Ocorre sempre da água subir o nível devido a dilatação por aquecimento dela mesmo. O que pode estar ocorrendo é que esteja com ar no arrefecimento, cria uma pressão e não circula água pelo sistema todo, inclusive o radiador, ocorre mais ou menos um selo formado pelo ar. Quando for completar o sistema com o aditivo, encha pelo reservatório até o limite, ligue o carro e deixe ele trabalhar, conforme a água for baixando, vá completando devagar. E sempre de olho na temperatura no painel. Checa se as mangueiras não estão ficando estufadas e duras, isso e sinal de ar no sistema, ou que a temperatura está muito alta. A mangueira de retorno do radiador para o reservatório, a mais fina, precisa estar limpa, se estiver entupida, não tem troca de água quente do radiador para o reservatório, e cria pressão dentro do radiador, não circulando água também. Meu carro não tem aditivo, só uso água desmineralizada, já peguei assim, e não quero colocar aditivo, por não saber o estado de outros componentes do motor. Mas a água está sempre limpa, e sem nenhum sinal de corrosão, o que eu precisei fazer foi realmente tirar a mangueira do radiador para o reservatório, e limpar, estava toda obstruída, assim a pressão que ocorre com a geração de vapor de água sai para o reservatório e daí sai para a atmosfera através da tampa do reservatório, que possui uma válvula para aliviar a pressão do sistema de arrefecimento. Sendo assim a cada 3 ou 4 dias, tenho que adicionar em média 100 a 150 ml de água desmineralizada. Mas como não tenho condições de desmontar o sistema e avaliar o estado atual, não vou colocar aditivo, o carro roda todos os dias, e sempre entre 82 e 92 graus, mesmo nos dias quentes. Ligando apenas o primeiro estágio, coisa de 5 minutos está em 80 graus.AksoAmaral escreveu:Amigos, meu Vecoso está aquecendo de chegar na faixa vermelha!
O problema não é de hoje, já faz um tempo, e como só uso o carro para buscar a criança na escola e irmos para a igreja, não aquecia ao extremo, mas hoje, voltou com força total!
Eu coloquei agua com aditivo hoje, na faixa do meio do reservatório, mas começou a aquecer, e quando aquece, o reservatório enche até a tampa, como se a água ficasse presa, sem descer, daí devolvi o carro pra garagem, e quando esfriou, a água está na faixa do meio novamente...
Trocar Válvula termostática, é o caminho? Alguém aí passou por isso?
Exato, porque está fervendo o motor, ferveu uma vez, ou chegou a marca vermelha no painel, precisa retirar o ar do arrefecimento, mesmo sem ferver, se a mangueira do retorno do radiador estiver entupida, vai gerar pressão ali por causa do vapor de água.Ju_Bueno escreveu:Subir um pouco o nível da água é normal sim, mas um pouco. Como ele deixou o nível no meio do reservatório e subiu até a tampa, isso com certeza não é normal.
chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ex dono porco e um sintoma complicado e mais se se junta com um mexanico.
o carro ja tinha problema de aquecer desde antes de vc comprar por iso foi retirada a termostatica , se nao for ar no sistema eu daria uma checada no radiador , o radiador do vectra nao e de incomodar so que as palhetas sao finas ebrasadoas internamente o que ajuda a acumulaçao de sujeira, se nao colocar aditivo elas oxidam por dentro e entope com facilidade.
AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ex dono porco e um sintoma complicado e mais se se junta com um mexanico.
o carro ja tinha problema de aquecer desde antes de vc comprar por iso foi retirada a termostatica , se nao for ar no sistema eu daria uma checada no radiador , o radiador do vectra nao e de incomodar so que as palhetas sao finas ebrasadoas internamente o que ajuda a acumulaçao de sujeira, se nao colocar aditivo elas oxidam por dentro e entope com facilidade.
Justamente, o carro só andava na água de torneira, fui colocar um aditivo, começou a dor de cabeça, mas chegou a dar uma trégua, eu que fiz besteira ontem ao completar o sistema sem ligar o carro, comprei a tampa hoje, fiz o teste, enchi e apertei, o reservatório esvaziou normalmente, agora é esperar chegar a TE para repor e testar.
A água tá passando normal pelo radiador, eu tirei a mangueirinha dele e lá cuspiu de boa e com pressão constante, agora vou testar a mangueira do radiador ao reservatório.
AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje Atualizando...
O antigo proprietário achou divertido e mais útil remover a válvula
Acabei de abrir e só tem a carcaça.
Um ponto interessante, quando terminei de desmontar a carcaça da válvula, notei que mesmo tendo cessado a água do cabeçote, ainda havia água no reservatório, e quando eu afrouxei a tampa, ela desceu com tudo!
