O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

100 mensagens
Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 08 Ago 2019, 10:19

Bom dia a todos; pessoal peço desculpas pela demora em retratar a atual situação do vectra, é q estive trabalhando até tarde essa semana e fiquei meio sem tempo , também quero agradecer a todos por me ajudar, bem como ja disse q não encontrei ainda agum eletricista que realmente queira resolver o problema do carro, resolvi eu mesmo fazer alguns testes no carro seguindo as boas orientações que existe nesse tópico, e como recomenda o Almeidao eu retirei os reles um por vez e testei os 3 tanto com os dois fios ligados à bateria quanto com muitimetro digital, tbm retirei a mangueira depois da vt liguei o carro deixei aquecer até q a valvula começou abrir e sair um pouco de agua quente, depois recoloquei a mangueira liguei novamente o carro verifiquei que logo depois q a vt abre começa a aquecer a mangueira de baixo do radiador,e também observei q está retornando agua para o reservatório, então retirei o cebolao novo q havia colocado e tbm testei na agua quente com o muitimetro de início parecia nao arma mais depois de algumas tentativas ele armou, ai resolvi recolocar o antigo cebolao no radiador pra ver o que ia acontecer, pra minha surpresa as ventoinhas ligaram no primeiro estágio porem so ligam quando a temperatura chegou as 96°c, ai quando elas ligaram desconectei o conector do cebolao e elas pararam, também desliguei o carro com as ventoinhas ligadas e elas permanecem ligadas por um tempinho e desligam normalmente, detalhe tanto o cebolão antigo quanto o novo sao 797 Thompson 1-100°C 2-105°C, a vt vou verificar se é a que o Almeidao recomenda, tbm notei q o conector do cebolao esta bem ressecado e os 3 fios estao com o isolamento trincado no pé do conector vou troca-lo assim assim q possível, tbm queria saber para q serve o sensor q tem logo acima na vt, dizem q quando desconectar o mesmo as ventoinhas devem ligar e no meu carro elas não ligam as vezes ao desconectar o sensor o carro da uma ligeira elevada na aceleração, sera q deve ser algum problema com este sensor? Bem pessoal até q encontre algum eletricista q realmente queira resolver o problema do carro; eu vou tentar eu mesmo resolver o problema, sou mecânico industrial sei que não tem nada a ver com automotiva, mais acredito que com paciência e muita pesquisa talvez consiga resolver o problema e conto com a ajuda e conhecimento de vocês, e mais uma vez agradeço a todos.

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 08 Ago 2019, 12:10

Boa tarde rapazeada, pessoal retirei a vt para ver as especificações e ela é Thompson e ta escrito 82°c , e tem alguma coisa escrito nao sei dizer se 527 ou se é szt 82°C; resolvi fazer um percurso sem usar a vt de mais ou menos 40 minutos dentro da cidade onde nao ultrassei 30 km/h e ao fim deste a temperatura havia chegado aos 96 quando entao ligaram as ventoinhas no 1° estágio acho q subiu muito a temperatura por esta sem a vt; olhei a vt antiga ela é GM 82/97°c amanhã farei um percurso de 100 km no asfalto mais vou recolocar a vt novamente, agora resta saber como fazer as ventoinhas ligarem mais cedo e quando conseguir se nao resolver vou retirar o radiador para verificar como está.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 08 Ago 2019, 12:32

Acho que está mais fácil pra resolver do que vc pensa. Esse seu cebolão é de temperatura muito alta, então, o sistema só está fazendo o que esse cebolão pede - ligando as ventoinhas já quente demais. Use um dos que o Almeidão recomendou e verá seu sistema voltar ao normal. A válvula está correta.

O sensor ao lado da termostática é o que comanda o ponteiro do painel - e só (se for igual no Vectra A). Nos mais novos ele é ligado à central de injeção (se eu não estiver enganado rsrs).
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 08 Ago 2019, 12:48

Ok Bueno vou comprar o cebolao amanhã e trocar pra ver como vai ficar, quanto ao sensor sao 2 na carcaça da vt um do lado q seria o do ponteiro do painel e um encima esse nao sei qual a função do mesmo vou colocar o cebolao recomendado pelo o Almeidao e depois lhes digo como ficou.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 08 Ago 2019, 13:03

Então não é igual do Vectra A hehe... nele só tinha 1 mesmo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 08 Ago 2019, 14:30

Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje Ok Bueno vou comprar o cebolao amanhã e trocar pra ver como vai ficar, quanto ao sensor sao 2 na carcaça da vt um do lado q seria o do ponteiro do painel e um encima esse nao sei qual a função do mesmo vou colocar o cebolao recomendado pelo o Almeidao e depois lhes digo como ficou.


