O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

276 mensagens
marcelojc
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 04 Mar 2015, 12:12
Nome Completo: marcelo jose coalli
Cidade: pradopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Qual especificação de óleo sintético de motor ?

por marcelojc » 13 Set 2019, 16:48

qual óleo sintético usar em um vectra 2.0 8v 97 que teve o motor retificado a cerca de 1 ano e estava usando óleo sintético mas sem as especificações conhecidas ?

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por SirChico » 16 Set 2019, 10:36

Se tem uma coisa que eu acho, vamos dizer... "curiosa" no Vectra, é essa questão do oléo.
Me refiro as opções que o manual/etiqueta recomenda.
De maneira geral, sempre penso que seguir a recomendação do fabricante é a melhor coisa a se fazer.
Quando eu vejo que a recomendação basicamente é "usa qualquer um"*... isso é, como mencionei anteriormente, no mínimo "curiosa" :47:

* as graduações mais populares do mercado

Outros carros já são um pouco mais específicos em relação a graduação recomendada.

Uma possibilidade é pensar que o motor do Vectra é bem flexivel, aceitando óleos com graduações distintas.
Não é à toa que esse tópico gera longas discussões hehe.
Possivelmente esse deve ser um, se não for O MAIS, visitado dos tópicos do forum.

Levando isso em consideração, vou apenas compartilhar a minha experiência, que até o momento é pouca.

Usava 20w50 mineral (veio assim quando comprei usado).
Depois usei 10w40 semissintético.
Agora estou no 15w40 semissintético.

Na mudança de uma graduação maior para uma menor, notei um pouco mais de "barulho" no motor (nada em específico, mas de maneira geral), e também me pareceu que o motor "gira mais leve".
Entretanto, sempre considero que isso pode ser apenas um afeito placebo e, que de fato, nada tenha mudado hehe.

Ainda quero mudar pra óleo totalmente sintético.
Numa dessa até testar uns 10w60 que já vi por ai :6:

Só mais um adendo...
Esse negócio de falar que "óleo sintético é mais fino que mineral".
Alguém já deve ter comentado por aqui, honestamente não li todas as postagens.
Se a comparação de um óleo mineral com um óleo sintético é feita utilizando a mesma graduação/viscosidade... eles são iguais em termos de viscosidade.
Ou seja, um óleo 10w30 mineral tem a mesma viscosidade que um 10w30 sintético.
Dizer que o óleo sintético vai ser "mais fino" no caso citado acima é igual dizer que "um kilo de pena é mais leve que um kilo de chumbo". Os dois são "um kilo" (se alguém não entendeu hehe).

Abaixo vai um link falando sobre óleo.
O vídeo está em inglês. Pra quem conseguir acompanhar... a explicação é muito boa.

https://www.youtube.com/watch?v=tYkg0oDUXs8

ps.: espero não ser crucificado pelos usuários do forum. Pessoal fica louco quando o assunto é óleo hehehe

