O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

100 mensagens
eltonTeasa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Jun 2016, 19:24
Nome Completo: Elton Gomes
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por eltonTeasa » 16 Set 2017, 14:22

Boa tarde !!
Tenho um vectra 98 2.0 8v ele trabalhando normal a ventoinha arma o primeiro e o segundo estágio normal, mas quando eu ligo o ar condicionado o segundo estágio da ventoinha do radiador não liga !!

eltonTeasa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Jun 2016, 19:24
Nome Completo: Elton Gomes
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por eltonTeasa » 16 Set 2017, 22:58

Boa noite !!
Preciso de uma ajuda, meu vectra 98 quando ligo o ar condicionado a ventoinha do Radiador não armá no segundo estágio o que pode ser ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 17 Set 2017, 08:45

eltonTeasa escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite !!
Preciso de uma ajuda, meu vectra 98 quando ligo o ar condicionado a ventoinha do Radiador não armá no segundo estágio o que pode ser ??


Quando você liga o ar condicionado, entra o primeiro estágio, o segundo entra se precisar ou pela pressão do gás ou se passar de 90 graus. Fora isto elas não entram.

Detalhe, segundo estágio não entra nunca sem o ar ligado estando o sistema normal. Com certeza se funciona o segundo estágio sem o ar ligado, alguma coisa está errada no seu carro.
Imagem

DANILO ALEXANDRE
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 22 Fev 2017, 12:54
Nome Completo: DANILO ALEXANDRE PEDO
Cidade: CAMPO MOURAO
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por DANILO ALEXANDRE » 20 Set 2017, 17:26

Loran escreveu:Fuente del Mensaje Danilo, o certo é sem o ar estando ligado o ponteiro da temperatura chega próximo ao meio e as vezes no meio e a ventoinha arma e cai a temperatura para proximo de 1/4 no ponteiro, esse ciclo se repete. A ventoinha arma assim que vc ligar o ar condicionado mesmo ele estando frio.

Obrigado amigo. agora deu certo.! Abraço

Vandervec 00
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 26 Mar 2017, 22:13
Nome Completo: VANDERSON COSTA SILVA
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Vandervec 00 » 21 Dez 2018, 20:41

Fala galera
Sera que alguem pode me dar uma dica
Tenho um vectra gls 2.2 8v ano 2000
Seguinte, meu carro do nada parou de funcionar a ventoinha do radiador e ficou funcionando só a do condensador, dai recondicionei a ventoinha e a mesma voltou a funcionar e muito bem por sinal, só que quando coloquei ela de volta no carro nao funcionou, apenas quando eu tiro a tomada do sensor de temperatura que ela funciona no segundo estágio, nao sei oq pode ser pois o sensor de temperatura é novo ja verifiquei os fusiveis o relé creio que nao seja pq senao nao funcionaria a ventoinha externa.
Por favor uma ajuda rss

gajaju
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Mar 2016, 16:36
Cidade:

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por gajaju » 02 Jun 2019, 21:44

olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ventoinha principal não liga já fiz de tudo

por Almeidão » 03 Jun 2019, 09:25

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?


Um teste mais criterioso teria que ser o fios que armam o relê, você encostar ele na lata do carro e só assim saberás se o relê está funcionando ou não. Lembrar que um fio faz as ventoinhas funcionarem com a chave desligada e o segundo estágio só com a chave ligada. O relê armando não elimina o problema, ele pode esta com os contatos ruins ou pode ter derretido a tomada onde ele entra por um mal funcionamento tipo segundo estágio ligado direto.
Agora é descobrir quais os fios que armam os relês, sendo que os dois são negativos portanto ao encostar ele na lata do carro as ventoinhas terão que funcionar.
Imagem

Ronaldo Correa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Mai 2018, 10:45
Nome Completo: Ronaldo Manoel Correa
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 47

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ronaldo Correa » 03 Jun 2019, 18:25

Boa noite, tenho um Vectra expression 2010 e a temperatura dele está subindo muito. Já tirei o ar do motor, nao está faltando água e a ventoinha está ligando e mesmo assim não abaixa a temperatura, oque pode ser? Um abraço a todos

gajaju
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Mar 2016, 16:36
Cidade:

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por gajaju » 03 Jun 2019, 20:30

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?


