O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 11 Out 2019, 13:03

Para quem tem experiencia para olhar o pistão irando a primeira vela, levantando o lado direito do carro e colocando uma quinta, ainda tem um porém e isto poderá talvez tirar duvidas de uns que ainda não fizeram isto.
1 - Lembrar sempre que embaixo dá duas volta enquanto em cima gira uma, portanto não quer dizer que estando embaixo no ponto em cima vai está de imediato, as veze é preciso girar duas vezes em baixo para chegar no ponto em cima.
2 - Nunca, mas nunca mesmo gire em cima para acertar embaixo, se fizer desta forma a correia pula e sai do ponto e podem já enfraquecer ela antes de usar.
3 - Ao olhar o pistão pela local da vela primeiro cilindro, aliás fica melhor colocando uma chave de fendas ali, girar a roda direita pra frente, lado direito levantado e ele em quinta até a chave subir no máximo, volta um pouquinho e tenha a certeza quando ela parou de subir, este é o ponto correto. Mas tomem cuidado porque o ponto superior, chega, para e desce, tem que ser quando o pistão chega, se errarem ele fica um dente atrasado e é exatamente o momento que ele dá a paradinha antes de começar a descer.

Caso tenha que mexer muito, tipo gira pra frente, gira pra trás etc, é possível que um ou mais tuchos poderão esvaziar, só deixar funcionando depois sem acelerar que ele parará de bater.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 11 Out 2019, 13:58

fique pensando no asunto e nao sei se seria um erro da gm a marca da polia , acredito que tenha sido mais um tema de evoluçao, pensando lembre do chevette que na polia do bira tem graduaçao de avanço do birabrequim para colocar no ponto ou os motores AP da volks que tem a graduaçao de avanço no volante do motor.
geralmente entre 8 e 16 graus , o avanço do vira vai depender do comando ponto de igniçao e alimentaçao e no caso de motores que sao utilizados em varior carros muda o comando favorecendo torque em media ou baixa rotaçao dependendo o uso do vehiculo lembra que o motor do vectra tem varias verçoes com diferentes potenças o que poderia explicar as diferentes marcas nas polias.
em carros de alta performance se utilisam polias de comando regulavel e a regulagem e geralmente um dente para frente ou um dente para trasdeixando a posivilidade de utilisar pontos intermeios , os volvo 5cilindros tem polias regulaveis nos comandos e tem mexanico burro que acha que e a folga que pode ter caso erre o ponto, e so puxar umpouquinho para tras a polia foi uma das que escute de um mexanico encuanto colocaba um volvo 5cilindros turbo no ponto.
para evitar problemas desse tipo a maioria dos carros so tem uma marca fixa, evitando erros, e mesmo asim tem mexanico que erra.

foto da polia do chevete paraentender o que falo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 11 Out 2019, 13:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para quem tem experiencia para olhar o pistão irando a primeira vela, levantando o lado direito do carro e colocando uma quinta, ainda tem um porém e isto poderá talvez tirar duvidas de uns que ainda não fizeram isto.
1 - Lembrar sempre que embaixo dá duas volta enquanto em cima gira uma, portanto não quer dizer que estando embaixo no ponto em cima vai está de imediato, as veze é preciso girar duas vezes em baixo para chegar no ponto em cima.
2 - Nunca, mas nunca mesmo gire em cima para acertar embaixo, se fizer desta forma a correia pula e sai do ponto e podem já enfraquecer ela antes de usar.
3 - Ao olhar o pistão pela local da vela primeiro cilindro, aliás fica melhor colocando uma chave de fendas ali, girar a roda direita pra frente, lado direito levantado e ele em quinta até a chave subir no máximo, volta um pouquinho e tenha a certeza quando ela parou de subir, este é o ponto correto. Mas tomem cuidado porque o ponto superior, chega, para e desce, tem que ser quando o pistão chega, se errarem ele fica um dente atrasado e é exatamente o momento que ele dá a paradinha antes de começar a descer.

