O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

104 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]

por Almeidão » 25 Set 2017, 08:42

brunomicheletto escreveu:
flavinho terra escreveu:olá galera não sou mt de postar no forum, sou mais de ficar acompanhando msm rsrsrs!mas hj vou responder !!
alez, se não encontrar a GM, pode colocar a sabó, ou em segundo a taranto, uso nos carros que concerto e nunca tive dor de cabeça!!!
oq pode ter ocorrido no seu carro foi o seguinte:

ao lado do 4° cilindro possui uma galeria de agua, e as vezes o uso excessivo de aditivo corroi o aluminio do cabeçote, fazendo essa galeria almentar o tamanho e passar agua para o 4 cil...
quando o mecanico retirar a junta observe o cabeçote, olhe essa galeria e veja se não está corroida!!!
se estiver, terá que mandar o cabeçote para a retifica para encher a face para recuperar a galeria!!!

abraços

Revivendo o tópico, estou com um problema no cabeçote nessa galeria de água, alguém sabe me dizer se dá conserto ou só trocando o cabeçote?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk


Problemas no cabeçote onde será preciso soldar, acho que fica mais barato comprando um novo e completo. Muitas vezes se consegue fazer enchimento na passagem da água entre as juntas que por não usar aditivo acabar corroendo ali em algumas entradas. Neste caso se consegue recuperar sem problemas.
Estude também a possibilidade de não plainar, caso for necessário fazer isto, minha dica também será comprar um novo.

Só um lembrete sobre o que foi escrito pelo nosso amigo. Aditivo correto não corrói cabeçote, eles são feitos exatamente para proteger.
Veja um exemplo onde devemos pensar. As paredes das galerias do radiador que também é de alumínio e que recebe toda a água que vem de dentro do cabeçote e chega tão quente como dentro dele, tem menos de 1mm de espessura. Seria óbvio pensar que ao corroer o cabeçote, seria corroído primeiro o radiador. Muitos mecânicos nem sabem o que falam e uns copiam e entra na pilha.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]

por Alez » 20 Abr 2020, 08:04

Senhores, exatos 6 anos depois, mesmo problema de queima de junta do cabeçote mesmo cuidando criteriosamente do aditivo e do sistema em geral.

Dessa vez uma curiosidade, o óleo passou pra água sendo que da outra vez, a água havia passado pro óleo, ou seja, posso dizer que comigo aconteceu a queima da junta das duas formas possíveis.

Só que agora foi diferente, no final de uma viagem, já quase chegando ao destino a bomba d'água estourou e tive um superaquecimento por conta disto.

Forte abraço senhores, o reparo foi feito novamente e dessa vez com a troca da bomba dagua também de novo. Kkk

Vida que segue. Continuo gostando muito do carro.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]

por chirola » 20 Abr 2020, 14:43

Alez escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, exatos 6 anos depois, mesmo problema de queima de junta do cabeçote mesmo cuidando criteriosamente do aditivo e do sistema em geral.

Dessa vez uma curiosidade, o óleo passou pra água sendo que da outra vez, a água havia passado pro óleo, ou seja, posso dizer que comigo aconteceu a queima da junta das duas formas possíveis.

Só que agora foi diferente, no final de uma viagem, já quase chegando ao destino a bomba d'água estourou e tive um superaquecimento por conta disto.

Forte abraço senhores, o reparo foi feito novamente e dessa vez com a troca da bomba dagua também de novo. Kkk

Vida que segue. Continuo gostando muito do carro.

a junta e sensivel a temperatura cualque esquentada pode acabar com ela .
a minha aconteceu uma terceira opcao paso agua para o pistao ainda bem que foi detetado bem no inicio que o que pasaba para o pistao era minimo apenas uma fumacinha muito de leve em aceleracoes mais fortes , se nao fose chato com a manutencao acredito que acabaria em um calco hidraulico e motor no lixo .
tambem continuo gostando muito do carro e continuo confiando na mecanica dele ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]

por Almeidão » 01 Mai 2020, 16:36

Sobre a queima da junta do lado da água ou do lado do óleo não seria por falhas diferentes, na verdade ela queima no lado mais enfraquecida mesmo e o fato que se superaquecer ela vai queimar mesmo e isto por incrível que pareça é uma defesa para o motor que te obriga a parar e consertar o problema para que ele não seja maior.
Uma curiosidade sobre as juntas, muitos querem de metal e já houve debate aqui sobre isto e poucos sabem que o que veda são os anéis e o resto da junta está ali somente para segurar os anéis no local certo na hora da montagem, portanto sendo metal ou não as duas tem os mesmos anéis de vedação.
Imagem

104 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 366 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.