O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

302 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 28 Mai 2018, 15:40

Dei um CTRL C + CTRL V numa postagem minha em outro tópico:

"O nosso painel, conforme foi aferido no meu carro, marca quase que exatos 5° a mais que a temperatura lida pelo scanner (Rasther II).
Sendo assim temos:

acionamento do primeiro estágio: liga em 93° painel - 88° scanner e desliga em 88° painel - 83° scanner;
segundo estágio: liga em 97° painel - 92~93 ° scanner e desliga em 92° painel - 88° scanner."

Funciona assim usando os cebolões originais ou correspondentes: MTE 741 p/ 1º estágio, MTE 767 p/ 2º estágio e ar condicionado e termostática de 82º.

Na verdade estranhei um pouco o ponteiro descer próximo do quadro azul. Em rodovia o meu até trabalhava dessa forma que você descreve. Já na cidade era mais quente: a ventoinha qdo desligava estava só um pouco abaixo do traço que seria 90°. Relatei num tópico que me preocupava no meu ex VA que a temperatura custava a abaixar até o ponto de se desligar o primeiro estágio.
A menos que o ponteiro no seu carro esteja descalibrado (trabalhando um pouco abaixo do esquema original), seu sistema de arrefecimento está com uma excelente troca de calor. Verifica se são esses componentes que estão no seu sistema.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 28 Mai 2018, 16:25

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, Pessoal.

Fiz uma viagem, o carro se comportou super bem. Quando cheguei notei ali no reservatório de água nas duas mangueiras de retorno, mais precisamente a de pré aquecimento estava com um vazamento mínimo de água( vazou uns 10ml de água), como eu tinha silicone, tirei ela e deu uma pressãozinha, passei um pouco de silicone na ponta e encaixei novamente. No outro dia, Notei em cima da carcaça da termostatica, na volta da mangueira do pré aquecimento, ali na conexão, um pouco de óleo, Acho que escorreu, mas muito pouco. Alias, nunca vi óleo ali. Minha pergunta: é normal um pouco de óleo ali? Sera que foi a pressão que tirei a mangueira de pré aquecimento ocasionou isso? Pois quando voltei de viagem não vazou mais água ali e não tinha mais o bendito óleo...Se alguém puder ajudar, Muito obrigado.


Imagem


Eu não estou preocupado com o vazamento, o que me preocupa é saber que mangueira é esta que sai pra cima na caixa da termostática.
Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por todiboa » 28 Mai 2018, 18:47

Cara meus dois cebolão são novos, tive que trocar ele ano passado quando tive problemas com o radiador.
No scanner marcar tudo certinho e ele não está aquecendo demais, só queria saber o porque o ponteiro ficar próximo do azul em rodovias.]

O painel do meu VCDA original ta com o odômetro quebrado, então comprei um de Astra F, mas no painel original a temperatura se comportava do mesmo jeito, então devo entender que esse comportamento é normal?

Obrigado.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 29 Mai 2018, 08:23

No Vectra que eu tinha eu até já vi ele ficar em rodovia com o ponteiro bem próximo do ponto azul, mas isso era quando o clima já estava frio. Uma vez, andando de madrugada com temperatura ambiente pouco acima de 10º, o ponteiro ficava quase encostado no azul. Mas eu encarei como normal, pois sabia que a termostática (de 82º) estava boa e o consumo em rodovia sempre foi excelente.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 29 Mai 2018, 08:28

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeEu não estou preocupado com o vazamento, o que me preocupa é saber que mangueira é esta que sai pra cima na caixa da termostática.

É assim mesmo no Vectra A, Almeidão. Ela vai lá pra TBI.

Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 29 Mai 2018, 09:09

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, Pessoal.