Caso tenha que mexer muito, tipo gira pra frente, gira pra trás etc, é possível que um ou mais tuchos poderão esvaziar, só deixar funcionando depois sem acelerar que ele parará de bater.

verdade tem gente que tem menos experiencia e coloca pelo terceiro cilindro.
e vc esta correto como sempre almeidao o ponto e com o pistao no topo apenas atige o limite do curso
vlw a explicaçao

Avatar do usuário
TGDS89
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Set 2020, 23:18
Nome Completo: Thiago Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 34

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 30 Set 2020, 14:52

Olá prezados. Me cadastrei ontem a noite no Clube e sou feliz recém proprietário de dois Vectras GLS que acabei de comprar há 3 semanas.

Está é minha primeira interação, logo de cada já tenho uma dúvida referente a esse topico.

Um dos Vectras, teve a capa da correia dentada trocada por uma não genuína. Ela possui a marca da polia de acessórios. A minha polia interna é que possui a marca fora da rosca do parafuso. Quando em PMS, tanto a polia interna quanto a externas ficam em suas respectivas marcas.

O problema é que essa capa paralela que foi posta, não possui a marca do comando de válvulas. Como posso saber o ponto exato do comando sem essa marca?

Eu possuo um Logus 1.6 AP onde eu sempre acerto o ponto do comando pelo cruzamento de válvulas e PMS. Depois ajusto o ponto de centelha no distribuidor.

Mas o motor do Vectra já possui roda fônica e sensor de fase. Ou seja, a ECU controla o ponto de ignição. Isso tá me confundindo a cabeça. Pelo o que vi hoje de manhã, o GM F2 com comando H não é acertado pelo cruzamento de válvulas, pois a marca da polia da árvore de cames, não fica perto do cruzamento. E agora?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 30 Set 2020, 15:23

TGDS89 escreveu:Fuente del Mensaje Olá prezados. Me cadastrei ontem a noite no Clube e sou feliz recém proprietário de dois Vectras GLS que acabei de comprar há 3 semanas.

Está é minha primeira interação, logo de cada já tenho uma dúvida referente a esse topico.

Um dos Vectras, teve a capa da correia dentada trocada por uma não genuína. Ela possui a marca da polia de acessórios. A minha polia interna é que possui a marca fora da rosca do parafuso. Quando em PMS, tanto a polia interna quanto a externas ficam em suas respectivas marcas.

O problema é que essa capa paralela que foi posta, não possui a marca do comando de válvulas. Como posso saber o ponto exato do comando sem essa marca?

Eu possuo um Logus 1.6 AP onde eu sempre acerto o ponto do comando pelo cruzamento de válvulas e PMS. Depois ajusto o ponto de centelha no distribuidor.

Mas o motor do Vectra já possui roda fônica e sensor de fase. Ou seja, a ECU controla o ponto de ignição. Isso tá me confundindo a cabeça. Pelo o que vi hoje de manhã, o GM F2 com comando H não é acertado pelo cruzamento de válvulas, pois a marca da polia da árvore de cames, não fica perto do cruzamento. E agora?


Infelizmente as capas vem sem estas marcas, mas o pessoal erra tanto que é melhor não vir e você pode fazer. Sobre a polia inferior externa já nçao se pode confiar porque com pouco tempo ela gira por cima da borracha e já fica fora, pelo menos as mas novas que troquei fizeram isto.

Para você obter a marca correta em cima você fica de frente com a polia e considerar a segunda marca como linha que tem a tampa do óleo, da esquerda para direita. Olha no link abaixo que tem uma marca rocha, não é nesta marca é na linha esquerda dela. Considerar a marca rocha que está na polia.

