O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BComo Regular as Portas?

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Como Regular as Portas?

por Andersonss » 01 Jul 2014, 16:01

Fala Galera, então hoje fui em um cara que regula portas aqui na cidade, a porta do carona e a porta traseira tbm do carona não estão fechando 100%, ai o cara me cobrou 130 Dilmas achei meio salgado só pra regular, creio que eu consiga fazer isso com a ajuda de vcs elas tem uma folguinha quanto quanto, queria saber se alguém já regulou, se tem fotos para me mostrar onde regular, pois ali tem as dobradiças com o pino dentro, e o limitador de porta agora não sei por onde começar, desde já valeu :D

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Como Regular as Portas?

por Last_Warrior » 01 Jul 2014, 19:37

Dá trabalho sim, o primeiro passo é trocar os pinos das dobradiças, depois regular pelo trinco da coluna até a porta fechar perfeita, ficar alinhada, sem forçar muito nem ficar folgada. Mexer é fácil, acertar o alinhamento requer várias tentativas e, dependendo da situação atual do seu carro, pode requerer um dia todo de serviço ou apenas 10 minutos, imprevisível.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 01 Jul 2014, 21:53

Obrigado pela Explicação, Vou comprar os pinos e assim que eu tiver tempo vou me arriscar, talvez agora sábado ja faça isso, mas dai a regulagem é feita pelos pinos? o.0 tipo coloco o pino mais pra cima ou mais pra baixo? vi o preço dos pinos originais são bem baratos..

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 01 Jul 2014, 21:55

e a porta ta assim pouquinha coisa caida pouca mesmo não precisa baaater a porta, mas gosto de porta 100% como comprei o carro agora, não ia deixar de comprar o carro por causa de duas portas um pouquinho ruins de fechar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Como Regular as Portas?

por Almeidão » 02 Jul 2014, 08:17

Os pinos não tem como colocar mais pra cima ou mais para baixo, e se a porta estiver com folga, voce abre ela pegando por baixo e levantando a verás a folga. La no pino, parece que não folga nunca, mas o minimo que tem lá, do lado contrario da porta vai ser grande e costuma ao andar com o carro as vezes fazer um ruido ali tipo trunk, trunk sempre que passa em um local com asfalto que não seja padrão FIFA.

Pra trocar este pino, voce precisa de uma ferramenta especial, e uma marretinha ou um martelo pesado e voce mesmo pode fazer esta ferramenta.

Depois de trocado, ainda tem a regulagem do batente que pode ir para dentro, fora, cima e baixo.
Dica: Não use qualquer chave ali, use um tipo soquete e um cabo de força, caso contrário estragará fácil este parafuso.

Eu não achei este pino barato como voce comenta, não original. Talvez seja porque eu penso em 8 pinos e voce em 2.

Sds
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Como Regular as Portas?

por Last_Warrior » 02 Jul 2014, 11:16

Exato, os pinos são baratos, mas pra trocar tem que ter ferramenta especial e um funileiro bem capacitado que não vai sair arranhando toda a porta por dentro. Mas pra saber se precisa trocar os pinos da dobradiça, basta abrir a porta bem pouco, e movimentar com a mão pra cima e pra baixo, vc vai sentir a folga. Se estiver folgado, troca, se não tiver folga ou uma folga bem desprezível, deixa quieto.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 02 Jul 2014, 15:30

Almeidão escreveu:Os pinos não tem como colocar mais pra cima ou mais para baixo, e se a porta estiver com folga, voce abre ela pegando por baixo e levantando a verás a folga. La no pino, parece que não folga nunca, mas o minimo que tem lá, do lado contrario da porta vai ser grande e costuma ao andar com o carro as vezes fazer um ruido ali tipo trunk, trunk sempre que passa em um local com asfalto que não seja padrão FIFA.

