O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Btudo sobre ar condicionado

389 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 09 Mai 2019, 07:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
entao essa resistencia ta so de enfeite??
nunca tinha imaginado que estaba so pra facer peso, ainda bem que nao pesa muito kakakakak
brincadeira almeidao a logica decia que servia para algo nao sei no vectra b porque nunca deu problema eletrico mais nao maioria dos carros serve para o primeiro estagio da ventoinha e se al ligar o ar a ventoinha nao liga o primeiro estagio geralmente ela e a culpada,
valeu pela dica


Realmente um adorno kakakak. Olha no sei carro que ai sai 3 fios, o do meio ao ligar na outra tomada onde recebe energia ela morre porque só chega 2. O Vectra B, aliás o Vectra em si já veio diferenciado de todos os carros da época dele e o que comanda a velocidade do primeiro estagio não é a resistência. Tanto que você pode ligar a ventoinha direto na bateria e ela terá a velocidade máxima sempre, se a resistência tivesse valor você iria conseguir fazer a velocidade do primeiro estágio mesmo ligando direto.
Assim que eu mexi no mu anos atrás, percebi que esta peça era um enfeite e inclusive arranquei fora, acredito que foi aproveitada de um outro modelo sendo eliminado a possibilidade de uso desta resistência e isto é comum nas montadoras.

E tem gente que gasta dinheiro com isto seguindo ideias de eletricistas que deveria pelo menos checar que este fio não indo para lugar nenhum e sendo eles um profissional, saber que não liga em nada.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

tudo sobre ar condicionado

por danrmp » 09 Mai 2019, 08:17

O Omega 4.1 96 usa o mesmo esquema para as duas ventoinhas internas (sim, são duas do lado do motor). Liga em série para a primeira velocidade, em paralelo para a segunda.

Apenas a ventoinha frontal do condensador possui resistor para limitar a velocidade.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 09 Mai 2019, 12:07

valeu tudo dia se aprende algo novo,
entao as velocidades das ventoinhas sao limitadas pelos reles? interesante realmente as montadoras tem costume de montar carros com restos aproveitados de modelos anteriores e as veces nao sai muito vem ou nao agrada asim como aconteceu com o gol jalera.
mais a resistencia esta ligada tem so o fio de entrada e saida se queimar deijaria de pasar corrente??
caso queime e so facer um jumper no plug e pasaria corrente denovo eliminado asim a resistencia?
o entendi errado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 10 Mai 2019, 12:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu tudo dia se aprende algo novo,
entao as velocidades das ventoinhas sao limitadas pelos reles? interesante realmente as montadoras tem costume de montar carros com restos aproveitados de modelos anteriores e as veces nao sai muito vem ou nao agrada asim como aconteceu com o gol jalera.
mais a resistencia esta ligada tem so o fio de entrada e saida se queimar deijaria de pasar corrente??
caso queime e so facer um jumper no plug e pasaria corrente denovo eliminado asim a resistencia?
o entendi errado


Ela não queima ou se queimar não acontece nada. Ali é como se ela fosse um fio solto que não vai para lugar nenhum. Fio este que o meu não tem mais porque eu o cortei. Sobre a velocidade da ventoinha é feita pela central e divididas nos relês 1 e 3 sendo que o 1 é lenta e o 3 é rápida. (Numeração 1 e 3 inventada por mim, de acordo com a caixa onde eles ficam só para expôr melhor a explicação)
Vi isto quando abri uma para trocar o rolamento, alipas fiz uma ferramenta para sacar este rolamento que é bem difícil, ali mesmo eliminei o fio e lógico ela saiu junto. Motor de ventoinhas são mutos parecidos, externamente encaixa perfeito no alojamento do Vectra, uns com parafuso e colocamos porcas e outros para ser parafusados na peça. Se a trava da ventoinha for compatível, basta trocar e colocar pra usar. A da frente é mais complicada porque é mais curta, mas eu já tirei varias tampas de umas e colocada em outras e sempre sem a resistência. Podem pegar uma do Monza antigo e colocar que vai funcionar e eu tenho uma reserva e da for. Abaixo o link de uma que tenho de reserva e já rodei com ela, tirei troquei rolamento e está guardado e o pino para usar a ventoinha para o meu carro tem que ser igual o da foto, sem resistência.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 10 Mai 2019, 12:18

entendeu, muito obrigado pela atençao e explicaçao

cleitonrds
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2016, 19:49
Nome Completo: cleiton rodrigues
Cidade: jesuitas
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

tudo sobre ar condicionado

por cleitonrds » 13 Mai 2019, 22:18

AlexandreFloripa escreveu:Ola amigo, hj estava dando uma limpa no meu Vectra B, ao abrir a caixa do filtro do ar condicionado, percebi que tinha um plugin desconectado, saberia me dizer do que é ?? Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Essa valvula e a reaponsavel por ligar e desligar o ar quente do carro.

