, talvez eu tenha algum problema de mal contato no chicote ou módulo, mais tarde eu vou tentar passar um Limpa Contato nos conectores do módulo de injeção para ver se resolve alguma coisa.

A minha intenção será deixar o carro na auto-elétrica para passar um pente fino, principalmente na questão da instalação do ar condicionado, tem até uma auto elétrica que mexe com ar condicionado também que prometeu passar a instalação do ar, incluindo aí os "pressostatos", pelo módulo, deixando a instalação praticamente igual a original, mas eu vou tentando arrumar no que dá antes já que isso vai sair bem caro.

Vou almoçar agora e depois seguir nos trabalhos!

:88:
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por danrmp » 18 Abr 2019, 13:05

Eu faria da seguinte forma: compraria o chicote frontal (o que inclui aquela caixa de fusíveis e reles retangular na frente da bateria) no desmanche, e a partir dele montaria da forma como é naquele esquema que te passei.
Acho que o que vai dificultar um pouco é que os nacionais utilizam eletroventiladores com dois pinos, enquanto o 1.6 usam 3 (ambos eletroventiladores possuem segunda velocidade via resistor). Não sei se alguma versão ou outro carro possui este tipo de ventoinha. Se não, tem como adaptar o resistor, ainda que não seja a solução ótima.

Do conector redondo pra frente, onde trafegam os sinais para o módulo, creio já estarem presentes no chicote "comum".


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por chirola » 18 Abr 2019, 13:45

sim mais o vectra saia de fabrica com uma bateria ACdelco de 63 amperes real na etiqueta fala 65ah ,
Imagem
coloque comonexemplo uma bateria bosch que sai de fabrica em barios carros o modelo é S3 e olha para sorpresa de muitos na frente fala 12v 65ah so que iso e a potencia maxima em forma de pico de corrente a amperagem real é de 45ah constante pelo maximo de 70 minutos depois apresenta queda de tençao.
a minha mae tem um honda fit e para igualar a bateria de 45ah que tinha de fabrica teve que colocar uma de 55ah que otorga 45 amper reales ,
e como os modulos de som na etiqueta fala 3000wats e na letra pequena fala 650wats RMS os outros doismil e poucos wats é so na etiqueta.
agora a luz abria que ver que acusa o opcom e ver se e algo que possa falhar por queda de preçao, pergunta ela acende com o ar ligado ou e indiferente ar ligado ou desligado?

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por Andrepilot » 18 Abr 2019, 14:48

Bom, acabei de chegar do almoço, o restaurante fica a exato 1km de casa, e aproveitei para fazer uns testes, liguei o multímetro na função "voltagem DC" escala de 20V na tomada OBD2 do carro para saber exatamente qual é a voltagem no módulo da injeção, e não na bateria ou no alternador, e eu percebi duas coisas:

Uma que a voltagem começa bem e vai diminuindo, tipo, eu dou partida e a voltagem inicia com uns 13,7V, por exemplo e lentamente vai caindo e num curto período de tempo chegou a 13,2V. Vou aproveitar para ir a rua ver uma questão pessoal e vou verificar o quanto mais ela cai.

A outra coisa que eu vi foi que tanto a seta quanto o pisca-alerta tem uma influência enorme na voltagem do sistema, mais até do que a do ar condicionado, com uma queda de quase 1 Volt quando as luzes se acendem, e como elas piscam a tensão oscila para baixo e volta continuamente, isso explica o porquê das luzes de painel e TID oscilarem quando dou a seta.

Imagem
A voltagem mínima que eu consegui ver com o ar ligado, assim como os faróis, desembaçador traseiro e o pisca alerta chegando a cair abaixo de 12V!

Só que eu estava segurando os fios do multímetro, um negócio meio estranho, então eu resolvi fazer uma instalação "semi-definitiva" usando um suporte de celular de forma que eu possa dirigir e acompanhar, e acho que ficou bom!!

Imagem
Com o carro ligado.

