O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralRODÍZIO DE PNEU!
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

37 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: RODÍZIO DE PNEU!

por Thiago Menezes » 24 Jun 2014, 23:59

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:Tem forma correta de fazer o rodízio, mas eu uso assim. Compro 4 pneus e coloco nele, assim que gastar os da frente, coloco 2 novos e viro os de trás, e na próxima será 4 outra vez.


Então no seu caso Almeidão se encaixa mais na segunda opção um pouco diferente. Quando você diz ''viro os de traz'' você diz inverter-los né?


Thiago, na verdade eu me expressei mal. Quando digo que viro os de tras, na verdade eu quis dizer que tiro o pneu direito e coloco na roda esquerda, ou seja o que era para dentro do lado direito, agora ficará para fora no lado esquerdo.

Rodizios não podem ser feito simplesmente mudando a roda de lugar, os pneus precisam ser tirados para se manter rodando no mesmo sentido que estavam e isto é sempre independente de que tipo seja os pneus. Os unicos pneus que podem ser mexido com rodas, são do mesmo lado ou seja lado direito para frente e lado direito para trás e assim com o lado esquerdo.


Agora deu um revertréis na mente agora Almeidão vamos lá:

Você disse que troca os pneus no mesmo eixo certo? Tira o da esquerda da dianteira e coloca na direita e vice versa?

Mas a maioria faz tirando os dois do eixo traseiro na mesma posição trazendo os mesmo para frente e dos frente para traz! :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Amanary Carvalho
Organizador
Organizador
Mensagens: 209
Registrado em: 01 Jul 2013, 19:12
Nome Completo: Amanary de Moura Carvalho
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: RODÍZIO DE PNEU!

por Amanary Carvalho » 25 Jun 2014, 00:21

Eu faço da seguinte forma..

A cada 4000 km faço o balanceamento, o rodízio os de trás para frente e vice-versa e checo o alinhamento.

E a cada 30 dias recalibro com nitrogênio.

Abraços,

Amanary Carvalho
GM/Vectra Challenge 2002 Full Top
Kit Led Cree 4300K H7/H7 + Xenon 4300k H3
Pioneer AVH-P7800DVD + CD-BTB200 + GEX-1480DTV
Focal Performance 165A3 SG + 130A1
JL 12W3V3 + SGRU12
2 Pioneer TS-CX7
JBL GTO 5EZ + GTO 804EZ
Audiophonic RCA's EDGE + Cap.6 Farad

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 25 Jun 2014, 09:18

Thiago, esta não é a pior das opções, mas o correto é tirar o pneu da roda e virar ele ou seja o que está rodando para dentro passar a rodar para fora, só que ao girar voce tem que obedecer o sentido de rodage dele, então se ele está no lado direito ele irá para o lado esquerdo.

Ná verdade eu não queria dizer o que é o certo, eu quis somente informar como eu faço e o certo é em X, só que o pneu como eu informei tem que manter o sentido de rodagem e para isto deve ser tirado das rodas, veja abaixo.

Dianteiro direito vai para o traseiro esquerdo, traseiro esquerdo vai para o dianteiro direito. Dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito, traseiro direito vai para o dianteiro esquerdo. MAS NÃO É SÓ PEGAR E COLOCAR ELE NÃO, é tirar da roda traseira, colocar na roda dianteira com ele virado, o que estava na traseira esquerda para fora, ficará na dianteira direita para dentro e assim se mantem o sentido de rodagem anterior. ESTE É O RODIZIO CORRETO, embora eu não o uso.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: RODÍZIO DE PNEU!

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 09:38

Almeidão escreveu:Thiago, esta não é a pior das opções, mas o correto é tirar o pneu da roda e virar ele ou seja o que está rodando para dentro passar a rodar para fora, só que ao girar voce tem que obedecer o sentido de rodage dele, então se ele está no lado direito ele irá para o lado esquerdo.

Ná verdade eu não queria dizer o que é o certo, eu quis somente informar como eu faço e o certo é em X, só que o pneu como eu informei tem que manter o sentido de rodagem e para isto deve ser tirado das rodas, veja abaixo.

