O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 27 Dez 2019, 22:31

depois da troca de radiador e cebolao pelo recomendado pelo almeidao e o ju nao teve mais problemas o meu carro mantem a temperatura sempre entre 82 e 87/88 nao chega a 90 nem dias mais quentes com o ar ligado.
o normal em estrada pelomenos no meu c arro depois de arrumar e temperatura perto dos 85 durante o dia em viajem longa a noite tem momentos que cae ate 82 iso no verao

[BC]Predator
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2017, 06:53
Nome Completo: Fabio Luiz de Brito
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por [BC]Predator » 05 Fev 2020, 19:02

Pessoal meu Vectra 98 2.0 8v passou por uma geral no arrefecimento.. troca de VT, sensor 760, bomba d'agua, Radiador novo mangueiras de saída e entrada do radiador nova. Porém está com o seguinte sintoma: o primeiro estágio após atingir a temperatura relativa ao primeiro estágio.. não desarma nunca.. e quando ligo o Ar entra o segundo estágio e fica por mais de 10 min até que desarme. Mesmo desligando o ar. aquecendo demais os relés que ficam em frente a bateria.. não sei o que fazer.. caso alguém tenha alguma idéia.. por favor me dá uma ajuda.. adoro esse carro mais essa questão está tirando meu prazer e ter ele. Obrigado

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 05 Fev 2020, 22:37

[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal meu Vectra 98 2.0 8v passou por uma geral no arrefecimento.. troca de VT, sensor 760, bomba d'agua, Radiador novo mangueiras de saída e entrada do radiador nova. Porém está com o seguinte sintoma: o primeiro estágio após atingir a temperatura relativa ao primeiro estágio.. não desarma nunca.. e quando ligo o Ar entra o segundo estágio e fica por mais de 10 min até que desarme. Mesmo desligando o ar. aquecendo demais os relés que ficam em frente a bateria.. não sei o que fazer.. caso alguém tenha alguma idéia.. por favor me dá uma ajuda.. adoro esse carro mais essa questão está tirando meu prazer e ter ele. Obrigado

pelo que vi a temperatura do primeiro estagio do sensor 760 e de 95 graus
o segudo estagio com ar ligado liga por preçao , e o presostato que faz ligar .
vc sabe cual termostatica foi colocada?

[BC]Predator
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2017, 06:53
Nome Completo: Fabio Luiz de Brito
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por [BC]Predator » 06 Fev 2020, 07:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal meu Vectra 98 2.0 8v passou por uma geral no arrefecimento.. troca de VT, sensor 760, bomba d'agua, Radiador novo mangueiras de saída e entrada do radiador nova. Porém está com o seguinte sintoma: o primeiro estágio após atingir a temperatura relativa ao primeiro estágio.. não desarma nunca.. e quando ligo o Ar entra o segundo estágio e fica por mais de 10 min até que desarme. Mesmo desligando o ar. aquecendo demais os relés que ficam em frente a bateria.. não sei o que fazer.. caso alguém tenha alguma idéia.. por favor me dá uma ajuda.. adoro esse carro mais essa questão está tirando meu prazer e ter ele. Obrigado

pelo que vi a temperatura do primeiro estagio do sensor 760 e de 95 graus
o segudo estagio com ar ligado liga por preçao , e o presostato que faz ligar .
vc sabe cual termostatica foi colocada?

Foi colocada uma de 82°.. porém o problema ocorre mesmo sem a VT, o segundo estágio entra quando ligo o ar.. por pressão e depois por temperatura.. pois ele começa a esquentar com o ar ligado, depois mesmo com o ar desligado e a temperatura já elevada, o segundo estágio demora uma eternidade pra conseguir baixa-la e quando consegue fica no primeiro estágio direto, a propósito o primeiro estágio nunca desliga.. uma vês que ele atingiu os 80, 82°, ele arma o primeiro estágio e nunca desliga

