O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por miguelandre » 19 Dez 2016, 13:39

Obrigado, Almeidão!
Realmente deve estar correta mesmo,100%
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:36, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Nov 2016, 15:37
Nome Completo: MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM
Cidade: CACHOEIRA DO SUL
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1995

DUVIDA SOBRE A MANUTENÇAO DA CORREIA DENTADA DO VECTRA B = ZECA RGS.

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 19 Fev 2017, 07:56

BOM DIA!!! TENHO UM VECTRA 98 2.0 GLS 8V MPFI 110CV = ANDO POUCO, FAÇO 500 KM POR MES = TENHO QUE TROCAR A CORREIA DENTADA POR TEMPO DE USO OU POR KILOMETRAGEM (COMO ANDO POUCO)? GRATO. ZECA RGS.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Ju_Bueno » 19 Fev 2017, 09:22

Postagem movida para um tópico apropriado!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 21 Fev 2017, 20:25

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM escreveu:Fuente del Mensaje BOM DIA!!! TENHO UM VECTRA 98 2.0 GLS 8V MPFI 110CV = ANDO POUCO, FAÇO 500 KM POR MES = TENHO QUE TROCAR A CORREIA DENTADA POR TEMPO DE USO OU POR KILOMETRAGEM (COMO ANDO POUCO)? GRATO. ZECA RGS.


Por Kilometragem mesmo.
Imagem

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Nov 2016, 15:37
Nome Completo: MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM
Cidade: CACHOEIRA DO SUL
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1995

VECTRA B = DUVIDA QUANTO AO PONTO DA CORREIA DENTADA.

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 22 Fev 2017, 08:05

BOM DIA!!! ACABEI DE OLHAR O VIDEO DO DR. MACETE EM QUE ELE DIZ QUE O PONTO DA CORREIA DENTADA DO VECTRA B E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO ENQUANTO NO CLUBE DO VECTRA E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO E UM DENTE ATRAZADO. GRATO. ZECA RGS.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Fev 2017, 15:32

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM escreveu:Fuente del Mensaje BOM DIA!!! ACABEI DE OLHAR O VIDEO DO DR. MACETE EM QUE ELE DIZ QUE O PONTO DA CORREIA DENTADA DO VECTRA B E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO ENQUANTO NO CLUBE DO VECTRA E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO E UM DENTE ATRAZADO. GRATO. ZECA RGS.


Você não deve ter lido todo este tópico e eu também não iria ler porque ele está grande mas como eu abri eu o acompanho. Bem sem ler, você não poderia afirmar que no clube do Vectra tem uma informação e o DR Macete tem outra e deixar a dúvida no ar. Neste caso haverá um impásse sem uma razão óbvia. E quem irá acreditar em quem?. Aqui neste tópico eu abri e informo durante o decorrer dele que existem dois tipos de polias diferentes nos Vectras B, Monza, Kadete, Omega etc e sabendo que existem estes tipos diferentes de marcas nas polias, não haverão problemas nas montagens, porém uma fica o dente no ponto e outra um dente atrasado. Tendo o conhecimento disto, os mecãnicos ou nós que fazemos não vamos errar e não tendo este conhecimento quem tem a polia diferente poderá colocar o carro fora do ponto e esta polia diferente pelo que vejo é bem comum. Felizmente eu vi isto comprar uma polia nova para o meu carro e comprei na GM como oiginal, ví porque sou chato e não confio nos vendedores que por sinal não sabem nada de mecânica, confio nos tatos e conhecimentos conferindo a chegada do 1º cilindro e ao conferiri não casou com que eu conheço, esta diferença para você ter uma idéia é mais ou menos um milímetro na chegada do pistão do primeiro cilindro em cima. Como eu já disse, precisa ser chato para achar esta diferencinha que causa um problemão criado pela própia GM que vende polias de um modelo diferente como sendo normal para ouro modelo.

Será que o DR macete sabe disto? hummmmmm? Eu de você pediria a ele a ler este tópico inteiro e olhar as fotos comparativas das marcas, com certza ele poderá ter outra opinião sobre o que ele diz e talvez você também se tiver conhecimento mecânico e comparar as fotos e marcas das polias inferiores que estão postadas aqui.