Então sobre a água estar "travando" no reservatório, mencionado antes, tem a ver com o vácuo da tampa, ela está com defeito ou eu que apertei demais?????
chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ese era o radiador ruim?????
o que eu tire do meu carro olha a agua chegaba a voltar peolo buraco que coloque a mangueira para ver o caudal a agua que saia do outro lado era menos da metade do que se ve no video nem filme ni foto nem nada so arremese ele na PQP, dono porco e uma desgraça se o cara tivese falado do problema eu teria comprado o carro do mesmo jeito
trocado o radiador na primeira semana e economizado o dinheiro do cabeçote agura tudo em ordem a temperatura se mantem entre 82graus e 97 graus iso com a termostatica correta funcionando como se deve abraço valeu a dica almeidao eu tambem apostaria ao radiador meio ruimzinho
AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje agora é esperar chegar a TE para repor e testar
Parabéns pelo empenho, agora nos primeiros dias vai testando sempre o momento que liga a ventoinha, e checando a temperatura no painel, o meu carro, mesmo com a tampa aberta aquece e liga a ventoinha sem ferver ou jogar água pra fora, queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem kkkkkkkkkk.AksoAmaral escreveu:Senhores, cheguei da batalha hoje e a TE chegou, já fui colocando a mão na massa, coloquei uns três litros de água progressivamente, com a mangueira de retorno fora do reservatório, com o carro ligado, até parar de borbulhar. A TE fez uma diferença, ou a tampa, mas graças aos céus e vocês aqui, consegui resolver sem ser roubado, amanhã eu testo com aditivo, pois meu radiador soltou tudo limpinho, até mesmo o aditivo que estava lá, saiu rosinha.
Abaixo um vídeo do teste, acelerado, claro.
Carro parado, 2k de rotação, o calor carioca do lado de fora, e carro de frente para a parede. Ainda dei uma volta no quateirão, sem sustos.
https://youtu.be/JTqrpkkELaQ
Muito obrigado a todos!
Que zica, deixa esfriar, liga e vai soltando devagar o sensor de temperatura que fica na carcaça da termostática, ali pode ficar ar, mas vai soltando devagarinho, quando sair só água aperta novamente, a mangueira do retorno do radiador também, afrouxa ela e deixa até retornar água, se continuar fervendo, você pode estar com problema na bomba de água, pode não estar circulando a água no circuito de arrefecimento.AksoAmaral escreveu:Bah esquece, as duas ventoinha do radiador armadas, água borbulhando no reservatório, e ferveu de novo =(
O jeito vai ser mandar pra uma oficina.
Se água está baixando é sinal que tinha ar no sistema, e quando saiu, abriu espaço para entrar mais água, provavelmente, estava preso pela termostática o ar, e quando abriu ele saiu pelo sistema até chegar no reservatório, tirar ar é difícil, tem que ter paciência e drenar todos os pontos possíveis, alguns carros tem até pontos para isso, mas no Vectra não. Você tem que ligar frio, com o reservatório aberto, e conforme vai aquecendo checar se está abrindo a termostática pela temperatura das mangueiras, e ver o ar saíndo pelo reservatório, se começar a subir muito, desliga o carro e deixa esfriar novamente. Aí repete o processo até zerar. Quando troquei uma vez o sensor do Corsa que fica no cabeçote, embaixo da bobina, tive que repetir este processo umas 5 vezes até zerar o ar.AksoAmaral escreveu:Desci, carro frio, o reservatório ficou vazio, chequei o óleo, continua normal, não está café com leite, mas perdi água quando afrouxou a tampa.
Completei até o nível, um cadinho acima da divisão do reservatório, abaixo da seta está kalt/cold, liguei o carro, a água baixou uns dois dedos, a tampa está aberta. É normal descer assim? 90c* e armou a ventoinha 1.
Temperatura oscilando como no vídeo anterior, medo é andar e voltar a esquentar, e não ando acima de 2000 rpm =(
Irmãozinho, fiz isso aí que mandou, quando desci agora pouco, tinha uns dois dedos de água, dessa vez, não estava seco, completei até a metade, deixei funcionar de tampa aberta quase 10 min. A ventoinha nar armou e a temperatura não subiu até eu forçar acelerar.. Fui pra rua, andei, ponteiro passa um cadinho dos 90, abria a TE, e a temperatura caia. Daí entrei nas ruas internas, andei um bom tempo na casa dos 80°, quando bateu nos 90, chegou pertinho do 100°, mas aí desceu rápido aos 80.Lucasfdemoura escreveu:Se água está baixando é sinal que tinha ar no sistema, e quando saiu, abriu espaço para entrar mais água, provavelmente, estava preso pela termostática o ar, e quando abriu ele saiu pelo sistema até chegar no reservatório, tirar ar é difícil, tem que ter paciência e drenar todos os pontos possíveis, alguns carros tem até pontos para isso, mas no Vectra não. Você tem que ligar frio, com o reservatório aberto, e conforme vai aquecendo checar se está abrindo a termostática pela temperatura das mangueiras, e ver o ar saíndo pelo reservatório, se começar a subir muito, desliga o carro e deixa esfriar novamente. Aí repete o processo até zerar. Quando troquei uma vez o sensor do Corsa que fica no cabeçote, embaixo da bobina, tive que repetir este processo umas 5 vezes até zerar o ar.AksoAmaral escreveu:Desci, carro frio, o reservatório ficou vazio, chequei o óleo, continua normal, não está café com leite, mas perdi água quando afrouxou a tampa.
Completei até o nível, um cadinho acima da divisão do reservatório, abaixo da seta está kalt/cold, liguei o carro, a água baixou uns dois dedos, a tampa está aberta. É normal descer assim? 90c* e armou a ventoinha 1.
Temperatura oscilando como no vídeo anterior, medo é andar e voltar a esquentar, e não ando acima de 2000 rpm =(
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