O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCalor abaixo do painel / pés - Vectra B

64 mensagens
steniosylviorj
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Jul 2013, 15:15
Nome Completo: Stênio Sylvio Teixeira de Morais da Silva
Cidade: Itaguaí
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Calor abaixo do painel / pés - Vectra B

por steniosylviorj » 01 Jul 2013, 15:45

Boa tarde,
Meu carro esquenta muito no cambo da marcha minha perna pega fogo, já verifiquei o catalizador se estava entupido mais não esta, é normal esquentar muito dentro do carro nesse lugar ? algumas pessoas falam q é normal, mais eu não axo pois esquenta muito parece uma coisa anormal !!

Me Ajudem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Carro esquenta muito na direção da caixa de marcha

por Almeidão » 02 Jul 2013, 07:49

Ali não é só o catalizador, há também um radiador onde circula agua quente e muitos modelos não tem a válvula para fechar esta agua e isto vai aumentando a temperatura naquele local que não é perto da caixa de marcha. Sim abaixo do painel ou perto da alavanca de marcha.
Outra coisa, fica insuportável dirigir se a borracha na ponta do varão estiver fora do local ou estourada, verifique isto.
No tuneo de vento embaixo, tem uma proteção de alumínio para dissipar o calor, espero que o seu ainda o tenha, este alumínio fica entre a descarga e a carroceria.
Para o catalizador, há uma forma de colocar uma pequena parede de alumínio aumentando o poder para dissipar. Fiz isto no meu carro e melhorou muito.

Mas nada disso adiantará se a borracha que comentei estiver estourada ou fora do lugar, se estiver fora é muito fácil de acertar, se estiver estourada só trocando a.
Imagem

steniosylviorj
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Jul 2013, 15:15
Nome Completo: Stênio Sylvio Teixeira de Morais da Silva
Cidade: Itaguaí
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Carro esquenta muito na direção da caixa de marcha

por steniosylviorj » 02 Jul 2013, 08:44

ok, mais como q faço para verificar essa borracha se esta estourada ou fora do lugar ? essa ponta do varão q vc se refere é oq ? não sei onde fica isso !
e outra coisa meu catalizador esta sem filtro pq o mecânico estourou tudo esta limpinho o catalizador e levantamos o carro e vimos q esse barulho faz dentro do catalizador limpo, por isso pensei em tirar onde ficava o filtro e solda 1 cano direto onde ficava ele, para ver se para o barulho !

djronaldopettry
Organizador
Organizador
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:08
Nome Completo: Ronaldo Bovo
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Carro esquenta muito na direção da caixa de marcha

por djronaldopettry » 04 Jul 2013, 21:40

O Almeidão comentou sobre essa borracha do varão, não sei se é a mesma coisa, mas no meu é uma borracha que passa os dois cabos da alavanca de cambio e vão até a caixa de marcha. O meu estava solto depois de um reparo q fiz nos cabos, mas quando um deles quebrou e tive que trocar, dai comprei os cabos novos que vieram com essa borracha nova, dai o mecanico encaixou, mas deu trabalho devido ao local onde ela se encontra, o cara teve que erguer o carro e enfiar o braço até alcançar enquanto outro mecanico colocou o braço por dentro do console do cambio e foram se ajudando até encaixar legal. Isso resolveu o meu problema de aquecimento no console, era essa danada que deixava passar o calor do motor pra dentro do carro.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Carro esquenta muito na direção da caixa de marcha

por Almeidão » 05 Jul 2013, 08:55

Sim, é esta borracha mesmo e fica na parede de fogo. Os carros com varão tem uma que é sanfonada e os carros de cabos de aço tem uma com as saídas dos dois cabos. Fica atrás do motor, se você olhar por cima do óleo do freio e seguir aquela parede da carroceria dele, verás embaixo esta borracha. As com varão, eu não vi dificuldade em colocar uma minha no local algumas vezes e depois de tudo adaptei um cambio de cabos de aço no meu carro e aquela original com cabos não encaixa no local, tive que comprar uma tipo varão nova e adaptar para passar os cabos. A colocação dela é simples, na parede de fogo tem um relevo e a borracha tem o fundo dobrado tipo garras, basta colocar um pouco de vaselina, encaixar um pedaço dela e ir girando que o resto encaixa fácil.
No caso do modelo que você comenta e é o mais novo que é cabo, já é mais complicada e não dá para girar porque os cabos vão juntos. Tens toda razão, se for de cabos de aço é bem complicada encaixar no local e neste caso a solução seria esta que você comenta.

Já andei com o carro sem esta borracha esperando a nova chegar, ou seja com uma bem destroçada é é impossível dirigir sem ela, parece que vai pegar fogo no pé mesmo em dias frio.

