O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por carlosgunner » 03 Jun 2019, 19:22

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite amigo!
Então esses porta mapas iluminados eu paguei R$350,00, quem trouxe foi o Antonio Mattos, ele importa várias coisas da Alemanha e aceita encomendas.
Com ele eu já trouxe muita coisa original para o Opel, incluindo faróis e lanternas originais, varias peças, só não vale muito a pena pecas pesadas devido ao preço do frete.
Se precisar de alguma coisa eu recomendo, o número é 32999849649.
Abs!!!

:88:

Valeu!
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 03 Jun 2019, 19:44

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite amigo!
Então esses porta mapas iluminados eu paguei R$350,00, quem trouxe foi o Antonio Mattos, ele importa várias coisas da Alemanha e aceita encomendas.
Com ele eu já trouxe muita coisa original para o Opel, incluindo faróis e lanternas originais, varias peças, só não vale muito a pena pecas pesadas devido ao preço do frete.
Se precisar de alguma coisa eu recomendo, o número é 32999849649.
Abs!!!

:88:

Valeu!

Imagina amigo, eu que agradeço a sua participação!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 04 Jun 2019, 12:26

depois de ver a instalaçao do ar que tinha o carro na caixa de fusiveis (ainda bem que vc concerto) daria ate medo mandar a instalar cualquer coisa e nao saber como foi feito.
e melhor renegar um pouco e saber que ao decer as vidros nao vai puxar nem enrrolar fio algum. nem falar aquele gostinho de vitoria ao ver do que vc e capaz e nem sabia.
o carro mudo muito desde que vc pego ele, as melhoras visuais e mecanicas sao evidentes so de olhar as fotos parabens

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 04 Jun 2019, 16:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje depois de ver a instalaçao do ar que tinha o carro na caixa de fusiveis (ainda bem que vc concerto) daria ate medo mandar a instalar cualquer coisa e nao saber como foi feito.
e melhor renegar um pouco e saber que ao decer as vidros nao vai puxar nem enrrolar fio algum. nem falar aquele gostinho de vitoria ao ver do que vc e capaz e nem sabia.
o carro mudo muito desde que vc pego ele, as melhoras visuais e mecanicas sao evidentes so de olhar as fotos parabens

Muito obrigado pelas palavras amigo, muito gentil de sua parte!
Esse foi um dos motivos pelo qual eu mesmo decidi encarar esse desafio, estudar como se faz e levar tanto tempo para conseguir fazer, mas felizmente ficou muito bom, nada de fio enrolado, nada de fita isolante, nada de fio enroscado na máquina do vidro e nada de mal contato, igualzinho a instalação original!
Valeu mesmo amigão!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 08 Jun 2019, 16:43

eu tambem cuando tenho que facer algo pesquiso estudo olho algum video, e meto a cara
o carro esta cuase pronto agora so ajustar os detalhes

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2019, 21:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu tambem cuando tenho que facer algo pesquiso estudo olho algum video, e meto a cara
o carro esta cuase pronto agora so ajustar os detalhes


Boa noite amigos!

Esse final de semana não foi bom para os meus Vectras!

Ontem, sábado, fui cair na asneira em tentar mexer na mangueira do servo-freio pois eu ainda não estou totalmente convencido que o freio está na sua melhor forma, mas como seu eu troquei discos, pastilhas, fluido e até o servo-freio, tudo original???

Claro que comparado a quando eu peguei esse carro o freio dele já melhorou bastante, inclusive poucos dias com esse carro eu infelizmente atropelei um cachorro quando esse atravessou a rua na minha frente e, apesar de eu ter pressionado o freio com bastante força, o carro mal deu sensação de frenagem, se tivesse sido uma criança teria sido a mesma coisa.

Eu não sei, mas comparado aos meus outros carros eu ainda acho o freio dele, digamos, 80% do que poderia ser, mas aonde estariam esses outros 20%?

Decidi dar uma olhada no tubo de vácuo que liga o coletor ao servo-freio para ver se não havia algum tipo de entupimento e ao comparar o fluxo de ar entre os tubos do Opel com o do GLS percebi que o do Opel parece ter bem mais restrição do que o outro, o que poderia ser a resposta da falta desses "20%" que eu sinto falta.