Os contatos visualmente estão todos ok

Os reles estão armando será que não seria o módulo Almeidao. Tô quase abrindo ele a ventoinha da condensadora liga normal só a principal que não. Já não sei mais o que fazer e o que procurar

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por danrmp » 03 Jun 2019, 22:06

Eu utilizaria um potenciômetro no lugar do termistor, simulando um aumento da temperatura.
outra opção é comandar as ventoinhas através do Scanner.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 04 Jun 2019, 08:22

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje
gajaju escreveu:Fuente del Mensaje olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?


Os contatos visualmente estão todos ok

Os reles estão armando será que não seria o módulo Almeidao. Tô quase abrindo ele a ventoinha da condensadora liga normal só a principal que não. Já não sei mais o que fazer e o que procurar


Não é problema da central, se uma arma o problema passa a ser elétrico e não eletrônico. A central está mandando o sinal até os relês conforme você informa, então o problema está dos relês até a ventoinha.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 04 Jun 2019, 08:27

Ronaldo Correa escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, tenho um Vectra expression 2010 e a temperatura dele está subindo muito. Já tirei o ar do motor, nao está faltando água e a ventoinha está ligando e mesmo assim não abaixa a temperatura, oque pode ser? Um abraço a todos


Qual é a temperatura dele em rodovias? A gente precisa de informações, pode ser termostática, pode ser radiador.
Sobre o ar no sistema, se as ventoinhas funcionam não precisam buscar ar, caso tenha ar no sistema as ventoinhas não funcionam e nem a água circula.
Imagem

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 03 Ago 2019, 10:05

Bom dia a todos; pessoal tenho um vectra 97/98 e de uns dias praca a ventoinha do radiador parou de ligar o primeiro estágio elevando a temperatura para +ou- 96 graus que é quando liga a ventoinha no segundo estágio e desliga com +ou- 87 isso dentro da cidade na rodovrodovia a temperatura fica normal e dificilmente chega aos 90 graus isso tem mim causado muito dor de cabeça ja que levo nas auto eletrica e eles dizem q é normal q esses carros trabalham com temperatura alta mesmo e que os reles nao estao com problemas porem isso não acontecia antes nao sei se tem alguma coisa a ver com a outra pq tbm notei q o sistema pareçe esta ficando com muita pressão entao levei em algumas oficinas pra ver se podia ser junta do cabeçote queimada disseram q a junta esta normal e na orientação de mecânicos já troquei cebolao do radiador bomba dagua correia dentada valvula termostatica caixas laterais do radiador e feito limpeza no mesmo e até agora contínua do mesmo jeito detalhe desde que comprei o carro a 2 anos não estou usando o AC outro detalhe é que as vezes quando desligo o carro depois de uns minutos a ventoinha liga no primeiro estágio par um minuto +ou- e ai desliga mais é difícil acontecer isso. Bem pessoal espero que alguém possa me ajudar pq ja nao sei mais onde levar o carro e ficarei muito grato a todos .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 05 Ago 2019, 12:46

Não sei vc já viu as páginas anteriores desse tópico, mas caso não tenha a explicação do esquema, daqui a pouco (provavelmente o Almeidão) explica o que deve ser verificado. Uma coisa é certa: tem sim algum problema no sistema. Ainda bem que vc não aceitou essa dos mecânicos despreparados que dizem que é normal esse carro trabalhar quente...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 05 Ago 2019, 13:22

Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos; pessoal tenho um vectra 97/98 e de uns dias praca a ventoinha do radiador parou de ligar o primeiro estágio elevando a temperatura para +ou- 96 graus que é quando liga a ventoinha no segundo estágio e desliga com +ou- 87 isso dentro da cidade na rodovrodovia a temperatura fica normal e dificilmente chega aos 90 graus isso tem mim causado muito dor de cabeça ja que levo nas auto eletrica e eles dizem q é normal q esses carros trabalham com temperatura alta mesmo e que os reles nao estao com problemas porem isso não acontecia antes nao sei se tem alguma coisa a ver com a outra pq tbm notei q o sistema pareçe esta ficando com muita pressão entao levei em algumas oficinas pra ver se podia ser junta do cabeçote queimada disseram q a junta esta normal e na orientação de mecânicos já troquei cebolao do radiador bomba dagua correia dentada valvula termostatica caixas laterais do radiador e feito limpeza no mesmo e até agora contínua do mesmo jeito detalhe desde que comprei o carro a 2 anos não estou usando o AC outro detalhe é que as vezes quando desligo o carro depois de uns minutos a ventoinha liga no primeiro estágio par um minuto +ou- e ai desliga mais é difícil acontecer isso. Bem pessoal espero que alguém possa me ajudar pq ja nao sei mais onde levar o carro e ficarei muito grato a todos .


Eu acho incrível que uns mecânicos dizem que este carro tem que trabalhar quente, bem eles ainda não mexeram em um Audi, Mercedes ou BMW e com certeza dirão o mesmo. Realmente uma turma de despreparado que poderia pelo menos entender para dar mais vidas aos carros que eles tem chances de mexer, e é exatamente ao contrário, eles acabam de matar.
Pelo seu relato, o carro tem problemas no radiador ou termostática. Suponho isto porque você diz que dificilmente em rodovias ele chega aos 90º, na verdade em rodovias ele nunca pode chegar nesta temperatura de 90º sem o ar ligado, o correto é entre 80 a 82 graus e não importa a velocidade dede que seja acima de 60 km por hora , isto em rodovias tipo baixada, se for subida tipo 30 minutos ou mais subindo, ele pode sim chegar nos 90 e em hipótese alguma ele chegará nos 96 como você menciona, sendo o máximo para ele 93º, porem este máximo nunca deve ser permanente, chega lá e tem que baixar para os 82º no máximo com este trabalho em 5 minutos, sendo uns fazendo isto em 2 ou 3.
Primeira coisa a verificar, Termostática veja se ela é de 82º, pode ser uma MTE e trocar somente o refil, mas tem que ser 211/82º, o cebolão correto deste carro é o MTE 763, podendo usar até o MTE 760. Eu não uso outra peça para este lugar que não sejam estas.

Bem, se você trocar a termostática, e mesmo assim a temperatura não baixar como eu comento acima, então o problema só será resolvido trocando o radiador. Eu preciso destas informações corretas nas rodovias já com a termostática correta ou sem ela, só então poderemos indicar a comprar um radiador correto, aditivo correto e não mais ter dores de cabeça.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 05 Ago 2019, 14:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje...se você trocar a termostática, e mesmo assim a temperatura não baixar como eu comento acima, então o problema só será resolvido trocando o radiador.


Mas Almeidão, ele comentou que o 1º estágio deixou de funcionar - por isso está ocorrendo aquecimento além do normal. E, como ele relatou, quando já passou bem dos 90º, as ventoinhas ligam direto no segundo estágio e só se desligam com cerca de 87º - onde, se ele estivesse funcionando, permaneceria ligado no 1º estágio até baixar para 80 e pouco. Ou seja, já foi identificado que a temperatura está se elevando por falta do funcionamento do 1º estágio. Mas também concordo que o segundo deveria ligar um pouco mais cedo.

Não seria algum problema na parte elétrica, tipo relés ou algo do tipo que não estão deixando de enviar o sinal para a 1ª velocidade?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 05 Ago 2019, 16:47

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje...se você trocar a termostática, e mesmo assim a temperatura não baixar como eu comento acima, então o problema só será resolvido trocando o radiador.


Mas Almeidão, ele comentou que o 1º estágio deixou de funcionar - por isso está ocorrendo aquecimento além do normal. E, como ele relatou, quando já passou bem dos 90º, as ventoinhas ligam direto no segundo estágio e só se desligam com cerca de 87º - onde, se ele estivesse funcionando, permaneceria ligado no 1º estágio até baixar para 80 e pouco. Ou seja, já foi identificado que a temperatura está se elevando por falta do funcionamento do 1º estágio. Mas também concordo que o segundo deveria ligar um pouco mais cedo.

Não seria algum problema na parte elétrica, tipo relés ou algo do tipo que não estão deixando de enviar o sinal para a 1ª velocidade?


