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Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
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Jeedson
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 23 Ago 2019, 14:57

Boa tarde senhores; pessoal o cebolao chegou demorou mais chegou, hj coloquei o cebolao novo liguei o carro e as ventoinhas ligaram com mais ou menos 86 °c e desligaram com uns 78°c eu esperava que fosse ligar com uns 90°c pra ficar top mais tudo bem, porem preocupado com o que pode ter feito o nivel da agua subir muito no dia que fiz os testes na rodovia, resovi inspecionar bem o radiador e percebi que esta vazando um pouco na junta das caixas laterais do radiador onde é feito o aperto das mesmas, é uma pena porque ja tinha colocado o cebolao novo e o aditivo novo e agora vou ter que tirar o radiador e levar para o rapaz q trocou as caixas fazer um reaperto ou tentar eu mesmo reapertar pois me pareçe que aperta com um alicate, apertando as travas ja q a oficina do rapaz fica em outra cidade, bom mesmo assim vou andar com o carro pra ver como vai ficar antes de tirar o radiador, tbm ainda nao coloquei a valvula termostatica mais vou andar um pouco com o carro assim mesmo.

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chirola
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 23 Ago 2019, 15:33

ligando a 86 esta bom o meu funciona asim, e nao incomoda ter a temperatura um poco mais baixa, e mais se a ventoinha so liga no transito engarrafado na estrada nao faz muita diferença porque o carro anda cuase sempre a 82\84 e nao ligam as ventoinhas o com o ar condicionado e ventoinhas ligadas direto, o meu antigo cebolao ligaba a 92 achei um absurdo de 92 a 100 graus e um toque ou um descuido e vai pro pau, melhor asim se chegar a 90 sabe que tem coisa errada e da tempo de parar da uma pequena margem de erro . a temperatura que esta ligando e desligando o seu carro e mais do que satisfatoria 80 graus e considerada temperatura de trabalho normal 90 acho um pouco no limite do aceitavel , eu ficaria conforme com o resultado.
se continua subindo agua no reservatorio tem alguma fuga de preçao no sistema de arrefecimento
cuidado ao apertar a caixa elas sao de plastico

Jeedson
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 23 Ago 2019, 17:36

chirola escreveu:ligando a 86 esta bom o meu funciona asim, e nao incomoda ter a temperatura um poco mais baixa, e mais se a ventoinha so liga no transito engarrafado na estrada nao faz muita diferença porque o carro anda cuase sempre a 82\84 e nao ligam as ventoinhas o com o ar condicionado e ventoinhas ligadas direto, o meu antigo cebolao ligaba a 92 achei um absurdo de 92 a 100 graus e um toque ou um descuido e vai pro pau, melhor asim se chegar a 90 sabe que tem coisa errada e da tempo de parar da uma pequena margem de erro . a temperatura que esta ligando e desligando o seu carro e mais do que satisfatoria 80 graus e considerada temperatura de trabalho normal 90 acho um pouco no limite do aceitavel , eu ficaria conforme com o resultado.
se continua subindo agua no reservatorio tem alguma fuga de preçao no sistema de arrefecimento
cuidado ao apertar a caixa elas sao de plastico

Comcordo com vç melhor trabalhar com a temperatura numa margem segura, andei bastante dentro da cidade com o carro e tambem peguei ums 12 km na rodovia e o resultado foi bem satisfatorio a tempemratura nao chegou a 90c porem na rodovia caiu bem prabaixo de 80c amanha vou colocar a vt e testar mais o carro, o nivel da agua tudo normal e a pressao tbm normal as magueiras nao ficaram muito duras como antes e aparentemente nao vazou pela lateral do radiador entao porenquanto o resultado foi satiafatorio vou colocar a vt e andar mais pra ver se vai ficar bom. Ha queria saber quantos litros de aditivo deve colocado no sistema hj comprei 3 litros mais coloquei so 1.