Só que se falta 20% de eficiência dos freios me falta 100% de inteligência para desmontar uma mangueira com 23 anos de idade e com peças de plástico ressecadas e, é claro, que eu acabei quebrando a válvula!

:15:

Imagem
Válvula original ainda instalada antes da cagada!

Imagem
Válvula que eu preciso comprar.

O pior é que devido ao posicionamento das tomadas entre o coletor e o servo-freio o tubo do Vectra nacional não serve e pelo fato disso er acontecido em pleno sábado e já na hora em que as autopeças já estavam fechadas acaba que fiquei sem o carro o fim de semana...

:61:

Tentei ver se o do Corsa funcionaria, e talvez funcione, mas vi a possibilidade de trocar apenas a válvula por um valor bem mais acessível do que o conjunto completo, então amanhã vou ver se consigo achar essa bendita válvula, se não conseguir vou ter que comprar pelo Mercado Livre mesmo, o que eu não queria porque queria resolverias o mais rápido possível.

Se não fosse só isso, tirei o GLS do descanso e resolvi colocar ele pra lavar pra poder curtir um pouco carro, quando parei para abastecer percebi que a temperatura estava no vermelho!!!!!

:13:

Desliguei imediatamente e percebi que a ventoinha não estava armando, e depois eu consegui chegar até em casa evitando parar o carro, se eu percebia que o semáforo poderia fechar eu acelerava para passar por ele ainda no verde e se ele estava fechado lá longe eu reduzia a velocidade para evitar ficar com carro parado, assim cheguei bem e a temperatura normal mas em nenhum momento a ventoinha armou, ou seja, mais dinheiro para ver isso agora...

:9:

E isso se não detonou o carro, né, nem fala!

Vamos ver se amanhã teremos novidade, abs!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 10 Jun 2019, 12:30

oi andre
Imagem
a valvula que vc mostra na foto e sim a mesma no corsa vectra astra zafira etc.
a que marque na foto que fica na ponta da mangueira nao sabria falar se e a mesma do corsa mais ela vai com uma borracha de vedaçao e encaixa bem justinha eu aprobeitaria e trocaria tudo as mangeueiras tambem nao e caro a que vc mostra custa uns 30 pila
vc sabe que sinto o mesmo no meu carro e como que o pedal cuando piso nao reaciona como esperado cuando dirijo o honda fit da coroa ou o gol do meu afilhado e como que se piso um pouquinho a mais o pedal ele inmediatamente breca bruscamente e so encostar o pe e o freio responde o pedal e bem macio, noa sinto o mesmo no meu vectra o pedal e um pouco mais pesado nao sei se e normal e o primeiro vectra que tenho troque discos pastilhas fluido o sistema foi sangrado com maquina de vacuo(nao tem ar nem oleo velho no sistema) mesmo asim na vistoria da controlar deu freio 68% aonde foi parar os outros 30%(nada e 100%), vou dar uma checada no sistema de vacuo dele pode ter alguma entrada de ar nas mangueiras e o estado da valvula foi algo que pase por alto e se da a loca troco tudo espero o resultado com curiosidade

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Jun 2019, 18:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre
Imagem
a valvula que vc mostra na foto e sim a mesma no corsa vectra astra zafira etc.
a que marque na foto que fica na ponta da mangueira nao sabria falar se e a mesma do corsa mais ela vai com uma borracha de vedaçao e encaixa bem justinha eu aprobeitaria e trocaria tudo as mangeueiras tambem nao e caro a que vc mostra custa uns 30 pila
vc sabe que sinto o mesmo no meu carro e como que o pedal cuando piso nao reaciona como esperado cuando dirijo o honda fit da coroa ou o gol do meu afilhado e como que se piso um pouquinho a mais o pedal ele inmediatamente breca bruscamente e so encostar o pe e o freio responde o pedal e bem macio, noa sinto o mesmo no meu vectra o pedal e um pouco mais pesado nao sei se e normal e o primeiro vectra que tenho troque discos pastilhas fluido o sistema foi sangrado com maquina de vacuo(nao tem ar nem oleo velho no sistema) mesmo asim na vistoria da controlar deu freio 68% aonde foi parar os outros 30%(nada e 100%), vou dar uma checada no sistema de vacuo dele pode ter alguma entrada de ar nas mangueiras e o estado da valvula foi algo que pase por alto e se da a loca troco tudo espero o resultado com curiosidade

Olá meu camarada, como você está?