Sds
Imagem

mercedesbenz
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Abr 2017, 11:54
Nome Completo: paulo alexandre santoro
Cidade: silvianopolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por mercedesbenz » 11 Abr 2017, 12:19

boa tarde pessoal , meu vectra chegou a quebrar a correia dentada ok!!!
preciso saber se o ponto inferior é preciso colocar no primeiro pistao ou não há essa necessidade.só a marca já basta???desde já agradeço!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Abr 2017, 08:19

Se voce voce tiver a polia correta e colocar na marca da carcaça embaixo, o primeiro pistão já ficará em cima no ponto de explosão ou ignição para ser mais técnico. Confere ai que tipo de polia interna inferior tem seu carro, aqui no topico temos as duas fotos, se é que estamos falando de polia interna e assim você coloca o ponto conforme a sua polia. Se for a polia externa onde toca a correia do alternador, a marca dela para está no ponto se alinha com a marca que tem na capa da correia, ai todas são iguais e com a marca correta. Resumo geral, se voce tem duvida, coloque o ponto usando a polia externa com a marca em alto relevo que tem na capa protetora da correia, terás um trabalhinho maior tendo de colocar a capa, polia e marcar e depois colocar a correia, mas terás um ponto correto.
Se voce postar a foto da polia interna inferior, lhe digo se ela segue a marca da carcaça ou se fica um dente a direita.

Detalhe, não fique girando o motor sem correia para achar ponto, em um momento ele atropela as válvulas e as coisas ficam piores, se é que já não atropelou ao quebrar esta correia.

Sds
Imagem

DANILO ALEXANDRE
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 22 Fev 2017, 12:54
Nome Completo: DANILO ALEXANDRE PEDO
Cidade: CAMPO MOURAO
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por DANILO ALEXANDRE » 04 Ago 2017, 14:15

Ola Pessoal, alguem pode me indicar marcas de correias dentadas pra eu por no meu Vectra 2.4 16V 2006?

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por brunno.stefanine » 04 Ago 2017, 19:28

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM escreveu:Fuente del Mensaje BOM DIA!!! ACABEI DE OLHAR O VIDEO DO DR. MACETE EM QUE ELE DIZ QUE O PONTO DA CORREIA DENTADA DO VECTRA B E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO ENQUANTO NO CLUBE DO VECTRA E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO E UM DENTE ATRAZADO. GRATO. ZECA RGS.

Se vc tem essa duvida é simples de resolver se vc é do tipo de pessoa perferquecionista que gosta das coisas como manda o figurino é simples , basta vc colocar um relogio comparador centesimal com uma base de rosca que se rosqueia no 1 cilindro , isso se chama relogio de PMS ponto morto superior que vc estar deixando o motor 100% fasado sem margem para erros.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 16 Ago 2017, 07:50

DANILO ALEXANDRE escreveu:Fuente del Mensaje Ola Pessoal, alguem pode me indicar marcas de correias dentadas pra eu por no meu Vectra 2.4 16V 2006?


Amigo, eu gosto da Gates, apesar que tem várias por ai. Porém muito importante que em todas elas tem que ser HNBR, e a Gates pode ser HNBR ou XS e tem que ter isto gravado nela, só gravado na caixa não vale.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 16 Ago 2017, 08:06

brunno.stefanine escreveu:Fuente del Mensaje
MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM escreveu:Fuente del Mensaje BOM DIA!!! ACABEI DE OLHAR O VIDEO DO DR. MACETE EM QUE ELE DIZ QUE O PONTO DA CORREIA DENTADA DO VECTRA B E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO ENQUANTO NO CLUBE DO VECTRA E DENTE COM DENTE NA POLIA DE CIMA E NA POLIA DEBAIXO E UM DENTE ATRAZADO. GRATO. ZECA RGS.

Se vc tem essa duvida é simples de resolver se vc é do tipo de pessoa perferquecionista que gosta das coisas como manda o figurino é simples , basta vc colocar um relogio comparador centesimal com uma base de rosca que se rosqueia no 1 cilindro , isso se chama relogio de PMS ponto morto superior que vc estar deixando o motor 100% fasado sem margem para erros.


O DR Macete não participa de grupo social, ele é um cineasta e por isto não sabe que tem duas polias iguais com a marca em local diferente uma da outra e estão elas aqui nas fotos para comprovar e precisa ser muito leigo para ver as duas e não notar que a marca de uma é fora da posição da outra que digo. Se uma não é do Vectra, a culpa não é minha, porque eu a comprei na GM.

