O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTrancos no motor ao dar partida a frio.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Trancos no motor ao dar partida a frio.

por João Eduardo Sobiecki » 27 Mai 2020, 14:12

Após muito tempo tentando encontrar um tópico que me ajudasse, sem sucesso, decidi criar um novo. Se algum moderador encontrar algum que me ajude, pode deletar esse á vontade.

Bom, comprei meu Vectra CD 96/97 2.0 16v ha uns 3 meses, arrumei os problemas mecânicos aparentes do motor e até então andava liso. Porém como moro em Santa Catarina o inverno rigoroso está aparecendo, agora meu carro começou a dar trancos ao dar partida enquanto o motor está frio, como se ele travasse em alguns momentos como se fosse virar no sentido contrário e quando isso acontece dá para escutar como se uma engrenagem ou a correia dentada patinasse, depois que pega funciona normalmente. Quando o motor está quente isso raramente acontece, mas estou ficando preocupado se isso não pode me trazer mais dores de cabeça futuramente.

Estou meio indeciso a levar em uma oficina porque em minha cidade ainda não encontrei um mecânico em que se possa confiar que encontra o problema certo e não fica trocando tudo de peças que podem estar ruins que vê pela frente.

Se algum companheiro já passou por isso e pudesse me ajudar ficaria eternamente grato!
Editado pela última vez por João Eduardo Sobiecki em 09 Jul 2020, 15:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trancos no motor ao dar partida a frio.

por chirola » 27 Mai 2020, 18:07

olha pode ser cualquer coisa no meu motor o barulho foi pistao arrastando na camisa , e acabo dando pau.
mais pode ser uma variedade de coisas , abria que checar o ponto da correia dentada , velas e cabos de velas que esteja na posicao correta e nao trocado algum cabo de cilindro para o outro seria o primeiro que eu checaria

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trancos no motor ao dar partida a frio.

por Almeidão » 27 Mai 2020, 18:21

São vários fatores que leva o carro a ter este tipo de problema e ao chegar no inverno alguma coisa que funciona mais quente, node não reagir quando frio. É algo realmente difícil de acertar de primeira ou pura sorte veja umas dicas e tire suas conclusões.
1 - Nada se consegue resolver com a Ponta da TBI suja, esta peça que tem uma borboleta, primeiro de tudo tirar fora e lavar la bem.
2- Há uma possibilidade de se o sensor de temperatura da Água, este é bem baratinho se for usar um paralelo, seria o 4051 da MTE.
3 - Este bendito de cima trabalha em conjunto com o sensor TPS (sistema de posicionamento do acelerador) famoso posicionador da borboleta, este é bem carinho.
4 - sobre o ruído chiando pode ser um rolamento do esticador da correia dentada, da correia do ar, bomba d'agua ou rolamento do alternador. Destes todos os mais perigosos e deve ser monitorado é o esticador da correia dentada que se estragar ferra o motor e igualmente da bomba d'água.
5 - Velas e cabos devem está bom também, pelo menos dentro do que seria normal

Talvez ele nem esteja tão bom como deveria quando quente, mas como ele fica tão ruim quando frio, você acaba se contentando quando ele atinge temperatura de serviço. Eu por ter o meu há muito tempo, tenho uma sensibilidade grande, recente senti ele ruim ao retomar, mas algo que eu duvido que um mecânico iria sentir, e o defeito estava exatamente no sensor TPS e como eu tinha uns aqui e uma que eu abri ele e ajustei o potenciômetro dele, coloquei ele para ver e o carro mudou completamente.

Neste caso precisaria ter uma ficha técnica com datas e quilometragem de tudo que você fez e rever o que é t]ao antigo no carro. Até uma bomba cansada muda uma lenta de um carro.
Imagem

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Trancos no motor ao dar partida a frio.

por João Eduardo Sobiecki » 09 Jul 2020, 15:48

Problema resolvido!

Olá, só se alguém tiver este problema, acho muito improvável, porque meu caso foi bem específico, mas vou compartilhar o que realmente aconteceu.

Bom, agradeço ao chirola e o Almeidão por me darem algumas dicas, mas a fonte do problema era a mais inesperada.

Então, quando comprei meu carro logo depois levei para o mecânico trocar os cabos e as velas, e já quando ele abriu o capô foi direto xingando a bobina "essa bobina já é de ferro velho", com isso já fiquei meio com vontade de trocar ela, um tempo depois percebi que nem a bobina certa era, era a do Vectra GSI com o conector para cima, e o conector também havia sido trocado, daí já vi que ia ser mais gambiarras para ajeitar, então depois de um tempo achei um ferro velho que tinha um Vectra e o dono me deu de graça o conector e também comprei uma bobina nova da Magneti Marelli, então troquei o conector e ela. Quando tirei a velha também percebi que ela já tinha seus 10 anos de uso e era de uma marca nada confiável.

Feito isso o problema de dar trancos na partida acabou, e também percebi que o motor está trepidando menos. Com isso eu acho, posso estar errado, que essa bobina do Vectra GSI não serve no Vectra B 16V ou estava com defeito, porque ela gerava a fagulha e uma ou mais velas antes do pistão chegar no ponto máximo da compressão.

Alguém que entende dessa parte de bobina pode me corrigir se for o caso, mas o que importa é que o problema por enquanto está resolvido.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trancos no motor ao dar partida a frio.

por Almeidão » 09 Jul 2020, 18:25

Este problema de bobina está sempre relacionado a vela, aliás quando se comenta de problemas de cabos e velas já poderemos pensar em bobina e cabo sensor de rotação. O sensor de rotação é quem manda mensagem para a bobina para mandar o fogo (faísca) no momento correto e este momento é exatamente o ponto morto superior. Lembrando que o ponto morto superior tem um espaço de giro de polia entre 2 a 4 mm e a faísca tem que ser quando ele chega e não depois que girar estes 4 mm. É possível sim que a bobina possa fazer isto e exatamente quando ela estraga, mas como o sensor de rotação o pessoal só troca quando fica a pé, vai ai uma dica, 5 a 8 anos para esta peça já é lucro, portanto veja o ano do seu carro se vale apenas trocar ele também.
Imagem

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:50