O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaÓleo câmbio manual
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

49 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Oleo cambio vectra 8v manual

por Almeidão » 26 Abr 2016, 12:38

Bem, aqui na minha cidade eu procurei este óleo por meses e não encontrei, até brinquei com os postos daqui que dizem que lá tem tudo. Bem este óleo não tinha e nem tem. Por sorte minha não encontrei e gastei na época quase 200 reais por dois litros original. Eu não vou trocar o óleo mais porque não ficarei muito tempo mais com este carro, mas com certeza nunca mais usaria outro óleo de caixa que não seja este sintético original. É a melhor coisa que inventaram para uma caixa e as trocas melhoraram 80%, ficando mais macia e eu usando alavanca com cabos de aço, ficou 100% melhor.

Não coloquem 2 litros, usem 1,8 e mesmo as caixas que pedem 2 litros, devem usar 1,8.


Sds
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Oleo cambio vectra 8v manual

por JoãodoValle » 26 Abr 2016, 12:48

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje João, eu tenho que verificar a minha, acho que ela fica na horizontal kakkakkakakk. Pode ser também que tenha algo solto ali dentro ou a trava elétrica esteja estragada. Só olhando mesmo para ver se está funcionando. Bem, estando na vertical ou horizontal, você está certo que sim, existe esta opção a qual eu prefiro simplesmente destrancar o carro e abrir somente ao apertar o botão. E assim voltando a travar ao travar o alarme.

Exato, nosso famoso VectraPédia kkkkk. Só inverti a ordem da repimboca da parafuzeta:

Sistema automatizado usando a trava elétrica pra fechar e abrir, deixe na horizontal:
Imagem

Sistema de fechamento manual, gire toda chave pra esquerda (anti horario):
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Oleo cambio vectra 8v manual

por Mantenedor » 30 Abr 2016, 18:15

Cabra bom! Adoro meu vectra!!! Rsrsrsr

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
fernandopiresrj
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Jan 2016, 13:18
Nome Completo: Fernando Pires
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca de óleo câmbio manual 97 gls 8v 2.0

por fernandopiresrj » 16 Set 2016, 08:31

Olá pessoal,

Recentemente realizei uma manutenção completa no varão + trambulador do filhote, por conta de um vazamento de óleo de caixa devido a problemas no retentor do liame.

Acontece que como não sei ao certo quanto óleo vazou por conta do problema, gostaria de aproveitar para trocá-lo.

Após ler algumas informações sobre o óleo adequado para este modelo, ainda me restam dúvidas em saber qual seria a melhor opção.

Diante disto, pergunto aos amigos:

Qual óleo e quantos litros são ideais para um 97 GLS, 8V, 2.0, Ré para frente ?

Agradeço as respostas !!

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de óleo câmbio manual 97 gls 8v 2.0

por luizhbh » 16 Set 2016, 10:35

O oleo é o ISAFLUIDO 556 da Ipiranga, que voce NÃO acha nos postos Ipiranga !hehehe! Ele só é vendido nessas lojas de troca de oleo ou em lojas de autopeças, preferencialmente as especializadas em Chevrolet.

A capacidade é que nao tenho certeza, mas ACHO que são 2 litros. Precisa ser verificado no manual.

O que eu tenho certeza e não discuto é que PRECISA SER o ISAFLUIDO 556 ! !! Aí não cabe concessão. Talvez algum trocador de oleo te diga que pode usar o ATF pra direção hidraulica por ser vermelho... outros dirão que pode usar outras marcas de oleo que indicam a viscosidade SAE 80 igual à do Isafluido 556. Acontece que o oleo do cambio não é só viscosidade. Ele tem aditivos diferenciados.

Os cambios manuais da GM tem componentes em seus aneis sincronizadores que são corroidos por outros oleos de cambio "normais". E eu digo isso por experiencia propria ! Já perdi um cambio de Monza no começo dos anos 90, porque mecanicos usaram "oleo 80 normal" após uma troca de retentores ! O fedor de enxofre que saiu lá de dentro quando abriram o cambio era algo que não me esqueço até hoje. O oleo vai "esfarelando" os sincronizadores, deixa eles porosos e aumenta o risco de quebra.

O preço do litro desse Isafluido 556 aqui em BH é de uns 30 reais o litro.. mas é relax... se o serviço for bem feito, voce gasta isso e nunca mais se preocupa de novo...