Realmente, você está certo, e foi assim que descobrir que o meu carro tinha erros e depois vi alguns mais, eu não tinha um relógio comparador, mas fiz uma peça que me ajudou muito a descobrir o erro, óbvio que eu só queria descobrir, porque para colocar ela no ponto correto é fácil demais, aliás sempre escrevi isto aqui, basta seguir o que está na capa da correia + a polia externa, só que para isto será preciso montar tudo e conferir, se tiver errado, desmontar e acertar. Aliás fica fácil, porque a diferença é exatamente 1 dente e seja qual for, usando a capa da correia como guia + a polia externa, não haverá erros.
Imagem

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por brunno.stefanine » 16 Ago 2017, 17:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
DANILO ALEXANDRE escreveu:Fuente del Mensaje Ola Pessoal, alguem pode me indicar marcas de correias dentadas pra eu por no meu Vectra 2.4 16V 2006?


Amigo, eu gosto da Gates, apesar que tem várias por ai. Porém muito importante que em todas elas tem que ser HNBR, e a Gates pode ser HNBR ou XS e tem que ter isto gravado nela, só gravado na caixa não vale.

EU GOSTO DA GATES TBEM ,A MAS NA MINHA ULTIMA TROCA APOS UM TEMPO NA 1 PARTIDA A FRIO A CORREIA ESTA FAZENDO BARULHO NOS PRIMEIROS 3 MINUTOS , DEPOIS PARA.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 17 Ago 2017, 11:28

brunno.stefanine escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
DANILO ALEXANDRE escreveu:Fuente del Mensaje Ola Pessoal, alguem pode me indicar marcas de correias dentadas pra eu por no meu Vectra 2.4 16V 2006?


Amigo, eu gosto da Gates, apesar que tem várias por ai. Porém muito importante que em todas elas tem que ser HNBR, e a Gates pode ser HNBR ou XS e tem que ter isto gravado nela, só gravado na caixa não vale.

EU GOSTO DA GATES TBEM ,A MAS NA MINHA ULTIMA TROCA APOS UM TEMPO NA 1 PARTIDA A FRIO A CORREIA ESTA FAZENDO BARULHO NOS PRIMEIROS 3 MINUTOS , DEPOIS PARA.


Depende de que tipo de barulho estás comentando. ]Se for uma zueirinha tipo um assovio, possa ser que ela tenha muita poeira nela ou pegaste chuva e sujou demais. Neste caso, basta soltar a capa, ligar o carro e meter água ali. Tenha certeza que seja ela e não a de acessório, bem jogando água verás qual faz este ruído, as vezes será preciso fazer este processo de limpeza umas duas a 3 vezes, tipo lavar, usar uns dias e se aparecer o ruido, lavar outra vez e logo passará.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Mar 2019, 09:08

RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje Demoro um pouco mas entendi a explicação da diferença das polias
Marquei na foto a seguir para o pessoal entender mais facilmente...
A seta em vermelho refere-se a polia do meu vectra e a seta em azul é onde esta a marca na polia do vectra do Almeidão

Imagem

Sobre a polia do comando, existem duas
Uma para o motor 2.0 8V

Imagem

E a do 2.2 8V que também tem outras aplicações

Imagem

O circulo marcado em vermelho era como estava e agora inverti ela, vamos ver como vai ficar o funcionamento do motor agora

E a foto da engrenagem em si

Imagem

O circulo em vermelho era onde estava a engrenagem no comando e agora inverti ela, já que o motor é MPFI
Vamos ver agora como vai ficar

O importante é que agora acho que a maioria das dúvidas foi esclerecida


Voltei aqui hoje devido a uma pergunta. Lendo aqui estava no correto e ao inverter ficou errado, vejo uma má interpretação a qual não tinha percebido na época. O final da frase está assim "agora inverti ela, já que o motor é MPFI" não é bem assim isto depende muito de que tipo de polia tem embaixo já que existem duas com diferentes locais na marca. Eu prefiro a polia original do Vectra, somente ela e a polia embaixo com a marca antes do furo do parafuso e assim ninguém vai errar na montagem. Sobre a marca que tem a capa a qual eu sempre digo para seguir, ali só serve para polias inferiores em bom estado, caso tiver estragada ela gira entre si e nunca casará com nada.
Imagem

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por donruanbrasil » 09 Out 2019, 19:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui que os caras erram e não me perguntem sobre o 16V porque nunca troquei de um de 16V, mas se ele tiver marca na capa, segue a capa, só segue a carcaça se não tiver esta marca da foto MARCA DA POLIA E CAPA.

