O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Avatar do usuário
valmor.junior
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:43
Nome Completo: valmor de oliveira junior
Cidade: indaial
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por valmor.junior » 07 Jan 2020, 13:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para quem não tem experiencia ou ferramentas necessária para isto, a melhor forma de se testar um relê é colocando outro no lugar. O Vectra pode usar ali na frente da bateria para controlar as ventoinhas 2 relês tipo DNI 0101. Como o primeiro estágio está bom, basta usar um no segundo estágio que seria o terceiro relê da esquerda para a direita do carro. Para testar se o segundo estágio está funcionando, basta tirar o primeiro relê, ligar o carro e esperar a temperatura subir, se ela tiver normal o segundo estágio entrará no máximo em 95 graus, se chegar neste grau e não abrir, recoloca o relê que foi tirado imediatamente para as ventoinhas voltarem com a baixa e baixar a temperatura.
Faça isto com ele quente para não ficar muito tempo com ele em marcha lenta e lembrando que neste caso por ter tirado o primeiro relê, somente a ventoinha interna irá funcionar na alta velocidade.

Detalhe, este relê DNI 0101 aqui na minha cidade é bem barato tipo uns 15 reais e tem ainda o sensor de temperatura que estraga também. Se você desconfia da central, que eu acho difícil ser ela, você pode resetar la.

Sobre o quite verão, nunca vi tamanha idiotice e até parece que os carros só esquentam no verão.

De fato amigo Almeidão, esse tal kit verão eu acho uma babaquice gigantesca. Pra mim é coisa de mecânico mão de sexo, onde põe a mão, fode tudo. E culpa do dono tbm permitir essas coisas.
Na temperatura ele não arma de jeito nenhum. Eu estava com o ar ligado, temperatura externa beirando os 38, a temperatura começou a subir lentamente, chegando próximo dos 100 no painel, aí desliguei o ar e começou a baixar, devagar mas baixo. Se eu desconecto o plug do sensor de temperatura, o eletroventilador deveria armar na velocidade alta, né?
Troquei o relé marrom que é o relé reverso por um 0139. Não é da mesma amperagem mas a pinagem é a mesma e não armou o segundo estagio. Inverti os relés da primeira velocidade com o da segunda, sabendo que a primeira está normal, e nada. Desconfio da central ou alguma ligação na fiação abaixo dos relés, já que ali tinha uma ligação clandestina com resistores para esse maldito kit verão. Refiz as ligações seguindo a lógica e cor dos fios.
Se alguém puder me enviar uma foto da parte traseira dessa caixinha me ajudaria. Tipo retirar os suportes dos relés da caixinha e bater foto de como é a ligação dos fios nos soquetes dos relés.
Não posso usar o ar condicionado por conta desse problema. Pois a primeira velocidade não dá conta do radiador e condensador nesses dias tão quentes.......

Desde já agradeço a atenção dos amigos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 08 Jan 2020, 09:12

valmor.junior escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para quem não tem experiencia ou ferramentas necessária para isto, a melhor forma de se testar um relê é colocando outro no lugar. O Vectra pode usar ali na frente da bateria para controlar as ventoinhas 2 relês tipo DNI 0101. Como o primeiro estágio está bom, basta usar um no segundo estágio que seria o terceiro relê da esquerda para a direita do carro. Para testar se o segundo estágio está funcionando, basta tirar o primeiro relê, ligar o carro e esperar a temperatura subir, se ela tiver normal o segundo estágio entrará no máximo em 95 graus, se chegar neste grau e não abrir, recoloca o relê que foi tirado imediatamente para as ventoinhas voltarem com a baixa e baixar a temperatura.
Faça isto com ele quente para não ficar muito tempo com ele em marcha lenta e lembrando que neste caso por ter tirado o primeiro relê, somente a ventoinha interna irá funcionar na alta velocidade.

Detalhe, este relê DNI 0101 aqui na minha cidade é bem barato tipo uns 15 reais e tem ainda o sensor de temperatura que estraga também. Se você desconfia da central, que eu acho difícil ser ela, você pode resetar la.