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 16 Set 2019, 12:42

[quote="SirChico"]Fuente del Mensaje
na verdade a gente faz muitomito falando em oleo, se a viscosidade e a mesma o efeito é o mesmo, mesmo sendo um menos espeso que o outro
o oleo tem dois numeros exemplo 10w 40 o primeiro 10w seria a viscocidade cuando esta frio (o w e winter (inverno) e o segundo numero indica a viscosidade cuando esta quente no caso do exemplo 40.
o oleo ideal vai depender do uso do carro e da temperatura ambiente, por exemplo se colocar oleo 25w50 e morar na patagonia argentina que a temperatura chega a -15 o carro nao ligaria (coisa comum por la) e o oleo nunca chegaria na temperatura ideal de trabalho enato la utilisam oleo 5w20.
se vc mora no nordeste brasileiro com temperaturas rondando os 40 graus o oleo 15w20 seria uma sopa dentro do motor pela temperatura de trabaçho superar o que o oleo aguanta .
motores mais desgastados criam fulgas e se colocar oleo fino ou de pouca viscosidade vai fumar o oleo porque pasaria pelos aneis. retentores de valvulas. etc.
as indicaçoes do fabricante saogenericas porque os carros vendidos enfrentam diferentes condiçaoes o problema e o dono identificar cual seria o ideal.
eu ja poste uma tabela com os diferentes oleos e aplicaçoes pela temperatura ambiente.
Imagem
na imagem mostra o rango de temperatura que pode trabalhar ca tipo de oleo entao vc olha mais o menos a temperatura da sua regiao
Imagem
e escolhe um oleo que encaije dentro dos indicados pelo fabricante mais que encaixe na temperatura da sua regiao.
todo mundo fala em viscosidade como se fose o ais importante, realmente e importante mas as margens de trabalho por temperatura sao amplas, so que nao tem em conta a especificaçao do oleo a medida que o oleo evolui vai mudando a formula, por exemplo mais detergentes e menos fosforo, e na etiqueta vc ve que fala API_SF ---API-SC,
e esa e a especificaçao do oleo e da formula dele seria a evoluçao , a medida que abansa em ordem alfabetica enato um oleo API_SF tem uma formula mais velha que um API_SL , pode ver que se vc troca o oleo sintetico no tempo certo dificilmente ele cria borra iso porque o oleo e de especificaçao SL e tem mais detergentes mais como falo no inicio vai do uso do carro e a temperatura de trabalho.
escolher o oleo certo vai ajudar na vida do motor e na economia tambem por iso a importancia.
fico longo so que e complicado de explicar , abraço chico

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 16 Set 2019, 12:45

Sobre a granulometria deles, seria absurdo dizer que são diferentes se são nominados iguais, bem uns ainda acham que a terra é plana. O uso de um óleo mais fino, pode haver mais facilidade de esvaziar os tuchos e ele bater, principalmente quando não se usa o carro todos os dias.
Devemos lembrar que os motores tem suas folgas naturais, e que estas folgas são milagrosamente preenchidas pelo óleo e quando ele o do meu carro foi lançado, não estava ele preparado para um óleo muito fino e por isto pode sim aparecer problemas ou ruídos diferente e estando o motor mais leve não significa que seja mais potente, afinal necessitamos de uma boa vedação nos anéis para um melhor funcionamento.
10.000 km para um óleo é muito, nem sabemos se verdadeiramente nossos filtros devido a tantos cortes de gastos se suportam tanto. Resumo dizendo que para o meu carro eu prefiro o bom e velho mineral com a troca exata com 5.000 km e uso o 20W50, mas sei que o motor dele foi fabricado para isto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 16 Set 2019, 13:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a granulometria deles, seria absurdo dizer que são diferentes se são nominados iguais, bem uns ainda acham que a terra é plana. O uso de um óleo mais fino, pode haver mais facilidade de esvaziar os tuchos e ele bater, principalmente quando não se usa o carro todos os dias.
Devemos lembrar que os motores tem suas folgas naturais, e que estas folgas são milagrosamente preenchidas pelo óleo e quando ele o do meu carro foi lançado, não estava ele preparado para um óleo muito fino e por isto pode sim aparecer problemas ou ruídos diferente e estando o motor mais leve não significa que seja mais potente, afinal necessitamos de uma boa vedação nos anéis para um melhor funcionamento.
10.000 km para um óleo é muito, nem sabemos se verdadeiramente nossos filtros devido a tantos cortes de gastos se suportam tanto. Resumo dizendo que para o meu carro eu prefiro o bom e velho mineral com a troca exata com 5.000 km e uso o 20W50, mas sei que o motor dele foi fabricado para isto.

concordo almeidao eu coloco 20w50 tambem , no meu carro pelo uso que tem nao deijo chegar aos 5000 troco antes, aqui o clima nao colabora muito eu ando 10KM de ida ao trabalho ,no inverno o carro faz a metade com a agulha da temp no azul (aqui faz 5\7 graus no inverno) o que contamina o oleo e da para ver ate pelo cheiro que ele fica depois dos 3mil KM, no verao nao tem tanto problema, e cuando viajo para o brasil olha o carro e outro acredito que nao foi regulada a injeçao para a gasolina daqui da ate bondade de botar alchool misturado no tanque para ver se melhora jajajajaj

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por SirChico » 16 Set 2019, 15:30

"(...) bem uns ainda acham que a terra é plana. (...)" Almeidão

hahaha bem por ai. E tem bastante ainda.

chirola...
aquela figura do termometro ali, bem legal.

