O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problemas com aquecimento!!!!!

por AksoAmaral » 28 Out 2019, 23:30

Atualizando...
O antigo proprietário achou divertido e mais útil remover a válvula :56:

Acabei de abrir e só tem a carcaça.
Um ponto interessante, quando terminei de desmontar a carcaça da válvula, notei que mesmo tendo cessado a água do cabeçote, ainda havia água no reservatório, e quando eu afrouxei a tampa, ela desceu com tudo!
Então sobre a água estar "travando" no reservatório, mencionado antes, tem a ver com o vácuo da tampa, ela está com defeito ou eu que apertei demais?????
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 29 Out 2019, 09:00

A questão da água subir o nível pode ser a tampa do reservatório com problema na válvula - seria interessante trocá-la. A função dela é justamente aliviar o excesso de pressão. Só não sei dizer se o aquecimento estaria relacionado à isso. Mas vc pode começar por aqui que é barato e talvez resolva a questão.

Sobre não estar com a válvula termostática, pode ser um indício de que ela foi tirada justamente por já haver problema de superaquecimento.

Por não estar perdendo água e o nível aumentando quando quente, há possibilidade de estar vazando compressão dos pistões para o arrefecimento (junta queimada ou corroída). Vc verificou se as mangueiras estufam quando aquecido o motor? Nessa situação é comum estourar alguma delas ou as caixas laterais do radiador por causa da pressão excessiva. Como vc usa bem pouco o carro, pode ser por isso que ainda não estourou nada.

As ventoinhas ligam? Em qual temperatura? Ligam primeiro em rotação baixa e conforme continua subindo a temperatura elas aumentam a rotação, antes de chegar no vermelho?

Verifica essas situações pra gente poder te ajudar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 29 Out 2019, 09:22

AksoAmaral escreveu:Amigos, meu Vecoso está aquecendo de chegar na faixa vermelha!
O problema não é de hoje, já faz um tempo, e como só uso o carro para buscar a criança na escola e irmos para a igreja, não aquecia ao extremo, mas hoje, voltou com força total!
Eu coloquei agua com aditivo hoje, na faixa do meio do reservatório, mas começou a aquecer, e quando aquece, o reservatório enche até a tampa, como se a água ficasse presa, sem descer, daí devolvi o carro pra garagem, e quando esfriou, a água está na faixa do meio novamente...
Trocar Válvula termostática, é o caminho? Alguém aí passou por isso?
:47: :9: :62:
Ocorre sempre da água subir o nível devido a dilatação por aquecimento dela mesmo. O que pode estar ocorrendo é que esteja com ar no arrefecimento, cria uma pressão e não circula água pelo sistema todo, inclusive o radiador, ocorre mais ou menos um selo formado pelo ar. Quando for completar o sistema com o aditivo, encha pelo reservatório até o limite, ligue o carro e deixe ele trabalhar, conforme a água for baixando, vá completando devagar. E sempre de olho na temperatura no painel. Checa se as mangueiras não estão ficando estufadas e duras, isso e sinal de ar no sistema, ou que a temperatura está muito alta. A mangueira de retorno do radiador para o reservatório, a mais fina, precisa estar limpa, se estiver entupida, não tem troca de água quente do radiador para o reservatório, e cria pressão dentro do radiador, não circulando água também. Meu carro não tem aditivo, só uso água desmineralizada, já peguei assim, e não quero colocar aditivo, por não saber o estado de outros componentes do motor. Mas a água está sempre limpa, e sem nenhum sinal de corrosão, o que eu precisei fazer foi realmente tirar a mangueira do radiador para o reservatório, e limpar, estava toda obstruída, assim a pressão que ocorre com a geração de vapor de água sai para o reservatório e daí sai para a atmosfera através da tampa do reservatório, que possui uma válvula para aliviar a pressão do sistema de arrefecimento. Sendo assim a cada 3 ou 4 dias, tenho que adicionar em média 100 a 150 ml de água desmineralizada. Mas como não tenho condições de desmontar o sistema e avaliar o estado atual, não vou colocar aditivo, o carro roda todos os dias, e sempre entre 82 e 92 graus, mesmo nos dias quentes. Ligando apenas o primeiro estágio, coisa de 5 minutos está em 80 graus.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 29 Out 2019, 12:50

Subir um pouco o nível da água é normal sim, mas um pouco. Como ele deixou o nível no meio do reservatório e subiu até a tampa, isso com certeza não é normal.