Sobre o quite verão, nunca vi tamanha idiotice e até parece que os carros só esquentam no verão.

De fato amigo Almeidão, esse tal kit verão eu acho uma babaquice gigantesca. Pra mim é coisa de mecânico mão de sexo, onde põe a mão, fode tudo. E culpa do dono tbm permitir essas coisas.
Na temperatura ele não arma de jeito nenhum. Eu estava com o ar ligado, temperatura externa beirando os 38, a temperatura começou a subir lentamente, chegando próximo dos 100 no painel, aí desliguei o ar e começou a baixar, devagar mas baixo. Se eu desconecto o plug do sensor de temperatura, o eletroventilador deveria armar na velocidade alta, né?
Troquei o relé marrom que é o relé reverso por um 0139. Não é da mesma amperagem mas a pinagem é a mesma e não armou o segundo estagio. Inverti os relés da primeira velocidade com o da segunda, sabendo que a primeira está normal, e nada. Desconfio da central ou alguma ligação na fiação abaixo dos relés, já que ali tinha uma ligação clandestina com resistores para esse maldito kit verão. Refiz as ligações seguindo a lógica e cor dos fios.
Se alguém puder me enviar uma foto da parte traseira dessa caixinha me ajudaria. Tipo retirar os suportes dos relés da caixinha e bater foto de como é a ligação dos fios nos soquetes dos relés.
Não posso usar o ar condicionado por conta desse problema. Pois a primeira velocidade não dá conta do radiador e condensador nesses dias tão quentes.......

Desde já agradeço a atenção dos amigos.


Amperagem do relê não tem nada a ver neste caso e o seu carro tem que usar o sensor se for MTE 4051. Você já tentou este sensor? Outra coisa, tirar uma foto ali embaixo dos relês você não vai entender nada, é um dos locais com muitos fios e bem complicado de entender, mas não é difícil tirar eles fora mas tem uma sequencia para tirar e colocar, não me lembro onde começa, mas acho ser no relê numero um e são apenas 2 travas para soltar cada alojamento.
Outra coisa que não tenho certeza, mas como regra geral, são dois fios que comanda estes relês sendo um amarelo/cinza e outro branco/marrom ou algo parecido. Você precisa localizar estes fios, eles que mandam o sinal negativo para os relês um para o primeiro e um para o segundo, verificar também se no terceiro relê chega um destes fios e se não está cortado o negativo dele que é o marrom.
Sinto muito, mas você vai ter que desmontar esta caixa e começar por ela.

Detalhe, relê de 5 terminais que é o do meio, só serve para habilitar ou desabilitar o segundo estágio pós chave. No entanto ao testar ele é simples, coloque um dedo nele, peça uma para ligar a chave e sinta se ele arma e desarma ao desligar. Ou, ligue a chave, tire ele e recoloque, se ele tiver bom vai armar e desarmar, agora falta testar ele se sai corrente.
1 - 30 - positivo
2 - 85 positivo
3 - 87a - fio de uma lampada e o outro fio desta lampada no negativo
4 - 86 - ao encostar negativo aqui a lampada acende, solta e ela apaga.
5 - 87 - tirar o fio do 87a deixar ele sem, testa ligando e desligando o 86, a lampada deverá apagar e acender

87 e 87a são testado separado, hora um, hora outro.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 08 Jan 2020, 13:11

fala, procurei um pouco de informaçao nao entendi bem a bosta do kit verao coisa inutil . mais tem burro que paga aqu poderia vender o kit inverno pensa no que demora o carro para esquentar com 7 garus de temperatura e teria burro que compraria srrsrsrsrsrsrsrs
cara nao sei bem como é ligado o kit esse mais o vectra deveria ter um cebolao duplo ou dois cebolao de temperatura dependendo do modelo , pode ser que tenha sido trocado algo na instalaçao do dito kit por um cebolao simples acionando so um estagio ?????
bom e uma ideia que cruso pela minha cabeça
deijo um link com uma materia e esquemas de ligaçao do sistema de arrefecimento da uma olhada para ver se ajuda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 08 Jan 2020, 17:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje fala, procurei um pouco de informaçao nao entendi bem a bosta do kit verao coisa inutil . mais tem burro que paga aqu poderia vender o kit inverno pensa no que demora o carro para esquentar com 7 garus de temperatura e teria burro que compraria srrsrsrsrsrsrsrs
cara nao sei bem como é ligado o kit esse mais o vectra deveria ter um cebolao duplo ou dois cebolao de temperatura dependendo do modelo , pode ser que tenha sido trocado algo na instalaçao do dito kit por um cebolao simples acionando so um estagio ?????
bom e uma ideia que cruso pela minha cabeça
deijo um link com uma materia e esquemas de ligaçao do sistema de arrefecimento da uma olhada para ver se ajuda