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chirola
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por chirola » 23 Ago 2019, 18:50

[quote="Jeedson"]Fuente del Mensaje
colocando a VT vai manter a temperatura nao deijando baixar tanto na estrada e vai ficar file mantendo a temperatura entre 82 e 87 o tempo tudo.
a agua que subio no reservatorio deve ter sido por temperatura o mesmo o vazamento mas temperatura mais preçao no sistema abraço coloca a VT e testa eu acredito que nao vai incomodar

Jeedson
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Jeedson » 23 Ago 2019, 18:54

chirola escreveu:
Jeedson escreveu:Fuente del Mensaje
colocando a VT vai manter a temperatura nao deijando baixar tanto na estrada e vai ficar file mantendo a temperatura entre 82 e 87 o tempo tudo.
a agua que subio no reservatorio deve ter sido por temperatura o mesmo o vazamento mas temperatura mais preçao no sistema abraço coloca a VT e testa eu acredito que nao vai incomodar

Ok amanha mesmo vou colocar a vt e testar, quanto ao aditivo acho q vou colocar mais um litro.

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Ju_Bueno
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 24 Ago 2019, 07:01

Pode usar os 3 litros. O manual indica de 40 à 60%. Considerando que o sistema usa 7,2 litros de líquido, 3 de aditivo fica dentro da proporção.
JULIANO -
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lorenzzomm
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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por lorenzzomm » 22 Abr 2022, 13:17

Boa tarde a todos , tenho uma dúvida em relação as ventoinhas, tentei pesquisar por aí mas as informações são muito diferentes...

Meu Vectra 2003 nunca liga a ventoinha com o carro desligado, até mesmo se eu parar o carro com o motor muito quente e desligar a chave ele corta as ventoinhas e isso me deixa assustado porque tenho medo de algum dia ter algum problema de aquecimento. O Vectra do meu amigo é um Millenium e fica ligado a ventoinha alguns minutos quando desliga.

A dívida é se a gm tirou essa função dos vectras acima de 2002 ou 2003 mais ou menos ?

Almeidão
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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por Almeidão » 22 Abr 2022, 14:07

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde a todos , tenho uma dúvida em relação as ventoinhas, tentei pesquisar por aí mas as informações são muito diferentes...

Meu Vectra 2003 nunca liga a ventoinha com o carro desligado, até mesmo se eu parar o carro com o motor muito quente e desligar a chave ele corta as ventoinhas e isso me deixa assustado porque tenho medo de algum dia ter algum problema de aquecimento. O Vectra do meu amigo é um Millenium e fica ligado a ventoinha alguns minutos quando desliga.

A dívida é se a gm tirou essa função dos vectras acima de 2002 ou 2003 mais ou menos ?


Pra ser sincero, esta função não tem nada a ver com o motor depois que você desliga. Seria somente para baixar a pressão do gás e nada mais, então o máximo que poderia acontecer, veja bem PODERIA, seria estourar uma magueira do ar condicionado que eu acho ainda muito dificil e todas as vezes que você desligar o carro estando ele no máximo 95 no painel, nada mais irá acontecer com o motor, quanto a isto podes ficar tranquilo.
Checa ai da direita para esquerda do carro na fenrte da bateria o segundo relê, este relê seria um relê de 5 terminais, confere se o seu tem estes 5 terminais. Se possivel posta aqui o numero deste relê sendo original ou não, talvez o problema seja este.

Olha um detalhe no meu, todos os vectras quando a pressao do gás aumenta, entram o segundo estágio das ventoinhas mesmo se a temperatura tiver baixa, isto tudo para baixar a pressão do gás. O meu carro começou a armar sempre por problemas no sensor, comprei uns 4 sensores e nada deu certo, eliminei este sistema, consegui mudar ele para não passar de 91 graus no painel com ar ou sem ar e já está assim há mais de 8 anos e nunca estourou nada.
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chirola
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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por chirola » 22 Abr 2022, 14:40

não vai ter nunca problema de temperatura do motor se não fica ligada a ventoinha , os carros que não tem ar desliga a ventoinha ao desligar o motor ate porque ficar ligada não faz efeito agum na temperatura do motor se não tem agua circulando e ao desligar o motor a agua fica parada e so esfriaria a agua do radiador e não o bloco do motor , se seu carro não tem ar é normal se vc não esta usando o ar tambem pode ser normal dependendo do modelo , tem modelos que so fica ligada dependendo da preção do gas no sistema de ar condicionado é a ventoinha é ligada e desligada pelo presostato de alta se a preção no sistema do ar não chega a ligar não faz muito sentido baixar ele se esta dentro do normal .
para ser sincero nunca fique reparando niso tem vez que fica ligada tem vez que não tem vez que fica menos tempo nunca teve problema imagino que no meu carro depende da prção dentro do sistema do ar .
mai é importante checar os reles ante a duvida coloca uma foto deles ou dos modelos deles e a posição que esta montado