viewtopic.php?f=39&t=2397
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 30 Set 2020, 17:27

doido ne confunde mesmo se colocar na marca das capas ou do bloco muda , no 16v ja nao tem muito o que errar eu sempre utilizo a marca da bomba de oleo em baixo e em cima as duas polias do comando retas pra cima e tem duas marcas que apontam para o meio e ficam allinhadas entre si ,
tipo asim !_ _! duas marcas paara cima e duas pro meio .
no 8v geralmente eu coloco na marca da bomba de agua embaixo e reta pra cima no comando sempre usando a marca da polia interna do birabrequim tipo linha reta uma marca para baixo (bira e a outra para cima (comando) estica e gira o motor duas voltas com a chave na mao para asegurarse que nao mexeu ao esticar e um erro comum que bem de longa data tensar e o comando volta um pouquinho .

no ap coloco o pistao em pms me guiando com uma chave de fenda pelo buraco da vela , o comando alinhado com o cabeçote do lado esquerdo e se for MI tem que colocar na marca o eixo da polia auxiliar que mexe o distribuidor ela tem ponto e se colocar ela certinho (coloca reta pra cima e gira 45graus a lado da mao dereita , tem marca ) o distribuidor fica bem alinhado na marca dele e o carro fica mais economico faz um efeito de sensor de face.

Avatar do usuário
TGDS89
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Set 2020, 23:18
Nome Completo: Thiago Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 34

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 30 Set 2020, 23:45

Minha cabeça está tão cheia nessas últimas semanas que não me atentei nas imagens que o Almeidão postou no início do tópico. Na segunda foto é claro que a marca de referência da capa original está alinhada a segunda das quatro linhas que compõem o desenho da tampa de válvulas. Comi bola nisso.

Então, olhando a polia de frente, basta alinha-la a segunda linha da tampa de óleo, contando da esquerda para a direita. Show.


O Comando H dos motores do Vectra são assimétricos de padrão duplo. Por isso não identifiquei onde ocorria o cruzamento de válvulas (também conhecido como Overlap).

Vou colocar o bichão no ponto numa próxima oportunidade. No PMS, a marca de referência do comando de válvulas está apontado para o meio do motor.

Avatar do usuário
TGDS89
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Set 2020, 23:18
Nome Completo: Thiago Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 34

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 06 Out 2020, 00:54

Boa noite senhores. O leigo teve ajuda deste tópico e mais um Vectra está rodando com o motor suave e macio. Muito obrigado!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 06 Out 2020, 11:25

TGDS89 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite senhores. O leigo teve ajuda deste tópico e mais um Vectra está rodando com o motor suave e macio. Muito obrigado!


show de bola , mais um vectra nas ruas , parabens

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Ju_Bueno » 07 Out 2020, 14:06

Puxa, achei que já tivesse relatado nesse tópico, mas não...

Não sei se há similaridades do Vectra com o Monza 89 nesse quesito, mas meu pai, após meses ter adquirido o SL/E 89 dele, resolveu trocar de mecânico. Assim que ele entrou com o carro no barracão do novo mecânico - que na época era muito bem falado na cidade - o mecânico afirmou pro meu pai que o motor estava fora de ponto - sem mesmo terem conversado antes.

E estava mesmo! Meu pai, coitado, só andava de fusquinha até então, nem se deu conta de que o Monza não estava rendendo todo o potencial que tinha. Tínhamos até feito uma viagem de uns 1500 km. Mas a diferença foi gritante depois de acertado. Daí que ele foi se dar conta da nave que tinha em mãos.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 07 Out 2020, 15:25

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Puxa, achei que já tivesse relatado nesse tópico, mas não...

Não sei se há similaridades do Vectra com o Monza 89 nesse quesito, mas meu pai, após meses ter adquirido o SL/E 89 dele, resolveu trocar de mecânico. Assim que ele entrou com o carro no barracão do novo mecânico - que na época era muito bem falado na cidade - o mecânico afirmou pro meu pai que o motor estava fora de ponto - sem mesmo terem conversado antes.

E estava mesmo! Meu pai, coitado, só andava de fusquinha até então, nem se deu conta de que o Monza não estava rendendo todo o potencial que tinha. Tínhamos até feito uma viagem de uns 1500 km. Mas a diferença foi gritante depois de acertado. Daí que ele foi se dar conta da nave que tinha em mãos.