O kit verão é muito simples, o carro começa a esquentar por um motivo que um mecânico muito ruim não consegue descobrir, ai coloca um botão onde o motorista vendo a temperatura alta liga este botão e assim liga a ventoinha. Coisa de idiota mesmo sem contar que é impossível você ficar monitorando temperatura e dirigindo e sem contar que o segundo estágio tem tempo certo para desligar antes que estraga o relê. Será que o motorista sabe disto?
Outro motivo que eles colocam: O radiador está ruim, eles não conseguem detectar isto, inventam que o Vectra não está preparado para o calor do Brasil e coloca este botão para ser acionado quando o motorista quiser. Coisas boas como andar 20Km mais depois que acabar a gasolina eles não inventam.
Aqui hoje 38º, meu carro está normal com ou sem ar ligado, o normal meu é 80 e 90, nunca fixa quando nas ruas e media de 82 nas rodovias.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 08 Jan 2020, 22:36

linda bosta o tal kit gambarra .
so disfrasa o problema o meu carro anda na mesma faixa que o seu entre 82 e nao chega a 90 so em certas situacoes o normal e chegar a 88 e mater um pouco antes dedeser a temp. mesma cois tanto faz ar ou nao na estrada a noite se o clima ajuda chega a encostar perto da ultima linha azul .
e so resolvi o problema de temperatura trocando o radiador nem o cebolao do radiador velho tire compre radiador cebolao tudo novo o velho foi completo ate com os cxim agarrado para o lixo coloque o cebolao que vc sempre repete nos post e para chegar a 90 gaus tem que ficar parado na fila com o ar ligado coisa que evito para nao forcar a barra

Avatar do usuário
valmor.junior
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:43
Nome Completo: valmor de oliveira junior
Cidade: indaial
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por valmor.junior » 09 Jan 2020, 06:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje fala, procurei um pouco de informaçao nao entendi bem a bosta do kit verao coisa inutil . mais tem burro que paga aqu poderia vender o kit inverno pensa no que demora o carro para esquentar com 7 garus de temperatura e teria burro que compraria srrsrsrsrsrsrsrs
cara nao sei bem como é ligado o kit esse mais o vectra deveria ter um cebolao duplo ou dois cebolao de temperatura dependendo do modelo , pode ser que tenha sido trocado algo na instalaçao do dito kit por um cebolao simples acionando so um estagio ?????
bom e uma ideia que cruso pela minha cabeça
deijo um link com uma materia e esquemas de ligaçao do sistema de arrefecimento da uma olhada para ver se ajuda


O kit verão é muito simples, o carro começa a esquentar por um motivo que um mecânico muito ruim não consegue descobrir, ai coloca um botão onde o motorista vendo a temperatura alta liga este botão e assim liga a ventoinha. Coisa de idiota mesmo sem contar que é impossível você ficar monitorando temperatura e dirigindo e sem contar que o segundo estágio tem tempo certo para desligar antes que estraga o relê. Será que o motorista sabe disto?
Outro motivo que eles colocam: O radiador está ruim, eles não conseguem detectar isto, inventam que o Vectra não está preparado para o calor do Brasil e coloca este botão para ser acionado quando o motorista quiser. Coisas boas como andar 20Km mais depois que acabar a gasolina eles não inventam.
Aqui hoje 38º, meu carro está normal com ou sem ar ligado, o normal meu é 80 e 90, nunca fixa quando nas ruas e media de 82 nas rodovias.