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 06 Fev 2020, 08:56

[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal meu Vectra 98 2.0 8v passou por uma geral no arrefecimento.. troca de VT, sensor 760, bomba d'agua, Radiador novo mangueiras de saída e entrada do radiador nova. Porém está com o seguinte sintoma: o primeiro estágio após atingir a temperatura relativa ao primeiro estágio.. não desarma nunca.. e quando ligo o Ar entra o segundo estágio e fica por mais de 10 min até que desarme. Mesmo desligando o ar. aquecendo demais os relés que ficam em frente a bateria.. não sei o que fazer.. caso alguém tenha alguma idéia.. por favor me dá uma ajuda.. adoro esse carro mais essa questão está tirando meu prazer e ter ele. Obrigado

pelo que vi a temperatura do primeiro estagio do sensor 760 e de 95 graus
o segudo estagio com ar ligado liga por preçao , e o presostato que faz ligar .
vc sabe cual termostatica foi colocada?

Foi colocada uma de 82°.. porém o problema ocorre mesmo sem a VT, o segundo estágio entra quando ligo o ar.. por pressão e depois por temperatura.. pois ele começa a esquentar com o ar ligado, depois mesmo com o ar desligado e a temperatura já elevada, o segundo estágio demora uma eternidade pra conseguir baixa-la e quando consegue fica no primeiro estágio direto, a propósito o primeiro estágio nunca desliga.. uma vês que ele atingiu os 80, 82°, ele arma o primeiro estágio e nunca desliga


Que radiador você colocou? O radiador do Vectra é alumínio Brasauto, se você colocou um de tubo ele pode acontecer isto e não dá conta de refrigerar. Um Radiador de Vectra tipo Visconde ou outra marca boa custa em média uns 450 a 600 reais. Os de tubos custa em média 200 a 250, com estes valores você já pode ter uma ideia na hora de comprar qual deles são de tubos.
Mais uma pergunta, Novo de quanto tempo? eu aqui coloquei um Visconde novo e aditivo errado e com 6 meses ele já estava condenado e tive que trocar ou seja 6 meses era novo.
Cabe a você checar se é de tubo, ou seu carro está com compressão de carro a álcool e a temperatura vai as nuvens ao usar gasolina.

Vamos espalhar este vídeo ai, o cara está certo.

https://www.youtube.com/watch?v=tzVez01Su0o
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 06 Fev 2020, 09:40

sensor de temperatura?? no caso se as paças trocadas estao funcionando ok o sensor de temperatura pode estar mandando sinal errado para a injeçao .
iso descartando as peças novas.as
nos 8v ele fkica na carcaza da valvula termostatica

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 06 Fev 2020, 10:05

Ao mencionar "sensor de temperatura 760", creio que ele esteja se referindo ao cebolão, o tão famoso MTE 760.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

[BC]Predator
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2017, 06:53
Nome Completo: Fabio Luiz de Brito
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por [BC]Predator » 06 Fev 2020, 15:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=80949][BC]Predator[/url] escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal meu Vectra 98 2.0 8v passou por uma geral no arrefecimento.. troca de VT, sensor 760, bomba d'agua, Radiador novo mangueiras de saída e entrada do radiador nova. Porém está com o seguinte sintoma: o primeiro estágio após atingir a temperatura relativa ao primeiro estágio.. não desarma nunca.. e quando ligo o Ar entra o segundo estágio e fica por mais de 10 min até que desarme. Mesmo desligando o ar. aquecendo demais os relés que ficam em frente a bateria.. não sei o que fazer.. caso alguém tenha alguma idéia.. por favor me dá uma ajuda.. adoro esse carro mais essa questão está tirando meu prazer e ter ele. Obrigado

pelo que vi a temperatura do primeiro estagio do sensor 760 e de 95 graus
o segudo estagio com ar ligado liga por preçao , e o presostato que faz ligar .
vc sabe cual termostatica foi colocada?