Eu tive um Monza Classic 2.0 duas portas por onze anos e muitas trocas de correias nele e as polias deles são iguais a do Vectra, Kadett, Omega, S10 etc, não sei se eram todos. Não cheguei ver este erro em um Monza, mas com certeza que cabe as duas polias interna nele tanto a certa pra ele quanto a errada pra ele então a possibilidade de ter este erro é grande. A minha do meu carro já constatei é a do Vectra 16V.
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Juninho Lutkenhaus » 04 Mar 2021, 06:05

Bom dia , salve amigos .
Deixa eu desenterrar esse tópico , então se você possui uma engrenagem com a marcação a esquerda do parafuso ela está correta ok .. é isso M
Aí nesse caso o ponto seria do comando na marca da capa referência 2 linha da tampa de válvulas .
Agora vem o b.o meu Vectra é um 2.2 sei pq desmontei o motor agora . E ele não aceita correia do 2.2 kkkk
Caso a marcação minha não corresponder com o PMs terei que por em PMs e por na marca da capa no comando ? , Meu carro é esperto anda bem , mais quando pisa muito , da aquele barulho como se não tivesse filtro e o meu tem a polia com as duas marcações S10 Mpfi e o ômega Efi se n me engano . Minha engrenagem é a que está a esquerda a marcação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Mar 2021, 09:13

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia , salve amigos .
Deixa eu desenterrar esse tópico , então se você possui uma engrenagem com a marcação a esquerda do parafuso ela está correta ok .. é isso M
Aí nesse caso o ponto seria do comando na marca da capa referência 2 linha da tampa de válvulas .
Agora vem o b.o meu Vectra é um 2.2 sei pq desmontei o motor agora . E ele não aceita correia do 2.2 kkkk
Caso a marcação minha não corresponder com o PMs terei que por em PMs e por na marca da capa no comando ? , Meu carro é esperto anda bem , mais quando pisa muito , da aquele barulho como se não tivesse filtro e o meu tem a polia com as duas marcações S10 Mpfi e o ômega Efi se n me engano . Minha engrenagem é a que está a esquerda a marcação


Sim, se a engrenagem tiver a marca a esquerda do parafuso, esta é a correta e o ponto em baixo é este mesmo pelo menos para o meu MPFI 2.0 97 e agora com motor 2.0 Astra 2001. Em cima praticamente todas as capas protetoras tem uma marca e basta seguir ela e está tudo ok. Mas devo lembrar que comprei uma capa que não tinha a marca, ai eu fiz ela seguindo a capa anterior, isto porque eu tenho certeza e foi conferido que a anterior estava certa. Mas será que nestes monte de Vectra só eu precisei fazer esta marca?
É, sobre a polia de cima sinceramente não sei lhe informar qual seria a correta, sendo que existem várias inclusive umas com duas marcas podendo usar para determinado carro uma para cima e girando 180 graus usar para outro modelo etc. Bem, nela está escrito o lado correto, bastando só saber o modelo do seu carro.

Outra forma de saber seria colocando o carro no ponto embaixo e tirando a tampa da válvula e olhar a posição do comando no primeiro cilindro, mas cá pra nós, nada muito fácil. E tem a que considero até razoável que seria traçar uma linha da marca da engrenagem até a marca superior, esta linha teria que está exatamente no meio da engrenagem de cima com a de baixo para que o ponto estivesse 100% correto.

Tendo em consideração que existem estes dois tipos de engrenagem embaixo, logicamente deve ter um motor para elas, e se quiser conferir se embaixo está certo teria que seguir este manual abaixo.

Como se confere o ponto da engrenagem embaixo? Primeiro devemos saber que o motor girando leva os pistões no alto, chega no máximo, dá uma parada e desce, isto em questão de super milésimos ou bilionésimo de segundos, lógico que esta parada é sentida ao girar o motor devagar. Neste caso o ponto superior é quando ele chega no alto, e não quando ele dá a parada e logo desce.

