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Vectra BDúvida reles perto da bateria - Vectra B

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alexxandre costaa
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por alexxandre costaa » 21 Out 2019, 23:06

Vê se dá pra te ajudar aí.. http://cloud.tapatalk.com/s/5dae64118bc41/vectra_b_diagrama_eletrico.pdf

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lmm1973
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por lmm1973 » 09 Dez 2019, 22:20

murilolorentz escreveu:Fuente del Mensaje
lmm1973 escreveu:Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.

Amigo será que você teria o esquema de ligação desses relés? O meu está faltando um, tá com um espaço vazio, acredito que seja o R1, pois tem o relé marrom (R2), a ventoinha liga no 2° estágio (o mais forte) quando deveria ligar o primeiro. Precisava do esquema de ligação entre esses relés e o cebolão pra acionar o estágio certo e tal



Eu sinto muito. Não tenho. Mas tem o manual de reparações do vectra rolando por aí, na internet e é exatamente aqueles que usam cebolão no radiador. Nesse manual de serviço tem os esquemas elétricos. Você pode baixar aqui: https://www.4shared.com/office/NX1tTXOu ... tra_B.html

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 10 Dez 2019, 08:21

Tem tanta informações aqui no forum sobre estes relês que o esquema iria atrapalhar um possível acerto. Eu mesmo me enrolo bem ao ler um esquema, no entanto as explicações aqui no forum abre os caminhos melhores.
Umas perguntas:
1 - seu carro tem ar condicionado?
2 - Se tem ar tem duas ventoinhas. Armam as duas juntas na alta?
3 - Normalmente quando tiram este relê, só arma a de dentro. É isto que acontece?
4 - No painel a temperatura está quanto quando ela arma?
5 - Vejo que seu carro é 97, é isto?

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Bacholsky
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Bacholsky » 12 Jan 2020, 21:06

Boa noite pessoal. Essa semana percebi que o primeiro estágio é o segundo não armam no meu carro. Mas se eu ligar o ar condicionado aa ventoinhas funcionam normalmente. Alguém poderia me ajudar nisso?
Imagem

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 13 Jan 2020, 08:37

Bacholsky escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal. Essa semana percebi que o primeiro estágio é o segundo não armam no meu carro. Mas se eu ligar o ar condicionado aa ventoinhas funcionam normalmente. Alguém poderia me ajudar nisso?


Primeiramente não andar sem o ar ligado, porque se ele não funciona o motor vai fundir. Você vai ter que verificar os fusíveis em frente a bateria se estão perfeito e depois fazer um jump no relê primeiro relê da esquerda do carro pra ver se ela liga, jumpear o 87 com o 30. Se ela funcionar ali jumpeando, voce precisará depois testar o relê, se ele tiver bom com certeza o problema estará entre o sensor e este relê de acionamento. Se seu carro for até 97, você poderá fazer este teste direto na tomada do cebolão dele, jumpeando o fio marrom com um dos outros 2 a ventoinha terá que armar, sendo que um arma com chave desligada e outro com chave ligada.
Se for modelo mais novo sem cebolão, só jumpeando mesmo para ver se elas funcionam.
Detalhe, sendo modelo com cebolão, não precisa testar relê, fusível etc, basta jumpear a tomada como eu comentei acima e se funcionar, é porque o problema possível que seja o cebolão.
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Mau7485
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Mau7485 » 24 Abr 2020, 10:41

Alguém tem as fotos de ligação do fios no relé e fusível são 3 verdes 1 marron e 3 fuzivel

bluo33
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por bluo33 » 05 Fev 2021, 20:13

lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
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F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.

Isso ajudooouu muuuuito. Depois que dei um curto no carro, estou com problemas.... O Meu F02 não chega positivo nele, meu F04 tá queimando sempre que troco. Alguém pode me ajudar PF?
Depois do curto que dei dentro do carro, mais precisamente atrás dos botões do painel, as luzes do painel e botões apagaram e a sirene da lanterna ligada também não funciona.

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 06 Fev 2021, 22:59

bluo33 escreveu:Fuente del Mensaje
lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.

Isso ajudooouu muuuuito. Depois que dei um curto no carro, estou com problemas.... O Meu F02 não chega positivo nele, meu F04 tá queimando sempre que troco. Alguém pode me ajudar PF?
Depois do curto que dei dentro do carro, mais precisamente atrás dos botões do painel, as luzes do painel e botões apagaram e a sirene da lanterna ligada também não funciona.


sirene e luz de painel depois de um curto, provavelmente queimou a placa multi timer
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por bluo33 » 07 Fev 2021, 00:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
bluo33 escreveu:Fuente del Mensaje
lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.