Foi colocada uma de 82°.. porém o problema ocorre mesmo sem a VT, o segundo estágio entra quando ligo o ar.. por pressão e depois por temperatura.. pois ele começa a esquentar com o ar ligado, depois mesmo com o ar desligado e a temperatura já elevada, o segundo estágio demora uma eternidade pra conseguir baixa-la e quando consegue fica no primeiro estágio direto, a propósito o primeiro estágio nunca desliga.. uma vês que ele atingiu os 80, 82°, ele arma o primeiro estágio e nunca desliga


Que radiador você colocou? O radiador do Vectra é alumínio Brasauto, se você colocou um de tubo ele pode acontecer isto e não dá conta de refrigerar. Um Radiador de Vectra tipo Visconde ou outra marca boa custa em média uns 450 a 600 reais. Os de tubos custa em média 200 a 250, com estes valores você já pode ter uma ideia na hora de comprar qual deles são de tubos.
Mais uma pergunta, Novo de quanto tempo? eu aqui coloquei um Visconde novo e aditivo errado e com 6 meses ele já estava condenado e tive que trocar ou seja 6 meses era novo.
Cabe a você checar se é de tubo, ou seu carro está com compressão de carro a álcool e a temperatura vai as nuvens ao usar gasolina.

Vamos espalhar este vídeo ai, o cara está certo.

https://www.youtube.com/watch?v=tzVez01Su0o

Dr. Almeidão, cara de ante mão, muito obrigado pela ajuda, não vou conseguir ver se fui enganado com relação ao radiador agora, pois estou no trabalho, mas certamente vou verificar, sei que paguei por volta de R$400; o radiador foi colocado a 1 mês e rodei muito pouco, menos de 100km.
Quando vc diz compressão de carro a alcool, isso indicaria um problema no motor?
Chirola, sensor é sim na realidade o cebolão, não é o MTE porém segue a faixa de temperatura.

jbvitor
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jan 2019, 18:52
Nome Completo: Jean
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jbvitor » 06 Fev 2020, 20:39

Pessoal, li algumas mensagens do tópico, mas por ser muito grande fica inviavel.

Estou com um problema que não sei como sanar. Tenho um Vectra Elite 2008 8v 2.0, o que está acontecendo é que quando ligo o carro a temperatura vai subindo normalmente até por volta dos 90º, quando chega o momento de armar a vetoinha, no exato momento em que ela arma, o ponteiro da temperatura no painel simplesmente desce do nada de 90 pra 0, como se o carro estivesse desligado, ela não vai descendo gradativamente. E só volta a marcar após eu desligar o carro e esperar a vetoinha desarmar.

Já troquei VT, e estou no terceiro sensor de temperatura, esse último agora é original GM (Bosch) comprado na concessionária. O problema acontecia com os outros 2 sensores anteriores, então acredito que não seja algo com o sensor. Alguém faz alguma ideia do que possa ser?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 07 Fev 2020, 08:49

Tem cara de ser problema elétrico. Meu palpite seria levar para alguém que trabalhe com painéis e marcadores. Imagino que ele possa dar algum diagnóstico.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 07 Fev 2020, 13:35

Parece ser problema elétrico mesmo, pode ser que algo entra em curto quando as ventoinhas entram em funcionamento. Se ele cai realmente pra zero é como se tivesse algo desconectando o sensor. Há um porém, Válvula termostática deste carro é com 87º graus por ser flex, portanto com o carro frio ela fica fechada até chegar perto dos 90, como o sensor deste carro é antes da termostática, as ventoinhas podem armar no momento que a Termostática abre e assim a temperatura baixaria drasticamente, mas não iria para o zero.
Pode ser curto no motorzinho da temperatura ou no painel, nas trilhas dele etc, Eu daria uma geral nos fusíveis tirando um por um e colocando WD e recolocando um por um, inclusive os que estão no motor.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 03 Jun 2020, 15:16

Uma dica ai para aqueles que ao perceber água vazando já vão apertando as abraçadeiras, bem meu radiador é perfeito porque sempre foi cuidado com aditivos corretos, porém tem mais de 10 anos e se eu apertar a abraçadeira no tubo do radiador, com certeza ele irá estourar e por isto só uso abraçadeiras elásticas. Hoje apareceu um liquido rosado na mangueira superior bem do lado do radiador, uma corzinha meia estranha, mas ela me ajudou a informar que aquela mangueira estava ruim, mas com o carro ligado não vaza água e explico o motivo, assim talvez eu convença a não sai apertando mangueiras desordenadamente ao ver água por ali. Bem, esta mangueira da gates eu paguei aqui R$ 14 reais, isto mesmo 14.
Resumo sobre o problema, com o tempo as mangueiras vão ficando duras, digamos igual um plastico duro e sabemos que borracha veda, mas plástico não. Ao ligar o carro frio nem se percebe porque ele já vazou e secou, ao esquentar a mangueia que estava dura ali nas abraçadeiras vão esquentando e ficando igual borracha outra vez e assim volta a vedar até esfriar e ai fica dura outra vez e volta a vazar. Sem um aditivo bom, fica difícil de perceber a não ser que ficarem vigiando ele esfriar. Esta superior é a que mais sofre porque recebe a água mais quente do carro, mas a próxima a ser trocada será o S que chega na bomba.