Hoje estive em várias autopeças procurando ou a válvula ou o tubo completo do servo-freio do Corsa, mas nenhuma tinha, nem mesmo a válvula sozinha!.

Eu já sabia que iria ser uma adaptação difícil pois o posicionamento da tomada do coletor e do servo-freio não seriam iguais aos do Opel, mas não tinha muito o que ser feito.

Imagem
Comprei essa peça, bem parecida com a que você mostrou por sinal, o único lugar que tinha era na loja da Accioly, na verdade eu paguei R$103,00 por ela.

Imagem
Ficou um pouco bagunçado, mas depois eu vou fazer com calma!

O pior de tudo é que o conector da parte do servo-freio era originalmente em formato de "L", mas dessa é reta, o que complica um pouco as coisas, mas a intenção depois será achar o original e talvez pegar o conector em "L" original cortar a mangueira e instalar ele, já fiz uma cagada uma vez, estou pensando em fazer a segunda!

O problema da maneira que ela está agora, além da aparência bagunçada, é que a mangueira fica um pouco estrangulada perdendo assim total sentido de ter feito essa cagada toda, mas vou tentar arrumar isso, e se Deus quiser sem estragar mais nada!!!!

Eu não consegui testar o carro pois nem saí do prédio [mulher já estava enjoando...] mas pelo que eu vi pelo menos igual a antes está, vamos ver amanhã!!!

VALEW!!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 11 Jun 2019, 12:37

oi andre tudo nos trilhos graças a deus espero que vc tambem.
realmente peças opel e complicado gm esta ficando complicado , entao tem que adaptar da melhor forma posivel tentando manter mais perto do original posivel.
mangueira e valvula original acredito que so por e bay o algum tipo de milagre. realmente nao sei o que eu tentaria poderia tentar moldar a mangueira com o soplador de ar quente , colocar as mangueiras velhas nas valvulas novas mais se funciona asim deijaria asime ver se consigo a original com o tempo os plasticos e travas plasticas resecam e fica dificil desmontar sem que de perjuiço a iso se suma 20 anos de donos desinteresados e uma parde maos de mecanicos cansados o importante e nao deijar acumular um punhado de pequenos defeito que transformariam um carro numa bola de fugo valew ante de pegar uma estrada da uma testada para viajar com segurança freio e muito importante e vc viaja bastante com o carro e tem muito piloto de playstation nas estradas nunca sabe cuando vai presisar do freio e é bom saber como ele responde

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 11 Jun 2019, 20:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre tudo nos trilhos graças a deus espero que vc tambem.
realmente peças opel e complicado gm esta ficando complicado , entao tem que adaptar da melhor forma posivel tentando manter mais perto do original posivel.
mangueira e valvula original acredito que so por e bay o algum tipo de milagre. realmente nao sei o que eu tentaria poderia tentar moldar a mangueira com o soplador de ar quente , colocar as mangueiras velhas nas valvulas novas mais se funciona asim deijaria asime ver se consigo a original com o tempo os plasticos e travas plasticas resecam e fica dificil desmontar sem que de perjuiço a iso se suma 20 anos de donos desinteresados e uma parde maos de mecanicos cansados o importante e nao deijar acumular um punhado de pequenos defeito que transformariam um carro numa bola de fugo valew ante de pegar uma estrada da uma testada para viajar com segurança freio e muito importante e vc viaja bastante com o carro e tem muito piloto de playstation nas estradas nunca sabe cuando vai presisar do freio e é bom saber como ele responde

Pois é meu amigo, eu hoje andei com o carro, fui e voltei do trabalho uns 10km distante e percebi uma sensível diferença na frenagem do carro, ainda que não esteja aquilo que eu esperava que fosse, talvez seja por que existe um pequeno estrangulamento na mangueira mas também pode ser que tenha um pouco de efeito placebo não sei.

O que eu percebi foi que realmente não vou poder manter a mangueira dessa forma, a minha vontade vai ser tentar adaptar a parte boa da antiga com essa, já que a pior parte é a ponta que entra no servo-freio que essa é reta e na original é 90°, e isso faz toda a diferença.