Almeidão, no meu cano não colocaram botão pra ligar, colocaram um cebolão adaptado no meio da mangueira que sai do radiador e volta pro motor com dois fios ligados na caixa de relés. Ridículo, e ainda por cima fizeram uma merda que não sei como não incendiou o carro pois o fio do eletroventilador dianteiro estava tocando na lata, entrou em curto.

Fiz o teste do relé e ele não arma ao ligar a chave. Você teria o esquema dos fios desse relé marrom? Qual pino recebe qual sinal? Acho q está aí o problema.....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 09 Jan 2020, 08:47

valmor.junior escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje fala, procurei um pouco de informaçao nao entendi bem a bosta do kit verao coisa inutil . mais tem burro que paga aqu poderia vender o kit inverno pensa no que demora o carro para esquentar com 7 garus de temperatura e teria burro que compraria srrsrsrsrsrsrsrs
cara nao sei bem como é ligado o kit esse mais o vectra deveria ter um cebolao duplo ou dois cebolao de temperatura dependendo do modelo , pode ser que tenha sido trocado algo na instalaçao do dito kit por um cebolao simples acionando so um estagio ?????
bom e uma ideia que cruso pela minha cabeça
deijo um link com uma materia e esquemas de ligaçao do sistema de arrefecimento da uma olhada para ver se ajuda


O kit verão é muito simples, o carro começa a esquentar por um motivo que um mecânico muito ruim não consegue descobrir, ai coloca um botão onde o motorista vendo a temperatura alta liga este botão e assim liga a ventoinha. Coisa de idiota mesmo sem contar que é impossível você ficar monitorando temperatura e dirigindo e sem contar que o segundo estágio tem tempo certo para desligar antes que estraga o relê. Será que o motorista sabe disto?
Outro motivo que eles colocam: O radiador está ruim, eles não conseguem detectar isto, inventam que o Vectra não está preparado para o calor do Brasil e coloca este botão para ser acionado quando o motorista quiser. Coisas boas como andar 20Km mais depois que acabar a gasolina eles não inventam.
Aqui hoje 38º, meu carro está normal com ou sem ar ligado, o normal meu é 80 e 90, nunca fixa quando nas ruas e media de 82 nas rodovias.

Almeidão, no meu cano não colocaram botão pra ligar, colocaram um cebolão adaptado no meio da mangueira que sai do radiador e volta pro motor com dois fios ligados na caixa de relés. Ridículo, e ainda por cima fizeram uma merda que não sei como não incendiou o carro pois o fio do eletroventilador dianteiro estava tocando na lata, entrou em curto.

Fiz o teste do relé e ele não arma ao ligar a chave. Você teria o esquema dos fios desse relé marrom? Qual pino recebe qual sinal? Acho q está aí o problema.....


Não tenho o esquema, mas este como todos os relês auxiliares são armados com os terminais 85 e 86, sendo um negativo e recebe positivo para armar ou as vezes inverso sendo um positivo e recebe negativo para armar, neste caso do relê marrom que pode ser outra cor, ele deve receber positivo pra armar, bem o do meu carro é preto. Com certeza o problema está por ai, afinal foi onde mexeram no carro fizeram dele que não usa cebolão a usar um e não tenho a minima ideia o porque disto, talvez por ter estragado o sensor ou talvez por não conhecer o sistema ou ainda por ter problemas no radiador, na verdade o pessoal sabe bem pouco de mecânica dos carros depois do Opala, corcel e fusca e se perde quase 100% na temperatura dele.
Imagem

virtual302v8
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Ago 2015, 08:34
Nome Completo: DANILO G MORETT
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por virtual302v8 » 27 Jan 2020, 15:07

Olá! Estou com o mesmo problema, a minha ventoinha não arma o 2 estágio. Vectra Challenge 2002. O carro só esquenta em subida, a temperatura vai subindo devagar, quando paro o carro pra ver, percebo que o segundo estágio não armou, a temperatura volta ao normal em marcha lenta e andando normalmente sem ser em subida a temperatura fica no meio. Nâo tem vazamento, só anda com aditivo desde zero, sou o segundo dono. Troquei a valvula termostatica achando que poderia ter travado pouco aberta mas não resolvei, será que pode ser o sensor de temperatura que fica no cabeçote? O chicote do meu carro perece bem original. Os reles que ficam na frente da bateria, troquei o rele da primeira posição da direita para esquerda pelo rele da terceira posição, não adiantou.