Reforço mais uma vez, abraçadeiras só servem para segurar a mangueira, abraçadeiras não vedam o que veda é a mangueira ainda em forma de borracha e não é apertando ela no meio que se percebe isto, o que fica muito duro é ali onde está a abraçadeira e para observar isto ela precisa ser tirada com o motor quente e deixar esfriar, ao tirar la quando frio ela sofre movimentos e quase volta a ser borracha outra vez.
Imagem

cleitonrds
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2016, 19:49
Nome Completo: cleiton rodrigues
Cidade: jesuitas
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por cleitonrds » 14 Out 2020, 11:18

Lendo o tópico inteiro, tive uma conclusão, que os vectra 98/ que usam o sensor trabalham um pouco mais quente, pois não e o cebolão que aciona a ventoinha e sim a central, meu sistema e todo novo na parte de arrefecimento, e no inverno a temperatura do carro não passa de 90, mas no verão chega a 95, detalhes que meu sistema e novo, tenho o carro a 5 anos, mas na rodovia em pegada leve a temperatura se mantém abaixo de 85 com ar ligado, e no inverno o ponteiro chega a trabalhar no azul, isso usando a válvula termostática.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 14 Out 2020, 12:17

cleitonrds escreveu:Fuente del Mensaje Lendo o tópico inteiro, tive uma conclusão, que os vectra 98/ que usam o sensor trabalham um pouco mais quente, pois não e o cebolão que aciona a ventoinha e sim a central, meu sistema e todo novo na parte de arrefecimento, e no inverno a temperatura do carro não passa de 90, mas no verão chega a 95, detalhes que meu sistema e novo, tenho o carro a 5 anos, mas na rodovia em pegada leve a temperatura se mantém abaixo de 85 com ar ligado, e no inverno o ponteiro chega a trabalhar no azul, isso usando a válvula termostática.


Exatamente o de sensor dependendo do sensor ele trabalha mais quente, mas se você usar um MTE 4051 ele vai ficar muito parecido com um carro de cebolão. Eu ainda acho 95 muito alto para ele embora esteja dentro da faixa normal, mas seria um normal mais quente que um normal mais frio. Explico melhor, se um perguntar aqui que o carro não passa de 88º eu vou dizer que está normal e pode ficar tranquilo. Ao mesmo tempo se um pergunta que o carro dele chega em 95º, eu vou dizer que é normal mas tem que tomar cuidado. A pergunta é: Se na rodovia está abaixo de de 85, porque nas ruas tem que ser acima de 90?
Mas o seu raciocínio está certo, com sensor original ele fica mais alto mesmo, com MTE 4051. se o sistema tiver perfeito as ventoinhas armam com menos de 90.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 14 Out 2020, 12:21

cleitonrds escreveu:Fuente del Mensaje Lendo o tópico inteiro, tive uma conclusão, que os vectra 98/ que usam o sensor trabalham um pouco mais quente, pois não e o cebolão que aciona a ventoinha e sim a central, meu sistema e todo novo na parte de arrefecimento, e no inverno a temperatura do carro não passa de 90, mas no verão chega a 95, detalhes que meu sistema e novo, tenho o carro a 5 anos, mas na rodovia em pegada leve a temperatura se mantém abaixo de 85 com ar ligado, e no inverno o ponteiro chega a trabalhar no azul, isso usando a válvula termostática.

