O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Out 2019, 08:52

Amigão, a termostática é de 82º? Pergunto porquê vc relatou primeiro passar um pouco dos 90º e então abre a válvula. Usando a correta - 82º, abre bem antes do ponteiro chegar nos 90º.

A tampa que vc comprou é original GM? As paralelas não são muito confiáveis - podem até não dar problema, mas fica uma insegurança.

Um teste importante a fazer é o recomendado pelo Almeidão: pegar um trecho de rodovia sem subidas, em velocidade constante e sem nenhum veículo à frente e ver se a temperatura fica ali em torno de 82º. Mas é claro, antes de fazer isso é melhor se certificar se ainda não há ar no sistema.

**Assistindo ao vídeo, apesar do superaquecimento causado provavelmente por bolhas de ar, dá pra entender que a água está sim circulando (com restrições) pelo fato de ter abaixado rápido a temperatura, o que em tese diminui a possibilidade de o radiador estar condenado e também a bomba d'água.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Out 2019, 09:17

Lucasfdemoura escreveu:Fuente del Mensaje queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem

Lucas, creio que vc esteja com receio por causa do mito criado por alguns manjadores de que o aditivo vai limpar o sistema removendo alguma sujeira encrustada ou corrosão deixando pontos mais sensíveis ou mesmo tampados pelo sujeira e causar vazamentos. Também em vários casos, a pessoa aditiva o sistema e "surgem" vazamentos, que na verdade já existiam, mas agora foram denunciados pela mancha com a cor do líquido. Ele só impede a corrosão - se já houver alguma, ele vai tentar paralisar o processo.

Se vc não tem que ficar completando o nível da água, não há vazamento. Somando ao fato de que a água se mantém limpa, taca-lhe aditivo pra conservar assim. Não é ele que vai causar algum vazamento.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 31 Out 2019, 09:24

AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje Bah esquece, as duas ventoinha do radiador armadas, água borbulhando no reservatório, e ferveu de novo =(
O jeito vai ser mandar pra uma oficina.


Faz assim amigo e faça a noite, carro frio, não precisa soltar mangueira nenhuma afinal ela dentro do reservatório com a tampa aberta ela já está solta, evita de tirar estas mangueiras sem necessidade, elas estragam fáceis.
Carro desligado e frio, vai completando a água sem que ela passe do meio do reservatório. Assim que você achar que não entra mais água, ligue o carro sem a tampa do reservatório até a ventoinha armar. Assim que armar, complete com mais água até o nível máximo dele e coloque a tampa. Desligue o carro e pela manhã confere se ela baixou, se baixou um pouco, complete ele e assim está ele com a água completa. Daí já teremos um diagnóstico certo caso ele continuar sumindo água.

Detalhe, carro com cebolão se der entrada de ar, as ventoinhas não ligam.
Sobre o aditivo, só tomar o cuidado de comprar o correto, e digo mais nenhum bom aditivo custa menos que 30 contos um litro e o sistema do Vectra Usa 3 litros.
Imagem

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Lucasfdemoura » 31 Out 2019, 09:27

Ju_Bueno escreveu:
Lucasfdemoura escreveu:Fuente del Mensaje queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem

Lucas, creio que vc esteja com receio por causa do mito criado por alguns manjadores de que o aditivo vai limpar o sistema removendo alguma sujeira encrustada ou corrosão deixando pontos mais sensíveis ou mesmo tampados pelo sujeira e causar vazamentos. Também em vários casos, a pessoa aditiva o sistema e "surgem" vazamentos, que na verdade já existiam, mas agora foram denunciados pela mancha com a cor do líquido. Ele só impede a corrosão - se já houver alguma, ele vai tentar paralisar o processo.