https://drive.google.com/file/d/15GmI2A ... 5DSks/view

https://drive.google.com/file/d/11eG0Bx ... DWCfz/view

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 27 Jan 2020, 16:55

virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje Olá! Estou com o mesmo problema, a minha ventoinha não arma o 2 estágio. Vectra Challenge 2002. O carro só esquenta em subida, a temperatura vai subindo devagar, quando paro o carro pra ver, percebo que o segundo estágio não armou, a temperatura volta ao normal em marcha lenta e andando normalmente sem ser em subida a temperatura fica no meio. Nâo tem vazamento, só anda com aditivo desde zero, sou o segundo dono. Troquei a valvula termostatica achando que poderia ter travado pouco aberta mas não resolvei, será que pode ser o sensor de temperatura que fica no cabeçote? O chicote do meu carro perece bem original. Os reles que ficam na frente da bateria, troquei o rele da primeira posição da direita para esquerda pelo rele da terceira posição, não adiantou.

https://drive.google.com/file/d/15GmI2A ... 5DSks/view

https://drive.google.com/file/d/11eG0Bx ... DWCfz/view


Estas fotos são do seu carro? Caramba estão todos novos.
1- Lembre se que sem o ar ligado o segundo estágio nem entra. Então se você estiver esperando isto pode esquecer, o segundo estágio só entrará sem o ar ligado quando o primeiro estragar.
2 - Se você trocar o relê do primeiro para o terceiro não muda nada, são iguais e só servirá para testar o relê e isto é viável.
3 - já o segundo relê, este marrom é bem diferente a função dele e por isto tem 5 terminais.
4 - para você testar se a ventoinha do segundo estágio está funcionando, com a chave ligada você faz um jump no 30 e 87 do alojamento do relê, lembro que neste teste vai girar uma ventoinha somente,

Sobre o sensor, é possível que ele esteja bom e a temperatura não esteja alcançando o que seria preciso, porém se você testar um sensor MTE 4051, com certeza a ventoinha vai armar mais cedo e vai funcionar melhor. Eu prefiro este MTE que o original, acho que ele cuida melhor do carro.
Imagem

virtual302v8
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Ago 2015, 08:34
Nome Completo: DANILO G MORETT
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por virtual302v8 » 27 Jan 2020, 19:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje Olá! Estou com o mesmo problema, a minha ventoinha não arma o 2 estágio. Vectra Challenge 2002. O carro só esquenta em subida, a temperatura vai subindo devagar, quando paro o carro pra ver, percebo que o segundo estágio não armou, a temperatura volta ao normal em marcha lenta e andando normalmente sem ser em subida a temperatura fica no meio. Nâo tem vazamento, só anda com aditivo desde zero, sou o segundo dono. Troquei a valvula termostatica achando que poderia ter travado pouco aberta mas não resolvei, será que pode ser o sensor de temperatura que fica no cabeçote? O chicote do meu carro perece bem original. Os reles que ficam na frente da bateria, troquei o rele da primeira posição da direita para esquerda pelo rele da terceira posição, não adiantou.

https://drive.google.com/file/d/15GmI2A ... 5DSks/view

https://drive.google.com/file/d/11eG0Bx ... DWCfz/view


Estas fotos são do seu carro? Caramba estão todos novos.
1- Lembre se que sem o ar ligado o segundo estágio nem entra. Então se você estiver esperando isto pode esquecer, o segundo estágio só entrará sem o ar ligado quando o primeiro estragar.
2 - Se você trocar o relê do primeiro para o terceiro não muda nada, são iguais e só servirá para testar o relê e isto é viável.
3 - já o segundo relê, este marrom é bem diferente a função dele e por isto tem 5 terminais.
4 - para você testar se a ventoinha do segundo estágio está funcionando, com a chave ligada você faz um jump no 30 e 87 do alojamento do relê, lembro que neste teste vai girar uma ventoinha somente,

Sobre o sensor, é possível que ele esteja bom e a temperatura não esteja alcançando o que seria preciso, porém se você testar um sensor MTE 4051, com certeza a ventoinha vai armar mais cedo e vai funcionar melhor. Eu prefiro este MTE que o original, acho que ele cuida melhor do carro.