oi meu carro é similar no comportamento da temperatura so que ele nao chega a 95 , a 92 liga o segundo estagio da ventoinha e a termostaica ja esta aberta totalmente ,nao pasa de 92 .
vc pode ver o rango de temperatura da termostatica e se achar um pouco alto pode trocar por uma que a 90 graus etse aberta totalmente , mais a temperatura entre 85 e 92 (aproximado eu acho normal , a temperatura chega a pasar um pouquinho dos 90 em trancito travado ou engarrafamentos , falo da termostatica porque o radiador do vectra e realmente gande e da conta trancuilo de refrigerar o motor ja as ventoinhas nao tem muito o que facer ja que no seu modelo sao controladas pela central eletronica.

cleitonrds
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2016, 19:49
Nome Completo: cleiton rodrigues
Cidade: jesuitas
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por cleitonrds » 14 Out 2020, 16:30

Almeidão escreveu:
cleitonrds escreveu:Fuente del Mensaje Lendo o tópico inteiro, tive uma conclusão, que os vectra 98/ que usam o sensor trabalham um pouco mais quente, pois não e o cebolão que aciona a ventoinha e sim a central, meu sistema e todo novo na parte de arrefecimento, e no inverno a temperatura do carro não passa de 90, mas no verão chega a 95, detalhes que meu sistema e novo, tenho o carro a 5 anos, mas na rodovia em pegada leve a temperatura se mantém abaixo de 85 com ar ligado, e no inverno o ponteiro chega a trabalhar no azul, isso usando a válvula termostática.


Exatamente o de sensor dependendo do sensor ele trabalha mais quente, mas se você usar um MTE 4051 ele vai ficar muito parecido com um carro de cebolão. Eu ainda acho 95 muito alto para ele embora esteja dentro da faixa normal, mas seria um normal mais quente que um normal mais frio. Explico melhor, se um perguntar aqui que o carro não passa de 88º eu vou dizer que está normal e pode ficar tranquilo. Ao mesmo tempo se um pergunta que o carro dele chega em 95º, eu vou dizer que é normal mas tem que tomar cuidado. A pergunta é: Se na rodovia está abaixo de de 85, porque nas ruas tem que ser acima de 90?
Mas o seu raciocínio está certo, com sensor original ele fica mais alto mesmo, com MTE 4051. se o sistema tiver perfeito as ventoinhas armam com menos de 90.


Sim amigão, o meu eu uso o mte 4051, troco ele todos anos, só acho que essa temperatura de 95 graus ser normal no meu caso por não ser sempre que chega a isso, isso e só em cidade quando o calor está em 40 graus. Na minha interpretação, os carros que usam cebolão tem a opção de controlar a ventoinha, usando cebolão que liga ela um pouquinho mais cedo, aí nesses que usam o sensor e a central que controla ela, não dando a opção de adiantar a ventoinha. Mas acompanho a temperatura via scaner e acho que está dentro do normal, só vou trocar minha tampa do reservatório pois nunca foi trocado.

cleitonrds
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2016, 19:49
Nome Completo: cleiton rodrigues
Cidade: jesuitas
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por cleitonrds » 14 Out 2020, 16:36

chirola escreveu:
cleitonrds escreveu:Fuente del Mensaje Lendo o tópico inteiro, tive uma conclusão, que os vectra 98/ que usam o sensor trabalham um pouco mais quente, pois não e o cebolão que aciona a ventoinha e sim a central, meu sistema e todo novo na parte de arrefecimento, e no inverno a temperatura do carro não passa de 90, mas no verão chega a 95, detalhes que meu sistema e novo, tenho o carro a 5 anos, mas na rodovia em pegada leve a temperatura se mantém abaixo de 85 com ar ligado, e no inverno o ponteiro chega a trabalhar no azul, isso usando a válvula termostática.

oi meu carro é similar no comportamento da temperatura so que ele nao chega a 95 , a 92 liga o segundo estagio da ventoinha e a termostaica ja esta aberta totalmente ,nao pasa de 92 .
vc pode ver o rango de temperatura da termostatica e se achar um pouco alto pode trocar por uma que a 90 graus etse aberta totalmente , mais a temperatura entre 85 e 92 (aproximado eu acho normal , a temperatura chega a pasar um pouquinho dos 90 em trancito travado ou engarrafamentos , falo da termostatica porque o radiador do vectra e realmente gande e da conta trancuilo de refrigerar o motor ja as ventoinhas nao tem muito o que facer ja que no seu modelo sao controladas pela central eletronica.