Se vc não tem que ficar completando o nível da água, não há vazamento. Somando ao fato de que a água se mantém limpa, taca-lhe aditivo pra conservar assim. Não é ele que vai causar algum vazamento.
Então Bueno, no final do ano tenho uma lista de tarefas pra fazer nele de prevenção. Uma delas vai ser o arrefecimento, mas como o carro é usado diariamente, mais pela família, eu uso pouco, eu não quero mexer agora, porque se a gente encontra algo para corrigir, não tem como deixar para depois, já no final do ano, sem escola das crianças, e eu de férias também, tenho um bom tempo pra trabalhar nele sossegado, vou colocar aditivo, mas depois de desmontar ele e avaliar a real condição. Como ele está trabalhando bem agora, vou manter assim. Fico pensando como as pessoas deixam a manutenção de lado, são coisas simples de se manter em dia, e não sai caro. Mas brasileiro é osso kkkkkkkkkk, é igual o ar condicionado, vou mandar testar se é só falta de gás, ou se tem algo a mais no sistema, mas se dá problema e o pessoal arruma, nem que demorar um pouco, ok. Mas aí deixa cair as preventivas, depois é só remar contra maré pra voltar tudo nos conformes.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 31 Out 2019, 13:04

Fiz este vídeo hoje, sou ruim pra fazer isto, mas já estou pensando em aprimorar para quem sabe ganhar algum. Este radiador tem uns 10 anos, é o que fiz o teste, só uso aditivo Havoline, hoje o Extended Life, uso 3 litros e troco a cada 2 anos, embora ele seja para 5, não ganho nada para falar deste produto, aliás deveria ganhar, não ganho nada da MTE e comento que o cebolão correto é o MTE 760 ou MTE 763 e que a termostática é de 82º , para 8V MTE 211-82, ao contrário comecei a comentar e estes produtos dispararam nos preços. Mas fico feliz por ter escrito uma vez para MTE e eles me contestaram até com uns brindes.
Sobre o vídeo, é aceitável uma variação de 1 a 2 graus devido alguns condensadores do ar condicionado ficarem concavo com o tempo e interfere na refrigeração, neste caso não seria necessário trocar lo por isto, mas o meu como tive que trocar, então mostro como é a temperatura hoje e era assim quando ele saiu da concessionária novo em 1997. Se nas rodovia as de vocês ficarem assim, podem ter certeza que será 100% fácil consertar ela pra ficar assim nas ruas, porem nas ruas ela oscila, subindo até 90 e descendo até 84, se tiver ar ligado, se mantem por muito tempo em 90 e ao chegar no máximo 93 ela desce até 84.
Não basta somente querer, tem que pegar e fazer e na busca frenética de defender uma peça tipo um radiador ou tentar recuperar ele, os gastos só irão aumentar, o mais interessante que comenta de água desmineralizada etc, eu uso da torneira, com cloro, mas o aditivo correto.

https://www.youtube.com/watch?v=_znfCYRIKl4
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 31 Out 2019, 13:41

os comentarios que vc faz de marcas e bom sao produtos que vc testo e utiliza a tempo dando boms resultados, na verdade o vazamento do meu carro e uma abraçadeira que fica entre o motor e a parede corta fogo o ultimo que mexeu aperto em um elevacar e fico virada para resolver teria que tirar o protetor de carter trocar a abraçadeira o limpar bem o local tirar a mangueira para ver o estado real dela e ver se tem algum rachado ou e so abraçadeira .
no video fica bem claro o funcionamento do sistema de arrefecimento , realmente ele oscila logico que no calor da cidade aonde vc mora a minima e a maxima pode variar comparado com outra regiao do pais se tracer o seu carro aqui para minha cidade no inverno nao sairia do azul e na estrada rodaria a 80 82 graus hoje mesmo 20 graus de temperatura o carro so chego aos 82 graus no painel depois de rodar mais de 3 km mixtos abraço sempre sao boas as dicas que vc da almeidao agradeço por compartir a seu conhecimento com a galera

Avatar do usuário
AksoAmaral
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jan 2019, 19:08
Nome Completo: Akso Amaral
Cidade: Rio De Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 30

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AksoAmaral » 31 Out 2019, 16:53

Ju_Bueno escreveu:Amigão, a termostática é de 82º? Pergunto porquê vc relatou primeiro passar um pouco dos 90º e então abre a válvula. Usando a correta - 82º, abre bem antes do ponteiro chegar nos 90º.

A tampa que vc comprou é original GM? As paralelas não são muito confiáveis - podem até não dar problema, mas fica uma insegurança.

Um teste importante a fazer é o recomendado pelo Almeidão: pegar um trecho de rodovia sem subidas, em velocidade constante e sem nenhum veículo à frente e ver se a temperatura fica ali em torno de 82º. Mas é claro, antes de fazer isso é melhor se certificar se ainda não há ar no sistema.