Isso ajudooouu muuuuito. Depois que dei um curto no carro, estou com problemas.... O Meu F02 não chega positivo nele, meu F04 tá queimando sempre que troco. Alguém pode me ajudar PF?
Depois do curto que dei dentro do carro, mais precisamente atrás dos botões do painel, as luzes do painel e botões apagaram e a sirene da lanterna ligada também não funciona.


sirene e luz de painel depois de um curto, provavelmente queimou a placa multi timer

Meu F2 tá negativo e o F4 tá queimando toda vez que vai acionar a ventoinha também. O que pode ser?

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 07 Fev 2021, 12:13

Tem algo em curto ai, mas descobrir onde é que são elas. O bom seria se você tivesse uma placa multi timer para fazer um teste. Você diz que houve um curto no seu carro. Você tem certeza que foi resolvido corretamente este curto?
Bom lembrar que esta placa multi timer é bem sensível e não aquenta curto e por isto temos que ter muito cuidado em fazer qualquer mudança elétrica, a minha queimou a saída de luz de seta do painel em um curto muito simples, mas no meu caso queimou somente esta saída e acabei resolvendo isto com um relê auxiliar.
Outra pergunta. Você está usando os relês corretos no seu carro? E cada qual no lugar certo?
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por danrmp » 08 Fev 2021, 18:26

Este circuito não tem a ver com a MultiTimer.

Descrição do funcionamento na página 1

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Permita-me fazer uma correção quanto aos relés R1, R2 e R3.

Utilizando o esquema elétrico como apoio, é possível notar que este é um conhecido sistema de 2 eletroventiladores, 2 velocidades e 3 relés.
Imagem

Portanto, o R1 corresponde ao relé K87. Quando este fecha, fornece positivo vindo do fusível F52 ao primeiro motor (M12). O outro terminal do motor, é conectado ao terminal normalmente fechado (87A) do relé K52 (R2, marrom, de 5 pinos). A corrente continua pelo segundo motor (M4), até encontrar o ponto de massa (negativo).

Como os dois motores estão em série, cada um receberá metade da tensão e funcionarão em baixa velocidade.

Para ativar a alta velocidade, o relé K87 será comandado, fornecendo positivo ao motor M12. Simultaneamente, os relés K52 e K51 (R3) serão comandados, o primeiro fornecendo um terra para o motor M12 pelo contato 87 e o segundo fornecendo um positivo para o motor M4. Desta forma ambos recebem 12V e funcionam em velocidade total.

Att,

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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 08 Fev 2021, 20:14

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Este circuito não tem a ver com a MultiTimer.

Descrição do funcionamento na página 1

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Permita-me fazer uma correção quanto aos relés R1, R2 e R3.

Utilizando o esquema elétrico como apoio, é possível notar que este é um conhecido sistema de 2 eletroventiladores, 2 velocidades e 3 relés.
Imagem

Portanto, o R1 corresponde ao relé K87. Quando este fecha, fornece positivo vindo do fusível F52 ao primeiro motor (M12). O outro terminal do motor, é conectado ao terminal normalmente fechado (87A) do relé K52 (R2, marrom, de 5 pinos). A corrente continua pelo segundo motor (M4), até encontrar o ponto de massa (negativo).

Como os dois motores estão em série, cada um receberá metade da tensão e funcionarão em baixa velocidade.

Para ativar a alta velocidade, o relé K87 será comandado, fornecendo positivo ao motor M12. Simultaneamente, os relés K52 e K51 (R3) serão comandados, o primeiro fornecendo um terra para o motor M12 pelo contato 87 e o segundo fornecendo um positivo para o motor M4. Desta forma ambos recebem 12V e funcionam em velocidade total.