Rodrigo Vieira
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Dez 2015, 06:33
Nome Completo: R_V
Cidade: Curiitba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

tudo sobre ar condicionado

por Rodrigo Vieira » 16 Mai 2019, 22:14

Boa noite pessoal, o meu é um 2002 tem algo errado ae o modelo da minha ventoinha não é essa da imagem acima.
Pelo código é essa do link, e não encontrei resistência não, se alguém puder confirmar ae estamos aberto ao debate kkkk.Lembrando que esta é a do motor só se tiver na do ar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 17 Mai 2019, 07:43

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, o meu é um 2002 tem algo errado ae o modelo da minha ventoinha não é essa da imagem acima.
Pelo código é essa do link, e não encontrei resistência não, se alguém puder confirmar ae estamos aberto ao debate kkkk.Lembrando que esta é a do motor só se tiver na do ar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM


Amigo, nesta pagina estamos comentando exatamente isto, que o Vectra B não usa resistência. Alguns carros podem ter ela na ventoinha, mas estão todas desligadas. Esta aí do anuncio se tiver funcionando dará certo em qualquer Vectra B.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 17 Mai 2019, 13:24

e como o almeidao falo acima pode ser pelo ano do carro >>97 primeiro semestre<< , a montadora aproveita stok que tem de peças e bom fui sorteado com a resistencia inutil kakakakakak e mais se olha para ela e igual a queutiliza os vw velhos no ventilador da cabine

Jardeson
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Ago 2019, 14:56
Nome Completo: Jardeson Conceição Quintino
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 32

Ar condicionado

por Jardeson » 20 Ago 2019, 10:58

Bom dia comprei um Vectra 94,o ar condicionado não tem o ventilador, não acho para comprar em lugar nem um, alguém sabe se posso adaptar de outro carro?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 20 Ago 2019, 13:03

Você se refere à ventoinha do condensador, que fica logo atrás da grade dianteira do carro?

Se for essa, eu procuraria saber se a do Vectra B cabe ali - creio que ela não seja tão difícil de encontrar. Teoricamente, qualquer ventoinha que caiba ali pode dar certo, visto que são os relés que fazem 1ª e 2ª velocidade de rotação.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Allan Aurelio
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2019, 17:27
Nome Completo: Jorge Allan Aurelio da Fonseca
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 32

tudo sobre ar condicionado

por Allan Aurelio » 05 Set 2019, 12:04

Pessoal, boa tarde a todos!

Estou encucado a algum tempo sobre o Ar Condicionado do meu Vectra. (1998/1999 GLS 2.2)

Comprei ele há mais ou menos um mês o ar condicionado estava em perfeito funcionamento, mas um certo dia eu comprei um daqueles carregadores de celular e tentei plugar nele.. O carregador não funcionou. E coincidência ou não o ar condicionado também parou de funcionar a partir daí. O botão clicka mas o led embaixo nem acende mais... Será que vou ter problemas graves no sistema de ar condicionado?

luckyd
GL Member
GL Member
Mensagens: 136
Registrado em: 01 Jun 2018, 17:00
Nome Completo: Danilo Henrique
Cidade: Estrela Velha
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

tudo sobre ar condicionado

por luckyd » 05 Set 2019, 13:12

Allan Aurelio escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa tarde a todos!

Estou encucado a algum tempo sobre o Ar Condicionado do meu Vectra. (1998/1999 GLS 2.2)

Comprei ele há mais ou menos um mês o ar condicionado estava em perfeito funcionamento, mas um certo dia eu comprei um daqueles carregadores de celular e tentei plugar nele.. O carregador não funcionou. E coincidência ou não o ar condicionado também parou de funcionar a partir daí. O botão clicka mas o led embaixo nem acende mais... Será que vou ter problemas graves no sistema de ar condicionado?


Eu nem comprei esses adaptadores para evitar problemas, já que os nossos vectras (também tenho um GLS 2.2 98/99) não tem saída 12V e sim acendedor de cigarro.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 05 Set 2019, 13:44

Já verificou fusíveis que estão no circuito do ar condicionado?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Allan Aurelio
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2019, 17:27
Nome Completo: Jorge Allan Aurelio da Fonseca
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 32

tudo sobre ar condicionado

por Allan Aurelio » 05 Set 2019, 14:19

luckyd escreveu:Fuente del Mensaje
Allan Aurelio escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa tarde a todos!