Fiz uma viagem, o carro se comportou super bem. Quando cheguei notei ali no reservatório de água nas duas mangueiras de retorno, mais precisamente a de pré aquecimento estava com um vazamento mínimo de água( vazou uns 10ml de água), como eu tinha silicone, tirei ela e deu uma pressãozinha, passei um pouco de silicone na ponta e encaixei novamente. No outro dia, Notei em cima da carcaça da termostatica, na volta da mangueira do pré aquecimento, ali na conexão, um pouco de óleo, Acho que escorreu, mas muito pouco. Alias, nunca vi óleo ali. Minha pergunta: é normal um pouco de óleo ali? Sera que foi a pressão que tirei a mangueira de pré aquecimento ocasionou isso? Pois quando voltei de viagem não vazou mais água ali e não tinha mais o bendito óleo...Se alguém puder ajudar, Muito obrigado.


Imagem


Eu não estou preocupado com o vazamento, o que me preocupa é saber que mangueira é esta que sai pra cima na caixa da termostática.


Fala Almeidão.

Esta Mangueira vai ali no TBI, em um dos canos que sai da TBI, ela esta acoplada junto com a mangueira que vai pro reservatório, e realmente existe esta mangueira no vectra 95...No programa Cheve realmente mostra esta mangueira, vou te passar o nome, talvez você possa me ajudar, e tambem segue uma foto.

Na carcaça tem uma conexão que se chama: Conexão da Mangueira de Pre Aquecimento e a Mangueira é: Mangueira de Pre Aquecimento.

Imagem

Obs: Não repare o reservatório sujo, é uma foto antiga, pois agora ta limpinho e aditivado perfeitamente...kkk

Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 29 Mai 2018, 12:21

Realmente eu não conhecia este sistema neste carro, acho ou penso que a TBI tem uma serpentina para aquecer o combustível, tipo o Monza a álcool. Bem, sobre o vazamento da água a minha dica seria colocar uma abraçadeira elástica, porque estas ai se a borracha folgar e ao apertar fica cada vez pior. Sobre o óleo ele deve ter finco de outro lugar e você não percebeu, até mesmo a verificação do nível pode fazer a vareta pingar por ali. Se der, corte a ponta da mangueira, assim entrará um pedaço mais justo e não aperte muito a abraçadeira, se possível arrumar uma elástica que abraça a mangueira por igual. Este silicone ali, sinceramente só vai atrapalhar,
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 29 Mai 2018, 13:27

Tranquilo Almeidão. Vou fazer este procedimento, até porque eu percebi que as abraçadeiras desta mangueira e do retorno ali no reservatório, estão apertadas demais, deve realmente ter criado um mini furo, sei la...

Valeu

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por todiboa » 17 Jun 2018, 19:00

Hoje eu comprovei via scanner que o motor com a temperatura entre 90º o tempo de injeção em marcha lenta fica estável em 2,55 ms e quando a temperatura cai abaixo de 89º e até 71º o tempo de injeção fica oscilando entre 2,55ms e 3,19ms. Detalhe que esse tempo de injeção eu acho que está alto visto que quando da temperatura chega a 90º o tempo vai para 2,55ms e é o minimo que meu carro faz em marcha lenta. Diante disso fica plausível usar uma termostática de carro a álcool, pois dessa forma o motor mantendo a temperatura em 90º o tempo de injeção fica estável em 2,55ms. O maior problema é que até agora não encontrei em lugar nenhum a informação que afirma que a termostática a ser usada nessa versão de Vectra deve ser a mesma de carro carburado ou de carro injetado como nos Kadetts EFI. Alguém consegue me afirmar isso?

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Adalberto.jr » 17 Jun 2018, 20:24

Todiboa, tempo de injeção tolerável desse carro, é no intervalo de 2,0 a 2,7ms aquecido em marcha lenta. Observo um comportamento anormal do teu sistema, por conta do vaf. Entenda que vç fez uma adaptação, e não um reparo ou troca da peça. Seu carro está rodando, mas não nos parâmetros de fábrica. VT desse carro é de 82 graus, e ainda fico apreensivo com sua alta temperatura de trabalho. VT a álcool, nem pensar!!