1- Levanta a roda dianteira direita, somente ela e coloque uma quinta
2 - tire a polia externa e capa protetora
3 - tire a vela do primeiro cilindro e coloque uma chave de fendas comprida no buraco da vela, eu prefiro colocar algo quase da espessura dela.
4 - Gire a roda direita pra frente até achar o ponto que está no carro, lembrando que a polia debaixo dá duas volta enquanto a de cima uma.
5 - com o ponto achado, gire a roda uns 4 a 5 dentes da correia dentada para trás, a chave de fendas vai descer no pistão e volta a girar devagar para frente que a chave de fendas irá subir e você achará o momento perfeito que ela chega. Mas lembre se é quando ela chega que é o ponto, o momento que ela para e depois começa a descer tem um espaço exatamente de um dente.

Dica boa e não serve para preguiçosos, o bom é tirar as 4 velas, assim o motor gira livre
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Juninho Lutkenhaus » 04 Mar 2021, 23:03

Vou aproveitar que montarei meu motor assim que chegar da retifica . Colocarei a engrenagem e descobrirei o PMs mais facilmente ... Então lá no comando fica um pouco para atrás mêsmo né ? , Quando digo para trás é o pique da capa.
Pq quando trabalhei em uma oficina me ensinaram colocar a de cima não nessa marca sim um pouco a frente rente a parte superior da tampa de válvulas " centralizada nela , não no rumo do segundo risco da tampa " creio que dava 1 dente a mais . Agora sobre o ponto do comando pelos cames teria alguma foto que mostraria !

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Juninho Lutkenhaus » 04 Mar 2021, 23:05

Teria foto que mostraria ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 05 Mar 2021, 09:17

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Vou aproveitar que montarei meu motor assim que chegar da retifica . Colocarei a engrenagem e descobrirei o PMs mais facilmente ... Então lá no comando fica um pouco para atrás mêsmo né ? , Quando digo para trás é o pique da capa.
Pq quando trabalhei em uma oficina me ensinaram colocar a de cima não nessa marca sim um pouco a frente rente a parte superior da tampa de válvulas " centralizada nela , não no rumo do segundo risco da tampa " creio que dava 1 dente a mais . Agora sobre o ponto do comando pelos cames teria alguma foto que mostraria !


No caso do Vectra 8 V ele não é no meio e um pouco para trás mesmo e um dente pra frente o motor fica com o ponto atrasado e um para trás logicamente adiantado. Sobre o Cames eu não saberia lhe dizer, mas tem uma dica boa para o seu carro, o pino guia da polia no comando é apontado quase na direção da marca do ponto desta polia em questão, eu diria que muito pouco a esquerda, (veja 3 foto do link abaixo) logicamente que ele apontado para cima e se a polia tiver esta marca nesta direção deste pino, ela estaria certa.

O que o pessoal erra ao colocar a correia dentada pode deixar o carro fora do ponto também, sendo o correto assim:
1 - Tirar as 4 velas
2 - Colocar a correia no local certo, levar o esticador no máximo dele, além da marca dele e dar um leve travada..
3 - Dar uma volta inteira no motor sentido horário.
4 - Ajustar o esticador na marca certa e travar ele com cuidado sem muito aperto.
5 - Jamais girar a polia em cima, qualquer força ali faz ela pular dentes, somente gira a debaixo e para facilitar, levante a roda direita dianteira, coloque uma quinta e gire a roda que ela girará.

