Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje [...]Baseado nos teus relatos e experiências, mais uma galera do forum, resolvi reformar o vectra[...]
Poxa, uma grande honra fazer parte de um grupo que te inspirou em dar uma segunda chance a esse carro que gostamos tanto!
Realmente 20 anos para uma peça que sofre tanto foi uma durabilidade e tanto, já o meu não durou praticamente nem 500km, mas não acredito que por problemas da peça em si e sim da qualidade da mão de obra. Obviamente não duraria 20 anos mas pelo menos uns 5 acho que sim, só que aí esbarramos no problema de fornecer a peça e neste caso o "profissional" (entre aspas mesmo) não tem responsabilidade pela peça, aí neste caso a gente que tem que procurar a garantia com o fabricante que vai acusar o "profissional"... vai ser uma briga sem fim.
Esse realmente é o maior problema com carros antigos, não o carro em si mas sim a manutenção que ele teve esse tempo todo.
Na minha história eu acabei pegando 3 carros antigos para mexer, sendo meus dois Vectras e o Astra 99 do meu tio. Os dois Vectras tem o histórico completo aqui no fórum e na página do meu GLS eu mostro o Astra e é uma diferença gritante entre carros que foram bem cuidados e os que passaram nas mãos de gente porca.
Os meus dois Vectras estavam um lixo, tinham sido mexidos de todo o tipo e me deram muito gasto para deixá-los bons, e ainda nem terminei totalmente. O GLS tinha tido GNV, chicote tinha sido cortado, porta-malas furado para colocar a botija, ambos tinham tido rádio original trocado com chicote cortado, a parte mecânica estava sofrível em ambos, os dois tinham tido os faróis originais substituídos pelo do modelo B2, mais chicote cortado, o Opel inclusive Xenon já tinha tido, e ele por exemplo terei que levar em um auto-elétrico para arrumar o que estava bom e o técnico do ar estragou.
Já o Astra era praticamente um carro virgem, todo o chicote íntegro, o rádio original, todos os parafusos no lugar, nenhum difusor quebrado, os acabamentos das portas nunca foram retirados, porém a suspensão estava ruim, os amortecedores, molas, buchas, bieletas, pivôs e coxins foram substituídos, os pneus estavam ruins e foram substituídos, o motor tinha sofrido algum superaquecimento e foi totalmente arrumado. Qual o resultado do trabalho? Um carro que anda igual um carro zero e saiu por um terço do preço do que cada um dos outros dois custaram!
Então assim, vale a pena arrumar um carro desses? Do ponto de vista financeiro vai depender de o quanto você vai precisar gastar para deixar ele bom, se for um carro íntegro, mesmo que tenha que fazer alguma funilaria e pintura e mecanicamente precise arrumar a suspensão, alguma coisa de motor as chances de você ficar com um carro excelente por um preço abaixo do que um carro mais novo mas pelado são grandes.
Agora se o carro foi muito mexido (e aqui vai uma curiosidade, normalmente "quem gosta de carros" curte mexer e personalizar mas na verdade quanto menos o carro for modificado melhor) são grandes as chances de a conta não fechar. Hoje o valor de cada Vectra meu ultrapassa fácil 30 mil reais, eu já parei de contar mas eu sei que o GLS está mais caro que o meu Opel.
E não é só de gasto que vive quem arruma um carro assim, pior que isso são os aborrecimentos e frustrações como foi o caso recente do ar condicionado. Foi muito tempo planejando e pesquisando para dar errado assim, por outro lado a gente tem que ter maturidade de saber a quem culpar pois é fácil jogar a culpa no carro e querer desistir, sendo que ele na verdade não tem culpa.
Agora do ponto de vista de satisfação pessoal vale e muito! Se você usar isso como um desafio pessoal cada batalha que você supera traz uma enorme satisfação. Eu tenho muito orgulho de ter pego dois carros que estavam tão ruins e quando alguém anda comigo ou vê o meu carro fala "nossa que carrão"! O meu GLS por exemplo e não fosse eu a essa hora estaria em um desmanche com certeza e não vejo a hora de pegar ele da pintura.
As coisas que mais mudam um carro são suspensão e pneus, esses dois transformam um carro totalmente. Um interior em bom estado e limpo, sem difusores quebrados, o ar funcionando e sem barulhos internos e uma pintura decente já dão um outro ar no carro.
Aí você vai arrumando a parte elétrica, arrefecimento, freios[...] e terá um carro a nível de carro de 100 mil reais com um custo relativamente fácil.
Sem ofensas, mas um Clio não é nada perto de um Vectra bem cuidado!