Pra trocar este pino, voce precisa de uma ferramenta especial, e uma marretinha ou um martelo pesado e voce mesmo pode fazer esta ferramenta.

Depois de trocado, ainda tem a regulagem do batente que pode ir para dentro, fora, cima e baixo.
Dica: Não use qualquer chave ali, use um tipo soquete e um cabo de força, caso contrário estragará fácil este parafuso.

Eu não achei este pino barato como voce comenta, não original. Talvez seja porque eu penso em 8 pinos e voce em 2.

Sds


Obrigado pelas Dicas, pois é ja ouvi esse barulho em um asfalto sem padrão fifa na verdade foi em uma rua de paralelepipedo. os pinos aqui na minha cidade no interior do inteior do rio grande do sul haha, custam em média 7 a 10 reais cada um, então vou comprar 4 que são 40 reais e mais a chave especial que vi e custa 30 reais vai sair por 70 ainda sim mais barato do que mandar fazer, e eu faço com mais cuidado, não conheço o serviço do cara da oficina, então nao vou arriscar ele me arranhar a porta por dentro, sou chato com essas coisas hehe

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 02 Jul 2014, 15:33

Last_Warrior escreveu:Exato, os pinos são baratos, mas pra trocar tem que ter ferramenta especial e um funileiro bem capacitado que não vai sair arranhando toda a porta por dentro. Mas pra saber se precisa trocar os pinos da dobradiça, basta abrir a porta bem pouco, e movimentar com a mão pra cima e pra baixo, vc vai sentir a folga. Se estiver folgado, troca, se não tiver folga ou uma folga bem desprezível, deixa quieto.

Tem uma folguinha sim meu amigo, ja testei as duas e da pra ver claramente uma folguinha minima mas é folga né, assim que tiver um tempinho vou ver se consigo agora nesse find, vou comprar a chave que custa 30 e os pinos que custa em media 7 reais cada um dos originais :D vou fazer com calma, tenho medo demandar trocar e o cara me arranhar a porta por dentro, aqui na minha cidade tem muito magrão assim que se mete a fazer as coisas é só faz porcaria, Obrigado pelas dicas :D

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Como Regular as Portas?

por Almeidão » 02 Jul 2014, 16:39

Andersonss escreveu:
Last_Warrior escreveu:Exato, os pinos são baratos, mas pra trocar tem que ter ferramenta especial e um funileiro bem capacitado que não vai sair arranhando toda a porta por dentro. Mas pra saber se precisa trocar os pinos da dobradiça, basta abrir a porta bem pouco, e movimentar com a mão pra cima e pra baixo, vc vai sentir a folga. Se estiver folgado, troca, se não tiver folga ou uma folga bem desprezível, deixa quieto.

Tem uma folguinha sim meu amigo, ja testei as duas e da pra ver claramente uma folguinha minima mas é folga né, assim que tiver um tempinho vou ver se consigo agora nesse find, vou comprar a chave que custa 30 e os pinos que custa em media 7 reais cada um dos originais :D vou fazer com calma, tenho medo demandar trocar e o cara me arranhar a porta por dentro, aqui na minha cidade tem muito magrão assim que se mete a fazer as coisas é só faz porcaria, Obrigado pelas dicas :D


OK Anderson, este barulho não é conseguentemente só por causa do pino gasto, é que ao gastar a porta muda a regulagem. Ou seja voce pode mudar o batente subindo ou descendo que o barulho vai sumir, até uma hora que vai gastar outra vez e voce terá que regular outra e mais outra. Isto quer dizer que, é melhor trocar os pinos mesmo.

Esta ferramenta que voce está comprando é fácil de fazer se voce tiver acesso a uma oficina como eu tenho, com esmeril, furadeira e um bom pedaço de ferro. Mas já que voce comprou esqueça esta parte.

O limitador da porta precisa ser tirardo e precisas soltar a tomada dela também e isto não é difícil e ao soltar o limitador, coloque uma chave de fendas dentro do local onde fica parafusado, feche a porta e ele recolhe, deixe a chave ali para retornar ele ao acabar.