Valeu pessoal.

LMesquita
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2019, 17:36
Nome Completo: Lucas de Mesquita
Cidade: Avaré
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 33

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por LMesquita » 07 Mai 2020, 20:45

Meu caros, vejam só:
Comprei um GLS 2.2 8v ano 2000 há uns meses e fiz a primeira troca de óleo e filtro dele há 1 mês. Quando comprei, carro estava aparentemente muito bom de motor, sem batida nenhuma, nem aquelas de tucho na partida. Na etiqueta do antigo dono constava a viscosidade 20w50, o que faz sentido, visto que o carro está com 160mil km.

A questão é que na troca me ofereceram o óleo VR LUB Multiflex 20w50 API SL, uma marca desconhecida pra mim, mas por ter as mesmas especificações (tanto SAE quanto API) das outras marcas que já usei disponíveis no local, decidi experimentar.

Desde então, percebi que o motor começou a bater tuchos na partida e tem um tec-tec constante que me parece biela ou aquela batida de saia de pistão.

É possível que tudo isso se deva apenas a marca de óleo utilizado? Alguém já teve uma experiência ruim com essa marca de óleo? Estou seriamente tentado a trocar novamente o óleo (após apenas 500km rodados) só pra tirar essa pulga de trás da orelha.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 08 Mai 2020, 00:08

[quote="LMesquita"]
oleo 20w50 faz sentido porque esta especificado no manual , nao sei se o oleo tem algo a ver pode ser que o dono anterior tenha colocado algom aditivo no oleo para disfrasar os barulhos , aditivo do tipo bardhal ou no smoke aquele tipo melado.
tem que ver como foi cuidado o carro antes de vc pegar mais os barulhos que vc fala se dao geralmente em motores que levaram bastante pau
tuchos ate que com 160 mil pode dar um barulinho ao ligar o carro mais batida de saia ou viela seria desgaste prematuro por falta de lubrificacao ou muito pau , batida de saia se da cuando as camisas picam gastadas de forma oval deijando muita folga entre camisa e pistao fica evidente cuando o motor e forcado e nao tanto em marcha lenta , ja viela ela berra e se acelerar berra mais rapido.
abria que avaliar a situacao mais o oleo acredito que nao tenha ese poder , ja coloque oleo nomeu carro que nem sei a marca mais tinha as mesmas especificacoes , e com uns 170 mil km ele nao tem barulho algum e cuando troque os retentores das valvulas conferi pesoalmente e nao tinha folga nos pistoes nem aneis.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 08 Mai 2020, 11:49

Podemos considerar que bater tuchos é algo rápido as vezes, portanto se segue o ruido pode não ser tuchos. Este de saia de pistão não é nunca na lenta ou quase nunca como o Chirola informa e tem muitas coisas que sofre desgaste e parece ser motor e não é, exemplo bomba d'água faz um ruido bando em algo quando está ela muito ruim. Biéla é uma batida muito forte, parece que tem uma marreta ali dentro. Ainda sobre os tucho, se parar o carro em um morro e ele ficar forçando querendo descer os tuchos tendem a perder o óleo dentro deles ou nem todos alguns, porem ele vai bater uns minutos e logo volta ao normal.
Imagem

LMesquita
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2019, 17:36
Nome Completo: Lucas de Mesquita
Cidade: Avaré
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 33

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por LMesquita » 12 Mai 2020, 14:13

@Chirola e @Almeidão, realmente, ouvindo com mais atenção, o ruído me parece ser só dos tuchos mesmo. Ele praticamente some depois de alguns minutos do motor ligado e também fica inaudível ao subir a rotação.

Ainda assim, achei curioso o fato deles só começarem a bater após a troca de óleo. Esses aditivos pra "engrossar" o óleo e sumir com os barulhos poderiam ajudar a manter os tuchos cheios também?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 12 Mai 2020, 18:35

LMesquita escreveu:Fuente del Mensaje @Chirola e @Almeidão, realmente, ouvindo com mais atenção, o ruído me parece ser só dos tuchos mesmo. Ele praticamente some depois de alguns minutos do motor ligado e também fica inaudível ao subir a rotação.

