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Almeidão
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por Almeidão » 29 Jun 2020, 11:39

Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/
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por wallacer95 » 29 Jun 2020, 13:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.

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por Almeidão » 30 Jun 2020, 07:32

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.


Bem, a sugestão que pode ser este o problema, não significa que seria 100% certo isto porque canso de ouvir previsão do tempo onde se diz poooode chover. Mas a pergunta que te faço é: Você leu o link do mecânico? Você entendeu que o carro tem que ter esta válvula? Esta válvula limita a pressão e é quase impossível que seja ela o problema, mas a parte principal do link sobre ela é esta:
"O especialista detalha que, se a válvula reguladora não existisse, no momento em que o motor fosse ligado, a pressão no sistema daria um pico de 8 ou 10 bar, o que poderia causar desde o rompimento da junta de vedação de borracha do filtro até a ruptura do radiador de óleo".
Você ainda acha que seu carro não tem?

A possibilidade de se a válvula de retorno do filtro de óleo é bem maior que esta outra válvula. Seu mecânico disse também que seu carro não tem esta válvula?

Sim, folga no comando pode ser sim, aliás nos comandos já que o 16V tem dois comandos, mas devemos suspeitar de tudo e fazer o mais barato primeiro pra ver se o problema seja sanado. Imaginamos que o problema seja no filtro, bomba de óleo ou tuchos, ai você abre o motor, troca o comando, e o mecânico não é bobo troca a bomba de óleo e tuchos e resolve tudo. Ou seja problema sanado por causa da bomba e tuchos e você pensará que o problema era comando. São apenas suposições.
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por chirola » 30 Jun 2020, 12:28

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.[/quote]

a folga dos comandos no 16v , e de 0,04 mm entre comando e mancal , e a folga axial 0,090 a 0,21mm, com a mao nao tem como mexer na folga se tem folga mexendo com a mao esta mais do que ferrado.

o vectra 16v nao tem a valvula no cabecote , a valvula de retencao fica na bomba mesmo, nao sei o motivo dos 8v ter valvula no cabecote deve ser pelo funcionamento do cabecote 8v .

na foto vc ve a valvula no corpo da bomba
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por Almeidão » 30 Jun 2020, 16:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.


a folga dos comandos no 16v , e de 0,04 mm entre comando e mancal , e a folga axial 0,090 a 0,21mm, com a mao nao tem como mexer na folga se tem folga mexendo com a mao esta mais do que ferrado.

o vectra 16v nao tem a valvula no cabecote , a valvula de retencao fica na bomba mesmo, nao sei o motivo dos 8v ter valvula no cabecote deve ser pelo funcionamento do cabecote 8v .

na foto vc ve a valvula no corpo da bomba
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Todos tem esta válvula no filtro, esta válvula é a válvula de retenção para manter a galeria cheia ao desligar o carro. Se por um motivo qualquer esta válvula tiver ruim em alguns momentos ela pode não reter o óleo e por este motivo tardar a lubrificação. Sobre a válvula reguladora de pressão, mais conhecida como válvula de alívio, sinceramente nunca ouvir dizer que alguns motores poderiam funcionar sem ela, seja 8, 16 ou sei lá quantas válvulas, isto porque a pressão do óleo altera muito quando frio, depois que esquenta, marcha lenta e alta rotação. Sem ela alguma coisa explodirá, bem sem eu vê uma foto mostrando que não tem ou ao vivo olhando um cabeçote aberto, eu aqui comigo ainda ficarei com a resposta que tem sim esta válvula que é algo simples, uma molinha com uma esfera na ponta e se eu ver isto, volto aqui confirmando sim ou não. Há possibilidade deste excesso de óleo ser retornado diretamente da bomba, mas como eu não conheço vou procurar saber e com certeza pela pressão que tem ali, um momento ele terá que retornar antes de passar pelos tuchos.
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por chirola » 30 Jun 2020, 23:08

pelomenos nao figura a valvula de alivio no catalogo do 16v

catalogo 16v
https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51 ... 0e0-0-0-0/

mais no 8v figura sim (e o numero 32 no desenho)
https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51 ... 0d0-0-0-0/