Voce sozinho não dá certo, precisarás mais um para segurar a porta. Tire um pino e coloque outro, tire o segundo e coloque o ultimo. Nada de tirar os dois de vez e o ajudante deve está atento para a porta não se deslocar muito quando tiver um pino somente.
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 02 Jul 2014, 16:56

Almeidão escreveu:
Andersonss escreveu:
Last_Warrior escreveu:Exato, os pinos são baratos, mas pra trocar tem que ter ferramenta especial e um funileiro bem capacitado que não vai sair arranhando toda a porta por dentro. Mas pra saber se precisa trocar os pinos da dobradiça, basta abrir a porta bem pouco, e movimentar com a mão pra cima e pra baixo, vc vai sentir a folga. Se estiver folgado, troca, se não tiver folga ou uma folga bem desprezível, deixa quieto.

Tem uma folguinha sim meu amigo, ja testei as duas e da pra ver claramente uma folguinha minima mas é folga né, assim que tiver um tempinho vou ver se consigo agora nesse find, vou comprar a chave que custa 30 e os pinos que custa em media 7 reais cada um dos originais :D vou fazer com calma, tenho medo demandar trocar e o cara me arranhar a porta por dentro, aqui na minha cidade tem muito magrão assim que se mete a fazer as coisas é só faz porcaria, Obrigado pelas dicas :D


OK Anderson, este barulho não é conseguentemente só por causa do pino gasto, é que ao gastar a porta muda a regulagem. Ou seja voce pode mudar o batente subindo ou descendo que o barulho vai sumir, até uma hora que vai gastar outra vez e voce terá que regular outra e mais outra. Isto quer dizer que, é melhor trocar os pinos mesmo.

Esta ferramenta que voce está comprando é fácil de fazer se voce tiver acesso a uma oficina como eu tenho, com esmeril, furadeira e um bom pedaço de ferro. Mas já que voce comprou esqueça esta parte.

O limitador da porta precisa ser tirardo e precisas soltar a tomada dela também e isto não é difícil e ao soltar o limitador, coloque uma chave de fendas dentro do local onde fica parafusado, feche a porta e ele recolhe, deixe a chave ali para retornar ele ao acabar.

Voce sozinho não dá certo, precisarás mais um para segurar a porta. Tire um pino e coloque outro, tire o segundo e coloque o ultimo. Nada de tirar os dois de vez e o ajudante deve está atento para a porta não se deslocar muito quando tiver um pino somente.


Ainda não comprei a chave Almeidão, vi o preço só, vou ver se consigo fazer ela, Vou pedir para um amigo me ajudar sim, quanto ao Limitador espero que não seja tão dificil de tirar dali igual o limitador de um palio que eu tinha antes do vectra, te falo em emperrado que tava o do palio, mas esse esta tudo direitinho nao vai ser dificil de tirar assim que eu fizer o serviço vou tirar umas fotos! valeu pela força

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Como Regular as Portas?

por Last_Warrior » 03 Jul 2014, 00:48

Depois que trocar os pinos, regula pelo trinco, aquele que fica na coluna do carro, são 2 parafusos TORX não lembro o tamanho, vc deve afrouxar com cuidado pra não sair da posição, afrouxar bem devagar só o sufuciente pra mexer ele do lugar, regula na nova posição, aperta um pouco e testa, e vai fazendo isso até conseguir a regulagem perfeita, depois testa o carro na estrada pra saber se a vedação ficou boa. Caso necessário, faça um misto entre regulagem certa e borrachas de porta novas.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Como Regular as Portas?

por Almeidão » 03 Jul 2014, 08:16

Sobre borrachas de portas, eu me arrependi ter trocado, Comprei 3 super caras na GM e agora as portas ficarom duras e não dá uma boa regulagem. Se eu libero um pouco ela fica pra fora, se aperto, as maçanetas ficam duras.