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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por lorenzzomm » 22 Abr 2022, 16:36

É que meu Vectra as vezes quando pego muito trânsito ou quando acelero forte na BR quando desligo (as vezes só) ele não liga, o motor vira vira bem solto mas não pega e achei que fosse por alguma proteção da injeção... Aí tenho que esperar uns 5 minutos aí ele pega normal mas ao ligar ele dispara a segunda velocidade das ventoinhas. Já cacei tudo o que poderia ser mas não acho o problema, e o pior é que só acontece as vezes mesmo aí fica difícil diagnosticar o problema

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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por lorenzzomm » 22 Abr 2022, 16:37

Aí por causa da ventoinha não acionar com o carro desligado achei que seria por causa da temperatura mesmo, mas ainda sigo atrás do que poderia ser

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Funcionamento ventoinhas Vectra 2003

por Almeidão » 22 Abr 2022, 17:58

Bom, se as ventoinhas ligarem no segundo estágio sem o ar ligado ai você em problemas mesmo. Você checou o segundo relê da esquerda para direira do carro se é 5 terminais? Você já trocou o sensor de tempratura? eu indico para o seu carro o MTE 4051, estou sentindo que o problema está por ai e torcer para que não seja radiador também.
Alta temperatura o carro protege e não liga mesmo, mas ai estaria o ponteiro acima de 100º

Qual a temperatura dele em rodovias livres? O video a seguir neste link mostra como ela deve ser ou bem proximo disto.

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8
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Ju_Bueno
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 23 Abr 2022, 10:18

Nessa situação que ele comenta, Almeidão, também acontece no meu carro. Exemplo: eu desligo o motor logo quando acionaram as ventoinhas ou estavam para acionar; se em poucos minutos (uns 10 ou menos) eu dar a partida novamente, o ponteiro da temperatura estará no meio da escala - lembrando que as ventoinhas acionam um pouquinho antes do meio - e nesta condição ligarão direto no segundo estágio. Mas com a volta da circulação da água, em bem poucos segundos a temperatura abaixa lá próximo do 1/4 da escala.

Situação completamente normal!
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por lorenzzomm » 23 Abr 2022, 12:44

Já troquei o sensor de temperatura 3 vezes, agora comprei um na concessionária novo e não mudou nada. Termoestatica nova, arrefecimento em dia... Só falta conferir o relé ali como o amigo disse

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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por lorenzzomm » 23 Abr 2022, 12:56

Na estrada dificilmente passa dos 85 graus, só sobe se pegar fila obviamente e na cidade andando normal sem parar também não sinto aumento de temperatura não. Estou desconfiando da bomba de gasolina com problemas... Essa semana fiz o teste tirando o fusível dela com o carro em funcionamento e ao tirar ele apaga em menos de 2 segundos, como se não tivesse nada de pressão na linha

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por Almeidão » 23 Abr 2022, 20:26

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje É que meu Vectra as vezes quando pego muito trânsito ou quando acelero forte na BR quando desligo (as vezes só) ele não liga, o motor vira vira bem solto mas não pega e achei que fosse por alguma proteção da injeção... Aí tenho que esperar uns 5 minutos aí ele pega normal mas ao ligar ele dispara a segunda velocidade das ventoinhas. Já cacei tudo o que poderia ser mas não acho o problema, e o pior é que só acontece as vezes mesmo aí fica difícil diagnosticar o problema


Neste caso ai pode ser o sensor de rotação.
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 23 Abr 2022, 21:11

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Nessa situação que ele comenta, Almeidão, também acontece no meu carro. Exemplo: eu desligo o motor logo quando acionaram as ventoinhas ou estavam para acionar; se em poucos minutos (uns 10 ou menos) eu dar a partida novamente, o ponteiro da temperatura estará no meio da escala - lembrando que as ventoinhas acionam um pouquinho antes do meio - e nesta condição ligarão direto no segundo estágio. Mas com a volta da circulação da água, em bem poucos segundos a temperatura abaixa lá próximo do 1/4 da escala.

