O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaBarulho intermitente
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

26 mensagens
  • 1
  • 2
gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 23 Ago 2019, 20:35

Ola pessoal tudo bem, peço a ajuda de vocês.
Tenho um vectra 2010 sd , a pouco tempo ele vem apresentando um tec tec diferente , só se escuta no lado do passageiro e começa do nada e termina do nada... Dentro do porta luvas nao se escuta nada... com o ouvido bem proximo a caixa de ar proximo ao paralama também se escuta , ja desmontei para ver se era algo relacionado ao ar condicionado e nada.. o barulho se assemelha muito ao tec tec do canister .Subi o video no YouTube quem ja passou por isso e souber a solução
Obrigado desde já!

LINK DO VIDEO : https://youtu.be/ghdNECYRhF4

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 24 Ago 2019, 13:17

olha barulho no carro e dificil encontrar meu cd tem dois barulhos chatos que ainda nao ache como remediar um demore muito para achar porque eu escutaba perto da coluna do motorista e sorpresa minha o que faz o varulho e o defletor do teto que cuando o teto esta fechado faz barulho so tambem e intermitente, e o outro e o vidro do motorista que cuando levanta ate o topo faz varulho desmonte a porta umas 3 vez e nao consegui resolver entao levanto o vidro e do so um toque para baixo so para acomodar o vidro e ele para. deve ser regulagem.
Agora falando no seu carro pelo que escute no video o barulho acompanha o ritmo do motor e me fez lembrar a um barulho comum en fusca, nos volks geralmente o barulho se da por poucos motivos.
* esticador chegando ao fim da sua vida util
* alguma das correias esticadas de mais o que faria bibrar peças como o alternador
* alternador com rolamento cansado
da uma olhada para ver se consegue escutar perto das polias, sempre tomando cuidado que perto das polias com o motor ligado e perigoso

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 24 Ago 2019, 14:07

Exatamente o meu também faz o mesmo barulho no vidro... O esticador eu ja troquei junto com a correia.poli v, estou desconfiando que seja o rolamento do alternador, ja que o barulho acompanha o rpm do motor e para a uns 2.000 mil giros ja tentei escutar mas o barulho só é audível dentro do carro .... Vou procurando até encontrar o bendito

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 30 Out 2019, 23:29

Volto a relatar o problema, acrescentando que o tec tec se agrava com o uso do kickdown e em algumas subidas quando exijo bastante do motor, seria o barulho do canister? Alguém?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 31 Out 2019, 14:49

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje Volto a relatar o problema, acrescentando que o tec tec se agrava com o uso do kickdown e em algumas subidas quando exijo bastante do motor, seria o barulho do canister? Alguém?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

o som do video acima esta baixo mais se aumentar cuando o carro forçado , cara eu apostaria a batida de pino de pistao ou batida de saia chama como gostar e a mesma coisa.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 31 Out 2019, 14:50

achei um video que da para escutar e o cara explica o defeito
https://www.youtube.com/watch?v=7N6dYhLDgso

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 31 Out 2019, 15:43

Mas isso acontece muito raramente o carro nao esta fumando nem falhando parece mesmo o som do canister

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 31 Out 2019, 19:41

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje Mas isso acontece muito raramente o carro nao esta fumando nem falhando parece mesmo o som do canister

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

batida de pino nao faz o carro fumar nem falhar so faz um barulhao que parece um picapau martelando , tomara seja a valvula do canister e mais barato de arrumar.
nos 8v a valvula fica atrais da marmita do filtro de ar embaixo da mangueira que vai do filtro ate a borboleta preso na caixa de roda seria facil de escutar com o capo aberto e identificar se o barulho e dela com o carro ligado olha se a mangueira do canister encosta em algum lugar ou se a valvula esta meio solta, o barulho vc vai escutar ele se chegar perto da coluna dianteira dereita na altura do espelho. a valvula e eletronica e chaveia sempre igual vc falo que cuando força o motor o barulho aumenta, pergunto o barulho e sempre igual ou cuando aumenta a rotaçao do motor o barulho acelera acompanhando o aumento de rotaçao?

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 31 Out 2019, 20:43

Matou a charada chirola é exatamente onde você descreveu que eu escuto o barulho somente do lado do passageiro bem encima da caixa de roda na altura do espelho! Onde eu encontro ela? No meu caso estou com um Vectra 2010 ela nao fica atras do coletor de admissão? É um tec tec quando eu acelero ele para e as vezes volta mas o barulho é mais perceptível em marcha lenta depois de algum esforço do motor

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 01 Nov 2019, 02:43

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje Matou a charada chirola é exatamente onde você descreveu que eu escuto o barulho somente do lado do passageiro bem encima da caixa de roda na altura do espelho! Onde eu encontro ela? No meu caso estou com um Vectra 2010 ela nao fica atras do coletor de admissão? É um tec tec quando eu acelero ele para e as vezes volta mas o barulho é mais perceptível em marcha lenta depois de algum esforço do motor

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

tinha entendido errado, como que o barulho aumentaba cuando forcaba , so que o barulho e depos da acelerada e nao cuando esta acelerando.
mais se o barulhoe aode vc falo pode ser ela sim .
Imagem
se nao me engano deveria ser o mesmo modelo do seu carro fica presa na caixa de roda atrais do filtro

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 08:41

Beleza chirola o meu nao tem nada ai alem de mangueiras segue a foto , no fim das mangueiras sentido motor existe uma valvula , ela esta bem ao lado do alternador mas o barulho vem da caixa de roda direita, sera q ela esta dentro do paralama?ImagemImagem

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 08:43

A valvula que fica do lado do alternador é essa Imagem

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 08:43

A valvula que fica do lado do alternador é essa acompanhando a mangueiraImagem

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por Almeidão » 01 Nov 2019, 10:29