Dianteiro direito vai para o traseiro esquerdo, traseiro esquerdo vai para o dianteiro direito. Dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito, traseiro direito vai para o dianteiro esquerdo. MAS NÃO É SÓ PEGAR E COLOCAR ELE NÃO, é tirar da roda traseira, colocar na roda dianteira com ele virado, o que estava na traseira esquerda para fora, ficará na dianteira direita para dentro e assim se mantem o sentido de rodagem anterior. ESTE É O RODIZIO CORRETO, embora eu não o uso.

Sds


Entendi Almeidão, é um procedimento que não vemos as pessoas fazendo temos os relatos aqui do pessoal como prova não é verdade? Mas certo é o certo.

Você acredita que está troca trocando por eixo não ajude muito a forma de desgaste?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 25 Jun 2014, 15:27

thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:Thiago, esta não é a pior das opções, mas o correto é tirar o pneu da roda e virar ele ou seja o que está rodando para dentro passar a rodar para fora, só que ao girar voce tem que obedecer o sentido de rodage dele, então se ele está no lado direito ele irá para o lado esquerdo.

Ná verdade eu não queria dizer o que é o certo, eu quis somente informar como eu faço e o certo é em X, só que o pneu como eu informei tem que manter o sentido de rodagem e para isto deve ser tirado das rodas, veja abaixo.

Dianteiro direito vai para o traseiro esquerdo, traseiro esquerdo vai para o dianteiro direito. Dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito, traseiro direito vai para o dianteiro esquerdo. MAS NÃO É SÓ PEGAR E COLOCAR ELE NÃO, é tirar da roda traseira, colocar na roda dianteira com ele virado, o que estava na traseira esquerda para fora, ficará na dianteira direita para dentro e assim se mantem o sentido de rodagem anterior. ESTE É O RODIZIO CORRETO, embora eu não o uso.

Sds



Entendi Almeidão, é um procedimento que não vemos as pessoas fazendo temos os relatos aqui do pessoal como prova não é verdade? Mas certo é o certo.

Você acredita que está troca trocando por eixo não ajude muito a forma de desgaste?


Ajuda sim, mas este que é o correto é perfeito, porem dá muito trabalho porque é feito se não me engano a cada 5 mil km. Praticamene os pneus acabam juntos.
Imagem

janduir10
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Ago 2014, 14:36
Nome Completo: Janduir Medeiros de Morais
Cidade: SBCampo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

RODÍZIO DE PNEU!

por janduir10 » 07 Fev 2020, 11:01

Thiago Menezes escreveu:Fuente del Mensaje Esse tópico é mais uma curiosidade para saber o que todos vocês fazem em seus Vectras: E aí vocês fazem o rodízio para ocorrer o desgaste por ''igual'' e realizar a troca dos 4 pneus juntos ou deixam normal até ocorrer os desgastes dos dianteiro e depois realizam a troca passando os traseiros para frente e colocando 2 novos na traseira? Fazem o rodízio com qual quilometragem? Quem faz o rodizio, solicita apenas o balanceamento ou fazendo o aliamento novamente? :47:

Amigos, desenterrando o tópico e falando da minha experiência. O rodízio no caso do Vectra, o manual pede que seja feita não excedendo os 10.000 km (ou seja, pode ser feito com 5000 - 7000 -8000). Mas é muito importante fazer o rodízio. Eu comi bola já em 2 carros e apenas mandava alinhar (meu e da esposa), pois tinha colocado 2 pneus novos atrás nos carros e deixei os da frente desgastar, pois eram de marcas diferentes. Rodei 25.000 km e percebi que os novos traseiros (tanto da Ecosport - Goodyear) e do Vectra (Kuhmo) criaram uma espécie de deformidade (gomos um pouco maiores que outros) e ai quando eu coloquei eles na frente, ficou fazendo barulho (tipo zumbido de rolamento). Isso nos 2 carros. Depois conversando com alguns taxistas, eles disseram que era porque ficou trabalhando muito tempo no mesmo eixo. Então consultei o manual da Eco que diz que tem que fazer a cada 5000 km e o do Vectra diz não exceder os 10.000. Como troco o óleo dos 2 a cada 5000 km, vou pegar por hábito fazer o rodízio junto e a cada 10.000 confiro o alinhamento. Agora balanceamento, os manuais são claros que é pra fazer somente se estiver tremendo... Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 07 Fev 2020, 12:37

