O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de Temperatura do arrefecimento

167 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 22 Ago 2017, 09:54

fabiolima22 escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de tirar uma duvida, e se caso o Almeida também puder e tiver alguma experiência no que vou citar,
Após retificar por completo o motor, segui as orientações do Almeida na questão do cebolão de agua "armando" deixando a temperatura do motor mais fria,ja
que antes da retifica o painel as vezes com o ar ligado chegava ate 95 graus, e a sensação termica com o capo do carro aberta era um verdadeiro auto forno.
mais vamos la


a duvida é

Quando a ventoinha e armada percebe-se que a rotação do motor ''cai'' um pouco depois volta ao normal, isso e normal ?
alguem poderia me ajuda nesse aspecto pois não vejo que isso seja normal


Sobre a ventoinha, você já teve a resposta, e como a polia do girabrequim é maior que a polia do alternador porque ele necessita de alta rotação para gerar então o sofrimento do motor fica ainda maior e estamos falando de uma polia direta e que não passa pela caixa de cambio para reduzir o esforço. O alternador quando exposto a esforços nós não conseguiremos girar ele com as mãos, ou seja trava como se tivesse freado. É o principal motivo de desligar automático as luzes, ar condicionado, ventiladores internos e as ventoinhas ao dar a partida. Sim, pagamos mais caro por usar a energia do nosso carro.

Sobre a Explicação da internet falando da temperatura, eles não estão errados, porém nunca falam sobre os instrumentos que você tem. Um motor com temperatura ideal de 95º, no painel estará marcando 82 a 84, sendo 100º marcando uns 90. Este é o erro de informações que vejo por aí, e ninguém informa que o mostrador informa diferente, ou seja se o mostrador tiver com 100, o motor estará com 120 ou mais. Isto em temperatura aparente, porque internamente estará bem maior, afinal onde explode em cima dos pistões estará a 1600º ou mais. Isto mesmo, mil e seiscentos graus.
Resumindo, assim que você ligar seu carro e ele alcançar no mostrador 80 graus, ele já está apto a meter o pé e se ele passar dos 94, está na hora de desligar ele.

Tem uns modelos diferente, mas nenhum deles no mostrador passa de 90, sendo o Vectra com funcionamento exilante nos trânsitos pesados chega em 90 e volta a 84 e nas estradas entre 80 a 83 quando livre sem subidas. Bem, ai que eu queria perguntar um destes, se meu carro nas rodovias marca 80 e no máximo 82, então eu estaria consumindo mais que nas ruas e deveria esquentar ele um pouco kakkakakakakkakakakkakak

Todos os marcadores marcam menos, inclusive velocidade, isto quando original.
Imagem

fabiolima22
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Nov 2016, 06:25
Nome Completo: fabio manga lima
Cidade: cariacica
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por fabiolima22 » 29 Ago 2017, 07:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
fabiolima22 escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de tirar uma duvida, e se caso o Almeida também puder e tiver alguma experiência no que vou citar,
Após retificar por completo o motor, segui as orientações do Almeida na questão do cebolão de agua "armando" deixando a temperatura do motor mais fria,ja
que antes da retifica o painel as vezes com o ar ligado chegava ate 95 graus, e a sensação termica com o capo do carro aberta era um verdadeiro auto forno.
mais vamos la


a duvida é

Quando a ventoinha e armada percebe-se que a rotação do motor ''cai'' um pouco depois volta ao normal, isso e normal ?
alguem poderia me ajuda nesse aspecto pois não vejo que isso seja normal


Sobre a ventoinha, você já teve a resposta, e como a polia do girabrequim é maior que a polia do alternador porque ele necessita de alta rotação para gerar então o sofrimento do motor fica ainda maior e estamos falando de uma polia direta e que não passa pela caixa de cambio para reduzir o esforço. O alternador quando exposto a esforços nós não conseguiremos girar ele com as mãos, ou seja trava como se tivesse freado. É o principal motivo de desligar automático as luzes, ar condicionado, ventiladores internos e as ventoinhas ao dar a partida. Sim, pagamos mais caro por usar a energia do nosso carro.

Sobre a Explicação da internet falando da temperatura, eles não estão errados, porém nunca falam sobre os instrumentos que você tem. Um motor com temperatura ideal de 95º, no painel estará marcando 82 a 84, sendo 100º marcando uns 90. Este é o erro de informações que vejo por aí, e ninguém informa que o mostrador informa diferente, ou seja se o mostrador tiver com 100, o motor estará com 120 ou mais. Isto em temperatura aparente, porque internamente estará bem maior, afinal onde explode em cima dos pistões estará a 1600º ou mais. Isto mesmo, mil e seiscentos graus.
Resumindo, assim que você ligar seu carro e ele alcançar no mostrador 80 graus, ele já está apto a meter o pé e se ele passar dos 94, está na hora de desligar ele.