**Assistindo ao vídeo, apesar do superaquecimento causado provavelmente por bolhas de ar, dá pra entender que a água está sim circulando (com restrições) pelo fato de ter abaixado rápido a temperatura, o que em tese diminui a possibilidade de o radiador estar condenado e também a bomba d'água.
Fala meu amigo!
A tampa e a TE, são originais, fiz hoje uma limpeza geral com limpador de radiador, segui as instruções do produto, a água chega saiu escura.

Depois de passar 20 litros de água, coloquei o aditivo. Esfriou, o nível está normal, vamos ver na saída agora.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
Imagem

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por FelipeVRS » 16 Dez 2019, 10:42

Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:

-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?

(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 16 Dez 2019, 13:51

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:

-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?

(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)


-Primeiro de tudo saber o que estragou, se foi a mangueira fim do tubo plastico ou se foi o tubo plástico. Ali na ponta do tubo tem uma mangueira tipo um (S), pode ser Jahu
-Termostática use MTE com 82 graus.
-Cebolão MTE 760 ou 763, se não tiver na sua cidade compre no ML, eu não usaria outro.
-Abraçadeiras sempre de pressão, e muito cuidado ao montar ela em local difícil e com carro desmontado, isto porque se for preciso tirar terás que desmontar o caro outra vez, isto serve para as de pressão e as de parafusos caso fores usar, eu jamais uso de parafusos.
-Radiador nçao tem reforma, se você trocou a caixa já fez besteira, esta invenção de acerto eu nunca aprovei, esta peça nçao tem conserto.

Se ele funcionou sem água conforme você comenta, não vai acontecer nada com o cabeçote.
Imagem

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por FelipeVRS » 17 Dez 2019, 09:00

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:

-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?

(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)


-Primeiro de tudo saber o que estragou, se foi a mangueira fim do tubo plastico ou se foi o tubo plástico. Ali na ponta do tubo tem uma mangueira tipo um (S), pode ser Jahu
-Termostática use MTE com 82 graus.
-Cebolão MTE 760 ou 763, se não tiver na sua cidade compre no ML, eu não usaria outro.
-Abraçadeiras sempre de pressão, e muito cuidado ao montar ela em local difícil e com carro desmontado, isto porque se for preciso tirar terás que desmontar o caro outra vez, isto serve para as de pressão e as de parafusos caso fores usar, eu jamais uso de parafusos.
-Radiador nçao tem reforma, se você trocou a caixa já fez besteira, esta invenção de acerto eu nunca aprovei, esta peça nçao tem conserto.

Se ele funcionou sem água conforme você comenta, não vai acontecer nada com o cabeçote.


Certo Almeidão, realmente deixei na mão da oficina que vinha utilizando o serviço a muito tempo e eles me fizeram esta lambança de trocar caixas do radiador ao invés de me indicar a troca dele, irei verificar tudo isso, em relação a mangueira pelo que vejo no precário espaço que tenho para ver aparentemente a mangueira em S que você fala (verifiquei que é ela no cepchev) escapou do bocal do tubo plastico ou melhor dizendo o cavalete de água atrás do bloco, em relação as abraçadeiras irei substituí-las por de pressão conforme você comentou, pois essas de parafuso que estão no carro já estavam quando comprei ele.

Sobre o momento em que desliguei o motor, me lembrei que na hora que ocorreu o vazamento e o vapor vindo da frente do carro, o motor estava falhando com uma rotação irregular, será realmente que não pode ter sido a queima da junta do cabeçote? pois pelo que imagino uma mangueira escapar seja por uma pressão muito grande, o que você diria que poderia ser a causa dessa sobrepressão no sistema de arrefecimento?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Dez 2019, 09:39

É muito difícil calcular a temperatura real do carro, mas ele muito quente com certeza vai falhar isto antes de queimar a junta e possa ser que queimou também. A temperatura real fica difícil porque você comenta que estava em 87 graus, mas digamos que esta água já não existia ou que já tinha vazado antes uma quantidade. Neste caso não estaria passando água para o radiador e assim a leitura poderia está errada no momento que vazou pra valer, sem contar que sem água a junta recebe o calor real do motor.
Pra ser sincero, eu acho que queimou sim a junta, mas como as mangueiras são serviços independente de cabeçote, não custa trocar e verificar depois.