Imagem
Com o carro e o ar ligados.

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Com o carro, o ar e os faróis baixos ligados.

Imagem
Com o carro, o ar, os faróis e o pisca-alerta ligado (pico mínimo!)

Acho que com o carro instrumentado dessa forma vou poder acompanhar a saúde do sistema elétrico e pelo fato do multímetro ficar praticamente na altura dos olhos poderei ficar observando se existe alguma variação além dessa que eu percebi hoje, acho que assim vou poder ter condições de descobrir se eu tenho problemas no alternador ou algo parecido.

É bem provável que eu confirme que eu não tenho um problema na injeção em si e sim em alguma parte do sistema elétrico, por isso que eu desligo o carro com a luz acesa e eo religar ela não se acende, alguma oscilação na tensão deve estar deixando o módulo meio "pancada das idéias"!

Mais tarde eu posto se eu tive alguma novidade, desculpe se eu estou enchendo o saco de vocês!

:88:

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por Andrepilot » 18 Abr 2019, 14:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sim mais o vectra saia de fabrica com uma bateria ACdelco de 63 amperes real na etiqueta fala 65ah ,
Imagem
coloque comonexemplo uma bateria bosch que sai de fabrica em barios carros o modelo é S3 e olha para sorpresa de muitos na frente fala 12v 65ah so que iso e a potencia maxima em forma de pico de corrente a amperagem real é de 45ah constante pelo maximo de 70 minutos depois apresenta queda de tençao.
a minha mae tem um honda fit e para igualar a bateria de 45ah que tinha de fabrica teve que colocar uma de 55ah que otorga 45 amper reales ,
e como os modulos de som na etiqueta fala 3000wats e na letra pequena fala 650wats RMS os outros doismil e poucos wats é so na etiqueta.
agora a luz abria que ver que acusa o opcom e ver se e algo que possa falhar por queda de preçao, pergunta ela acende com o ar ligado ou e indiferente ar ligado ou desligado?


Então, a bateria que estava lá não devia ser boa assim não, mas aparentemente também não estava ruim, até que girava bem o motor de arranque, eu só troquei porque como eu coloquei o ar para funcionar ela poderia não aguentar e me deixar na mão e carro com transmissão automática não é bom vc dar mole com bateria!!!

Venceu o período de experiência do programa que permitia eu usar o Windows no meu Macbook e eu não consegui outra forma de fazer isso e não vejo vantagem em pagar quase 400,00 para poder fazer a assinatura do programa, então estou esperando meu irmão me emprestar um notebook que ele tem lá parado para deixar ele só para usar como Scanner com o OPCom. Parece que a bateria dele está ruim mas um adaptador de isqueiro não é caro não.

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por danrmp » 18 Abr 2019, 15:17

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje na tomada OBD2 do carro para saber exatamente qual é a voltagem no módulo da injeção,


Ligou o multimétro em quais pinos? Pois o positivo (pino 16), não vem da ECU, e sim do fusível 22. De qualquer modo é um teste válido.

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por Andrepilot » 18 Abr 2019, 15:38

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje na tomada OBD2 do carro para saber exatamente qual é a voltagem no módulo da injeção,


Ligou o multimétro em quais pinos? Pois o positivo (pino 16), não vem da ECU, e sim do fusível 22. De qualquer modo é um teste válido.


O positivo no 16 e o negativo no 4!


TESTE NO CONECTOR DE DIAGNÓSTICO NOS VEÍCULOS SEM COMUNICAÇÃO

PINOS DE ALIMENTAÇÃO:

PINO 16 – Alimentação 12V positivo

PINOS 4 E 5 - Alimentação 12V negativo

- Se a alimentação nesses pinos estiver abaixo de 12,5 V: Medir a tensão de bateria, devendo ser superior 12,5 com o motor desligado e superior a 13,8 com o motor em funcionamento.

- Se a alimentação nesses pinos estiver = 0: Verificar a falta de algum fusível ou até mesmo queimado.

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