Concordo que ar no sistema é uma possibilidade a se considerar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 29 Out 2019, 12:53

Ju_Bueno escreveu:Subir um pouco o nível da água é normal sim, mas um pouco. Como ele deixou o nível no meio do reservatório e subiu até a tampa, isso com certeza não é normal.
Exato, porque está fervendo o motor, ferveu uma vez, ou chegou a marca vermelha no painel, precisa retirar o ar do arrefecimento, mesmo sem ferver, se a mangueira do retorno do radiador estiver entupida, vai gerar pressão ali por causa do vapor de água.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 29 Out 2019, 13:10

cara ex dono porco e um sintoma complicado e mais se se junta com um mexanico.
o carro ja tinha problema de aquecer desde antes de vc comprar por iso foi retirada a termostatica , se nao for ar no sistema eu daria uma checada no radiador , o radiador do vectra nao e de incomodar so que as palhetas sao finas ebrasadoas internamente o que ajuda a acumulaçao de sujeira, se nao colocar aditivo elas oxidam por dentro e entope com facilidade.

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 29 Out 2019, 13:18

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ex dono porco e um sintoma complicado e mais se se junta com um mexanico.
o carro ja tinha problema de aquecer desde antes de vc comprar por iso foi retirada a termostatica , se nao for ar no sistema eu daria uma checada no radiador , o radiador do vectra nao e de incomodar so que as palhetas sao finas ebrasadoas internamente o que ajuda a acumulaçao de sujeira, se nao colocar aditivo elas oxidam por dentro e entope com facilidade.


Justamente, o carro só andava na água de torneira, fui colocar um aditivo, começou a dor de cabeça, mas chegou a dar uma trégua, eu que fiz besteira ontem ao completar o sistema sem ligar o carro, comprei a tampa hoje, fiz o teste, enchi e apertei, o reservatório esvaziou normalmente, agora é esperar chegar a TE para repor e testar.
A água tá passando normal pelo radiador, eu tirei a mangueirinha dele e lá cuspiu de boa e com pressão constante, agora vou testar a mangueira do radiador ao reservatório.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 29 Out 2019, 13:46

AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ex dono porco e um sintoma complicado e mais se se junta com um mexanico.
o carro ja tinha problema de aquecer desde antes de vc comprar por iso foi retirada a termostatica , se nao for ar no sistema eu daria uma checada no radiador , o radiador do vectra nao e de incomodar so que as palhetas sao finas ebrasadoas internamente o que ajuda a acumulaçao de sujeira, se nao colocar aditivo elas oxidam por dentro e entope com facilidade.


Justamente, o carro só andava na água de torneira, fui colocar um aditivo, começou a dor de cabeça, mas chegou a dar uma trégua, eu que fiz besteira ontem ao completar o sistema sem ligar o carro, comprei a tampa hoje, fiz o teste, enchi e apertei, o reservatório esvaziou normalmente, agora é esperar chegar a TE para repor e testar.
A água tá passando normal pelo radiador, eu tirei a mangueirinha dele e lá cuspiu de boa e com pressão constante, agora vou testar a mangueira do radiador ao reservatório.

tomara seja so ar no sistema e consiga resolver cualquer duvida e so postar abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 29 Out 2019, 14:52

AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje Atualizando...
O antigo proprietário achou divertido e mais útil remover a válvula :56:

Acabei de abrir e só tem a carcaça.
Um ponto interessante, quando terminei de desmontar a carcaça da válvula, notei que mesmo tendo cessado a água do cabeçote, ainda havia água no reservatório, e quando eu afrouxei a tampa, ela desceu com tudo!
Então sobre a água estar "travando" no reservatório, mencionado antes, tem a ver com o vácuo da tampa, ela está com defeito ou eu que apertei demais?????


Se você não quiser ler isto tudo, leia somente a parte final antes de ver o vídeo que fiz e tome suas conclusões sobre entupimentos de radiador.