Sobre a caixa do radiador quando ele está normal ela só estraga se o carro bater, isto porque tendo vazão perfeita ele não sofre pressão e nem temperatura para estragar e ao trocar a caixa você só está tapando um vazamento que por motivo de não ter vazão normal começou a vazar. Dai a caixa que é nova e digamos que o serviço seja bem feito, irá vedar e o radiador continuará com a vazão errada e sendo ela mais forte e bem vedada, irá estourar outra coisa, no caso seu uma mangueira. É tapar uma coisa e destapar outra e a primeira coisa que um mecânico faz ao mexer em um carro é tirar a água do radiador com o aditivo que vem nele e depois colocar água pura ou as vezes coloca um aditivo de auto peças que é pior que a água e ferra ele mais ainda. Radiador novo, aditivo correto, só estraga se bater o carro.
Eu desconheço realmente um mecânico que entende de temperatura do carro e de como ela tem que ser, pra eles não chegando em 100 é normal.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 17 Dez 2019, 14:21

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:

-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?

(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)

oi gente boa para conferir se a junta ou o cabeçote foi danificado tem que testar a compreçao dos cilindros ,
radiador eu trocaria , nao perderia tempo nem correria risco colocaria um novo nao e tao caro se comparar com um cabeçote e se for 16v nem fala.
mangueiras se conseguir GM eu acho melhor ,
abraçadeira eu coloco de preçao , cuando nao consigo coloco abraçadeira tipo tucho
Imagem
sao o mesmo modelo que se coloca nas prsurisaçoes dos carros tubo seguram bem a preçao e apertam de forma uniforme , mais como fale coloco elas caso nao ache as de preçao.
e sempre um bom aditivo para cuidar o sistema de corroçao , que na maioria dos casos e a culpavel dos problemas com o radiador .
depois de montado tem que testar, e conferir o correto funcionamento das ventoinhas .
se for desmontar testa a valvula termostatica para garantir seu funcionamento.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por FelipeVRS » 18 Dez 2019, 09:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É muito difícil calcular a temperatura real do carro, mas ele muito quente com certeza vai falhar isto antes de queimar a junta e possa ser que queimou também. A temperatura real fica difícil porque você comenta que estava em 87 graus, mas digamos que esta água já não existia ou que já tinha vazado antes uma quantidade. Neste caso não estaria passando água para o radiador e assim a leitura poderia está errada no momento que vazou pra valer, sem contar que sem água a junta recebe o calor real do motor.
Pra ser sincero, eu acho que queimou sim a junta, mas como as mangueiras são serviços independente de cabeçote, não custa trocar e verificar depois.

Sobre a caixa do radiador quando ele está normal ela só estraga se o carro bater, isto porque tendo vazão perfeita ele não sofre pressão e nem temperatura para estragar e ao trocar a caixa você só está tapando um vazamento que por motivo de não ter vazão normal começou a vazar. Dai a caixa que é nova e digamos que o serviço seja bem feito, irá vedar e o radiador continuará com a vazão errada e sendo ela mais forte e bem vedada, irá estourar outra coisa, no caso seu uma mangueira. É tapar uma coisa e destapar outra e a primeira coisa que um mecânico faz ao mexer em um carro é tirar a água do radiador com o aditivo que vem nele e depois colocar água pura ou as vezes coloca um aditivo de auto peças que é pior que a água e ferra ele mais ainda. Radiador novo, aditivo correto, só estraga se bater o carro.
Eu desconheço realmente um mecânico que entende de temperatura do carro e de como ela tem que ser, pra eles não chegando em 100 é normal.


Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos, infelizmente confiei em um mecânico que já manutenia os carros da família a algum tempo e infelizmente me fez este procedimento errôneo, verificarei na oficina a situação do cabeçote como também irei trocar tudo do sistema de arrefecimento, conforme vocês indicam pois confiar em mecânico não será mais uma prática minha, meu carro já possui um certo desgaste do motor visível pelo consumo de óleo lubrificante, então caso ele tenha queimado a junta deixarei meu Vectra um tempo parado e farei por completo a mecânica.
Acompanharei de perto a análise da situação do motor.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por FelipeVRS » 18 Dez 2019, 10:01

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:

-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?