Estou encucado a algum tempo sobre o Ar Condicionado do meu Vectra. (1998/1999 GLS 2.2)

Comprei ele há mais ou menos um mês o ar condicionado estava em perfeito funcionamento, mas um certo dia eu comprei um daqueles carregadores de celular e tentei plugar nele.. O carregador não funcionou. E coincidência ou não o ar condicionado também parou de funcionar a partir daí. O botão clicka mas o led embaixo nem acende mais... Será que vou ter problemas graves no sistema de ar condicionado?


Eu nem comprei esses adaptadores para evitar problemas, já que os nossos vectras (também tenho um GLS 2.2 98/99) não tem saída 12V e sim acendedor de cigarro.



Hmm, não sabia disso amigo, sou muito leigo na parte elétrica. Obrigado pela informação!

Allan Aurelio
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2019, 17:27
Nome Completo: Jorge Allan Aurelio da Fonseca
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 32

tudo sobre ar condicionado

por Allan Aurelio » 05 Set 2019, 14:21

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Já verificou fusíveis que estão no circuito do ar condicionado?


Eu verifiquei, o circuito dele continua em contato, não foi partido. Mas as pontas estão com alguns riscos pretos.

Edit: Eu percebi que você falou no plural e esqueci de citar, o botão do desembaçador e recirculação também pararam de funcionar. Qualquer dos fusíveis que estejam no circuito do ar podem fazer para-lo de funcionar? e quais são esses fusíveis?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 05 Set 2019, 14:40

Bem, sinceramente não sei quais são os fusíveis. Precisaria do manual. Se vc não tiver ele, pede no tópico deste link: viewtopic.php?f=35&t=2033&p=193818&hilit=manual+pdf#p193818

Também é bom verificar o fusível lá no cofre, conforme mostrado neste outro tópico:
viewtopic.php?f=45&t=10456&p=194673&hilit=caixa+fus%C3%ADveis#p194673

Edit: parece que neste link tem o manual on line: https://pt.scribd.com/doc/60917345/Manu ... a-Completo
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 05 Set 2019, 15:49

Se não for fusível, pode ser o pressostato, ou um fuga de gás e assim não funcionará mesmo. O fato dele funcionar e logo parar, se tiver vazando, chegará um momento que que vai acabar.
Sobre o carregador de celular, não acredito que ele fará estragar, a não ser que esteja o local do isqueiro em curto. Detalhe, uso a placa de um carregador de carro da Motorola interno ao lado esquerdo do cinzeiro, ele liga ao ligar o carro e até agora o que aconteceu de errado foi estragar um carregador e nada mais.
Imagem

Allan Aurelio
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2019, 17:27
Nome Completo: Jorge Allan Aurelio da Fonseca
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 32

tudo sobre ar condicionado

por Allan Aurelio » 10 Set 2019, 09:01

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Bem, sinceramente não sei quais são os fusíveis. Precisaria do manual. Se vc não tiver ele, pede no tópico deste link: viewtopic.php?f=35&t=2033&p=193818&hilit=manual+pdf#p193818

Também é bom verificar o fusível lá no cofre, conforme mostrado neste outro tópico:
viewtopic.php?f=45&t=10456&p=194673&hilit=caixa+fus%C3%ADveis#p194673

Edit: parece que neste link tem o manual on line: https://pt.scribd.com/doc/60917345/Manu ... a-Completo



Na mosca amigo! Consegui encontrar um fusível de 20 amperes (amarelo) dos pequenos partido. Troquei e foi batata! Ar, recirculação, desembaçador.. Tudo funcionando normalmente.

Muito obrigado pela ajuda!

Luiz hanauer
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Out 2017, 15:53
Nome Completo: Luiz Cezar Hanauer
Cidade: Cafelândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Luiz hanauer » 27 Out 2019, 09:24

ACALIEVI escreveu:Fuente del Mensaje ola alguem poderia me ajudar tenho um vectra cd 98 e o ar dele gelava tranquilo porem de um tempo ele comecou aciona e desaciona o compressor sozinho achei q era fuzivel e nao levei ver ainda porem fez isso de acionar e desacionar uns dias e agora nao aciona mais nem liga no interuptor no painel alguem saberia me dizser o que seria possivel ter acontecido...
abraco

Bom dia, o meu é um gls 96/97, tbm esta com o mesmo problema e não consigo resolver, visto que na minha cidade só tem acogueiros, de cara já me condenaram o copressor, mas o meu funciona normal quando de manha a tempereura externa não passa de 25c, quando fica mais quente que isso, que e justamente quando se precisa do ar ele não aciona, ou aciona e fica tipo 5 segundos e desarma.

389 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 166 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:01