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 18 Jun 2018, 07:23

Exatamente como Adalberto Jr diz, VT a alcool é +/- 92º, NEM PENSAR MESMO, é colocar e logo sofrer superaquecimento e risco de queima de junta. Sobre as Termostática carburador ou injeção, todas são iguais, no caso do Vectra 8 válvula sendo MTE:
MTE 211-82 - Gasolina
MTE 211-87 - Flex
MTE 211-92 - Alcool

Não é este o vilão do seu carro, pode ser outro problema e cuidado com leituras de aparelhos, um bico falhando ele pode acusar sonda lambda com defeito. Seria o mesmo que ouvir um barulho no painel, enquanto este barulho seja no capô.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 12 Jul 2018, 11:04

Bom dia Pessoal.

Como nos meus ultimos topicos neste forum, fiz bastante coisa para sanar problema de arrefecimento e até 2 dias atrás não tinha vazado nem um pingo de agua desde o conserto de tudo. E até o momento o nivel do reservatório esta no mesmo lugar com aditivo e limpo. Mas notei em uma lateral do radiador, ali no plastico um pouco umedecido e alguns lugares nesta lateral um pouquinho molhado, no chão uns 50ml de agua(por ai). Minha duvida é: Tem conserto esta lateral do Radiador? Com o tempo vai piorar? Selante é bom, tipo colocar uns 200ml? Mas o engraçado é que no reservatorio a agua esta no mesmo lugar.

Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 12 Jul 2018, 12:10

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Pessoal.

Como nos meus ultimos topicos neste forum, fiz bastante coisa para sanar problema de arrefecimento e até 2 dias atrás não tinha vazado nem um pingo de agua desde o conserto de tudo. E até o momento o nivel do reservatório esta no mesmo lugar com aditivo e limpo. Mas notei em uma lateral do radiador, ali no plastico um pouco umedecido e alguns lugares nesta lateral um pouquinho molhado, no chão uns 50ml de agua(por ai). Minha duvida é: Tem conserto esta lateral do Radiador? Com o tempo vai piorar? Selante é bom, tipo colocar uns 200ml? Mas o engraçado é que no reservatorio a agua esta no mesmo lugar.

Obrigado


Primeiro de tudo, você vai achar o real v azamento, e ele aparece com o carro quase frio. Pegue uma lanterna ou a luz do celular e quando o carro tiver esfriando, ou quase frio, mete a lanterna ali para encontrar, olha bem na junta do cebolão, ela vai ficar úmida, isto se se for o lado direito do radiador. Se tiver úmida basta trocar este anel de vedação, colocando um pouquinho de graxa nele para evitar rachar no aperto e nçao apertar muito. Se ele não ficar úmido e aparecer micro fissuras na caixa plástica, ai só trocando ela.
É bom lembrar que tem como trocar esta peça, mas eu nçao faria e nçao faço no me carro de forma nenhuma se isto ocorrer com ele por tempo de uso, isto porque se aparecer micro fissuras é porque o resto do radiador já está condenado.
Há uma possibilidade de ter furado o radiador e a água sai quando o carro está quente também, neste caso é impossível consertar lo.

Quando eu digo que esta peça não tem conserto, é que 90% do serviço fica ruim e se o radiador tiver oxidado internamente, será o mesmo que jogar dinheiro fora. Comprar outro radiador, leia bem por ai antes de comprar um errado, este seu é palheta e nçao tubo.

Vamos torcer que seja apenas o anel de vedação do cebolão, ou mangueira superior do radiador com abraçadeira erradas. Lembre se, você só verá água vazando quando ele está quente e esfria, será um período rápido, depois ele para. Quando quente demais ela evapora.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 12 Jul 2018, 13:28

Almeidão, Blza?