(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)

oi gente boa para conferir se a junta ou o cabeçote foi danificado tem que testar a compreçao dos cilindros ,
radiador eu trocaria , nao perderia tempo nem correria risco colocaria um novo nao e tao caro se comparar com um cabeçote e se for 16v nem fala.
mangueiras se conseguir GM eu acho melhor ,
abraçadeira eu coloco de preçao , cuando nao consigo coloco abraçadeira tipo tucho
Imagem
sao o mesmo modelo que se coloca nas prsurisaçoes dos carros tubo seguram bem a preçao e apertam de forma uniforme , mais como fale coloco elas caso nao ache as de preçao.
e sempre um bom aditivo para cuidar o sistema de corroçao , que na maioria dos casos e a culpavel dos problemas com o radiador .
depois de montado tem que testar, e conferir o correto funcionamento das ventoinhas .
se for desmontar testa a valvula termostatica para garantir seu funcionamento.


Correto, buscarei utilizar as originais do carro, será que existem novas estas abraçadeiras de pressão?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 18 Dez 2019, 13:00

tem sim para vender ate no mercado libre sao chamadas de abraçadeira de preçao ou elasticas sao mais caras que as de parafuso mais sao as que vem de fabrica eu nao confio muito nas de parafur comunes prefiro gastar um pouco mais e me sentir seguro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 18 Dez 2019, 14:25

A vantagem da braçadeira de pressão é que ela segura a borracha inteira sem enrugar la e a própria borracha se adere no tubo e nem precisa ter tanto aperto. Já as abraçadeiras parafusadas vão enrugar a mangueira e ela irá vazar e quem tiver colocando a, irá apertar cada vez mais pensando que irá vedar por ter mais aperto, logo estragarão o tubo e o prejuízo é grande. Mas nçao adianta usar as elástica sem ter uma ferramenta adequada que se encontra pra comprar, eu preferi fazer a minha com um alicate simples e ficou muito bom e sem a ferramenta usando um alicate não preparada ela se torna perigosa se voar contra alguém ou o próprio carro. Sem contar que é difícil de colocar ela onde queremos sem a tal ferramenta. Eu só uso de pressão em todas as mangueiras do meu carro.
Esta que o Chirola mostra é ótima, mas o pessoal tem que ter um regulador nas mãos, coisas que muitos não tem e sempre apertam com mais de 100% do que seria necessário, algo que é 1/4 de aperto indo para mais que o dobro disto.
Imagem

luckyd
GL Member
GL Member
Mensagens: 136
Registrado em: 01 Jun 2018, 17:00
Nome Completo: Danilo Henrique
Cidade: Estrela Velha
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por luckyd » 27 Dez 2019, 12:37

Meu Vectra não passou no teste descrito pelo almeidão (está marcando 90 graus na estrada sem subidas íngremes). Já estou me preparando para aproveitar e trocar pelas peças certas logo.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Cebolão MTE 760


https://www.acciolygm.com.br/interruptor-de-temperatura-veiculos-4-1-6cc-gasolina-omega-1993-ate-1998-silverado-1997-ate-1999

Desculpe a pergunta besta, mas acima esse MTE760 do link serve para o vectra mesmo não estando na lista ou existe outro específico?

https://www.acciolygm.com.br/valvula-termostatica-monza-kadett-1987-a-1991-carburado

Essa também não mostra vectra na lista, mas o mesmo modelo VT211-82 nas americanas mostra vectra na lista.

Quanto a marca de radiador, os mais recomendados ainda são Delphi e Denso? Na Acciolly só tem Visconde.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 27 Dez 2019, 13:37

visconde tambem e bom, lembra que tem que ser de palheta e nao de duto redondo

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Dez 2019, 17:35

luckyd escreveu:Fuente del Mensaje Desculpe a pergunta besta, mas acima esse MTE760 do link serve para o vectra mesmo não estando na lista ou existe outro específico?

Você não é o primeiro membro que fica com essa dúvida - pois realmente não consta em catálogos, mas pode ir na certeza de que funciona. De todos os membros que optaram por ele ou o 763, ninguém relatou qualquer problema.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

luckyd
GL Member
GL Member
Mensagens: 136
Registrado em: 01 Jun 2018, 17:00
Nome Completo: Danilo Henrique
Cidade: Estrela Velha
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por luckyd » 27 Dez 2019, 18:43

Não duvidei da informação do Almeidão, achava que poderia ter um MTE760 especifico para Vectra.

Sim, realmente entendo nada de mecânica.

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 147 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:56