Sobre o ruído do catalizador, fica difícil opinar de longe e normalmente o catalizador é um excelente abafador, então sem ele o barulho fica pior, acredito que não vai mudar colocando cano direto, porque ele oco e fechado seria igual um cano direto. Sou seja barulho de fiat mile
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 01 Ago 2013, 21:32

ola! tenho uma duvida eu tenho um amigo que tem um vectra 2001 gls 2.2 8v o carro dele andando esquenta o interior direto sugeri pra ele que poderia ser o radiador do ar quente pois sai calor ate naquelas saidinhas e nos pes queria saber se existe uma valvula entre o radiador do veiculo e o radiador do ar quente aquele dentro do painel se tem onde esta localizado no carro ou como fazer para sanar o problema!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Arquiteto » 01 Ago 2013, 21:45

joao,

o vectra teima em jogar um pouco de ar quente quando utilizamos a ventilação normal ...

principalmente o B,

geralmente ...funcionado o AC por uns cinco minutos a coisa quase normaliza e da pra voltar para a

ventilação normal ...


aproveitando ... domingo agora vamos tentar emparelhar as maquinas ...

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 02 Ago 2013, 11:00

vou fazer o possível parra emparelhar as maquinas no domingo amanha irei em luz de luz a córrego Danta e voltarei amanha mesmo ai assim que chegar caso seja cedo ainda ligarei para você para marcarmos de nos encontrar no domingo!
leva meu adesivo! rsrsrs

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Arquiteto » 02 Ago 2013, 11:56

ta na mão ... :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Almeidão » 02 Ago 2013, 12:01

tem sim uma válvula de ar quente em alguns carros, no meu não tinha e eu fiz uma e coloquei. Esta válvula fica entre a mangueira que sai do radiador até a entrada de agua que é perto da bomba, bem ali entre o alternador e o motor. Mas o maior aquecimento ali é o catalizador e se tiver fora do local a borracha que tapa a saída do varão do cambio. Esta ultima se estiver fora ou furada, entra um ar quente que é insuportável para os pés.
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 02 Ago 2013, 12:47

como voce fez esta valvula? foi adaptada? o dele e um vectra 2001 gls 2.2

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Almeidão » 02 Ago 2013, 18:10

vectradojoao95 escreveu:como voce fez esta valvula? foi adaptada? o dele e um vectra 2001 gls 2.2


Amigão, antes de você ler, já vou informar que não direi como fiz, assim no final não ficarás zangado comigo porque ainda tenho esperança de alguém comprar esta ideia minha. Paguei em 2010, 400 mangos para um amigo super torneiro fazer esta minha ideia em linha de produção certamente ficaria bem barata. Eu a fiz de alumínio mas pode muito bem ser feita de plástico.

Eu descobri que todas as válvulas que comprei ou seja umas 3 começava a vasar agua com 90 dias e como eu tenho sensor no meu carro então o motor foi defendido por isto. Bem Abri uma e descobri que a vedação dela é uma brincadeira, nada mais que um anelzinho de borracha e dentro dele um ferrinho igual a um arame que quando fecha este arrame passa dentro dele para cima e para baixo sem contar que a parte de borracha onde fica o vácuo rasga com muita facilidade e em todas que vi de qualquer carro ela nunca veda 100%. Então comecei a desenhar e cheguei em uma peça quadrada de alumínio do tamanho de um maço de cigarro com o vácuo externo e ela é impossível de estragar e mesmo estragando levaria uns 5 meses para você descobrir que está vasando agua em algum lugar. Coloquei no carro em 2010 está ela perfeita até hoje e acredito que durará mais uns 20 anos kakkakak.

Detalhe, a vazão é de 2 polegadas e abre 100% e logo fecha 100%.

Desculpa não poder dar mais detalhe.
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 03 Ago 2013, 18:19

ue ta i uma boa ideia mais meu amigo ta pensando em desativa o ar quente fechando as manqueiras que vao para o radiador interno do ar quente! sera que sana o problema?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Almeidão » 03 Ago 2013, 23:42

Pode eliminar ela sem problema e colocando uma emenda, mas não esqueça de usar um produto no radiador embaixo do painel para não estragar ele, possa ser que um futuro comprador do seu carro seja enjoado como eu e mesmo vivendo em uma cidade onde o verão é 45 graus e inverno 30, mesmo assim quero tudo nele funcionando, até mesmo esta válvula. Principalmente para que eu possa ter la e se preciso usar esta agua para uma rapida refrigeração por um problema repentino.
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 04 Ago 2013, 17:58

ok amigo vou falar com ele! devemos esgotar a água do radiador do ar quente e depois colocar o produto e deixar vedado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Almeidão » 05 Ago 2013, 09:36

vectradojoao95 escreveu:ok amigo vou falar com ele! devemos esgotar a água do radiador do ar quente e depois colocar o produto e deixar vedado?


