O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho embaixo do volante

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Barulho embaixo do volante

por Ricardo GLS/2000 » 12 Ago 2019, 15:37

Gente! estou ouvindo um barulho vindo debaixo do volante, próximo aos pedais. Esse barulho é um TOC tipo socos, é toda vez que passo por lombadas, esterço o volante, e em calçamento... Existe alguma coisa ali embaixo que pode causar esse barulho? isso está me incomodando muito!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho embaixo do volante

por Almeidão » 12 Ago 2019, 16:37

Existe um monte de local mas pode ser apenas os pivôs, mas deve ser checado axial da caixa de direção, ponteiras das axiais e a própria caixa se está realmente presa.
A caixa se tiver folga, ela pode ser ajustada e este barulho some, mas se ela não tiver folga no volante, com certeza não se deve ajustar.
Observe se a caixa esteja bem presa em seu local, para isto você abra o capô, olhando pra caixa peça alguém para girar o volante esquerda e direita meia volta no volante com o carro ligado, se a caixa se mexer será ela o problema.
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Barulho embaixo do volante

por Ricardo GLS/2000 » 13 Ago 2019, 16:01

Almeidão escreveu:Existe um monte de local mas pode ser apenas os pivôs, mas deve ser checado axial da caixa de direção, ponteiras das axiais e a própria caixa se está realmente presa.
A caixa se tiver folga, ela pode ser ajustada e este barulho some, mas se ela não tiver folga no volante, com certeza não se deve ajustar.
Observe se a caixa esteja bem presa em seu local, para isto você abra o capô, olhando pra caixa peça alguém para girar o volante esquerda e direita meia volta no volante com o carro ligado, se a caixa se mexer será ela o problema.


Essa barra axial da cx, é aquela que existe um embolo tipo uma esfera?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho embaixo do volante

por Almeidão » 14 Ago 2019, 07:29

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Existe um monte de local mas pode ser apenas os pivôs, mas deve ser checado axial da caixa de direção, ponteiras das axiais e a própria caixa se está realmente presa.
A caixa se tiver folga, ela pode ser ajustada e este barulho some, mas se ela não tiver folga no volante, com certeza não se deve ajustar.
Observe se a caixa esteja bem presa em seu local, para isto você abra o capô, olhando pra caixa peça alguém para girar o volante esquerda e direita meia volta no volante com o carro ligado, se a caixa se mexer será ela o problema.


Essa barra axial da cx, é aquela que existe um embolo tipo uma esfera?


Sim, exatamente esta, mas te digo que é muito difícil ser ela o problema, sendo que na ponta do lado da roda já é bem comum estragar e sempre bate mais forte quando estraga o pivô de cada roda, este pivô começa a bater bem antes de se conseguir detectar que ele estragou, ou seja quando ele estraga ao colocar uma alavanca e tentar movimentar lo, ele se mexe, porem dias antes de estragar ele começa a fazer barulhos as vezes e não se movimenta ele com alavanca dando a impressão de não ser ele. Neste caso é testar se não aparecer nada, esperar que ele se entrega. Já as ponteiras da direção que ficam na axial, é fácil detectar, basta segurar la com a mão e mandar um movimentar o volante direita/esquerda, se tiver folgada será sentido na hora.

O volante tem folga testando ele desligado? Você fez o teste girando para os dois lados pra ver se a caixa está bem fixada?
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Barulho embaixo do volante

por Ricardo GLS/2000 » 16 Ago 2019, 14:10

Almeidão obrigado por me responde!, no volante fiz o teste conforme vc mencionou, e não apresenta folgas. Qdo aparecer uma grana aqui, vou descobrir de vez esse barulho que tanto me encomoda. Para se ter uma idéia, quando passo em uma lombada, buraco na pista, saliência no asfasto e tal, vem esse soco :62: e é muito parecido com batida de pivôs. Vou mandar o mecânico retirar e averiguar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho embaixo do volante

por Almeidão » 16 Ago 2019, 16:19

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão obrigado por me responde!, no volante fiz o teste conforme vc mencionou, e não apresenta folgas. Qdo aparecer uma grana aqui, vou descobrir de vez esse barulho que tanto me encomoda. Para se ter uma idéia, quando passo em uma lombada, buraco na pista, saliência no asfasto e tal, vem esse soco :62: e é muito parecido com batida de pivôs. Vou mandar o mecânico retirar e averiguar.


Eu acho ser os pivôs.
Imagem

anderson mian
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Mai 2015, 08:00
Nome Completo: anderson mian
Cidade: telemaco borba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho embaixo do volante

por anderson mian » 17 Ago 2019, 17:00

Almeidão escreveu:Existe um monte de local mas pode ser apenas os pivôs, mas deve ser checado axial da caixa de direção, ponteiras das axiais e a própria caixa se está realmente presa.
A caixa se tiver folga, ela pode ser ajustada e este barulho some, mas se ela não tiver folga no volante, com certeza não se deve ajustar.
Observe se a caixa esteja bem presa em seu local, para isto você abra o capô, olhando pra caixa peça alguém para girar o volante esquerda e direita meia volta no volante com o carro ligado, se a caixa se mexer será ela o problema.
No meu caso a caixa está se mexendo um pouco
Nesse caso o que posso fazer?
Desde já agradeço

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho embaixo do volante

por Almeidão » 19 Ago 2019, 08:11

anderson mian escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Existe um monte de local mas pode ser apenas os pivôs, mas deve ser checado axial da caixa de direção, ponteiras das axiais e a própria caixa se está realmente presa.
A caixa se tiver folga, ela pode ser ajustada e este barulho some, mas se ela não tiver folga no volante, com certeza não se deve ajustar.
Observe se a caixa esteja bem presa em seu local, para isto você abra o capô, olhando pra caixa peça alguém para girar o volante esquerda e direita meia volta no volante com o carro ligado, se a caixa se mexer será ela o problema.
No meu caso a caixa está se mexendo um pouco
Nesse caso o que posso fazer?
Desde já agradeço

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk


Ela não pode se mover, caso esteja se movendo, será necessário a troca das buchas de fixação dela. Estas buchas quando estragam o volante nunca volta para o mesmo lugar, hora ele fica meio para direita e hora ele fica meio para esquerda. Lembro que o Vectra B usam estas buchas abaixo, diferente do Vectra A ou C, aliás bem difícil de trocar sem desmontar o agregado, mas eu troquei a minha sem esta desmontagem e usei original, não quis arriscar com uma paralela e a original na época custou pra mim 96 reais e está escrito nela que foi fabricada na Alemanha. No meu carro, estava ruim e ao passar em um quebra mola sem perceber, ficou muito ruim.
Pra trocar a da direita do carro é fácil demais a da esquerda que complica e não troquei a abraçadeira, só as muchas mesmo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 190 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:34