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje A valvula que fica do lado do alternador é essa acompanhando a mangueiraImagem

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk


Esta é a válvula purgadora do canis ter, entra em funcionamento esporadicamente e sempre acelerando nunca em marcha lenta, ela é preparada para sugar o vapor do suspiro do tanque que fica armazenado no catalizador que fica ali atras do para lamas. Eu confesso que nunca ouvi este tec tec na minha, talvez o modelo mais antigo não se expõe como as novas.
Se ela entrar em marcha lenta, tem algo errado, porque neste caso a lenta irá ser alterada.
Imagem

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 11:07

Entendi Almeidão então o tec tec só acontece após kickdown ou alguma subida muito acentuada, apos isso o tec tec começa mesmo na marcha lenta e depois de alguns minutos para. O barulho só é ouvido dentro do carro do lado do passageiro e nitidamente quando encosto a cabeça no paralama direito na altura do retrovisor o resto do motor nao faz barulho nenhum. Será q pode ser a vibração das mangueiras que vão conectadas nessa valvula?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 13:05

Outra coisa que as vezes ocorre o carro começa a limitar giro aos 5mil rpm acusando erro p0130 no scanner no qual eu deleto o erro e o carro volta ao normal normalmente o carro fica muito ruim de pegar, sera que isso tem algo aver?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por chirola » 01 Nov 2019, 16:25

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa que as vezes ocorre o carro começa a limitar giro aos 5mil rpm acusando erro p0130 no scanner no qual eu deleto o erro e o carro volta ao normal normalmente o carro fica muito ruim de pegar, sera que isso tem algo aver?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

pode estar relacionado o erro e a valvula do canister .
o erro que vc fala e sonda lambda, nao que decir que ela esta ruim , cuando aparece o erro esta acusando error na mistura o que nao significa que a sonda esta ruim.
se a valvula esta falhando ou trancando aberta, pode estar gerando uma mistura rica em exesso e acusa P0130 como mistura errada.
pelos sintomas que vc falo pode ser sim a valvula ruim , e sim fica meio ruim de pegar dependendo como ela tranca e em alguns casos da um cheiro de gasolina mal queimada na descarga. tambem pode ser que a bibraçao faça eco e se escute mais forte perto do filtro canister.
pois e almeidao ja escutei varios relatos de defeito da valvula em carros da GM como prisma captiva e mais alguns .
e ao parecer e como que a cualidade das peças vai ficando de lado dando prioridade ao lucro , deijo como exemplo os bicos de injeçao do vectra 16v antigos aqueles marrom gordinhos cuando comparados as novos plasticos os antigos sao mais silenciosos .

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 16:53

Nem me fale do cheiro as vezes fica mesmo um cheiro horrível no escapamento! Deve ser a valvula... a vibração e o tec tec deve ser alguma falha da valvula .Fico aliviado pelos sintomas deve ser ela mesmo... Vou fazer a substituição, vocês aconselham alguma marca?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho intermitente

por Almeidão » 01 Nov 2019, 21:35

gamarra escreveu:Fuente del Mensaje Nem me fale do cheiro as vezes fica mesmo um cheiro horrível no escapamento! Deve ser a valvula... a vibração e o tec tec deve ser alguma falha da valvula .Fico aliviado pelos sintomas deve ser ela mesmo... Vou fazer a substituição, vocês aconselham alguma marca?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk


Respondendo e comentando sobre o assunto, sim, esta válvula pode está com problema, mas ela trabalha assim mesmo, batendo igual a um bico injetor, na verdade ela recebe uma amperagem baixa para abrir e fechar rapidamente em várias vezes. Ela também entra em funcionamento quando você está dirigindo na alta e ai você não vai ouvir ela. omo já falei, ela é uma bobina que vai e volta e faz este ruido, imagina um relê de seta, ele tem uma bobina que faz ele ligar e desligar e por isto você ouve o tic, tic, assim é esta válvula, mas com uma pancadinha mais forte e a mangueira dela não tem nada a ver. Se você ligar um positivo e um negativo nela, ela vai ligar e ficar aberta mas ouvirá o ruido e se encostar o fio e ficar movimentando no encosta e tira da bateria ela imitará o ruido de funcionamento e você terá a certeza que é nela problema. Mas se ligar para armar ela arma e não desarma, enquanto a central manda estas informações do liga e desliga justamente para não alterar a lenta caso ela entrar em funcionamento com o carro somente ligado. Na verdade ela é uma entrada falsa de ar, se você tirar ela do lugar e com o carro ligado vai alterar a lenta e ao mesmo temo se você tapar esta entrada que fica na TBI com um dedo bem rápido, tipo tapa e destapa praticamente a lenta não seria alterada. Assim é ela ao funcionar e confirmo não funciona somente neste momento que você pensa que ela funciona, mas garantir a ti que ela esteja boa é difícil, porque ela está funcionando, neste caso ela só estaria ruim se não tivesse vedando.
Sobre o cheiro ruim proveniente do escapamento, ótimo que esteja assim, isto quer dizer que o catalizador está trabalhando bem.
Imagem

gamarra
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Mai 2018, 19:43
Nome Completo: Guilherme Gamarra Gatto
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 29

Barulho intermitente

por gamarra » 01 Nov 2019, 21:41

Entendi perfeitamente Almeidão obrigado! Vou fazer os testes para me assegurar que o barulho é dela mesmo mas creio que 90% de chance de ser, encontrei uns videos sobre a spin estar com o mesmo problema... esse tec tec estranho, a minha lenta o carro vibra um pouco as vezes ,pode ser um indício também. Vou realizar os testes , assim que eu tiver a certeza volto com os resultados. Obrigado

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

26 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 132 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.