Ainda assim, achei curioso o fato deles só começarem a bater após a troca de óleo. Esses aditivos pra "engrossar" o óleo e sumir com os barulhos poderiam ajudar a manter os tuchos cheios também?


Uma dica se ele tiver batendo realmente, não suba a rotação para ele parar, pode causar um dano maior, melhor é deixar o motor funcionando para o ruído sumir e se nãoi some nunca ai o problema pode ser outro.
Se você usar um aditivo tipo bardahl não seria ruim eu gosto de usar o prolonga ele é bem grosso e pare ser cola, porém uso 250 ml em cada troca de óleo, eu uso 4 litros de óleo e coloco 250 ML do prolonga, não porque o motor esteja ruim é que eu acho que este aditivo é bom. Aliás aceito crítica se é que estou fazendo errado. Uso óleo 20W50 e nunca uso 4,5 de óleo no meu carro.
Outro coisa que faz bater tucho é a bomba de óleo e as vezes alguma sujeira no pescador ou até mesmo uma má vedação no oringue que ele tem ou até mesmo a válvula de retenção do óleo ou a válvula de alívio que fica no cabeçote com problemas, sugiro a você antes de tudo tirar o carte fora e checar esta peça, se seu carro for de dois carte, basta tirar o menor que você terá acesso a ele. Primeiro as Válvulas que comentei e primeiro a de alívio do cabeçote. Mas eu ainda queria ter certeza que o ruído seja tucho, pode ser que não seja e sendo assim estou considerando somente suas informações.

Dá uma olhada neste filme, confesso que não gosto de ver estes de vídeos porque só falam besteira, mas este vou dar um like nele.

Confirma se o ruído é igual o que estava neste carro.

https://www.youtube.com/watch?v=kRwuF5Wrlfc

Isto não quer dizer que a sua seja assim, mas o defeito pode ser este.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 12 Mai 2020, 19:11

cara olha nao sabia iso do cabecote 8v , eles tem um regulador ou bypass no casbecote antigamente ele ficaba na bomba mesmo na maioria dos carros.
eu coloco aditivo na proporcao indicada antigamente o oleo tinha mais cuantidade de fosforo e menos detergentes , com as leis antipoluicao foi disminuida a cuantidade de fosforo que era a protecao para o desgaste e os aditivos tem mais cuantidade de fosforo e mais viscosidade.
iso pelos materiais e folgas utilizadas antigamente hoje os materiais e folgas foram adaptadas para menor friccao e desgaste , so que nosos motores sao de controcao antiga eu nao condeno nao o uso de aditivos.
e sim realmente pode aumentar a pracao de oleo um pouco ja que ao ficar mais viscoso a bomba mesmo com folga normal de uso puxa com mais facilidade cuando o oleo esta frio (e mais groso) que é cuando os tuchos baten , na partida , depois de quente os tuches estao cheios e a bomba so mantem a precao deles. te preparadore que ainda colocan aleo mineral e aditivo para amaciar os motores e so depois colocam oleo sintetico ou semi

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 13 Mai 2020, 10:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara olha nao sabia iso do cabecote 8v , eles tem um regulador ou bypass no casbecote antigamente ele ficaba na bomba mesmo na maioria dos carros.
eu coloco aditivo na proporcao indicada antigamente o oleo tinha mais cuantidade de fosforo e menos detergentes , com as leis antipoluicao foi disminuida a cuantidade de fosforo que era a protecao para o desgaste e os aditivos tem mais cuantidade de fosforo e mais viscosidade.
iso pelos materiais e folgas utilizadas antigamente hoje os materiais e folgas foram adaptadas para menor friccao e desgaste , so que nosos motores sao de controcao antiga eu nao condeno nao o uso de aditivos.
e sim realmente pode aumentar a pracao de oleo um pouco ja que ao ficar mais viscoso a bomba mesmo com folga normal de uso puxa com mais facilidade cuando o oleo esta frio (e mais groso) que é cuando os tuchos baten , na partida , depois de quente os tuches estao cheios e a bomba so mantem a precao deles. te preparadore que ainda colocan aleo mineral e aditivo para amaciar os motores e so depois colocam oleo sintetico ou semi