Amigo, pra mim quando eu vejo um carro sem a termostática eu penso de imediato em uma coisa, radiador ruim, o carro estava aquecendo e o mecânico tirou ela fora para ajudar, não quer dizer que foi sanado o problema.
1 - Sobre a tampa do reservatório, ela tem uma válvula para expulsar o excesso de ar quando aquecido, assim ele mantem a água sistema sem jogar pra fora. Se você apertar demais, só vai estragar a tampa nada mais e em pouco tempo ela não vedará mais. O correto é encostar ela e dar 1/4 de aperto e nada mais, sendo que apertar demais não vai interferir na temperatura.
2 - Ar no sistema, sai de um dia para o outro, voltar a ter problema se a tampa estragar e começar vazar. Portanto se encher de água colocando aos poucos depois ligar o carro e esperar a ventoinha ligar e depois desligar, basta completar o que falta que não terá mais ar, Se tivesse a ventoinha não iria funcionar. Leio muitos falando de ar no sistema, mas sem vazar água em abundancia o sistema não entra ar.
3 - Aditivo - Se você tem um radiador novo e usa um bom aditivo eu recomendo um somente, você vai ter radiador para sempre, vai estragar as caixas plástica e o radiador continuará vivo e limpo. Se você tem um carro com radiador velho e ao colocar o aditivo e temperatura se manter, ótimo você vai ter este radiador perfeito e salvo pelo gongo, mas se ao colocar o aditivo começar a dar problema, você só adiantou o problema que era iminente, ou seja iria estragar sem ou com ele.
4 - é impossível saber se a vazão do radiador está perfeita, não existe medidas para isto e nenhum tapa de vez e este e o problema que mesmo ao passando pouca água, mecânicos e proprietários insistem em se enganar achando que está normal. Testar radiador é soltar ele no asfalto sem ar ligado e ele se manter em baixadas no máximo 82º sendo dia com sol quente. Aqui o meu é assim com temperatura externa em 38º, na verdade o meu é 81º.
5 - Usar termostática correta, cebolão correto e o aditivo correto vai manter uma temperatura correta e vida longa para as peças plásticas, inclusive as do radiador.

Radiador tem que ser palheta, aditivo eu só uso Havoline extended Life vidro branco e água direto da torneira e o radiador este sim eu garanto ter a mesma vazão de quando eu o coloquei, porque a temperatura é a mesma desde que eu coloquei.

Este vídeo eu fiz quando eu troquei este radiador. Este que tirei e que você vê passando água estava totalmente ruim, temperatura nas rodovias deixava ela nos 90 a 92. Você quer saber mesmo o que eu pensei assim que fiz o teste? pensei em devolver o radiador novo que na época paguei 550. Claro que pensei, eu vi água entrando e saindo do outro lado. Mas eu vi algo diferente, ao colocar a água no mais novo que está ali depois de um minuto, eu senti que a pressão não voltava, isto me convenceu eu tomar a decisão e trocar, e sou grato por esta decisão até hoje. E mais este foi estragado por usar aditivo errado com menos de um ano de uso e se vê que ele nçao era velho.

Assista o filme e quem sabe você pode mudar de ideia sobre a quantidade de água que sai do outro lado. Só lembrando a bomba d'água nçao tem força, você tapa ela com a mão, portanto é preciso que esteja 100% limpo para um bom desempenho.


https://www.youtube.com/watch?v=5u3fydE55u0
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 29 Out 2019, 17:19

cara ese era o radiador ruim?????
o que eu tire do meu carro olha a agua chegaba a voltar peolo buraco que coloque a mangueira para ver o caudal a agua que saia do outro lado era menos da metade do que se ve no video nem filme ni foto nem nada so arremese ele na PQP, dono porco e uma desgraça se o cara tivese falado do problema eu teria comprado o carro do mesmo jeito
trocado o radiador na primeira semana e economizado o dinheiro do cabeçote agura tudo em ordem a temperatura se mantem entre 82graus e 97 graus iso com a termostatica correta funcionando como se deve abraço valeu a dica almeidao eu tambem apostaria ao radiador meio ruimzinho

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 30 Out 2019, 08:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara ese era o radiador ruim?????
o que eu tire do meu carro olha a agua chegaba a voltar peolo buraco que coloque a mangueira para ver o caudal a agua que saia do outro lado era menos da metade do que se ve no video nem filme ni foto nem nada so arremese ele na PQP, dono porco e uma desgraça se o cara tivese falado do problema eu teria comprado o carro do mesmo jeito
trocado o radiador na primeira semana e economizado o dinheiro do cabeçote agura tudo em ordem a temperatura se mantem entre 82graus e 97 graus iso com a termostatica correta funcionando como se deve abraço valeu a dica almeidao eu tambem apostaria ao radiador meio ruimzinho