Sim amigo, troco a termostática todos anos , sempre uso a mte 82, já usei a original GM, que e a Walter mas foi os mesmos resultados, só acho que ventoinha controlada pela central e mais quente, parece que e. Própria central que deixa o carro chegar a essa temperatura.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 15 Out 2020, 08:51

Esta variação pequena pode ser algo no radiador ou até mesmo no radiador do ar condicionado (condensador) Um exemplo o meu com o tempo ficou côncavo e o meio praticamente encostava no radiador de agua. Troquei ele e hoje tem espaço entre um e outro e assim a temperatura melhorou ainda mais, de bom para super bom.
Mas como eu disse antes 95 é normal, mas tome cuidado. Este cuidado é observar se vai manter este 95 ou se vai com o tempo subir mais. se já mantem por um certo tempo, esqueça tudo porque está perfeito.
Lembro que não foi comentado, mas o segundo estágio da ventoinha só entra com o ar ligado, caso ocorra de entrar direto sem o ar é porque o sensor ou o sistema está com problema.
Imagem

Nelson_29
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Abr 2020, 09:26
Nome Completo: Fábio Nelson Alcides
Cidade: Ibirite
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 33

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Nelson_29 » 18 Dez 2020, 20:24

Boa noite,
Amigos tenho uma dúvida, peguei um carro surrado na empolgação, dps de muito arrumar o carro, estou com problema no radiador e temperatura, quero trocar tudo radiador termostatica, fizeram muitas gambiarras nesse carro e gostaria de consertar, mas infelizmente sempre que mando em uma oficina eles enrolam bastante e não fazem as coisas como deveriam, vi muitas coisas no fórum que aprendi bastante. A dúvida é a seguinte eu mesmo irei tentar trocar tudo do arrefecimento nesse carro o meu e 2.2 8v 99/00 modelo antigo Gls, tem gambiarra no chicote da injeção, esse é a primeira coisa que vou fazer. Comprar outro. A minha duvida é pq o mecânico disse que no radiador tem 2 ceboloes e li aqui e busquei em muitos lugares que esse carro não tem cebolao o sensor de temperatura da agua que controla as ventoinhas. Pois bem gostaria de saber a respeito se de fato alguém que tenha o 2.2 desse ano se no seu carro tem cebolao no radiador original, já estou anotando as peças recomendadas termostatica 82/97, radiador brasado de preferência visconde. O radiador eu pretendo trocr pq já deu problema e parece estar vazando, eu não uso o carro. A ventoinha já reparei que quando o carro liga e esquenta chega a 89° e pelo visto está entrando a 2 velocidade pois o barulho está alto e perceptível isso quanto não chega a 93° e ela não arma encosto perto dos reles e fusíveis da ventoinha e ela arma como se estivesse mal encaixado, já sei que tá com defeito, o mexanico colocou essa parte do chicote da ventoinha de um vectra 98 por isso eu creio que esse outro mecânico que levei me disse que era 2 ceboloes pq já foi adaptado algo ali nesse carro e muito mal feito por sinal, gostaria de saber a localização do sensor de temperatura da agua nesse carro, onde fica a termostatica só tem o sensor do painel, não tem nem o buraco do sensor ao lado. Obrigado pela ajuda de antemão.

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 19 Dez 2020, 13:19

Nelson_29 escreveu:Fuente del Mensaje gostaria de saber a localização do sensor de temperatura da agua nesse carro, onde fica a termostatica só tem o sensor do painel, não tem nem o buraco do sensor ao lado. Obrigado pela ajuda de antemão.

hola amigo o vectra 99\00 nao tem sebolao , o sensor de temperatura fica no cabeçote do lado do cabalete da bobina , ja no meu 97 so tem um sebolao so ,
o problema geralmente e que para tentar resolver um problema que normalmente e radiador os mexanicos acabam com o chicote tiram termostaica e fica uma bosta que nao resolve o real problema e so disfrasa o problema

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 166 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:00