Sim Chirola o Vectra tem duas válvulas e alguns outros carros também, sendo que uns ali no filtro a válvula fica no próprio filtro e estas ao trocar o filtro já automaticamente estarão trocando ela, aliás já pensei em arrancar a minha e usar o filtro já com a válvula e não me lembro qual carro, mas dá super certo no Vectra. O meu raramente bate, mas bate as vezes sim e se fosse sempre, com certeza trocaria estas válvulas e apesar de nunca ter trocado, a do cabeçote acredito que fica mais fácil tirando a tampa da válvula.
Obrigado sobre o aditivo, seguirei usando os 250 ML que sempre uso em cada troca.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 13 Mai 2020, 12:49

valeu a dica da valvula eu desconhesia , no meu carro tambem nao bate ou cuase nunca.
mais eu coloco aditivo na proporcao indicada no so no vectra em todos os carros que teve seja ele vareta , tucho mecanico ou hidraulico e nunca deu problema algum em galerias filtros ou coisa do tipo logico trocando oleo no tempocerto.
outro detalhe e que no vectra eu coloco aditivo no oleo a cuase 4 anos e em fevreiro tire o carter para manutencao e nao tinha nem borras de oleo nem limalhas de tipo algum,
so ira criar borras aleo muito pasado do tempo.
TMJ

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 13 Mai 2020, 20:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu a dica da valvula eu desconhesia , no meu carro tambem nao bate ou cuase nunca.
mais eu coloco aditivo na proporcao indicada no so no vectra em todos os carros que teve seja ele vareta , tucho mecanico ou hidraulico e nunca deu problema algum em galerias filtros ou coisa do tipo logico trocando oleo no tempocerto.
outro detalhe e que no vectra eu coloco aditivo no oleo a cuase 4 anos e em fevreiro tire o carter para manutencao e nao tinha nem borras de oleo nem limalhas de tipo algum,
so ira criar borras aleo muito pasado do tempo.
TMJ


Costuma ficar sujeira nos carros de carte duplo, não sei se o único fica e o motivo é simples, o parafuso é pra dentro eo que fica em volta da porca nunca sai por gravidade, no meu caso eu troco o óleo e tiro com uma seringa sempre esta sobra e sai bem grosso este resto que chega a ser entre 100 a 150 ML. Bem, minha seringa tem uma ponta igual a um anzol para poder fazer este trabalho.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 13 Mai 2020, 22:28

[quote="Almeidão

Costuma ficar sujeira nos carros de carte duplo, não sei se o único fica e o motivo é simples, o parafuso é pra dentro eo que fica em volta da porca nunca sai por gravidade, no meu caso eu troco o óleo e tiro com uma seringa sempre esta sobra e sai bem grosso este resto que chega a ser entre 100 a 150 ML. Bem, minha seringa tem uma ponta igual a um anzol para poder fazer este trabalho.[/quote]


cuando tire o carter do meu carro , ele tem carter duplo ou em duas pecas mais a parte de cima e de aluminho e tem a tampa pequena de baijo,que é de lata entao como ele tinha um poco amasado por causa de algum mexanico que acredito que seria bom para colocar o macaco por ser plano, eu pegue e endereite ele, e na parte o bujao eu fiz um trabalho de "Marretinha de ouro" em forma mais de afunilada com uma leve queda acia o bujao e facilita para escoar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 14 Mai 2020, 11:14

É tem algumas coisas nos carros que não entendo, para ser assim este parafuso deveria sair para trás. Bem tem coisa pior que isto que é trocar o filtro de óleo e alguns carros que é no meio do motor na frente e que caga o motor todo ao fazer isto kakakak
Imagem

Luhrer
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 11 Set 2017, 15:24
Nome Completo: Lucas Rodrigues
Cidade: São Paulo-SP
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Luhrer » 02 Jun 2020, 22:47

Chevrolet Vectra CD 2.2 16v AT - 1999

Tanto na tampa do porta-malas quanto no manual do usuário recomenda-se:
15w40 - 20w40 e 20w50

Como eu não tive acesso ao histório anterior de óleo, optei na primeira troca pelo 20w50.
Atualmente com 265 mil km.