Exatamente isto Chirola, esta água testada era uma polegada constante por queda e na entrada não tinha como mostrar não dava para segurar parte querendo voltar, ai coloquei um pano na mangueira e foi difícil segurar e ao colocar no radiador novo nem precisei colocar o pano e já saiu como no vídeo. Isto pesou muito para eu trocar e quase não troquei. O problema é que o pessoal coloca água de um lado e sai do outro e já acham que está bom, mas tem um porém a bomba trabalha por serpentina e pra quem não sabe o que é isto é um retorno, é como se fosse um T, você tapa um lado e ela vai para outro ou seja ao diminuir a passagem para o radiador, ela gira no cabeçote e ai só vai esquentando. Se não fosse por serpentina, ai poderia entupir parte do radiador que a bomba iria empurrar na marra ou melhor nem iria entupir pela força que ela iria fazer. Tem um vídeo meu trocando a água do radiador, entrando água fria de um lado e eu coloco a mão tapando a saída sem termostática do outro e isto sem fazer a minima força e acelerando o carro. A bomba não faz força, não tem força e com isto 10% dele oxidado e já teremos problemas e parece que os mecânicos ainda não descobriram isto.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Out 2019, 09:08

AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje agora é esperar chegar a TE para repor e testar

Eu não colocaria a termostática antes. Testa sem ela mesmo pra ver como vai se comportar a temperatura. Neste caso, sendo o problema só a tampa ou qualquer outro, ela não vai fazer diferença pra tentar um diagnóstico.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 30 Out 2019, 21:37

Senhores, cheguei da batalha hoje e a TE chegou, já fui colocando a mão na massa, coloquei uns três litros de água progressivamente, com a mangueira de retorno fora do reservatório, com o carro ligado, até parar de borbulhar. A TE fez uma diferença, ou a tampa, mas graças aos céus e vocês aqui, consegui resolver sem ser roubado, amanhã eu testo com aditivo, pois meu radiador soltou tudo limpinho, até mesmo o aditivo que estava lá, saiu rosinha.
Abaixo um vídeo do teste, acelerado, claro.
Carro parado, 2k de rotação, o calor carioca do lado de fora, e carro de frente para a parede. Ainda dei uma volta no quateirão, sem sustos.
https://youtu.be/JTqrpkkELaQ

Muito obrigado a todos! :88: :102:
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 30 Out 2019, 22:51

:88: TMJ

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 30 Out 2019, 23:05

AksoAmaral escreveu:Senhores, cheguei da batalha hoje e a TE chegou, já fui colocando a mão na massa, coloquei uns três litros de água progressivamente, com a mangueira de retorno fora do reservatório, com o carro ligado, até parar de borbulhar. A TE fez uma diferença, ou a tampa, mas graças aos céus e vocês aqui, consegui resolver sem ser roubado, amanhã eu testo com aditivo, pois meu radiador soltou tudo limpinho, até mesmo o aditivo que estava lá, saiu rosinha.
Abaixo um vídeo do teste, acelerado, claro.
Carro parado, 2k de rotação, o calor carioca do lado de fora, e carro de frente para a parede. Ainda dei uma volta no quateirão, sem sustos.
https://youtu.be/JTqrpkkELaQ

Muito obrigado a todos! :88: :102:
Parabéns pelo empenho, agora nos primeiros dias vai testando sempre o momento que liga a ventoinha, e checando a temperatura no painel, o meu carro, mesmo com a tampa aberta aquece e liga a ventoinha sem ferver ou jogar água pra fora, queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem kkkkkkkkkk.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 30 Out 2019, 23:15

Bah esquece, as duas ventoinha do radiador armadas, água borbulhando no reservatório, e ferveu de novo =(
O jeito vai ser mandar pra uma oficina.
Imagem

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 30 Out 2019, 23:23

AksoAmaral escreveu:Bah esquece, as duas ventoinha do radiador armadas, água borbulhando no reservatório, e ferveu de novo =(
O jeito vai ser mandar pra uma oficina.
Que zica, deixa esfriar, liga e vai soltando devagar o sensor de temperatura que fica na carcaça da termostática, ali pode ficar ar, mas vai soltando devagarinho, quando sair só água aperta novamente, a mangueira do retorno do radiador também, afrouxa ela e deixa até retornar água, se continuar fervendo, você pode estar com problema na bomba de água, pode não estar circulando a água no circuito de arrefecimento.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 30 Out 2019, 23:44