Existe um oleo multiviscoso pros cambios da GM após 2002. Alguns lugares o recomendam. Mas além de ser CARO feito o diabo, eu realmente não sei se ele é adequado ao uso nos veiculos anteriores a 2002.
Imagem

Rodrigo81
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Set 2016, 01:00
Nome Completo: Rodrigo Nunes da Silva
Cidade: Esteio
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca de óleo câmbio manual 97 gls 8v 2.0

por Rodrigo81 » 20 Set 2016, 21:58

Olá tenho um vectra com mesmas especificações que o seu, do meu falecido pai, e no manual dele diz que são:

Caixa-de-mudanças - Manual 1,85 litros
- Automática 7,00 litros

Caixa-de-mudanças - Manual - SAE 80 RTL para engrenagem helicoidal coloração vermelha - AC Delco nº 93 257 390

Obs: Ví em videos do You Tube de mecânicos que falaram que o ISAFLUIDO 556 da Ipiranga também pode ser usado para caixa manual como
nosso colega citou na resposta anterior.

Caixa-de-mudanças - Automática - óleo Dexron II - AC Delco nº 93 226 956

Não sei se ajudei !!!
Abraço!!!

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de óleo câmbio manual 97 gls 8v 2.0

por luizhbh » 21 Set 2016, 01:57

Isso ! 1,85 litros, de acordo com o manual do carro. Mas o diabo é que esse oleo só é vendido em embalagens de 1 litro ou de 500mL. Entao acho que os caras acabam sempre colocando os 2 litros mesmo ou entao enchem até vazar por aquele orificio de verificação ao lado da homocinetica interna.

O SAE 80 RTL da AC Delco era caro pra cacete e já tá rareando nas revendas.

Uma coisa deve ser repetida: NUNCA, mas NUNCA MESMO CHEGUE NEM PERTO da caixa manual, com qualquer óleo pra caixa automatica (Dexron II ou III) ou de direção hidraulica... por mais vermelho que ele seja ! heheheheheh!
Imagem

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Câmbio Automático Alavanca com Folga (Vectra, Astra, Zafira)

por Leonardo Vale » 21 Jan 2017, 20:43

Qual a especificação do óleo do câmbio manual para o vectra cd 16v 2000?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Oleo cambio vectra 8v manual

por Arquiteto » 22 Jan 2017, 10:57

tem a especificação no manual ...

oleo sintetico SAE 75W85W para engrenagem helicoidal - coloração vermelha

vc pode baixar ... da seção downloads

page/downloads ... manual vectra B

charles brandao
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2016, 19:19
Nome Completo: charles brandao
Cidade: coronel fabriciano
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Óleo câmbio manual

por charles brandao » 13 Jul 2017, 14:39

senhores do clube vai oleo na caixa do vectra pq fiquei sabendo q usa o mesmo fluido do freio isso e certo ou nao .....pq o meu esta assim troquei o atuador tem um mes e o mecanico nao comentou sobre isso falou q era o mesmo do freio

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 13 Jul 2017, 16:39

charles brandao escreveu:Fuente del Mensaje senhores do clube vai oleo na caixa do vectra pq fiquei sabendo q usa o mesmo fluido do freio isso e certo ou nao .....pq o meu esta assim troquei o atuador tem um mes e o mecanico nao comentou sobre isso falou q era o mesmo do freio


Não confundas amigo, o óleo que comanda a embreagem é o mesmo fluido de freio que por sinal é um óleo hidráulico. Veja do lado esquerdo do reservatório do freio que tem um tubinho com uma mangueira, ali sai o óleo para atuar na embreagem e está acima do meio do reservatório e tem razões óbvia para ser ali quando se usa o mesmo.
O óleo da caixa é outra coisa, fica dentro da caixa, a embreagem não fica dentro da caixa, ainda que para muitos pareçam que sim.
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

QUAL OLEO USAR NA CAIXA DO VECTRA 97 MANUAL? LITROS?

por delegado » 24 Jul 2019, 06:47

Bom dia , tem tempos que estou com um vectra 97 , e nunca olhei o oleo da caixa , por isso queria saber que tipo de oleo posso colocar nele , no caso que for trocar ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

QUAL OLEO USAR NA CAIXA DO VECTRA 97 MANUAL? LITROS?