Tenho que levar em consideração que precisa haver uma folga entre a tomada do coletor e a tomada do servo-freio, de preferência com uma curva pois o motor vibra, se ficar esticada ela pode se soltar, mas o problema é que eu não estou achando aonde foi parar a parte antiga, mas na verdade nem pude parar para ver isso.

Pior que chegou também o catalizador que eu comprei, comprei também um coxim traseiro original do motor para ver se ajuda na questão da vibração e não pude resolver... é osso!

outra coisa amigo, essa peça que você mandou a foto parece ser exatamente a que eu preciso...

Imagem

Em qual site você achou???

É daí da Argentina ou do Brasil???

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 12 Jun 2019, 15:18

oi andre paso o link da foto para vc
https://spanish.alibaba.com/product-det ... 50080.html
se nao achar vc pode pegar um pidaço de arame dobrar ele medindo e facendo a forma e curva que vc presisa e procurar uma mangueira que faça a curva ou formato mais procimo e pode instalar a valvula e engates dos extremos na mangueira, se for cano plastico vc pode esquentar com secador de cabelo para facilitar a retirada da valvula se for mangueira acredito que colocar na agua quente ajude a desmontar e mais facil , porque original nao achei em lugar algum e dificil aqui nem na gm temse averiguo alguma coisa do um toke

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Jun 2019, 18:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre paso o link da foto para vc
https://spanish.alibaba.com/product-det ... 50080.html
se nao achar vc pode pegar um pidaço de arame dobrar ele medindo e facendo a forma e curva que vc presisa e procurar uma mangueira que faça a curva ou formato mais procimo e pode instalar a valvula e engates dos extremos na mangueira, se for cano plastico vc pode esquentar com secador de cabelo para facilitar a retirada da valvula se for mangueira acredito que colocar na agua quente ajude a desmontar e mais facil , porque original nao achei em lugar algum e dificil aqui nem na gm temse averiguo alguma coisa do um toke

Boa noite pessoal!

Então amigo Chirola eu vi o link, essa é exatamente a peça que eu preciso, se eu não conseguir fazer minha receita caseira funcionar eu vou comprar isso lá fora mesmo!

Hoje finalmente eu consegui fazer uma coisa que eu tenho tido vontade e fazer há tempos que é instalar um catalizador no carro!!!

Imagem
Comparativo entre o tubo que estava instalado antes e o catalizador comprado.

Imagem
Catalizador instalado.

Eu tinha pesquisado muito sobre qual catalizador comprar, para quem não sabe o catalizador que estava instalado no carro tinha quebrado o miolo e eu tive que retirar pois o barulho dele chacoalhando era insuportável. Obviamente eu preferiria colocar um original, mas a única peça que eu achei a venda estava custando R$2800,00, a outra opção seria uma peça usada mas era difícil ficar procurando em desmanches Vectras automáticos com catalisadores em bom estado. Uma terceira opção seria comprar um catalizador universal, relativamente barato, mas tem a questão de adaptação, soldas e tal não me atraiam muito, além do que se comprado em uma loja física sairia por aproximadamente R$600,00, um valor muito alto para uma adaptação.

No Mercado Livre eu achei uma peça Mastra por R$495,00 com frete grátis, não era uma peça bonita, mas pelo menos parecia bem acabada com solda bem feita e além do que ficaria escondida embaixo do carro então estética não seria o problema. Ela já tinha chegado há alguns dias mas não tinha tido oportunidade de leva-lo para instalar mas hoje felizmente deu certo e o catalizador foi instalado e aquele barulho feio de Fiat 147 pode, finalmente, ser extinguido!

A título de curiosidade o carro aparentemente ficou melhor em baixas rotações, com a arrancada um pouco mais vigorosa, mas apenas um pouquinho mais "amarrado" em altas RPM, mas não me arrependo nem um pouco, pra mim ficou ótimo e bem mais silencioso!

Mudando um pouco de assunto, em relação ao freio, bom ele continua do mesmo jeito da última vez que eu falei, bom, ainda não excelente, mas bom, honesto, diferente da forma que ele era antes, que eu considerava de médio para ruim. Hoje o freio breca bem mas a única coisa que faltaria é ele "estancar" o carro em baixas velocidades, o que ele deixa sempre o carro andar só mais um pouquinho do que eu gostaria.
Eu coloquei pastilhas e discos originais, mas talvez o mecânico não tenha limpado perfeitamente o disco do óleo de proteção e tenha contaminado as pastilhas, vai saber...

