De antemão, já alerto que vai ser uma postagem um pouco longa. Eu gosto de escrever muito, senão fico com a impressão que não me faço entender.
.png)
Desde segunda-feira, 13/04/2020 sou proprietário de um Vectra CD 2.2 16v AT 2002/2002, Cinza Nobre.
Opcionais e características mecânicas, todos aqui sabem de olhos fechados, então não julgo relevante apontar.
Minha história é a seguinte:
Vendi meu Celta 2003/2004 que era abaixo do básico.
.gif)
Queria um carro completo e com algo a mais, além de procurar um modelo bem cuidado. Sou bastante indeciso e pesquisei muito até decidir pelo modelo. Decidi que queria um Stilo. Leram certo, eu queria um Stilo Schumacher ou Sporting.
.png)
Pesquisando sobre o carro, achei o canal de uma oficina mecânica aqui da minha cidade e fiquei apaixonado pelo cuidado e qualidade do serviço que eles fizeram em um Stilo Schumacher. Chamei eles no Facebook e fui muito bem recepcionado. Empolguei e chamei os caras (2) para ir ver um Stilo Schumacher Vermelho Modena em Caxias do Sul, distante cerca de 130 km daqui.
Antes não tivesse ido. Um lixo, com mola esportiva, manutenção zero, acabamentos sofríveis, e vários sinais de desgaste.
Voltamos e, no trajeto, um dos mecânicos lembrou que tinha cliente que havia comentado que talvez fosse vender o carro dele. O carro?
Um Vectra CD 2.2 16v AT 2002/2002 Cinza Nobre.
.gif)
Eu não empolguei tanto, mas dei o benefício da dúvida pro carro. Os mecânicos me passaram todos os vídeos da mega manutenção que o carro passou. Alguns mils reais. Coisa fina.
Aí eu empolguei. Marquei e fui ver o carro.
Quando andei no carro, eu nem precisei pensar. Quis na hora e, alguns dias depois ele veio parar na minha garagem.

Foto de quando peguei o carro.
Algumas informações extra que colaboraram muito pra eu pegar esse carro:
- Nota fiscal comprovando que pertenceu a diretoria da GM.
- Vídeos comprovando a qualidade das manutenções.
- Histórico completo de tudo que foi consertado ou comprado para o carro, pelo último dono (cara cuidadoso). Quase tudo original (diria 99% de peças originais).
Como peguei o carro essa semana e minha filha nasceu ontem, praticamente não tive tempo de fazer nada no carro. Nem conhecer muito ele. Rodei pouco.
Provavelmente irá demorar pra ter atualização.
Continuando a descrição do carro, ele não é perfeito, obviamente. Tem detalhes por arrumar e será feito, porém com calma. Eu fiz um esforço considerável pra poder ter esse carro e quero mantê-lo fino, mas não tenho condições de cometer loucuras (mesmo querendo)
.png)
O dono anterior, que foi levantando o que estava ruim, deu prioridade a parte mecânica, o que eu considero correto. Carro vai precisar de uma pintura pra ficar bacana e alguns ajustes em acabamentos, mas muito pouco comparando ao que vemos no mercado.
Tá com o interior bastante íntegro, era bem cuidado nessa parte.
O teto tem um envelopamento horroroso, provavelmente, por um verniz queimado. Não farei agora, pois quero mapear a pintura pra ver o quanto ainda é original (me parece ser quase todo). Aí avalio o que fazer.

Nota fiscal (Quem quiser converter o valor, a vontade)
.gif)

Notas de todas manutenções efetuadas pelo último dono

Trechos do manual de conduta em caso de acidente (Nunca tinha visto)

Tive que mandar lavar por falta de tempo.
.png)

Consegui fazer um carinho pouco antes de anoitecer

Aqui um ponto para concertar. No hodômetro, tem 2 números que se apagam. Devo arrumar em breve.

Não liguei o ar, mas funciona perfeitamente.
.png)

Feio demais. Provavelmente tá queimado e tem 2 mossas pra fazer. Martelinho de ouro deve ser a escolha. Preciso tirar esse troço pra ver.

Perdoem a bagunça. Minha filha acabou de nascer e fica essa zona de fraldas e roupas.
.png)

Notem o detalhe deixado pela oficina que fez a manutenção. Marcaram com uma tinta. Achei sensacional.
O carro foi torqueado dos pés a cabeça. Nenhum parafuso foi apertado fora da especificação.
Coisas que não são um problema, mas quero mudar/fazer:
- Película. É muito escura e devo arrancar, substituindo por película freeze (acho que é o termo correto) transparente.
- Rodas são do Challenge. Eu quero a original do CD.
- Vou colocar câmera de Ré sem remover o rádio original. Irei adaptar um retrovisor com câmera por cima do original. Minha mulher vai dirigir o carro futuramente e ele é grande. Já tá com o para-choque traseiro marcado por conta de encostadas bestas.
Problemas:
- Ossinhos de porta dianteiros quebrados. Já comprei original no ML.
- Painel, como apareceu nas fotos, precisa consertar hodômetro.
- Teto com envelopamento horrível.
- Bastante riscos na pintura. Alguns resolvo polindo. Outros precisarão de retoque, então vou avaliar se não é melhor pintar o carro inteiro. Se eu decidir assim, será em um lugar que faça serviço de excelência, então não será barato
- Teto solar está com sem o defletor. O dono anterior havia comprado e me entregou junto com o carro. Precisa refazer o forro da cortina do teto.
Impressões:
Venho de um Celta. É absolutamente enorme a diferença.
Estou conhecendo a máquina ainda, mas o conforto e a confiança que o carro passa são ótimas. Eu já dirigi muito carro e, sem sombra de dúvidas, nenhum popular atual é melhor em conforto, equipamentos e segurança que ele. Carro á "rídiculo" de tão bom.
Próximo passo:
Assim que eu tiver tempo, vou higienizar o couro. Apesar do ótimo estado, com a retirada da película, terei que cuidar melhor por conta do sol.
Pra finalizar, desculpem o tamanho disso. Eu não sei ser sucinto.
.png)