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 07:45

Uma coisa é certa, todas as bombas que não seja saída direta tem que ter um retorno, como é o 16V eu não sei, mas que tem que ter isto é mais que certo por proteção de peças ou da própria bomba. A de combustível é feita no regulador de pressão com retorno para o tanque ou na bomba dentro do tanque a de óleo 8V é na válvula de alívio no cabeçote o 16 não seria diferente em necessitar um retorno, mas eu não sei onde ele seja, nunca vi um destes aberto para entender como ele é feito, mas que com certeza precisa de um retorno isto eu não tenho dúvida devido a super pressão que faz a bomba de óleo. Aliás algo extremamente forte quase que difícil de acreditar tanta pressão que está bomba faz.

Só para esclarecer para alguns e isto não fiz sobre a resposta anterior. A válvula mostrada na bomba a qual eu escrevi que é a válvula de retenção para uns entender melhor, é por ai que o óleo vai para o cabeçote. Ele chega pelo centro do filtro e passa por esta válvula indo para os tuchos, comandos e outros mais e ao desligar o carro mantem as galerias cheias para não sofrer desgaste com um possível início de funcionamento sem óleo. A possibilidade desta válvula fazer bater tuchos é muito difícil, mas ela pode fazer a luz do óleo demorar apagar quando ela parar de reter.
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por wallacer95 » 01 Jul 2020, 08:21

O ideal e ter um cabeçote desse e olhar pelas galerias dele, aquela que fica na lateral próximo a bobina, eu procurei pela internet mas não achei nada nem ngm que tenha aberto esse selo da lateral pra ver como é por dentro

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 09:09

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje O ideal e ter um cabeçote desse e olhar pelas galerias dele, aquela que fica na lateral próximo a bobina, eu procurei pela internet mas não achei nada nem ngm que tenha aberto esse selo da lateral pra ver como é por dentro


O problema que na internet fazem confusão com válvula de alívio e válvula de retenção, um dia descobrirei como isto é feito. Direto sem retorno acho ser impossível de ser.
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por wallacer95 » 01 Jul 2020, 10:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema que na internet fazem confusão com válvula de alívio e válvula de retenção, um dia descobrirei como isto é feito. Direto sem retorno acho ser impossível de ser.

Andei pesquisando na gringa algo sobre, ate então achei algo interessante, parece que a válvula de alivio fica na bomba mesmo (Nao tenho certeza) , e la fora vendem um kit de upgrade para resolver o problema nessa válvula de alivio que pode travar Imagem Imagem
Da uma olhada nesse site, eu li usando google tradutor
https://www.sbdmotorsport.co.uk/index.p ... index/3031

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 11:43

Sim, tem que ter uma válvula de alívio, é algo obrigatório pela pressão que ela tem, mas o de 8V também tem esta válvula e no cabeçote. Será que chegaram a um bom senso que o 8V tem segurança demais tendo uma no cabeçote alem desta?

Bem, neste caso já vejo que sim há uma válvula de alívio, mesmo que não seja no cabeçote. Aliás Pelas galerias bem mais finas do 16V, ai que eles necessitariam mesmo.
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por danrmp » 01 Jul 2020, 18:47

Quando desmontei o meu, nao identifiquei nenhuma válvula. Abrindo os 4 tampões Allen nas faces laterais e os dois parafusos torx internos, dá pra ver que as galerias são ocas,

SirChico
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por SirChico » 25 Nov 2020, 10:15

Olá pessoal,

quando pesquisei sobre esse assunto, muito tempo atráz, também fiquei na dúvida em relação a essa válvula no cabeçote.
Em vários vídeos de manutenção, essa válvula pode ser vista nos cabeçotes do 8v, mas não nos 16v.

Me parece que a válvula do cabeçote seria uma válvula de alívio (relief valve) como o próprio nome da peça diz. NÃO uma válvula de retenção (retension valve).
Em contra partida, a válvula que se encontra junto a bomba de óleo é uma válvula de pressão (pressure valve).