Mas uma coisa eu percebi, isso acontece com o carro em "Drive", em "Neutro" o freio funciona bem melhor o que é obvio, já que em carro automático o motor sempre "puxa" o carro um pouco, mas todos os automáticos que eu tive sempre tiveram um freio bom, então eu percebo que falta bem pouco para chegar aonde eu quero, acho que acertando a questão da mangueira direitinho eu chego lá!

E por último, e mudando novamente, eu comprei esses dias o calço traseiro do motor original na Accioly, levei para trocar mas o primeiro orçamento de mão de obra ficou em R$600,00, obviamente muito acima do razoável, já o segundo ficou em R$250,00, mais realista, só que precisava deixar o carro lá para esfriar e tal, devo deixar para outro dia.

Imagem

Quando o carro estava no elevador para a instalação do catalizador aproveitei para olhar com mais atenção esse calço e percebi que ele realmente aparenta estar ruim, o que explicaria a vibrações em marcha lenta e o leve tranco na troca de primeira para segunda, mas não só isso, parece ter algum tipo de adaptação ou reparo, mas o acesso visual é bem ruim com a peça no lugar e tirar uma foto pior ainda, mas tem alguma coisa ali que não faz sentido, talvez alguma coisa para preencher o coxim, sei lá, brasileiro é bicho e podemos esperar qualquer coisa!

Imagem

Bom, agora vamos ver quando conseguirei levar o carro para trocar isso...

Grande abraço a todos!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 14 Jun 2019, 12:23

oi, realmente trocar esse soporte e bem chato para trocar, tem que tirar o prtetor de carter e para trabalhar comodo e bom tirar a decida da descarga que vai do coletor ate o catalizador e mesmo asim o espaço e reduzido, tem mecanico que nao gosta de facer ese tipo de trabalho
falando no freio no anuncio tem o numero de peça, tudos os anuncios que achei sao da europa aonde era mais comum o vectra 1.6, procure e ache um anuncio em ebay que tem o mesmo numero de peça e fala ser a mesma peça do astra G que seria o astra 99 aproximadamente no brasil da uma olhada paso para vc o anuncio do ebay derrepente consegue achar perto de casa e se salva da espera da compra internacional, abraço
https://www.ebay.de/itm/Unterdruckschla ... 100623.m-1

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 15 Jun 2019, 14:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi, realmente trocar esse soporte e bem chato para trocar, tem que tirar o prtetor de carter e para trabalhar comodo e bom tirar a decida da descarga que vai do coletor ate o catalizador e mesmo asim o espaço e reduzido, tem mecanico que nao gosta de facer ese tipo de trabalho
falando no freio no anuncio tem o numero de peça, tudos os anuncios que achei sao da europa aonde era mais comum o vectra 1.6, procure e ache um anuncio em ebay que tem o mesmo numero de peça e fala ser a mesma peça do astra G que seria o astra 99 aproximadamente no brasil da uma olhada paso para vc o anuncio do ebay derrepente consegue achar perto de casa e se salva da espera da compra internacional, abraço
https://www.ebay.de/itm/Unterdruckschla ... 100623.m-1

Olá amigo!

Então, realmente essa troca não parece ser fácil, apesar do motor 1.6 ser menor que os 2.0/2.2 ainda assim o acesso dos parafusos é bem ruim, só espero não ter que soltar escapamento pois acabou de instalar o catalizador e não queria mexer nisso agora, mas se precisar também paciência...

Em relação a mangueira que você enviou, muito obrigado pela ajuda, só que as que eu achei do Astra 99 nacional é diferente dessa, inclusive não tem a terceira tomada fininha e o conector do coletor não é de rosca, é de engate, talvez o motor seja diferente do europeu.

Imagem
Peça do Astra 99

Imagem
Peça do Corsa Classic

Procurando no Mercado Livre achei a do Corsa Classic que parece ser mais compatível, apesar do conector do coletor ser 90°, ela aparenta ser fácil de instalar então estou pensando em pedir essa já que a antiga, com a peça quebrada, eu não sei aonde foi parar e a que eu estou usando acaba ficando com partes ligeiramente dobradas, estrangulando a passagem de ar, o que acaba com o motivo inicial de ter estragado a peça original que foi arrumar uma possível restrição da passagem de ar da mangueira.