Imagem

Interessante, ao vivo se vê bem estas marcas nas fotos não ficaram como eu queria e tive que demostrar fora do carro

Foto 01 – marca polia superior e marca da capa polia superior

Imagem

Imagem

Foto 02 – marca polia inferior e marca da capa parte inferior

Imagem

Foto 03 – observa que a marca da polia não está no meio do motor

Imagem

Foto 04 – observe que com o ponto superior na marca da capa, as marcas do motor em baixo não estão em cima.

Imagem

Na verdade para voce usar esta marca embaixo como muitos falam, então voce tem que usar em cima igual a foto 3, porem girando a polia para o meio do motor que seria esta marca que eu fiz. Na verdade o ponto seria para este carro e para todos os outro com motores em linha, uma linha reta da parte de cima do motor até embaixo e ai voce coloca a marca da polida de cima em cima da linha e esta polia interna embaixo, com a marca dela la linha porem embaixo. Como fica difícil traçar uma linha ali, então eles fizerom estas marcas na capa. E ao mesmo temo tem esta marca embaixo para que na hora de montar o motor não atropelar as valvulas.

Ou seja ou usa marca das capas em cima e embaixo ou usa marca do motor embaixo e a marca de cima reta no meio do motor.


Sds

É simples o vectra tem 2 tipos de polia do virabrequim....tem essa como a foto do almeidão com a marca embaixo do parafuso, quando é assim vc precisa alinha a marca da polia das válvulas com o meio do motor , pegando a tampa do comando de válvulas como referencia ....
Quando a polia é como nas minhas fotos.(com a marca do lado do furo do parafuso ) vc segue o procedimento normal , porque o resultado final vai bater fassagem certinho , como mostro nas fotos....
Tem muito reparador que erra porque no caso dessa polia da foto do almeidão , alinha a polia da válvulas seguindo a marca da capa plástica ai fica fora 1 dente em cima.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 10 Out 2019, 08:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje Demoro um pouco mas entendi a explicação da diferença das polias
Marquei na foto a seguir para o pessoal entender mais facilmente...
A seta em vermelho refere-se a polia do meu vectra e a seta em azul é onde esta a marca na polia do vectra do Almeidão

Imagem

Sobre a polia do comando, existem duas
Uma para o motor 2.0 8V

Imagem

E a do 2.2 8V que também tem outras aplicações

Imagem

O circulo marcado em vermelho era como estava e agora inverti ela, vamos ver como vai ficar o funcionamento do motor agora

E a foto da engrenagem em si

Imagem

O circulo em vermelho era onde estava a engrenagem no comando e agora inverti ela, já que o motor é MPFI
Vamos ver agora como vai ficar

O importante é que agora acho que a maioria das dúvidas foi esclerecida


Voltei aqui hoje devido a uma pergunta. Lendo aqui estava no correto e ao inverter ficou errado, vejo uma má interpretação a qual não tinha percebido na época. O final da frase está assim "agora inverti ela, já que o motor é MPFI" não é bem assim isto depende muito de que tipo de polia tem embaixo já que existem duas com diferentes locais na marca. Eu prefiro a polia original do Vectra, somente ela e a polia embaixo com a marca antes do furo do parafuso e assim ninguém vai errar na montagem. Sobre a marca que tem a capa a qual eu sempre digo para seguir, ali só serve para polias inferiores em bom estado, caso tiver estragada ela gira entre si e nunca casará com nada.


Eu concordo plenamente quando você diz que a polia gira entre si quando está estragada, mas a informação que passo é de um mecânico, não mexânico, e mecânico saberá se ela está boa ou não, a minha é nova comprei faz pouco tempo porque começou a girar e como eu faço manutenção preventiva descobrir e imediatamente comprei outra para não sofrer danos maiores. Você quer saber se a sua estrá boa? marque com um giz a externa e a interna, liga o carro, liga o ar condicionado, dá umas aceleradas boas, desliga ele e verás se a marca do giz segue alinhada, e olha que é muito simples e quem não consegue pensar nesta simplicidade não pode ser chamado de mecânico.
Sobre a polia original eu até acho que escrevi sobre esta preferencia, mas não tenho certeza e nem vou ler tudo para descobrir, esta confusão foi feita pela própria GM aproveitando peças, neste caso as peças são genuínas GM, porém usadas em carros diferentes.
A verdade é que tem esta diferença e que ninguém explicou ninguém que poderia acontecer, pelo menos eu vejo assim, descobri quando andei em um carro de um amigo que recém tinha trocado a correia e reclamou que estava broxa, ai que eu vi que o mecânico seguiu as marcas das polias sem conferir depois.

