Lucasfdemoura escreveu:Fuente del Mensaje queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem
AksoAmaral escreveu:Fuente del Mensaje Bah esquece, as duas ventoinha do radiador armadas, água borbulhando no reservatório, e ferveu de novo =(
O jeito vai ser mandar pra uma oficina.
Então Bueno, no final do ano tenho uma lista de tarefas pra fazer nele de prevenção. Uma delas vai ser o arrefecimento, mas como o carro é usado diariamente, mais pela família, eu uso pouco, eu não quero mexer agora, porque se a gente encontra algo para corrigir, não tem como deixar para depois, já no final do ano, sem escola das crianças, e eu de férias também, tenho um bom tempo pra trabalhar nele sossegado, vou colocar aditivo, mas depois de desmontar ele e avaliar a real condição. Como ele está trabalhando bem agora, vou manter assim. Fico pensando como as pessoas deixam a manutenção de lado, são coisas simples de se manter em dia, e não sai caro. Mas brasileiro é osso kkkkkkkkkk, é igual o ar condicionado, vou mandar testar se é só falta de gás, ou se tem algo a mais no sistema, mas se dá problema e o pessoal arruma, nem que demorar um pouco, ok. Mas aí deixa cair as preventivas, depois é só remar contra maré pra voltar tudo nos conformes.Ju_Bueno escreveu:Lucasfdemoura escreveu:Fuente del Mensaje queira ter coragem pra colocar aditivo, mas como eu disse anteriormente, não confio 100% que o radiador esteja bom para vedar, as laterais estão com cara de retrabalhadas, então não sei como reagiria com aditivo, mas a água está sempre limpa, sem resíduos. Quem sabe no final do ano eu crio coragem
Lucas, creio que vc esteja com receio por causa do mito criado por alguns manjadores de que o aditivo vai limpar o sistema removendo alguma sujeira encrustada ou corrosão deixando pontos mais sensíveis ou mesmo tampados pelo sujeira e causar vazamentos. Também em vários casos, a pessoa aditiva o sistema e "surgem" vazamentos, que na verdade já existiam, mas agora foram denunciados pela mancha com a cor do líquido. Ele só impede a corrosão - se já houver alguma, ele vai tentar paralisar o processo.
Se vc não tem que ficar completando o nível da água, não há vazamento. Somando ao fato de que a água se mantém limpa, taca-lhe aditivo pra conservar assim. Não é ele que vai causar algum vazamento.
Fala meu amigo!Ju_Bueno escreveu:Amigão, a termostática é de 82º? Pergunto porquê vc relatou primeiro passar um pouco dos 90º e então abre a válvula. Usando a correta - 82º, abre bem antes do ponteiro chegar nos 90º.
A tampa que vc comprou é original GM? As paralelas não são muito confiáveis - podem até não dar problema, mas fica uma insegurança.
Um teste importante a fazer é o recomendado pelo Almeidão: pegar um trecho de rodovia sem subidas, em velocidade constante e sem nenhum veículo à frente e ver se a temperatura fica ali em torno de 82º. Mas é claro, antes de fazer isso é melhor se certificar se ainda não há ar no sistema.
**Assistindo ao vídeo, apesar do superaquecimento causado provavelmente por bolhas de ar, dá pra entender que a água está sim circulando (com restrições) pelo fato de ter abaixado rápido a temperatura, o que em tese diminui a possibilidade de o radiador estar condenado e também a bomba d'água.
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:
-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?
(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeFelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:
-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?
(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)
-Primeiro de tudo saber o que estragou, se foi a mangueira fim do tubo plastico ou se foi o tubo plástico. Ali na ponta do tubo tem uma mangueira tipo um (S), pode ser Jahu
-Termostática use MTE com 82 graus.
-Cebolão MTE 760 ou 763, se não tiver na sua cidade compre no ML, eu não usaria outro.
-Abraçadeiras sempre de pressão, e muito cuidado ao montar ela em local difícil e com carro desmontado, isto porque se for preciso tirar terás que desmontar o caro outra vez, isto serve para as de pressão e as de parafusos caso fores usar, eu jamais uso de parafusos.
-Radiador nçao tem reforma, se você trocou a caixa já fez besteira, esta invenção de acerto eu nunca aprovei, esta peça nçao tem conserto.