De qualquer forma, como falei, o freio não está ruim, poderia estar um pouquinho melhor mas pelo menos já não chama a atenção em relação a freio, nem para o bem e nem para o mal, o que já é bom!

A... e antes que eu me esqueça...

ESTAMOS TRABALHANDO COM A LUZ DA INJEÇÃO APAGADA HÁ 38 DIAS, NOSSO RECORDE É DE 38 DIAS!

:105:

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 18 Jun 2019, 12:15

parabens pelo record,
realmente la fora o vectra e astra teve uma gran bariedade de motores se tem peças que para os motores 16v mais comunes (2.0 2.2)esta dificil de encontrar imagina para um motor que no brasil nao era comercializado.
mais deve ser tomado como mais um desafio a exclusividade tem seus preços, e pode demorar mais ou menos, mais es sabido que vai ser resolvido.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 20 Jun 2019, 18:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje parabens pelo record,
realmente la fora o vectra e astra teve uma gran bariedade de motores se tem peças que para os motores 16v mais comunes (2.0 2.2)esta dificil de encontrar imagina para um motor que no brasil nao era comercializado.
mais deve ser tomado como mais um desafio a exclusividade tem seus preços, e pode demorar mais ou menos, mais es sabido que vai ser resolvido.

Obrigado pelos parabéns amigo!
Mais um desafio, e o pior, causado por mim mesmo!
kkkkkkkk

Então, vamos ao nosso diário estelar número 837...

Troquei o calço traseiro do motor, e adivinhem...

ImagemImagemImagem

Pelo menos a peça era original, apesar de não ser a peça instalada de fábrica pois a data de fabricação era de 2001...

ImagemImagemImagemImagem

...e foi devidamente trocada por uma igual!

Mudanças? Não muito, o volante ainda vibra em marcha lenta com o carro em "D" e o ar ligado, um pouquinho menos, mas vibra, mas já encomendei os outros coxins dianteiros, vamos ver se eu não vou conseguir arrumar isso também!

Um fato engraçado aconteceu essa semana, faço parte de alguns grupos de carros, maioria de Vectra mas tenho dois de carros anos 90, e em um deles (de todo o Brasil) uma pessoa com telefone do interior de SP postou uma fotos do carro exatamente como havia estacionado há pouco tempo em um hotel aqui na cidade da minha namorada, no interior do RJ.

ImagemImagemImagem

Aí eu chamei ele no privado e perguntei a ele se essas fotos ele tinha tirado, ele disse que não que alguém tinha postado em um outro grupo no qual ele fazia parte, ou seja, a coisa se espalha rápido.

Achei engraçado e se tivesse sido ele eu estaria disposto a mostrar a ele pessoalmente mas já que não tinha sido ele não pude fazer.

Bom, de novidades é isso, pedi o coxim dianteiro [direito, o esquerdo ainda não achei], pedi a máquina do vidro manual do lado direito, as manivelas dos vidros, a outra mangueira do servo-freio, um emblema OPEL, e um acrílico novo para o painel, esse eu nem estava procurando e o meu não está ruim mas com certeza não está zerado, então vou guardar para quando o carro estiver pronto vou colocar como cereja do bolo!

Valew pessoal!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Jun 2019, 10:18

Bom dia a todos!

Já falei dele aqui, mas tem um rapaz de Juiz de Fora-MG que importa peças da Alemanha, eu digo que ele é o meu "traficante", e eu tenho uma encomenda lá que já está para vir para o Brasil... vou mostrar o que é...

Bom, primeiro vou mostrar o cofre do motor como era originalmente para vermos as diferenças, mas fica óbvio que os ex-donos nunca tiveram a preocupação com a originalidade do carro, apenas queriam usar ele normalmente, então se algo precisava ser substituído ou eles encontravam o equivalente no Brasil ou simplesmente eliminavam.

Imagem
Assim ele era em meados de 2010, ainda bem original, com as mangueiras da bomba de ar secundário, da mangueira entre o reservatório e o corpo de borboleta, e com o reservatório [já muito sujo] e a tampa originais.