As fotos são do meu carro.

1 - Sem o ar ligado o segundo estágio não entra? Não sabia disso mesmo.
2 - Troquei o rele do primeiro para o terceiro para testar mesmo, ambos funcionam para armar o primeiro estagio da ventoinha.
3 - O marrom eu testei fora do carro conectando 85 no positivo e 86 no negativo estalou, e depois de eu dar uma volta ele tava quente também quando tirei.
4 - Não fiz esse jump, mas liguei o positivo da bateria direto no 87 e funcionou a ventoinha, também tirei o rele do primeiro estágio e armou a ventoinha no segundo estágio.

Hoje o carro esquentou na subida, estava desligado o ar, parei pra ver e a ventoinha estava no primeiro estágio, neste caso não deveria armar o segundo estágio mesmo com o ar desligado?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 27 Jan 2020, 23:08

oi, de curioso,
o seu carro tem um, dois, ou nao tem cebolao??
se tem so um ele nao deveria ser duplo de 3 pin
tipo asim o mesmo cebolao controla os 2 estagios ,
Imagem
foto de exempl so 3 pins para carro com ar primeiro estagio 95 graus segundo estagio 102 graus
se nao me engano o original do vectra o segundo esta perto dos 100 105 graus dev ate ser por iso que nunca vi ligar o segundo estagio por temperatura, checa a temperatura do cebolao ele vem gravada no mesmo cebolao na parte de bronce pode ser um dos motivos pelo cual nao liga o segundo pode estar nao funcionando ou ter uma temperatura de 105 graus vai saber
com o ar ligado o segundo estagio liga pelo presosteto cuando chega a 250 psi de precao no sistema de ar
mais acredito que o problema de temperatura deve estar ligado a outra coisa como radiador ou termostatica porque o primeiro estagio deveria dar conta , e a adaptacao do kit gambiarra na verdade foi uma picaretagem para disfrasar o defeito

virtual302v8
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Ago 2015, 08:34
Nome Completo: DANILO G MORETT
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por virtual302v8 » 28 Jan 2020, 08:21

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi, de curioso,
o seu carro tem um, dois, ou nao tem cebolao??
se tem so um ele nao deveria ser duplo de 3 pin
tipo asim o mesmo cebolao controla os 2 estagios ,
Imagem
foto de exempl so 3 pins para carro com ar primeiro estagio 95 graus segundo estagio 102 graus
se nao me engano o original do vectra o segundo esta perto dos 100 105 graus dev ate ser por iso que nunca vi ligar o segundo estagio por temperatura, checa a temperatura do cebolao ele vem gravada no mesmo cebolao na parte de bronce pode ser um dos motivos pelo cual nao liga o segundo pode estar nao funcionando ou ter uma temperatura de 105 graus vai saber
com o ar ligado o segundo estagio liga pelo presosteto cuando chega a 250 psi de precao no sistema de ar
mais acredito que o problema de temperatura deve estar ligado a outra coisa como radiador ou termostatica porque o primeiro estagio deveria dar conta , e a adaptacao do kit gambiarra na verdade foi uma picaretagem para disfrasar o defeito


O meu tem dois sensores no cabeçote, um é do painel e do lado é o da central que tem apenas dois pinos, vou trocar esse que manda informação pra central. Entendo que esse sensor funciona de acordo que a temperatura vai aumentando ele vai diminuindo a resistencia e a central pega essa informação de resistencia pra acionar a ventoinha, o primeiro estagio parece funcionar ok mas o segundo estágio não ta armando. No meu caso o carro só esquenta em subida, aparentemente não é bomba dagua porque a agua circula no sistema, a ventoinha sopra quente, valvula termostatica eu troquei coloquei mte 82°, roda com aditivo original acdelco, não tem vazamento, troquei a tampa do reservatório nova original, testei a tampa, segura mais que 1bar, também testei com a bomba injetando 1 bar pelo reservatório depois de 2h cai para 0,9bar e depois de 6 horas cai para 0,85bar acho que não tem problema.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 28 Jan 2020, 10:11

Quando vc diz que esquenta, para onde vai o ponteiro?