Desci, carro frio, o reservatório ficou vazio, chequei o óleo, continua normal, não está café com leite, mas perdi água quando afrouxou a tampa.
Completei até o nível, um cadinho acima da divisão do reservatório, abaixo da seta está kalt/cold, liguei o carro, a água baixou uns dois dedos, a tampa está aberta. É normal descer assim? 90c* e armou a ventoinha 1.
Temperatura oscilando como no vídeo anterior, medo é andar e voltar a esquentar, e não ando acima de 2000 rpm =(
Imagem

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 30 Out 2019, 23:58

AksoAmaral escreveu:Desci, carro frio, o reservatório ficou vazio, chequei o óleo, continua normal, não está café com leite, mas perdi água quando afrouxou a tampa.
Completei até o nível, um cadinho acima da divisão do reservatório, abaixo da seta está kalt/cold, liguei o carro, a água baixou uns dois dedos, a tampa está aberta. É normal descer assim? 90c* e armou a ventoinha 1.
Temperatura oscilando como no vídeo anterior, medo é andar e voltar a esquentar, e não ando acima de 2000 rpm =(
Se água está baixando é sinal que tinha ar no sistema, e quando saiu, abriu espaço para entrar mais água, provavelmente, estava preso pela termostática o ar, e quando abriu ele saiu pelo sistema até chegar no reservatório, tirar ar é difícil, tem que ter paciência e drenar todos os pontos possíveis, alguns carros tem até pontos para isso, mas no Vectra não. Você tem que ligar frio, com o reservatório aberto, e conforme vai aquecendo checar se está abrindo a termostática pela temperatura das mangueiras, e ver o ar saíndo pelo reservatório, se começar a subir muito, desliga o carro e deixa esfriar novamente. Aí repete o processo até zerar. Quando troquei uma vez o sensor do Corsa que fica no cabeçote, embaixo da bobina, tive que repetir este processo umas 5 vezes até zerar o ar.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 31 Out 2019, 01:19

Lucasfdemoura escreveu:
AksoAmaral escreveu:Desci, carro frio, o reservatório ficou vazio, chequei o óleo, continua normal, não está café com leite, mas perdi água quando afrouxou a tampa.
Completei até o nível, um cadinho acima da divisão do reservatório, abaixo da seta está kalt/cold, liguei o carro, a água baixou uns dois dedos, a tampa está aberta. É normal descer assim? 90c* e armou a ventoinha 1.
Temperatura oscilando como no vídeo anterior, medo é andar e voltar a esquentar, e não ando acima de 2000 rpm =(
Se água está baixando é sinal que tinha ar no sistema, e quando saiu, abriu espaço para entrar mais água, provavelmente, estava preso pela termostática o ar, e quando abriu ele saiu pelo sistema até chegar no reservatório, tirar ar é difícil, tem que ter paciência e drenar todos os pontos possíveis, alguns carros tem até pontos para isso, mas no Vectra não. Você tem que ligar frio, com o reservatório aberto, e conforme vai aquecendo checar se está abrindo a termostática pela temperatura das mangueiras, e ver o ar saíndo pelo reservatório, se começar a subir muito, desliga o carro e deixa esfriar novamente. Aí repete o processo até zerar. Quando troquei uma vez o sensor do Corsa que fica no cabeçote, embaixo da bobina, tive que repetir este processo umas 5 vezes até zerar o ar.

Lucas Moura usando o Tapatalk
Irmãozinho, fiz isso aí que mandou, quando desci agora pouco, tinha uns dois dedos de água, dessa vez, não estava seco, completei até a metade, deixei funcionar de tampa aberta quase 10 min. A ventoinha nar armou e a temperatura não subiu até eu forçar acelerar.. Fui pra rua, andei, ponteiro passa um cadinho dos 90, abria a TE, e a temperatura caia. Daí entrei nas ruas internas, andei um bom tempo na casa dos 80°, quando bateu nos 90, chegou pertinho do 100°, mas aí desceu rápido aos 80.
Não subiu o nível do reservatório.
Amanhã quando chegar da rua, repito o processo e nunca mais coloco aditivo esvaziando o sistema inteiro.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 107 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:13