Situação completamente normal!


Realmente um carro que não é acionado por cebolão, ou seja por senor ali na termostática pode acontecer isto sim. Com cebolão não tem jeito porque o motor ao ser desligado ele dá uma boa aquecida, no caso de cebolão que está diretamente na agua do radiador não tem como porque a agua ali não irá aquecer mais do que está.
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por lorenzzomm » 24 Abr 2022, 15:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje É que meu Vectra as vezes quando pego muito trânsito ou quando acelero forte na BR quando desligo (as vezes só) ele não liga, o motor vira vira bem solto mas não pega e achei que fosse por alguma proteção da injeção... Aí tenho que esperar uns 5 minutos aí ele pega normal mas ao ligar ele dispara a segunda velocidade das ventoinhas. Já cacei tudo o que poderia ser mas não acho o problema, e o pior é que só acontece as vezes mesmo aí fica difícil diagnosticar o problema


Neste caso ai pode ser o sensor de rotação.


Já foi trocado esse ano o sensor de rotação kkkkkk

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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 24 Abr 2022, 16:24

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje É que meu Vectra as vezes quando pego muito trânsito ou quando acelero forte na BR quando desligo (as vezes só) ele não liga, o motor vira vira bem solto mas não pega e achei que fosse por alguma proteção da injeção... Aí tenho que esperar uns 5 minutos aí ele pega normal mas ao ligar ele dispara a segunda velocidade das ventoinhas. Já cacei tudo o que poderia ser mas não acho o problema, e o pior é que só acontece as vezes mesmo aí fica difícil diagnosticar o problema


Neste caso ai pode ser o sensor de rotação.


Já foi trocado esse ano o sensor de rotação kkkkkk


Que marca você usou? será que não apertarom além do normal o parafuso que prende ele no motor. Muitas vezes apertam de um jeito que ele as veze ebarra na roda fonica ai dá ruim.
Bem, só lembrando a todos que venham a trocar esta peça, aquele parafuso não pode ser apertado, devem usar um trava rosca nele e somente encostar ele sem arrocho e o mesmo tem o caminho a ser colocado pela capa da correia dentada e nunca por cima do motor como gambiarra. Eu já troquei duas vezes do meu carro e sempre usei Bosch.
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por lorenzzomm » 25 Abr 2022, 08:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje É que meu Vectra as vezes quando pego muito trânsito ou quando acelero forte na BR quando desligo (as vezes só) ele não liga, o motor vira vira bem solto mas não pega e achei que fosse por alguma proteção da injeção... Aí tenho que esperar uns 5 minutos aí ele pega normal mas ao ligar ele dispara a segunda velocidade das ventoinhas. Já cacei tudo o que poderia ser mas não acho o problema, e o pior é que só acontece as vezes mesmo aí fica difícil diagnosticar o problema


Neste caso ai pode ser o sensor de rotação.


Já foi trocado esse ano o sensor de rotação kkkkkk


Que marca você usou? será que não apertarom além do normal o parafuso que prende ele no motor. Muitas vezes apertam de um jeito que ele as veze ebarra na roda fonica ai dá ruim.
Bem, só lembrando a todos que venham a trocar esta peça, aquele parafuso não pode ser apertado, devem usar um trava rosca nele e somente encostar ele sem arrocho e o mesmo tem o caminho a ser colocado pela capa da correia dentada e nunca por cima do motor como gambiarra. Eu já troquei duas vezes do meu carro e sempre usei Bosch.


O problema do carro não pegar já vinha desde quando usava o sensor antigo, troquei por um DS mas não mudou absolutamente nada. Pelo menos sei que por enquanto não preciso me preocupar com isso

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