O segundo estágio só ligaria depois do meio da escala (90º), lá pelos 92~95º - depende de qual sensor está lá. Porém, se chegar nessa temperatura sem o uso do ar, é sinal de alguma falha mesmo - por isso que o Almeidão disse que sem ar não liga o 2º estágio.

E usando o AC, vc nota se liga o 2º? (lembrando que não é direto, apenas se subir a pressão, como já comentado, ou então se aumentar a temperatura). Daí sim, usando o ar pode acontecer de a temperatura ir lá pros 92º, mas logo entra o segundo estágio e abaixa.

E Chirola, o dele não tem cebolão no radiador. A partir de 1999 o uso do cebolão foi abolido, e o serviço agora é por conta dos sensores ali na "boca da termostática".
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

virtual302v8
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Ago 2015, 08:34
Nome Completo: DANILO G MORETT
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por virtual302v8 » 28 Jan 2020, 10:35

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Quando vc diz que esquenta, para onde vai o ponteiro?

O segundo estágio só ligaria depois do meio da escala (90º), lá pelos 92~95º - depende de qual sensor está lá. Porém, se chegar nessa temperatura sem o uso do ar, é sinal de alguma falha mesmo - por isso que o Almeidão disse que sem ar não liga o 2º estágio.

E usando o AC, vc nota se liga o 2º? (lembrando que não é direto, apenas se subir a pressão, como já comentado, ou então se aumentar a temperatura). Daí sim, usando o ar pode acontecer de a temperatura ir lá pros 92º, mas logo entra o segundo estágio e abaixa.

E Chirola, o dele não tem cebolão no radiador. A partir de 1999 o uso do cebolão foi abolido, e o serviço agora é por conta dos sensores ali na "boca da termostática".


O meu painel não mostra a temperatura, mas o marcador vai subindo e quase toca a área vermelha, ai paro o carro ou se tiver acabando a subida continuo, ai o ponteiro volta para o meio.

Já peguei subdida com o ar ligado e também sobe a temperatura mas não consegui verificar se arma o segundo estágio.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 28 Jan 2020, 13:07

virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Quando vc diz que esquenta, para onde vai o ponteiro?

O segundo estágio só ligaria depois do meio da escala (90º), lá pelos 92~95º - depende de qual sensor está lá. Porém, se chegar nessa temperatura sem o uso do ar, é sinal de alguma falha mesmo - por isso que o Almeidão disse que sem ar não liga o 2º estágio.

E usando o AC, vc nota se liga o 2º? (lembrando que não é direto, apenas se subir a pressão, como já comentado, ou então se aumentar a temperatura). Daí sim, usando o ar pode acontecer de a temperatura ir lá pros 92º, mas logo entra o segundo estágio e abaixa.

E Chirola, o dele não tem cebolão no radiador. A partir de 1999 o uso do cebolão foi abolido, e o serviço agora é por conta dos sensores ali na "boca da termostática".


O meu painel não mostra a temperatura, mas o marcador vai subindo e quase toca a área vermelha, ai paro o carro ou se tiver acabando a subida continuo, ai o ponteiro volta para o meio.

Já peguei subdida com o ar ligado e também sobe a temperatura mas não consegui verificar se arma o segundo estágio.


Primeiro a fazer é trocar este sensor que vai pra central, se você usar um MTE 4051 vai ajudar muito, se quiser comprar um original ficará mais quente, mas deve funcionar correto porque acho que este sensor do seu carro já deve está mau.
Para trocar este sensor: Com o carro 100% frio,pode ser pela manhã, abre a tampa do reservatório, e com uma chave estria 19MM você tira o sensor e coloca o outro, vai ter quase zero de perca de água. Não esquecer de apertar a tampa do reservatório depois.