Sim, colocar aditivo para radiador na proporção correta e vedar ele com um tampão. Detalhe para colocar qualquer aditivo só para este fim, melhor deixar sem nada porque ao contrário de alguns aditivos bons, os ruins são piores que agua pura. E nada de agua mineral
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 05 Ago 2013, 14:55

obrigado Almeidão agora so mais uma pergunta comprei meu vectra e o antigo dono me disse que esta com aditivo como saber se tem ou não o aditivo? ou e melhor eu esgotar a água e colocar aditivo? Caso venha a colocar aditivo qual o mais indicado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por Almeidão » 05 Ago 2013, 16:42

vectradojoao95 escreveu:obrigado Almeidão agora so mais uma pergunta comprei meu vectra e o antigo dono me disse que esta com aditivo como saber se tem ou não o aditivo? ou e melhor eu esgotar a água e colocar aditivo? Caso venha a colocar aditivo qual o mais indicado?


Se ele tem um aditivo, será ótimo se ele for um aditivo de boa procedência e não para ficar com ele e sim trocar por outro para você acompanhar. Na verdade todos os líquido que tem em um carro deve ser trocado com dois anos de uso, mesmo aqueles que te passa a informação que dura uma eternidade etc. Aliás só um que salva que não é necessário trocar que é o caixa de cambio quando ele é manual. Se bem que já troquei. Nesse caso inclui o líquido de arrefecimento.

O que eu uso é o Havoline Long Life produto alaranjado, uso 3 litros com agua de poço. Tem uns que usa agua desmineralizada só que ninguém consegue tirar a agua de dentro do cabeçote sem colocar outra agua ou e nem uma boa parte do radiador sem tirar ele fora, logo a desmineralizada vai ser misturada a que lá está, então a melhor opção seria usar agua de poço. BEM, O QUE IMPORTA É NÃO USAR DE FORMA ALGUMA AGUA MINERAL.

Você precisa tirar toda agua dele antes de colocar a outra com o novo aditivo, não é muito fácil, mas lhe dou uma dica como fazer o serviço se é que você irá fazer.

Para tirar toda a agua o procedimento deve ser assim.
1 - Comprar um anel de vedação da Termostática, porque iremos tirar ela.
2 - Com o motor totalmente frio, soltar a mangueira entrada do radiador onde está a termostática e com uma chave L
10mm tirar o bico com a termostática. Tarefa fácil, se suas braçadeiras forem elástica, não troque por outra nunca
se for parafusos melhor trocar elas por outra nova de preferencia elástica.
3 - soltar a mangueira de agua de saída do radiador e deixar escorrer liberando inclusive o reservatório.
4 - Tampe o reservatório e coloque uma mangueira com agua na entrada da agua no motor, esta mesmo que fica em
cima da caixa de marcha e observe ela saindo onde esta a termostática.
5 - Não esqueça, reservatório tampado. Ligue o carro e se tiver válvula de ar quente, abre ela e vá lá para o motor e dá
umas pequena acelerada nele e com uma mão tampe onde estava a termostática e dá umas 5 ou 10 aceleradas e
solte a mão, pode pôr que não vai lhe queimar se você colocou a mangueira de agua na entrada. Repita isto umas 10
vezes.
6 - Desligue o carro e vá para o radiador colocando a mangueira na entrada que é o lado mais alto e deixa sair do outro
lado até que você perceba que não está saindo sujeira mais.
7 - Agora é só montar e colocar agua com o líquido e não precisa misturar antes não, mete os 3 litros de aditivo no
reservatório e vai completando com agua, nunca deixando ele chegar no meio para a entrada de ar ir saindo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por vectradojoao95 » 05 Ago 2013, 20:40

muito obrigado amigo vou fazer sim esta etapa e de quebra vou trocar o óleo do freio e da direção hidráulica! pois o óleo do motor já foi trocado semana passada serra que compensa trocar o óleo da caixa?

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: esquentando sem o ar quente esta ligado!

por RC Geisel » 10 Ago 2013, 12:59

Ola amigo, não sei se já solucionaram o problema descrito..., se o ar nesse vectra for digital,mantendo só a ventilação ligada, deve-se deixar a regulagem da temperatura em "LO", nessa posição o sistema fecha a válvula por onde passa a água que vai para o radiador do ar quente (em qualquer outra regulagem de temperatura vai sair ar quente e isso é normal)

64 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 182 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:21