Ou seja, pelo meu entendimento, a válvula da bomba regula a pressão do óleo que é impulsionado inicialmente para o sistema. E a válvula do cabeçote (presente apenas nos 8v) regula a pressão do óleo no cabeçote em particular.
O exato porquê de ser necessário uma válvula no cabeçote dos 8v eu não sei, mas imagino que seja por alguma particularidade na construção (design) do sistema.

O que eu quero dizer com isso: possivelmente, no 8v, existe a possibilidade de se ter uma variação de pressão no cabeçote comparado ao resto do sistema. Quem sabe a operação dos tuchos (que são diferentes dos tuchos dos 16v) podem gerar uma variação de pressão, afetando o sistema. Quem sabe pode ter alguma relação com a dimensão dos dutos de óleo na parte superior do motor também. Não sei ao certo...

Além disso, apesar do nome da peça ser "válvula de alívio", não quer dizer que ela não possa atuar como uma válvula de retenção.
Exemplificando: a válvula de alívio irá permitir a passagem/retorno do óleo ao cárter quando a pressão execeder 1 BAR, por exemplo. Caso a pressão diminua, a válvula fecha e, possivelmente, retém o óleo na galeria próximo da válvula até a pressão aumentar novamente ao seu valor ideal (resistência da mola da válvula de alívio).

Uma das coisas que poderíamos imaginar é que outra função da válvula seria reter o óleo na galeria para agilizar a chegada do lubrificante na parte superior no motor, diminuindo assim o desgaste das peças. Pelo que notei, muita gente acredita que é isso que ocorre.
Isso se o óleo não escorrer de volta pelo caminho contrário quando o carro é desligado e a bomba para de girar. Algo pra se verificar. Eu não faço idéia se isso é possível...

Estas são apenas as conclusões parciais que cheguei analisando as informações que tinha.
Certas coisas não tenho como confirmar, já que muitos dos meus questionamentos não serão respondidos lendo manuais de manutenção. Também não sou mecânico de profissão e meus conhecimentos práticos são limitados. Por isso, conclusões PARCIAIS.

Quem sabe tem alguém aqui no grupo que pode afirmar, com absoluta certeza, alguns dos questionamentos que tenho, ajudando assim a chegarmos em uma conclusão.

Confesso que fiquei intrigado com a exata função dessa válvula presente nos 8v e, também, o porquê da inexistência dela nos 16v.

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por Almeidão » 25 Nov 2020, 13:17

Eu li quase tudo kakakkak. No 16 V sinceramente eu não sei apesar que existe um retorno para aliviar a pressão, como não entendo muito dele não devo comentar sobre este retorno usado na bomba e só lembrando são 16 tuchos.

Sobre o 8 V esta válvula de alivio no cabeçote é exatamente um retorno desviando o óleo, porem entra dentro do cabeçote antes dos tuchos e desce pelo tubo de retorno para o carte isto quando existe um excesso e para não rebentar nada pela pressão que é fortíssima ela desvia o óleo por ali. A válvula de retenção da linha bomba até o comando, tuchos etc, está ali no filtro de óleo, é visível ao tirar o filtro.

Completo que esta válvula de alivio no cabeçote não tem nada a ver com reter o óleo no retorno dele etc, mas se ela estiver ruim a bomba pode desviar mais do que seria necessário e por isto faltaria momentaneamente uma pressão correta para os tuchos e o carro darias umas batidinhas. Sim, importante cuidar dela e tem cada carro que ali tem uma borra tão grande que mal se consegue ver esta válvula. Cuidar ela seria a simples troca correta do óleo no tempo certo.
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por chirola » 25 Nov 2020, 18:22

olha gente revirei tudo para achar informaçao dos 16v e cuase nao tem , achei uma ipotetica informaçao que algum dia que tenha tempo de sobra teria que confirmar so que tem que desmontar a tampa de valvulas para conferir e tirar os comandos , em alguns volks o cabeçote 16v tem valvula sim e nao e um cartucho como no gm 8v ela e uma tampa com uma mola e fica em um buraco no cabeçote que tem um parafuso para reter a mola , nao sei se fico caro mais enfia a tampacom mola no buraco e o parafuso preciona ela , algo asim , no cabeçote vectra 16v bem no meio dele comando de admiçao tem um parafuso aparentemente sem funçao a minha sospeita e que pose ser a tal da valvula teria que ver se alguem pode me confirmar