Volto ainda lá em cima sobre a polia louca, ao olhar que o ponto não confere e tendo a certeza que a polia ficou louca por ter diferença grande, eu iria direto tirar a vela do primeiro cilindro e conferir o ponto ali, seja ele qual carro for e assim todos os mecânicos deveriam fazer, mas acho que nem sabem como faz isto.
( polia louca, termo usado para polia que gira entre si)
Imagem

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por donruanbrasil » 10 Out 2019, 10:34

RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje

Voltei aqui hoje devido a uma pergunta. Lendo aqui estava no correto e ao inverter ficou errado, vejo uma má interpretação a qual não tinha percebido na época. O final da frase está assim "agora inverti ela, já que o motor é MPFI" não é bem assim isto depende muito de que tipo de polia tem embaixo já que existem duas com diferentes locais na marca. Eu prefiro a polia original do Vectra, somente ela e a polia embaixo com a marca antes do furo do parafuso e assim ninguém vai errar na montagem. Sobre a marca que tem a capa a qual eu sempre digo para seguir, ali só serve para polias inferiores em bom estado, caso tiver estragada ela gira entre si e nunca casará com nada.
[
Bom eu acho que a GM percebeu a cagada que fez e corrigiu a partir de 2006 a polia do virabrequim , colocando a marca exatamente do lado do furo .....

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 10 Out 2019, 15:26

donruanbrasil escreveu:Fuente del Mensaje
RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje

Voltei aqui hoje devido a uma pergunta. Lendo aqui estava no correto e ao inverter ficou errado, vejo uma má interpretação a qual não tinha percebido na época. O final da frase está assim "agora inverti ela, já que o motor é MPFI" não é bem assim isto depende muito de que tipo de polia tem embaixo já que existem duas com diferentes locais na marca. Eu prefiro a polia original do Vectra, somente ela e a polia embaixo com a marca antes do furo do parafuso e assim ninguém vai errar na montagem. Sobre a marca que tem a capa a qual eu sempre digo para seguir, ali só serve para polias inferiores em bom estado, caso tiver estragada ela gira entre si e nunca casará com nada.
[
Bom eu acho que a GM percebeu a cagada que fez e corrigiu a partir de 2006 a polia do virabrequim , colocando a marca exatamente do lado do furo .....

geralmente tiro a vela do primeiro cilindro e acompanho a movimentaçao do pista em cuannto olho a marca. o pistao na marca deve estar em PMS .
nunca me guio pela polia da poli-v olho sempre a marca da polia da correia dentada

donruanbrasil
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Set 2019, 17:26
Nome Completo: Gustavo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por donruanbrasil » 10 Out 2019, 19:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
donruanbrasil escreveu:Fuente del Mensaje
RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje

Voltei aqui hoje devido a uma pergunta. Lendo aqui estava no correto e ao inverter ficou errado, vejo uma má interpretação a qual não tinha percebido na época. O final da frase está assim "agora inverti ela, já que o motor é MPFI" não é bem assim isto depende muito de que tipo de polia tem embaixo já que existem duas com diferentes locais na marca. Eu prefiro a polia original do Vectra, somente ela e a polia embaixo com a marca antes do furo do parafuso e assim ninguém vai errar na montagem. Sobre a marca que tem a capa a qual eu sempre digo para seguir, ali só serve para polias inferiores em bom estado, caso tiver estragada ela gira entre si e nunca casará com nada.
[
Bom eu acho que a GM percebeu a cagada que fez e corrigiu a partir de 2006 a polia do virabrequim , colocando a marca exatamente do lado do furo .....

geralmente tiro a vela do primeiro cilindro e acompanho a movimentaçao do pista em cuannto olho a marca. o pistao na marca deve estar em PMS .
nunca me guio pela polia da poli-v olho sempre a marca da polia da correia dentada

Exato! O correto é você guiar pelas polias da correia dentada , más ñ tem erro , é somente fica atento quanto o modelo de polia do virabrequim que está no seu carro.

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 108 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.