Quando estiver próximo dos 270 mil km irei migrar para o 15w40 para testar.
Se não apresentar fumaças, ruídos e etc, manterei o óleo menos viscoso.

Não tenho opniões formadas sobre B12, Molykote, Militec-1 e etc.
Afinal, já usei o Militec-1 e não senti absolutamente nada de diferente no motor.
E já li tantas coisas negativas que confesso que fiquei receoso em estar sendo enganado.

Abraços a todos!
GM/Vectra GLS 2.0 Bege El Greco 96
GM/Omega CD 3.0 AT Bege Shubert 94
GM/Omega CD 4.1 AT Verde West 97
GM/Omega Suprema GLS 4.1 Prata Rodin 96
GM/Omega CD 4.1 Preto Liszt 96

GM/Vectra CD 2.2 16v AT Verde Esquadra 99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 03 Jun 2020, 07:55

Eu desconheço este óleo 20W40 para automóvel, ou pelo menos nunca ví. Eu também sou meio cético sobre estes aditivos apesar que pela forma visual que eu vejo no bardahl prolonga, eu propus a usar 250 ML a cada troca, uso o 20W50 coloco 4 litros e coloco 250 ML de Prolonga a cada 5 mil km e como o conteúdo é 500ML eu guardo para a próxima troca e custa aqui 40 pau. Falando sobre o Militec, usei uma vez e igual não vi diferença nenhuma, mas percebi que aqui ganham se muito dinheiro com estes produtos porque na época eu comprei aqui meio litro por algo parecido a 80 reais com frete ML e logo fui ao Estados Unidos e lá custava R$ 10,00. O mesmo acontece com os aditivos estes que se vendem nos postos por 25 a 30 reais, lá custa hoje no Walmart 10 reais, mas precisamente quase USD 2,00. Tem lá muitos da STP entre 1 a 2 dollares por aqui entre R$ 20,00 e R$ 40,00 e mesmo com a cotação super alta de hoje, ainda sim lá é muito mais barato.
Lembro que o marketing sobre estes produtos lá é imenso e mesmo assim não é caro. Se eles fossem tão milagrosos eles seriam caros lá também, assim eu acho.

Realmente tenho esta opinião também sobre os aditivos no óleo o qual eu não tenho como testar porque para isto eu teria que ter um laboratório, afinal um motor que roda 300 mil com um, poderá rodar 150 mil com outro, isto depende onde estejam rodando, quanto rodam sem desligar e quando rodam e como dirigem, sendo opção de noite, dia, chuva, sol, montanha, quebra molas etc.
Imagem

wallacer95
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 10 Dez 2018, 14:24
Nome Completo: Wallace Rodrigues da Silva
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por wallacer95 » 28 Jun 2020, 19:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Uma dica se ele tiver batendo realmente, não suba a rotação para ele parar, pode causar um dano maior, melhor é deixar o motor funcionando para o ruído sumir e se nãoi some nunca ai o problema pode ser outro.
Se você usar um aditivo tipo bardahl não seria ruim eu gosto de usar o prolonga ele é bem grosso e pare ser cola, porém uso 250 ml em cada troca de óleo, eu uso 4 litros de óleo e coloco 250 ML do prolonga, não porque o motor esteja ruim é que eu acho que este aditivo é bom. Aliás aceito crítica se é que estou fazendo errado. Uso óleo 20W50 e nunca uso 4,5 de óleo no meu carro.
Outro coisa que faz bater tucho é a bomba de óleo e as vezes alguma sujeira no pescador ou até mesmo uma má vedação no oringue que ele tem ou até mesmo a válvula de retenção do óleo ou a válvula de alívio que fica no cabeçote com problemas, sugiro a você antes de tudo tirar o carte fora e checar esta peça, se seu carro for de dois carte, basta tirar o menor que você terá acesso a ele. Primeiro as Válvulas que comentei e primeiro a de alívio do cabeçote. Mas eu ainda queria ter certeza que o ruído seja tucho, pode ser que não seja e sendo assim estou considerando somente suas informações.

Almeidão sabe me dizer se tem essa válvula no cabeçote 16v?

276 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 88 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:00