Observar também se as duas ventoinhas estão girando juntas. E já esclarecendo, elas sempre giram juntas em qualquer velocidade.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 28 Jan 2020, 14:13

virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Quando vc diz que esquenta, para onde vai o ponteiro?

O segundo estágio só ligaria depois do meio da escala (90º), lá pelos 92~95º - depende de qual sensor está lá. Porém, se chegar nessa temperatura sem o uso do ar, é sinal de alguma falha mesmo - por isso que o Almeidão disse que sem ar não liga o 2º estágio.

E usando o AC, vc nota se liga o 2º? (lembrando que não é direto, apenas se subir a pressão, como já comentado, ou então se aumentar a temperatura). Daí sim, usando o ar pode acontecer de a temperatura ir lá pros 92º, mas logo entra o segundo estágio e abaixa.

E Chirola, o dele não tem cebolão no radiador. A partir de 1999 o uso do cebolão foi abolido, e o serviço agora é por conta dos sensores ali na "boca da termostática".


O meu painel não mostra a temperatura, mas o marcador vai subindo e quase toca a área vermelha, ai paro o carro ou se tiver acabando a subida continuo, ai o ponteiro volta para o meio.

Já peguei subdida com o ar ligado e também sobe a temperatura mas não consegui verificar se arma o segundo estágio.

entendeu por iso pergunte se tinha ou nao cebolao tinha a informaçao de que a partir de um ano nao utilizaba mais , so nao sabia a partir de que ano .
se desligar o sensor de temperatura o segundo estagio deveria disparar ? pelomenos nos vectra mais veinhos dava para testar asim , o por deus e muita tecnologia srrsrsrsrsr
mais continuo achando que pode ter algo errado no sistema de refrigeraçao , pode ate ser trauma mais no meu carro custo junta e trabalho no cabeçote 16v
vo tenter achar o valor de resistencia do sensor de temp para poder testar ele com multimetro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 28 Jan 2020, 15:38

Chirola o Vectra B 96 e 97 usam cebolões, o 98 nem todos e com certeza 99 pra frente usam o sensor de temperatura da central para esta função. Eu acho que o problema seja o sensor que quanto mais velho mais problemas vão se acumulando, isto porque ele demora armar e por isto quando arma e aquece ao parar o carro ou parar de subir ela volta ao normal, caso fosse problemas no arrefecimento, ela não iria baixar nunca com o primeiro estágio. Eu particularmente gosto do MTE 4051 por ser mais rápido que o original além de ser mais barato, não que o original seja superior, é que peças originais deste carro hoje valem peso de ouro.
Imagem

virtual302v8
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Ago 2015, 08:34
Nome Completo: DANILO G MORETT
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por virtual302v8 » 28 Jan 2020, 22:07

Vou trocar o sensor pra ver se resolve, devo trocar e testar só semana que vem, grato a todos pelas informações e esclarecimentos.

PAULO EDUARDO CANIETO
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fev 2017, 08:15
Nome Completo: PAULO E. CANIETO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por PAULO EDUARDO CANIETO » 19 Abr 2020, 15:22

Boa Tarde amigos!
Meu Vectra GLS 99/99 2.2 8 v. com ar condicionado tem um comportamento estranho: Ligo pela manhã, aqueço o motor por 2 minutos e saio para um trajeto de 1,0 km,
volto e estaciono na garagem. A ventoinha do 1º estágio liga aos 80 graus, desliga, deixo o motor ligado, a ventoinha liga novamente aos 87 graus e desligando aos 84 graus.
Temperatura ambiente 20 graus. Outro dia estava muito calor 32 graus, trânsito parado, ponteiro chegou nos 98 graus, mesmo com as 2 ventoinhas ligadas a temperatura
não abaixava só foi abaixar um pouco quando o trânsito voltou a andar. O que pode ser?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 19 Abr 2020, 17:00

se as ventoinhas acionan na temperatura que indica no cebolao ,pode ser que nao este circulando agua suficiente , poderia ser a termostaica que nao abre totalmente , ou algum problema no radiador.

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 188 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 08:34