Eu estou indo mais pelo fato de ele está nas rodovias perto dos 90º e isto é sintoma de radiador não circulando. Sim chegarei nas ventoinhas depois, mas ele disse que ao desligar o carro as vezes elas ficam funcionando por uns minutos e ai está ele informando que o primeiro estágio está funcionando porque o segundo jamais vai ligar com o carro desligado. Acho que pode sim ter problemas em relês ou outra peça, afinal relê armar é uma coisa e transportar energia é outra história, então não adianta passar um lado para acertar as ventoinhas. Se o radiador não tiver bom ou se a termostática tiver fechada nada dará jeito, afinal este sistema trabalha realmente em equipe, se tiver um errado, nunca dará certo.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 06 Ago 2019, 11:39

Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje na rodovia a temperatura fica normal e dificilmente chega aos 90 graus

Jeedson, detalha melhor pra gente esse trecho: ele fica perto dos 90 e dificilmente chega ali ou fica longe dos 90° - tipo 82~83 como deve ser o ideal e mencionado pelo Almeidão?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 06 Ago 2019, 12:17

boa tarde queria comentar a minha experiencia, no meu carro dificilmente a ventoinha liga o que gero uma confuçao na minha cabeça, e cuando liga e por um periodo muito curto lendo no topico me percate que e normal, e um amigo que entende muito de eletrica explico que se o primeiro estagio nao ligase o carro trabalharia acima dos 90 graus uns 92 aprocimadamente .
cuando compre o carro ele tinha problema de temperatura funcionaba entre 87 e 92 revse toda a parte eletrica e estaba ok os sensores e cebolao mandaban sinal nas temperaturas corretas teste no fogao mesmo com uma panela velha e um termometro digital , seria a toa trocar algo que funciona entao decidi trocar a termostatica que estaba dando uma trancada na metade do trajeto mai o problema continuo acredito que foi um dos motivos pelo cual o antigo dono vendio ele.
foi entao cuando cansei de ver a agulha sempre nos 90 graus o um pouco acima e decidi demontar para conferir tire o radiador e coferi que todas as mangueiras e canos estejam desobstruidos ficando como ultimo o radiador coloque ele em pe e com a mangueira conferi o problema estaba realmente muito obstroido cuase nao pasaba agua para o outro lado trocando ele resolvi o problema desde entao nao teve problemas de temperatura vai fazer um ano sem incomodaçao abraço tomara vc consiga resolver o vectra nao e de incomodar muito com a temperatura se estever em boas condiçoes

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 06 Ago 2019, 16:09

Eu acho que alguns dos primeiros proprietário de cada carro começam a estragar o radiador com um ano ou mais de uso e uns 90% dos segundos proprietários acabam de estragar imediatamente quando tem que mexer no motor. Motivo, vão pelas informações de alguns mecânicos que o aditivo para radiador é ruim para o carro e nunca mais o coloca, uma outra parte que não acredita nos mecânicos, vão em auto peças e compram os que custam 5 reais e acaba de estragar o que já está estragado. Eu já informei aqui várias vezes e informo mais uma, Existe uma coisa no carro que se mantem igual quando novo, é a temperatura desde que o sistema esteja perfeito. Então se ele novo funciona nas rodovias com 82º, e ao ficar velho terá que ser o mesmo 82º, Se mudar isto em rodovias que não sejam subidas ou descidas, com certeza tem algo entupido o radiador.
Eu não estou muito certo, mas acho que dentro de um radiador cabe somente um litro de água, ou se couber mais seria bem pouco, ou seja pouquíssimo espaço para estragar quando não se usa um aditivo correto, 10% entupido nele é um problemão. Usando um radiador novo e o aditivo que eu uso, o radiador vai estragar por fora, e por dentro terá sempre a mesma vazão, e assim é o meu há uns 10 anos.

Detalhe, estando ele em 82º nas rodovias, nas ruas das cidades, você faz a temperatura que quiserem usando um cebolão mais quente ou não, sendo o correto o que já comentei, bem para os carros que não usam cebolões, será muito parecido sempre. Sendo uns sensores no paralelo que armam mais cedo.
Imagem

100 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 130 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.