Não é só o Vectra, o Rodizio tem que ser antes dos 10.000, se possível bem antes para tentar igualar o alinhamento, caso contrário com certeza ele irá puxar para um lado devido a deformidade muito grande entre os pneus do lado direito que serão mudado para o lado esquerdo. Conforme alguns comentários acima, é sabido que o lado direito gasta bem mais que o esquerdo devido ter uma parte do asfalto mais suja e até mesmo a própria inclinação do asfalto para este lado etc.
Eu nunca faço rodizio completo que seria o X sempre faço o simplão mas ou menos com 10 a 15 mil, que é colocar pneu direito para esquerda e esquerda para direita, mas tem que manter o giro do pneu e para isto tem que desmontar da roda, trocar os pneus, não as rodas. Mas o correto é rodizio em X e eu diria que 8 mil km já é muito em qualquer carro e que façam o correto, a minha forma de fazer não é a totalmente correta, embora não seja muito ruim.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

RODÍZIO DE PNEU!

por Ju_Bueno » 10 Fev 2020, 10:11

O manual do Astra instrui a fazer o rodízio apenas passando da frente para trás e vice-versa, não em "X".
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

luckyd
GL Member
GL Member
Mensagens: 136
Registrado em: 01 Jun 2018, 17:00
Nome Completo: Danilo Henrique
Cidade: Estrela Velha
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

RODÍZIO DE PNEU!

por luckyd » 10 Fev 2020, 12:37

Fiz assim no meu faz umas 2 semanas.

Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

RODÍZIO DE PNEU!

por Brates » 10 Fev 2020, 16:17

Sempre fiz assim tbm...tipo Dilma. "De lá pra cá, de cá pra lá....de lá pra cá, de cá pra lá...". Os da frente pra trás e os de trás pra frente e sem fazer X.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

RODÍZIO DE PNEU!

por Ju_Bueno » 11 Fev 2020, 08:38

luckyd escreveu:Fuente del Mensaje Fiz assim no meu faz umas 2 semanas.

Imagem

Justamente!

Não sei se é um hábito que vem de antigamente, mas o pessoal costuma fazer em X. Na última revisão do meu carro pedi pro mecânico não fazer em X, e ele fez :23:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 11 Fev 2020, 09:10

Então entenda o motivo do X e o motivo de nçao o X.

Se você for um proprietário descuidado e vamos e convenhamos somente 99% são, simplesmente vão balancear ou alinhar o carro quando sem ter um prazo pre determinado. Neste caso a possibilidade de ter gastado os pneus totalmente desiguais é muito grande, afinal eles gastam por dentro e as vezes por fora etc. Neste caso se fizer um X o carro fatalmente vai fica m[puxando para um lado qualquer. Mas se o proprietário é aquele cuidadoso, ao fazer o X com menos de 10 mil km, o desgaste dos pneus mesmo sendo irregulares, ainda assim não tem como ser notado ao dirigir.

Colocando eles para trás ou não, os pneus devem ser tirado das rodas e mudado de lado para ter os dois lados sendo usado basicamente da mesma forma. Sendo parte do tempo lado externo que era para fora, será usado agora para dentro. E não venha me dizer que os pneus gastam iguais pra dentro e pra fora, porque esta mágica não existe, um sempre gasta mais para um lado ou seja pelas rodovias, ou pelas mudanças de cargas, pelas estradas que usam que tem mais curvas forte para esquerda e outros para direita etc.

Pneus precisam serem gastos dos dois lados iguais, e a ponta do eixo sofre menos pressão que o lado oposto dela. Explicando melhor, lado externo da roda sofre menos peso que o lado interno, neste caso a tendencia é gastar mais por dentro e por isto ao fazer o X corretamente eles vão ter um envelhecimento parecido.
Imagem

luckyd
GL Member
GL Member
Mensagens: 136
Registrado em: 01 Jun 2018, 17:00
Nome Completo: Danilo Henrique
Cidade: Estrela Velha
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

RODÍZIO DE PNEU!

por luckyd » 11 Fev 2020, 10:08

Na próxima eu faço em X então. Foi o primeiro rodízio, feito com menos de 10.000 Km.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 11 Fev 2020, 16:51