Imagem
Assim ele estava quando eu peguei, já bem descaracterizado!


Imagem
Reservatório do arrefecimento, existe similar no Brasil, mas o preço era tão alto do original GM que valia a pena trazer o importado pelo mesmo preço.

Imagem
Imagem
Tampa do reservatório, existe a versão da GM nacional, porém de desenho totalmente diferente, e como o que importa são dos detalhes..

Imagem
Calotas Opel

Imagem
Mangueira [usada] do sistema de Ar Secundário.

Imagem
mangueira [usada] do reservatório para o corpo de borboleta.

Imagem
Imagem
Essas duas peças são os suportes dianteiros direito do motor, hoje o carro está com uma peça de metal fabricada, talvez pelo fato da adaptação do compressor do ar fizeram isso, mas agora eu pedi essas duas, só que eu acho que uma é para carro com e a outra sem ar condicionado, chegando aqui eu vou ver o que fazer...

Bom, tomara que a minha mulher nunca leia esse fórum, por se ela descobrir tudo isso que eu faço ela manda me internar!

Valew!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 21 Jun 2019, 17:04

cuidando dos detalhes muito legal, sao eles que facem a diferença.
realente o ex dono porco aumento seu trabalho de restauraaçao mais com calma tudo vai sendo sarado.
o da valvula do freio em parte nao foi cusado sino acelerado uma peça totalmente resequida tinha seus dias contados vc so acelero o irremediavel.
e eu acho melhor asim do que quebre andando e leve um susto e corra um risco inesesario.
as calotas dao um detalhe exclusivo que destaca a rareza do modelo opel e chama a atençao ao igual que o emblema da grade.
as tampas original dentro do cofre kakakakakaka,eu tenho um nivel de chaticie similar compre uma tampa nova do oleo so para tirar o o´ring e continuo utilizando a original, tinha comprado uma generica para o reservatorio do limpador so que nao acho original com bareta aqui na argentina nas ferias comprare la no BR,
os dois soportes sao um do motor e o outro da caixa se nao esto errado so muito parecidos senao iguais ao do meu cd 2.0 16v . nao sei como foi adaptado o compressor do ar mais nao deveria atrapalhar e se atrapalha o soporte no maximo eu tentaria adaptar o soporte original cortando ele rebaixar so o pedaço que atrapalha mais vai saber como foi feito, agora certeza de que vc vai tentar colocar o original eu tenho kakakakkka.
eé e tao teimoso que vai conseguir,
sorte que vc acho o cara que tras as peças de fora facilito muito a garimbada e restauraçao esta ficando como saido da fabrica ou melhor porque vc agrego detalhes que o deixam mais exclsivo do que ele era

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Jun 2019, 18:25

Opa, agora boa noite a todos!

Hoje aproveitei o dia que a mulher passou no salão o dia todo para manutenção periódica e consegui fazer algo que queria já a algum tempo mas não tinha tido muita coragem que foi pintar de preto fosco os frisos das portas, como ele era originalmente.

Bom, por enquanto pintei só o lado direito até mesmo para poder ter uma referência de como ficaria e caso gostasse - e gostei! - iria fazer do lado esquerdo.

Mas porque primeiro no lado direito? Neste lado, na porta traseira tem um arranhão bastante profundo e o friso estava bem feio, inclusive descascando e chamava bastante atenção, inclusive o friso estava danificado, então eu comprei um usado para substituir esse e aproveitei para pintar e gostei muito do resultado, inclusive diminuiu bastante a aparência ruim que estava me dando até a idéia de primeiro pintar meu GLS que está muito pior do que esse e quando puder faço esse também, já que o GLS dá até vergonha, tadinho...

Tirei algumas fotos hoje no estacionamento aonde guardo ele aqui em Campos dos Goytacazes, vê o que vocês acham...

ImagemImagemImagem
Lado direito, com os frisos das portas pintados de preto fosco.

Imagem
Imagem
Lado esquerdo, ainda pintados na cor do carro.

Eu achei que eles em preto fosco deu muito mais contraste, apesar de nas fotos isso não ficar tão evidente, mas vou tentar tirar novas fotos no sol para comparar, por hoje foi o que deu para fazer....!

Se puderem digam o que acharam, mais bonito preto ou na cor do carro?