Com cebolão novo ou não, faça o teste em rodovias sem a termostática. A temperatura não subiu porque estava sem ela, assim teremos certeza que o radiador esteja perfeito ou não. Confirmo, fazer o teste sem a termostática por favor, isto em rodovias.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 08 Ago 2019, 17:40

oi galera queria deijar uma dica simples mais serve , cuando vai comprar peças como cebolao termostatica o similares e bom pedir pelo modelo de peça como o almeidao diz
por exemplo mte763 evitando a inexperiencia dos vendedores, por exemplo vc pede cebolao para um vectra o vendedor pergunta tem 1 ou 2 e coloca no computador vectra e sai a mostra o modelo de cebolao so que vectra tem diferentes motores nao e o mesmo para um a gasolina ou flex muda a temperatura e aqui ainda tem diesel mais uma variante para o vendedor se confundir so que o computador fala vectra astra corsa silverado omega como se tudos fosem o mesmo tambem muda dependendo do clima nao sera o mesmo no brasil com clima ropical que em um pais ou regiao muito fria por iso vale muito a dica dos mais experientes cuando falam em modelos espesificos e testados por eles .

realmente os mexanicos tem aquele mito do aditivo, falam que corroe o aluminho e um monte de lenga lenga, justamente o aditivo evita corroçao e baixa sim a temperatura pode mudar ate uns 3 graus trancuilamente so com o aditivo , o problema no meu carro que levo ao entupimento foi justamente a falta dele e nao so o radiador o aditivo evita a corroçao nos selos do motor que sao de latao em um 16v tem que desmontar um bocado de peças para poder trocar um selo, nos mais antigos o cano de agua tambem seria afectado por ser metalico sempre lembrando que com a temperatura nao da para brincar um pico alto de temperatura pode estragar facilmente o cabeçote e o custo seria bem mais abraço posta o resultado

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 09 Ago 2019, 00:02

Blz hj vou fazer um percurso de 100 km na rodovia ja retirei a vt; e vou ficar de olho na temperatura logo mais posto como foi, e quanto ao cebolao vou comprar pela descrição como recomenda o chirola pois esse q eu comprei pedi ao vendedor pelo ano e modelo do carro e ele me vendeu esse 797, vou se encontro o mte 760 hj .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 09 Ago 2019, 07:43

Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje Blz hj vou fazer um percurso de 100 km na rodovia ja retirei a vt; e vou ficar de olho na temperatura logo mais posto como foi, e quanto ao cebolao vou comprar pela descrição como recomenda o chirola pois esse q eu comprei pedi ao vendedor pelo ano e modelo do carro e ele me vendeu esse 797, vou se encontro o mte 760 hj .


Exatamente isto MTE 760 ou MTE 763, qualquer um dos dois sendo que o 763 é o original do seu carro. Só lembrando, se o radiador tiver problema não será o cebolão que irá acertar, vamos esperar a media na rodovia sem a termostática.
Imagem

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 09 Ago 2019, 21:42

Boa noite a todos; pessoal hj fiz o teste q o Almeidao recomendou, rodei 100 km no asfalto sem usar a termostatica, o resultado dos 50 km de ida durante o dia foi de 80 a 85 °C com velocidade acima de 60kmh, menos que isso a temperatura subiu até ligar as ventoinhas, resultado dos 50 km de volta durante a noite a temperatura ficou entre a ultima marcação azul e 80 °C , porem ao final dos primeiros 50 km percorrido o reservatório havia subido o nível da água até a tampa na volta subiu bem menos mais mesmo assim o nível ainda estava um pouco acima do normal.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 10 Ago 2019, 11:58

vamos esperar a opinhao do almeidao e do ju que eles entendem de mais do asunto mais eu aposto no radiador entupido, pode testar no lugar so desengata as mangueiras dele e com uma mangueira ligada direto na boca do lado do reservatorio vai jogando agua na boca do lado da termostatica deveria sair uma cuantidade proporcional o igual se voltar agua pelo lado damangueira pode tampar um pouco o bocal com a mao e se voltar agua ou de um pouco de preçao realmente esta entupido.
no meu radiador a agua que saia era manos da metade da que entraba abraço.
na BR nao deveria ligar a ventoinha acima de 60KMH e o que aumenta minha sospeita abraço

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 10 Ago 2019, 12:45

Na rodovi as ventoinhas ligaram so quando estava abaixo de 60 kmh acima de 60 a temperatura máxima foi 85 graus de dia e 80 a noite o que me deixou intrigado foi o nível da água ter subido até a tampa o que axo q deve está escapando pressão em algum lugar fazendo a água se expandir até encher o reservatório acho q quando estiver de folga vou retirar o radiador e verificar nas vedações das caixas laterais que foi trocado recentemente e trocar as abraçadeiras originais de pressão por abraçadeiras de parafuso

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 10 Ago 2019, 13:21

da a sensaçao de que a agua no circula bem e retorna para o reservatorio por iso fale do radiador mais como fale da para conferir no lugar tirar o radiador da um trabalinho