Att,


Ótimas informações, sobre o multi timer comentei pela informação que houve um curto e luzes do painel não acendem e nem sirene de porta aberta e farol aceso está funcionando.
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Elétrica cebolão vectra b gls 96/97

por DouglasRaphael » 17 Fev 2021, 10:07

Bom dia, sou novo no fórum, me desculpem se estou postando no lugar errado, mas já procurei e não encontrei algo parecido com o meu.
estou com meu vectra há mais ou menos 5 meses e estou dando uma geral na nave.
me deparei com os seguintes problemas:
Meu radiador tem 2 ceboloes 1 é 2 pinos e outro 3 pinos, mas apenas o 2 pinos esta ligado em uma espécie de gambiarra, vou postar as fotos a seguir.
Outra dúvida que tenho é em relação aos relés na parte da frente da bateria, todos os esquemas que encontrei possuem apenas 3 relés e 2 fusíveis, o meu possui 6 reles na parte da frente da bateria 3 laranjas e 3 verdes e na lateral da bateria possui mais um rele cinza e 2 fusíveis , se alguém puder me ajudar a identificar o que cada relé faz. meu ar condicionado não está funcionando pois o fio do compressor está partido, vou fazer essa manutenção mais pra frente, mas no momento gostaria de resolver a questão do Eletro ventilador pois ele aciona somente na velocidade máxima, não arma primeiro nem segundo estágio.ImagemImagemImagemImagem

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Elétrica cebolão vectra b gls 96/97

por chirola » 17 Fev 2021, 12:45

gambiarra mesmo , o 97 utiliza um cebolao duplo que seria o de baixo que esta desligado . o de cima

Imagem

pelo que vejo foram pasados os fusiveis para aquela caixinha adaptada do lado da bateria agora porque tanto rele so deus sabe ,
na foto vc pode ver que tem alguma adaptaçao sospeitosa no seu carro mais se funciona nao fica fritando a cabeça e resolve com calma

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Elétrica cebolão vectra b gls 96/97

por DouglasRaphael » 17 Fev 2021, 13:12

o engraçado é que todos os relés são originais gm e pelo que andei olhando aqui os fios do chicote pra eles tbm não parece ter sido mechido, a caixinha lateral tambem parece ser original daquele lugar, aquele fio verde por cima da bateria é o negativo da ventoinha que está ligado direto na bateria, o outro fio que esta por cima da bateria tambem está ligado direito no negativo da bateria indo para a caixa de fusíveis interna, ligado a um fio fino preto com listra branca, fiz um teste e o primeiro rele laranja da esquerda olhando de frente pro carro, aciona a ventoinha do ar condicionado, os outros ainda não testei

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Elétrica cebolão vectra b gls 96/97

por DouglasRaphael » 17 Fev 2021, 13:28

encontrei essa foto aqui no fórum mesmo e parece ser exatamente igual ao meu chicote, se não me engano é de um opel vectra, segue foto, tem os 6 compartimentos para os relés e a caixa lateral da bateria com outro relé e fusíveisImagem

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Elétrica cebolão vectra b gls 96/97

por chirola » 17 Fev 2021, 13:34

cara fui atras de fotos e parece que sim ,a caixinha do lado da bateria e dele mesmo , entao vou usar a imaginaçao .
o meu 97 tem um rele para cada ventoinha e um inversor , 3 reles .
a minha imaginaçao diz que pode ser que o carro tenha dois reles para ventoinhas com ar ligado e 3 para ventoinha por temperatura .
sera que faz sentido ??????

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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Ju_Bueno » 17 Fev 2021, 14:20

Veja se o esquema no tópico deste link abaixo te ajuda: viewtopic.php?f=35&t=431
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 17 Fev 2021, 14:28

Este modelo de carro, deve ser o 96, nele tem dois cebolões sendo um o de baixo somente para desligar o ar condicionado quando ele atinge alta temperatura. Isto passou a não ser usado mais no modelo 97 pra cima que usa somente um cebolão que é o MTE 763 com 3 pinos. Independente do ar esteja ou não esteja funcionando a temperatura nçao pode passar de 90º quando na cidade e nas rodovias no máximo 82 em baixadas.
Sobre as cores do relê não importa, importante que estejam certos tipo o primeiro da direita ser auxiliar 4 terminais o segundo ser auxiliar 5 terminais e o terceiro auxiliar 4 terminais. Se os 3 verdes são assim, então estaria certo sobre as ventoinhas.

Quando você está em rodovias a temperatura fica onde no painel por favor?
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DouglasRaphael
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por DouglasRaphael » 17 Fev 2021, 14:57

a temperatura está normal, em 90 graus a ventoinha arma e desarma perto dos 82-83 mais ou menos, na cidade nunca passou dos 90, em rodovias em torno de 82-83 também

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