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Jun 2019, 18:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cuidando dos detalhes muito legal, sao eles que facem a diferença.
realente o ex dono porco aumento seu trabalho de restauraaçao mais com calma tudo vai sendo sarado.
o da valvula do freio em parte nao foi cusado sino acelerado uma peça totalmente resequida tinha seus dias contados vc so acelero o irremediavel.
e eu acho melhor asim do que quebre andando e leve um susto e corra um risco inesesario.
as calotas dao um detalhe exclusivo que destaca a rareza do modelo opel e chama a atençao ao igual que o emblema da grade.
as tampas original dentro do cofre kakakakakaka,eu tenho um nivel de chaticie similar compre uma tampa nova do oleo so para tirar o o´ring e continuo utilizando a original, tinha comprado uma generica para o reservatorio do limpador so que nao acho original com bareta aqui na argentina nas ferias comprare la no BR,
os dois soportes sao um do motor e o outro da caixa se nao esto errado so muito parecidos senao iguais ao do meu cd 2.0 16v . nao sei como foi adaptado o compressor do ar mais nao deveria atrapalhar e se atrapalha o soporte no maximo eu tentaria adaptar o soporte original cortando ele rebaixar so o pedaço que atrapalha mais vai saber como foi feito, agora certeza de que vc vai tentar colocar o original eu tenho kakakakkka.
eé e tao teimoso que vai conseguir,
sorte que vc acho o cara que tras as peças de fora facilito muito a garimbada e restauraçao esta ficando como saido da fabrica ou melhor porque vc agrego detalhes que o deixam mais exclsivo do que ele era

Boa noite meu amigo!

Pois é parece que somos dois sequelados mesmo!

Eu cheguei a comprar uma tampa de óleo paralela pois a original estava com o O'Ring já mas pra lá do que pra cá, mas não era o que eu queria, a aparência era ligeiramente diferente, era mais áspera, sujava mais, daí eu consegui comprar uma original recentemente, assim como fiz com as varetas de óleo do motor e da transmissão, são originais e novinhas!!!!

Em relação ao tubo do servo-freio, bom, pois é, eu não queria ter estragado a peça original, mas foi bom que ela quebrou bem em casa, imagina se fosse em viagem? E vou te falar, o servo-freio faz muuuuuita diferença, pois sem ele o pedal fica extremamente pesado! Uma vez, ainda dirigindo meu GLS lá atrás, quando era meu carro de uso e antes de vendê-lo, o O'Ring que encaixa o tudo no servo-freio se deteriorou e soltou o tubo, o freio ficou imediatamente muito pesado, a sorte que foi comigo, imagina se tivesse sido com minha mulher na época, talvez ela não tivesse força e habilidade para segurar o carro, com carro automático seria pior ainda!

Compras de hoje incluiram as duas bandejas dianteiras e agora para poder fazer a suspensão faltam apenas os dois amortecedores dianteiros, que ia chegar na loja, mas aparentemente não chegaram, vamos ver amanhã!!!

Em relação ao suporte eu comprei pelo catálogo da Opel e os dois constam como lado direito do motor, porém a princípio eu achava que os dois trabalhariam juntos porém pesquisando mais a fundo percebi que não, então um pode ser para o carro sem ar e o outro com, mas eu não sei com plena certeza...

Imagem
São as peças 1 e 2, mas não diz se é uma e a outra ou uma ou a outra... mas como esta página é para alguns motores 1.6 [X16XEL, Y16XE, Z16XE], pode ser que um seja para o meu e o outro não, só quando chegar eu vou poder saber direitinho.

Agora o porque que fizeram uma peça eu sinceramente não sei, por isso "eu acho" que foi devido a instalação do compressor do ar condicionado, pois é exatamente aonde esse suporte fica mas não tenho como garantir pois nenhum dos ex-donos com quem conversei sabia dessa adaptação então acho que vou morrer com essa dúvida!

Como essa é uma peça que normalmente não se estraga, a não ser em uma colisão muito forte (talvez!), só que esse carro é lacrado tanto de dianteira quanto de traseira então não foi isso, desconheço outra forma de estragar o suporte do motor!

Valew pela participação meu camarada, acho que aqui somo só nós dois mesmo!

kkkkkkkk

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:21