Se a polia superior sua for igual a esta da 3ª foto com a marca na direção do furo guia, e se a sua tem só um furo guia, basta seguir a marca da capa em cima que estará 100% certo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a5ff269b8b
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 16 Jul 2021, 12:19

Amanhã vou trocar a engrenagem inferior da correia dentado do meu carro, por fim usarei a original do meu carro e com a marca no local correto 90411766, comprei original GM. E há uns 5 anos eu tinha comprado a chaveta original e apesar de ser algo bem pequeno, consegui me lembrar onde guardei kakakakaka.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 18 Jan 2022, 17:03

RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje
ase-le escreveu:Boa noite colegas

Troquei a correia dentada do meu vectra, mas ocorreu uma coisa estranha quando fiz a sincronização dela! Seguindo a recomendação do colega Almeidão, coloquei a marca da polia superior alinhada com a marca da capa interna e a polia inferior externa (a que aciona a correia de acessórios), alinhada com a marca da capa externa, da mesma forma que está ilustrado na primeira foto do post do colega Almeidão. O estranho é que desta forma a marca da polia inferior interna (polia dentada que aciona a correia dentada), ficou batendo com a marca que tem no motor e não um pouco para a direita (sentido anti-horário) como mostra o desenho do colega. Dos três pontos que só deveriam bater dois de acordo com as informações, no meu bateram os três!!! E agora, o que pode estar errado?


Últimos dias, fazendo algumas coisas no carro, troquei correia dentada e tensor, limpei o cárter...
Então, coloquei o ponto como estava, e vendo esse tópico, agora apareceu a dúvida; como o colega também citou, no meu caso, os três pontos ficam alinhados


Polia do comando alinhada com marcação da capa traseira

Imagem

Polia de baixo externa fica alinhada com a marca da capa externa

Imagem

E a polia interna de baixo fica alinhada com a marca da bomba de óleo

Imagem

Pelo que entendi das explicações do Almeidão, o meu também esta fora do ponto então...
Se deixar a polia interna do virabrequim na marca da bomba de óleo , a marca da polia do comando deve ficar alinhada com o meio da tampa de válvulas, é isso ?
Então, no meu caso, o comando está atrasado um dente...
E a marcação da polia externa do virabrequim está errada...


Aqui hoje desenterrando este tópico. Nestas fotos deste carro se ele for um 2.0, com certeza o ponto está certo, isto porque esta posição da polia do comando para o 2.0 seria este como Omega ou S10 EFI para cima. Mas se ele for um 2.2 estaria errado.
Estou estudando esta polia por livre e espontanea pressão e apesar da misselandia que GM faz ou fez, a gente ainda consegue se ajustar
Imagem

Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 27 Jul 2022, 11:31

Uma dúvida, quem já aproveitou pra trocar bomba dágua, é preciso remover a polia do comando e a proteção traseira da correia para substituir a bomba ou não precisa?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 27 Jul 2022, 12:55

Diego Zandonai escreveu:Fuente del Mensaje Uma dúvida, quem já aproveitou pra trocar bomba dágua, é preciso remover a polia do comando e a proteção traseira da correia para substituir a bomba ou não precisa?


Não será preciso remover a capa protetora interna, ou seja para remover esta capa ai sim teria que remover a polia, e a maioria dos carros é preciso remover a polia inferior interna para tirar esta capa protetora, no caso de trocar a bomba, não tem necessidade apesar que é bem fácil mexer nisto e ontem mesmo postei um video como tirar a polia superior, colocar no ponto, apertar a polia, como tirar a polia inferior sem sofrencia e esta polia grande inferior você terá que tirar, mas tem ai uma infinidade de dicas em um só video, e no segundo video uma ideia para soltar a polia inferior interna se um dia for precico. É GRÁTIS??? NÃO É, o pagamento é você assistir os videos kakakkakak. Bem, se voce quiser algo fácil para soltar e recolocar a correia do alternador, ai é o terceiro video.

DICA IMPORTANTE: Se for usar a mesma correia, coloque ela na mesma posiçao que estava, explico melhor, olha como voce está lendo o que tem escrito nela, agora não coloque ela ao contrário disto, esta é a razão de sempre colocar a correia da forma que se consegue ler, assim nunca ela será remontada de cabeça para baixo. Mas se ela já estava de cabeça para baixo, monte igual estava.

https://www.youtube.com/watch?v=x5xsVNYfZ_Y

https://www.youtube.com/watch?v=Jq9Fv2GiFbQ

https://www.youtube.com/watch?v=SYW3Y-31h5k
Imagem

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 122 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.