Se ele funcionou sem água conforme você comenta, não vai acontecer nada com o cabeçote.
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:
-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?
(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É muito difícil calcular a temperatura real do carro, mas ele muito quente com certeza vai falhar isto antes de queimar a junta e possa ser que queimou também. A temperatura real fica difícil porque você comenta que estava em 87 graus, mas digamos que esta água já não existia ou que já tinha vazado antes uma quantidade. Neste caso não estaria passando água para o radiador e assim a leitura poderia está errada no momento que vazou pra valer, sem contar que sem água a junta recebe o calor real do motor.
Pra ser sincero, eu acho que queimou sim a junta, mas como as mangueiras são serviços independente de cabeçote, não custa trocar e verificar depois.
Sobre a caixa do radiador quando ele está normal ela só estraga se o carro bater, isto porque tendo vazão perfeita ele não sofre pressão e nem temperatura para estragar e ao trocar a caixa você só está tapando um vazamento que por motivo de não ter vazão normal começou a vazar. Dai a caixa que é nova e digamos que o serviço seja bem feito, irá vedar e o radiador continuará com a vazão errada e sendo ela mais forte e bem vedada, irá estourar outra coisa, no caso seu uma mangueira. É tapar uma coisa e destapar outra e a primeira coisa que um mecânico faz ao mexer em um carro é tirar a água do radiador com o aditivo que vem nele e depois colocar água pura ou as vezes coloca um aditivo de auto peças que é pior que a água e ferra ele mais ainda. Radiador novo, aditivo correto, só estraga se bater o carro.
Eu desconheço realmente um mecânico que entende de temperatura do carro e de como ela tem que ser, pra eles não chegando em 100 é normal.
chirola escreveu:Fuente del MensajeFelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, novamente retorno aqui no fórum, vocês poderiam me ajudar? meu Vectra 2.2 16V ano 98 acabou escapando uma mangueira do cavalete de água, aquela que vai para a bomba d'água, por sorte estava colocando o carro na garagem e eu vi na hora, como a água caiu sobre o escape e fez uma nuvem de vapor que saia pelo motor, então logo desliguei o motor, sobre a temperatura naquela hora não estava alta, algo em torno de uns 87 graus, então me digam, como irei verificar esta situação na oficina se o cabeçote arruinou a junta e também como concertar a questão das mangueiras preciso de algumas dicas do que preciso substituir:
-Mangueiras, verei de trocar todas se necessário, então qual marca vocês indicam? as originais GM ou outra;
-Válvula termostática, irei substituir pela MTE que vocês falam nos tópicos;
-Cebolão das ventoinhas também MTE se eu conseguir na cidade;
-Abraçadeiras, no meu estão as de parafusos, seria ideal manter estas ou aquelas de pressão que eu acredito serem de fábrica?
(Complemento do caso: fazem uns 3 meses que foi trocada as caixas do radiador, infelizmente me fizeram um serviço muito mal feito em uma oficina renomada da cidade, mandei verificar as mangueiras e o pessoal apenas reapertou as abraçadeiras, depois destes serviços o carro ficou um pouco mais quente do que antes deste serviço)
oi gente boa para conferir se a junta ou o cabeçote foi danificado tem que testar a compreçao dos cilindros ,
radiador eu trocaria , nao perderia tempo nem correria risco colocaria um novo nao e tao caro se comparar com um cabeçote e se for 16v nem fala.
mangueiras se conseguir GM eu acho melhor ,
abraçadeira eu coloco de preçao , cuando nao consigo coloco abraçadeira tipo tucho
sao o mesmo modelo que se coloca nas prsurisaçoes dos carros tubo seguram bem a preçao e apertam de forma uniforme , mais como fale coloco elas caso nao ache as de preçao.
e sempre um bom aditivo para cuidar o sistema de corroçao , que na maioria dos casos e a culpavel dos problemas com o radiador .
depois de montado tem que testar, e conferir o correto funcionamento das ventoinhas .
se for desmontar testa a valvula termostatica para garantir seu funcionamento.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Cebolão MTE 760
luckyd escreveu:Fuente del Mensaje Desculpe a pergunta besta, mas acima esse MTE760 do link serve para o vectra mesmo não estando na lista ou existe outro específico?
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