Eu faço assim, aliás passei ai mas nçao lembro se disse o motivo. 4 pneus novos, coloquei este ano, com 10 mil km:
1 - pneu direito dianteiro sai da roda e vai para roda do esquerdo também dianteiro que por sua vez sai do esquerdo e vai pra roda do direito.
2 - pneu direito traseiro sai da roda e vai para roda do lado esquerdo traseiro que por sua vez sai do esquerdo e vai pra roda do direito, isto na traseira.
3 - desta forma os pneus saem da posição original, colocando a parte de dentro que possivelmente gastam mais, e vão rodar pelo lado de fora, o sentido de rodagem seguira o mesmo.
4 - refaço isto a cada 10 mil km, logo com certeza os dianteiros gastarão mais rápido que os traseiros.
5 - assim que os dianteiros atinge o sulco de fim de pneu eu compro 2 e coloco ali e sigo fazendo estas trocas, porem desta vez estou certo que quando acabar os dianteiros a próxima compra serão 4 outra vez e os traseiros ainda rodariam alguma coisa.

Como eu disse acima, o X farão os 4 gastarem por igual tanto por dentro quanto por fora.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

RODÍZIO DE PNEU!

por Brates » 11 Fev 2020, 17:49

Mas aí não é X. Fazer o X, é o dianteiro esquerdo sair da roda e ir para o traseiro direito. O dianteiro direito sair da roda e ir para a roda do traseiro esquerdo. O traseiro esquerdo sair da roda e ir para o dianteiro direito e o traseiro direito sair da roda e ir para o dianteiro esquerdo. Isso sim é X. Todos seguiriam no mesmo sentido de rotação e gastariam por igual os 4 e seriam trocados todos de uma vez. Não curto esse negócio de trocar 2 pneus e deixar 2 velhos rodando junto com 2 novos. Sempre troco os 4 de uma vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

RODÍZIO DE PNEU!

por Almeidão » 12 Fev 2020, 08:53

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Mas aí não é X. Fazer o X, é o dianteiro esquerdo sair da roda e ir para o traseiro direito. O dianteiro direito sair da roda e ir para a roda do traseiro esquerdo. O traseiro esquerdo sair da roda e ir para o dianteiro direito e o traseiro direito sair da roda e ir para o dianteiro esquerdo. Isso sim é X. Todos seguiriam no mesmo sentido de rotação e gastariam por igual os 4 e seriam trocados todos de uma vez. Não curto esse negócio de trocar 2 pneus e deixar 2 velhos rodando junto com 2 novos. Sempre troco os 4 de uma vez.


É que talvez você não tenha lido tudo e é compreensível isto, afinal tem muita coisa pra ser lido e nem sempre podemos fazer isto. Eu escrevi acima como que se faz o X, é realmente igual você descreve e escrevi que o correto é fazer sempre o X, embora eu não o faça. Mas para fazer como eu faço, iremos gastar dois jogos de pneus dianteiro para um jogo de pneus traseiro e sempre devemos desmontar da roda e trocar de lado e manter a direção correta de rodagem. Ainda permaneço com minha opinião que o correto é fazer o X e o X tem que ser correto conforme você mesmo explica.

Aproveito para acrescentar algo que esqueci sobre o desgaste desigual, temos o freio a cada vez que pisamos e mesmo que não seja travado o desgaste é computado e dependendo do terreno, situação, curva etc, cada pneu sofre algo diferente do outro. Motivo este que cada vez que demoramos a fazer o rodízio, mas desigual fica a direção.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

RODÍZIO DE PNEU!

por Alez » 14 Abr 2020, 23:00

Vou deixar mais um relato aqui.

Pneus MOMO, quem ainda tem dúvidas, pode comprar sem medo. Usei um jogo desde 0km os pneus e agora chegando aos 60.000kmw rodados estão quase no twi e ainda são aceitáveis em curva, ficando apenas um pouco ruins em chuva atualmente mas nada que reduzir a velocidade não resolva.

Usei aquele rodízio de jogar os da frente pra trás sem inverter lado e os pneus desgastaram por igual.

37 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 156 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 13:19