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 12 Ago 2019, 07:57

Bem, com certeza 85 como média em rodovias pode ter sim problemas no radiador, mas não é desesperador. Sobe a água subir no reservatório, pode ser problema na tampa, ou melhor na válvula dela, precisa ser trocada e pode usar do modelo mais novo que é muito melhor.
uma dica, comprar dois frascos de Bardhal rad clean (link abaixo), facil de achar em postos de gasolina, tirar um pouco da água do reservatório, colocar os dois frascos ai e andar com ele uma semana. Se o carro tiver válvula de ar quente, abrir um pouquinho o ar quente para deixar circular dentro do radiador dele também, caso nçao tenha, não será necessário.
A água ali ficará branca como leite, se tiver sujeira que ele consiga tirar ficará bom, e se tiver sujeira tapando furos ela pode abrir também. Manter ele sem a termostática por 7 dias e depois fazer o processo de limpeza para retirar toda a aguar branca que ficar, colocar água limpa, colocar a termostática e o cebolão correto e testar para ver se isto fez economizar um radiador. Sobre a tampa do reservatório, comprar uma modelo mais novo e nçao aperte muito, basta colocar até encostar e ai apertar 1/4 de volta.

Esta limpeza pode dar certo ou melhorar muito, mas depois de feita se der certo ainda terás que usar um bom aditivo para manter ele. Lembrando que para retirar a água e colocar uma nova, é possível que seja um processo de uma semana por umas 3 vezes e manter ele sem a termostática até a ultima limpeza, mas o cebolão novo deve ser colocado de imediato e nunca deixe ele ser molhado se ele tiver quente, e nem precisa está muito quente.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gIXhvD_BwE
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 12 Ago 2019, 09:08

Bem, o relato é de temperatura "entre" 80 e 85 graus - ou seja, 85º foi a máxima e não a média. Levando em conta que nesses 50 km provavelmente teve algumas subidas, então totalmente normal haver essa pequena oscilação. Eu não creio que haja problemas com o radiador, porém a limpeza sugerida é sim uma boa ideia.

Pergunta pro Almeidão: caso o sistema tenha ficado com ar, é possível isso causar a elevação do nível da água?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 12 Ago 2019, 14:03

Neste caso é impossível ter uma entrada de ar, porque se tivesse o motor iria ferver. Aliás entrada de ar nele seria igual uma entrada de ar em uma bomba de um poço, ela simplesmente não puxa água e no carro se não puxar ela não circulará.
Imagem

Jeedson
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Ago 2018, 18:25
Nome Completo: Jeêdson ferreira gama
Cidade: Planura
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 36

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 13 Ago 2019, 12:16

Almeidão escreveu:Neste caso é impossível ter uma entrada de ar, porque se tivesse o motor iria ferver. Aliás entrada de ar nele seria igual uma entrada de ar em uma bomba de um poço, ela simplesmente não puxa água e no carro se não puxar ela não circulará.

Vou seguir todas as orientações recomendas e logo depois comentarei os resultados; estou com dúvidas qual cebolao devo comprar entre o 760 e o 763 o vendedor falou q o 763 liga o primeiro estágio com 88 °C e o segundo com 95 °C POREM o 760 segundo o vendedor tem duas marcações 90 e 95 °C e tem também 100 e 105 °C dai a dúvida qual comprar

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 13 Ago 2019, 13:54

É comum ter uma certa diferença entre o grau indicado no cebolão e o que indica o painel. Então, vc pode se concentrar nesses códigos de referência (763 ou 760) da MTE.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 13 Ago 2019, 15:30

Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Neste caso é impossível ter uma entrada de ar, porque se tivesse o motor iria ferver. Aliás entrada de ar nele seria igual uma entrada de ar em uma bomba de um poço, ela simplesmente não puxa água e no carro se não puxar ela não circulará.

Vou seguir todas as orientações recomendas e logo depois comentarei os resultados; estou com dúvidas qual cebolao devo comprar entre o 760 e o 763 o vendedor falou q o 763 liga o primeiro estágio com 88 °C e o segundo com 95 °C POREM o 760 segundo o vendedor tem duas marcações 90 e 95 °C e tem também 100 e 105 °C dai a dúvida qual comprar

eu colocaria o de 88\95 e o que tem no meu carro e nao incomodaliga certinho , no verao sem drama porque ando com o ar ligado direto o que faz a ventoinha funcionar direto , o de 100\105 acredito que seja para carro a alchool espera a resposta do almeidao que entende mais do que eu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 14 Ago 2019, 07:47

Muito interessante, o 767 marca como máximo 120 graus. Será que o vendedor avisa isto para o cliente? Bem, eu não vou procurar onde eu escrevi, mas sempre escrevo usar MTE 763 ou 760 e "não importa o que está escrito nele"
Por sorte o que estão escritos neles são temperatura de motor e não de painel, porque se fosse painel, ao usar o 767 a ventoinha só iria armar quando o motor tivesse pegando fogo.
Imagem

100 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 160 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.