Sobre a chave que o Last_Warrior comenta, é justamente a que eu disse anteriormente que deve ser de soquete, estas em L, 90% estragam o parafuso. O correto é usar um soquete e cabo de força e ter muito cuidado ao apertar, fazendo o minimo de força possivel.

Sobre a chave, tem um parafuso de fendas com 10 cm de comprimento e ele é menos que 4 mm. Compra uns 4 destes e umas 4 porcas. As porcas voce deve arredondar elas no esmeril pra ficar redondas iguais a cabeça do parafuso. Faça isto com elas no próprio parafuso, coloca as 4 juntas e fica fácil demais.
Agora voce arruma um pedaço de ferro de uns 30 ou 40 cm com espessura minima de 10 mm, largura uns 20 mm e na ponta dele faça um furo que passe este parafuso, não pode ser muito grosso porque a cabeça dele não pode passar.
Para tirar o pino de cima, coloque o parafuso na chapa de ferro e coloque ele dentro do pino de baixo para cima e coloque a porca que está arredondada e dá umas 2 voltinhas nela. Agora segure firme a ponda deste ferro e meta o martelo por cima dele que o parafuso vai arrastar o pino. Na parte de baixo, faça o contrário.

Os parafusos tenho até uns aqui na minha gaveta, já a chapa de ferro é algo bem simples e fica na garagem.
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 03 Jul 2014, 11:18

Last_Warrior escreveu:Depois que trocar os pinos, regula pelo trinco, aquele que fica na coluna do carro, são 2 parafusos TORX não lembro o tamanho, vc deve afrouxar com cuidado pra não sair da posição, afrouxar bem devagar só o sufuciente pra mexer ele do lugar, regula na nova posição, aperta um pouco e testa, e vai fazendo isso até conseguir a regulagem perfeita, depois testa o carro na estrada pra saber se a vedação ficou boa. Caso necessário, faça um misto entre regulagem certa e borrachas de porta novas.



Estranho que aquele trinco da porta, olhando ele assim parece que ele não se mexe dali hehe, minhas borrachas estão ótimas pelo visto! as unicas que vou trocar vai ser as centrais aquelas entre a porta dianteira e a traseira que um lado ta gasta. ébem acessível o valor da original até, como são só 2, valeu abração

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 03 Jul 2014, 11:25

Almeidão escreveu:Sobre borrachas de portas, eu me arrependi ter trocado, Comprei 3 super caras na GM e agora as portas ficarom duras e não dá uma boa regulagem. Se eu libero um pouco ela fica pra fora, se aperto, as maçanetas ficam duras.

Sobre a chave que o Last_Warrior comenta, é justamente a que eu disse anteriormente que deve ser de soquete, estas em L, 90% estragam o parafuso. O correto é usar um soquete e cabo de força e ter muito cuidado ao apertar, fazendo o minimo de força possivel.

Sobre a chave, tem um parafuso de fendas com 10 cm de comprimento e ele é menos que 4 mm. Compra uns 4 destes e umas 4 porcas. As porcas voce deve arredondar elas no esmeril pra ficar redondas iguais a cabeça do parafuso. Faça isto com elas no próprio parafuso, coloca as 4 juntas e fica fácil demais.
Agora voce arruma um pedaço de ferro de uns 30 ou 40 cm com espessura minima de 10 mm, largura uns 20 mm e na ponta dele faça um furo que passe este parafuso, não pode ser muito grosso porque a cabeça dele não pode passar.
Para tirar o pino de cima, coloque o parafuso na chapa de ferro e coloque ele dentro do pino de baixo para cima e coloque a porca que está arredondada e dá umas 2 voltinhas nela. Agora segure firme a ponda deste ferro e meta o martelo por cima dele que o parafuso vai arrastar o pino. Na parte de baixo, faça o contrário.