por Almeidão » 24 Jul 2019, 08:00

Você não precisa trocar o óleo da caixa, este óleo não perde a o teor, porem se vazar digamos no diferencial ai sim terás que completar e muitos completam com o óleo de caixa. Isto mesmo ÓLEO DE CAIXA, assim é conhecido este óleo nas oficinas mecânicas e não estão nem ai se a caixa do seu carro usa um tipo de óleo ou não. Eles manda o ÓLEO DE CAIXA e pronto.
No meu caso eu usava o original antigo que era fabricado pela Ipiranga, tive um vazamento pelo diferencial, troquei retentor e não achei o óleo para completar porque aqui a propaganda que no posto Ipiranga tem, não é verdade e este óleo é fabricado pela Ipiranga o Isa Fluido 556.
Resumindo, tive que comprar o novo original que é sintético, 2 litros e meu carro usa 1,8. Tive que tirar o que estava lá e usar o sintético porque não tem como completar sintético com mineral e nem devemos misturar óleo mesmo sendo mineral e nunca se sabe o que você tem dentro da sua caixa. Se você precisar mesmo mexer ali, minha dica é que coloque o original sintético que a caixa vai agradecer lhe.
Imagem

Lucas_96k
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jul 2019, 13:23
Nome Completo: Lucas Gonçalves Ribeiro
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 27

[AJUDA] ÓLEO DA CAIXA - VECTRA B

por Lucas_96k » 29 Set 2019, 11:56

Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 30 Set 2019, 08:10

Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??


Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.
Imagem

Lucas_96k
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jul 2019, 13:23
Nome Completo: Lucas Gonçalves Ribeiro
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 27

Óleo câmbio manual

por Lucas_96k » 30 Set 2019, 10:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??


Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.

Beleza Almeidão, muito obrigado pela ajuda

Lucas_96k
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jul 2019, 13:23
Nome Completo: Lucas Gonçalves Ribeiro
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 27

Óleo câmbio manual

por Lucas_96k » 05 Out 2019, 12:03

Almeidão escreveu:
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??


Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.

Não consegui localizar esse bujão... Tem como colocar pela parte de cima? Ou só pelo bujão mesmo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 07 Out 2019, 08:10

Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??


Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.

Não consegui localizar esse bujão... Tem como colocar pela parte de cima? Ou só pelo bujão mesmo?


Bem, se seu carro for realmente o que está escrito em sua descrição, este bujão tem que está ali, e colocar por cima pode sim, mas você nunca saberá qual é o nível ideal e pra isto basta tirar o suspiro do trambulador. O nível dele é exatamente na altura do parafuso e pode ser visto quando ele começa derramar.
Lembre se, excesso de óleo é pior que nível baixo.

Olha este anuncio abaixo, primeira foto olhar a esquerda abaixo da foto, saída da homocinética e uma trava com 5 parafusos, um pouquinho mais a esquerda verás o sexto, este sexto é o bujão para tirar o óleo, fica atrás da homocinética do lado direito.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 390b9a45af
Imagem

Lucas_96k
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jul 2019, 13:23
Nome Completo: Lucas Gonçalves Ribeiro
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 27

Óleo câmbio manual

por Lucas_96k » 07 Out 2019, 20:44

Almeidão escreveu:
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??


Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.

Não consegui localizar esse bujão... Tem como colocar pela parte de cima? Ou só pelo bujão mesmo?


Bem, se seu carro for realmente o que está escrito em sua descrição, este bujão tem que está ali, e colocar por cima pode sim, mas você nunca saberá qual é o nível ideal e pra isto basta tirar o suspiro do trambulador. O nível dele é exatamente na altura do parafuso e pode ser visto quando ele começa derramar.
Lembre se, excesso de óleo é pior que nível baixo.

Olha este anuncio abaixo, primeira foto olhar a esquerda abaixo da foto, saída da homocinética e uma trava com 5 parafusos, um pouquinho mais a esquerda verás o sexto, este sexto é o bujão para tirar o óleo, fica atrás da homocinética do lado direito.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 390b9a45af

Consegui achar Almeidão, estava com o oléo bem baixo, valeu pela ajuda mais uma vez :102:

wesley justino
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jan 2021, 00:27
Nome Completo: wesley justino
Cidade: Valadares
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 49

Oleo cambio manual.

por wesley justino » 08 Jan 2021, 19:07

Ola !! boa noite a todos amigos!! sou wesley justino sou nv no canal e recem adquiri um vectra 97 GLS 2.0 MPFI 8V, minha duvida é ...
No manual do carro diz para a troca de oleo transmissão é o SAE 80 RTL para transm. helicoidal acoloração vermelha - ACdelco nº 93257390
Porem não achei esse oleo , e em alguns videos no you tube vi que colocam o ACdelco 75w85 , gostaria da ajuda dos amigos na questão dessa troca de oleo , obrigado a todos que puderem ajudar. :)

49 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 154 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.