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por danrmp » 25 Nov 2020, 22:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no cabeçote vectra 16v bem no meio dele comando de admiçao tem um parafuso aparentemente sem funçao a minha sospeita e que pose ser a tal da valvula teria que ver se alguem pode me confirmar

Não tem válvula. Apenas faz a comunicação da galeria horizontal (que alimenta os comandos e os tuchos) com a galeria vertical que comunica com o bloco do motor. Nas pontas dessa galeria horizontal tem tampões allen, dois de cada lado

Eu lembro bem pois tirei eles para limpeza completa do cabeçote a alguns meses.

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por chirola » 26 Nov 2020, 13:56

danrmp escreveu:
chirola escreveu:Fuente del Mensaje no cabeçote vectra 16v bem no meio dele comando de admiçao tem um parafuso aparentemente sem funçao a minha sospeita e que pose ser a tal da valvula teria que ver se alguem pode me confirmar

Não tem válvula. Apenas faz a comunicação da galeria horizontal (que alimenta os comandos e os tuchos) com a galeria vertical que comunica com o bloco do motor. Nas pontas dessa galeria horizontal tem tampões allen, dois de cada lado

Eu lembro bem pois tirei eles para limpeza completa do cabeçote a alguns meses.


valeu eu ia tirar para ver , entao realmente o 16 v nao temvalvula

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por Almeidão » 26 Nov 2020, 14:27

A bomba de óleo do 16 V tem um retorno para aliviar a pressão como praticamente todas as bombas tem, inclusive as de gasolina. E acho que a de 8V tem também além de ter esta outra no cabeçote. O motivo do 8V ter e o 16 não ter sinceramente eu não sei. Uma coisa é certa a bomba tem o retorno nela própria.
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por SirChico » 26 Nov 2020, 16:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu li quase tudo kakakkak. No 16 V sinceramente eu não sei apesar que existe um retorno para aliviar a pressão, como não entendo muito dele não devo comentar sobre este retorno usado na bomba e só lembrando são 16 tuchos.

Sobre o 8 V esta válvula de alivio no cabeçote é exatamente um retorno desviando o óleo, porem entra dentro do cabeçote antes dos tuchos e desce pelo tubo de retorno para o carte isto quando existe um excesso e para não rebentar nada pela pressão que é fortíssima ela desvia o óleo por ali. A válvula de retenção da linha bomba até o comando, tuchos etc, está ali no filtro de óleo, é visível ao tirar o filtro.

Completo que esta válvula de alivio no cabeçote não tem nada a ver com reter o óleo no retorno dele etc, mas se ela estiver ruim a bomba pode desviar mais do que seria necessário e por isto faltaria momentaneamente uma pressão correta para os tuchos e o carro darias umas batidinhas. Sim, importante cuidar dela e tem cada carro que ali tem uma borra tão grande que mal se consegue ver esta válvula. Cuidar ela seria a simples troca correta do óleo no tempo certo.


Tem gente que escreve só 4 linhas e mesmo assim é necessário ler umas 10 vezes e usar inferência lógica pra conseguir decifrar.
Isso quando dá pra entender alguma coisa... hahaha

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por Brates » 27 Nov 2020, 16:58

Pessoal, hoje fui comprar óleo e filtros para trocar do meu carro. Sempre compro tudo na Accioly por morar pertinho. Toda vez compro o GM (fabricado pela CHEVRON/Texaco) o sintético 5W30 (embalagem preta. Hoje, não encontrei esse óleo. Nas prateleiras e de todos os tipos (mineral, semi-sintético e sintético), só tinha o ACDELCO na embalagem branca. E para a minha surpresa, o fabricante não é mais a CHEVRON/Texaco. É uma tal de ICONIC. Nunca nem ouvi falar dessa empresa. Perguntei ao vendedor sobre a qualidade, e ele disse ser a mesma haja vista que é a GM que elabora a fórmula do óleo que atende aos seus motores e a empresa que for fabrica. Comprei. Mas confesso que fiquei meio com o pé atrás...
Alguém saberia opinar sobre essa ICONIC, fabricante de óleo para motores?

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