Os parafusos tenho até uns aqui na minha gaveta, já a chapa de ferro é algo bem simples e fica na garagem.


Vou tentar seguir as dicas Almeidão, encomendei os pinos originais agora pela manhã pois não tinha a pronta entrega, as borrachas centrais minhas que estão gastas vou encomendar pela net as originais, as outras estão tudo ok aparentemente, se ficar barulho vou ter que arriscar e trocar todas :/ mas não queria, mas espero que não fique barulho :D valeu amigo abração

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Como Regular as Portas?

por HeyronCn » 06 Jul 2014, 18:18

Acho que no meu caso não é só pinos, acho que tem que tirar a porta e desentortar a dobradiça :/

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como Regular as Portas?

por Andersonss » 07 Jul 2014, 20:03

Teria que tirar umas fotos das dobradiças pra ver melhor, encomendei os pinos originais GM, os que tinha na loja eram outros dai resolvi esperar, e só chegam na quinta-feira hoje tava de bobeira regulei o batente que fica na coluna do carro, baixei bem pouquinho acho que coisa de 2mm, e as 2 portas ficaram com perfeito fechamento, to louco que chegue esses pinos pra trocar de uma vez, abraços

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Como Regular as Portas?

por João Eduardo Sobiecki » 10 Jul 2020, 15:05

Boa tarde senhores,
Recentemente realizei a troca dos pinos das dobradiças do meu Vectra, e fui regular o batimento da porta, só que chegou no máximo que podia pra dentro e a porta ainda ficava folgada. Fiquei um tempo analisando o que poderia ser o motivo, então hoje fiquei fechando a fechadura da porta com o dedo e percebi que ela gira e entra bem mais para dentro se empurrar, daí penso que o motivo é algum componente da fechadura gasto.
Minha dúvida é se pode ser isso mesmo e se for isso, se tem alguma forma de reparar a fechadura sem precisar troca-la inteira.
Se puderem me dar uma ideia ficaria grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Como Regular as Portas?

por Almeidão » 10 Jul 2020, 19:01

Sobre esta folga que dá no pino da tranca e ela começa a bater, não podemos nos pegar a ela. Isto porque esta folga se forem buscar elas logo aparecem, mas devemos estar atento em regular assim que começar a bater e a regulagem é simples mas não tão fácil, eu por exemplo lhe daria a dica de regular com várias opções, tipo não deixar a trava pressionada no pino da tranca em relação a altura, se a porta tiver folga e o pino da tranca for levantado, ela vai bater mais ainda, lógico que chega um momento que devemos trocar os pinos das dobradiças, mas eu comprei um jogo há 6 anos e continua guardado e neste tempo já regulei as portas umas 8 vezes ou mais e não bate nada. Se eu buscar a folga na porta ela tem, mas como eu disse todas terão bem rápido e não vou ficar trocando pinos todos os meses.
Sugiro ainda para você tentar outras opções como girar o batente para direita uns milímetros ou para esquerda e tentar um novo ajuste, porque se na tranca tiver folga realmente, ali não vejo solução, mas não acredito ser este o problema. Lembrando sempre: Não deixando o pino do batente muito pra cima, e as vezes ele precisa de um grau a mais para direita ou esquerda. E mais uma, estes parafusos não poem ser muito apertado, porque eles travam muito e estragam com facilidade, tanto que o meu eu uso alem inox por ser fácil de comprar aqui em casas dos parafusos e com certeza uso um soquete alem para ele, porque ali exige isto.

Eu talvez escrevi algo diferente disto ai pra trás, mas estou sempre tentando novas opções, caso eu tenha feito isto, paciência, hoje eu penso assim sobre esta regulagem e não saio trocando os pinos da dobradiças só por sentir folga nas portas. Afinal um ajuste certo faz elas ficarem perfeitas sem bater e não tão duras para abrir.
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:51