Realmente notei com ele frio...Eu nem mais olhava agua ou painel da temperatura ja fazia 2 meses, pois estava tudo perfeito, foi quando cheguei em casa e vi uma pocinha de agua muito pouca. E é do lado da Mangueira inferior, um pouco abaixo da mangueira. fiquei em duvida se é no bocal ou na parede de plastico, o que me indica é na parede mesmo. Mas no reservatório ta normal de agua.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 13 Jul 2018, 07:44

Se tiver vazando ali, pode ser no bico ou até mesmo na junta que veda o plastico e o alumínio. É muito comum vazar nas mangueiras que usam abraçadeiras de parafusos e é muito comum também rachar este bico usando este tipo de abraçadeiras, Bem ai estão as dicas, agora é verificar.
Sobre o reservatório, se tiver vazando ele não aparece na hora, você verá um dia ou dois depois.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 13 Jul 2018, 16:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se tiver vazando ali, pode ser no bico ou até mesmo na junta que veda o plastico e o alumínio. É muito comum vazar nas mangueiras que usam abraçadeiras de parafusos e é muito comum também rachar este bico usando este tipo de abraçadeiras, Bem ai estão as dicas, agora é verificar.
Sobre o reservatório, se tiver vazando ele não aparece na hora, você verá um dia ou dois depois.


Obrigado Almeidão.

Vou verificar conforme os dias passam para ter mais certeza de onde é...Mais uma vez, obrigado

Vectra95
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Dez 2015, 19:18
Nome Completo: Elton dos santos ferreira
Cidade: Gravatai
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Vectra95 » 12 Out 2019, 15:06

Olá pessoal. Meu Vectra A tá ligando so o primeiro estágio da ventoinha. Fiz os testes tirando os relés e jumpeando e a ventoinha gira na mesma velocidade(n gira forte como deveria ser no segundo estágio). O q pode ser?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 14 Out 2019, 07:34

Vectra95 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal. Meu Vectra A tá ligando so o primeiro estágio da ventoinha. Fiz os testes tirando os relés e jumpeando e a ventoinha gira na mesma velocidade(n gira forte como deveria ser no segundo estágio). O q pode ser?

Da parte de relés eu não entendo... mas vc fez o jump no conector de cebolão - no caso, o de baixo, com 3 pólos?

Qdo faz o jump ali e funciona, o problema é o cebolão. Se não funciona tem que verificar relés, chicote, etc...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 14 Out 2019, 09:39

Vectra95 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal. Meu Vectra A tá ligando so o primeiro estágio da ventoinha. Fiz os testes tirando os relés e jumpeando e a ventoinha gira na mesma velocidade(n gira forte como deveria ser no segundo estágio). O q pode ser?


Primeiro de tudo, pergunta absurda, mas tenho que fazer. Seu caro tem ar condicionado? Se não tiver ele não tem segundo estágio.
para jampear os relês para funcionar um estágio, Ligue a chave e faz o jump somente em um relê, para o segundo estágio, jumpear os dois

Para testar o relê, você tem que soltar a tomada do cebolão e jumpear os pinos delas, se a ventoinha funcionar, significa que dali do cebolão pra frente está tudo certo e o problema pode ser o cebolão, se não funcionar você poderá culpar os relês, motor da ventoinha ou um possível fio cortado.
Para testar relê, você tem que tirar ele fora, fazer uma ligação para acender uma lampada usando pino 87 e 30, e ao encostar o 85 no negativo e 86 no positivo, a lampada terá que acender. Aquele simples teste de encostar o 85 negativo e 86 no positivo e ouvir um clik, não serve como teste.

Sobre as pinagens dos relês, lembrar de sempre fazer o jump onde está o 30 e o 87. Lembrando que apesar das pinagens serem diferentes, sendo auxiliar de 4 terminais ele funcionam perfeitamente um no outro, só dará errado se o cara que montou o esquema, tenha montado errado, embora você deva usar com a pinagem sempre igual do seu carro e você consegue todos eles da marca DNI e é uma marca das quais fornecem para montadoras.
Imagem

kleberamadi85
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abr 2017, 11:45
Nome Completo: kleber amadi
Cidade: palhoça
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por kleberamadi85 » 27 Fev 2020, 11:19

Boa tarde, meu ventilador interno parou Vectra gsi, alguém sabe dizer se tem fusível ou relé para controlar as velocidade ?

302 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:18