Tem uns modelos diferente, mas nenhum deles no mostrador passa de 90, sendo o Vectra com funcionamento exilante nos trânsitos pesados chega em 90 e volta a 84 e nas estradas entre 80 a 83 quando livre sem subidas. Bem, ai que eu queria perguntar um destes, se meu carro nas rodovias marca 80 e no máximo 82, então eu estaria consumindo mais que nas ruas e deveria esquentar ele um pouco kakkakakakakkakakakkakak

Todos os marcadores marcam menos, inclusive velocidade, isto quando original.



E por isso que eu segui as suas orientações Almeida , sou formado em mecânica, então segue como conforto aos seus corações..
meu professor já quase morto porem um puta professor do modulo de manutenção mecânica,sempre citou que o painel de instrumentos não marca a leitura correta do motor, a prova disso é que alguns modelos de carros atuais, nem tem esse marcado ""ponteiro"", a resposta e simples, antigamente esses marcado no painel era pra dar um certo conforto referente a temperatura da agua. para informa que esta tudo dentro do permitido.
mais não significa que aqueles valores estão corretos.
correto sim, pra dizer quem esta atras do volante,
que o veiculo esta trabalhando numa temperatura dentro do permitido.

Morpheu_sa
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2017, 16:41
Nome Completo: Werther Moraes de Oliveira
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Sensor de temperatura do ar tensão alta cod071 - Vectra B

por Morpheu_sa » 17 Set 2017, 12:34

Tô com este problema https://youtu.be/tpiV8CjFcgA se alguém puder ajudar da um alô no vídeo!

PINHEIROS LTDA
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Out 2015, 10:39
Nome Completo: Charles Coelho Pinheiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sensor de temperatura do ar tensão alta cod071 - Vectra B

por PINHEIROS LTDA » 17 Set 2017, 17:40

Bacana escreveu:Fuente del Mensaje
lusitania escreveu:Ola Fabricio

Vai aqui o link du Forum Opel Vectra B em Franca e uma foto Du sensor de temperatura, a sonda encontra-se du lado de traz du para choques, au centro du para chocs, mas penso que basta desmontar e limpar, e deve funcionar novamente .
Abraço

http://www.opel-vectra.fr/vectra/entret ... e_temp.php

Imagem


Amigo este é o sensor de temperatura externa e não é o sensor map

este sensor indica a temperatura externa ,ambiente ele é responsavel por indicar a temperatura lá no computador de bordo ou tid.

Uma das suas influencias é o funcionamento nos vectras com ar condicionado digital onde o sistema tem que colher os dados de temperatura externa para o funcionamento mesclando o ar etc.


Amigo, li essa parte sobre o sensor de temperatura externo e surgiu uma dúvida, no conector desse sensor existe alguma tensão possível de ser medida com o multímetro?
Pergunto pois meu vectra um 97 com esses sensor nao marcava nada no tid, sem ele a mesma coisa, testando o conector não consegui medir tensão nem continuidade ali. Tô afim de substituir essa peça mas gostaria de saber se passa alguma corrente ali que seja possível captar com multímetro pra ter certeza que o meu está funcionando ou não, evitando gastar com a peca em vao, entende.
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor de temperatura do ar tensão alta cod071 - Vectra B

por lusitania » 03 Out 2017, 13:00

Ola Pinheiros

Desculpe o atraso mas ouve uma avaria no computador ( PC ) normalement você deve obter 12V em um dos pinos do conetor que liga no sensor o outro é o que envia a informação de temperatura, mas para medir, tem de ligar o carro como se fosse para arrancar o motor, se não tiver 12V arranque motor e faça nova medida, no caso de não medir 12 V o problema vem dos fois cortados em algum lado.
Abraço

breno.ferraioli
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Dez 2015, 11:39
Nome Completo: Breno Ferraioli
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por breno.ferraioli » 14 Fev 2018, 17:49

O sensor de temperatura externo influencia no ar condicionado?

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por danrmp » 14 Fev 2018, 19:47

breno.ferraioli escreveu:Fuente del Mensaje O sensor de temperatura externo influencia no ar condicionado?


Sim, o sensor de temperatura externa vai no pino 22 do comando de climatização.

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Sensor de temperatura do ar tensão alta cod071 - Vectra B

por miguelandre » 03 Mar 2018, 01:25

Boa noite ! Ja faz tempo que estou com falha intermitente de alta tensão no sensor MAP ja fiz limpeza no mesmo e resolveu por um período curto, foi então que adquiri um scaner e verifiquei que realmente o MAP esta apresentando problema, o sensor está hora travado em -30 c°, hora volta ao normal bom, diante disso retirei o sensor e estava do coletor e observei que fora do carro ele estava variando corretamente a temperatura e a tensão que manda pra Central em média 40C° + - 2,5 volts VDC. Foi então que limpei o sensor novamente, coloquei no carro e dei um reset na falha até ai tudo bem, foi sem anomalias por um tempo mas o problema voltou. Resumindo vou ter que trocar o sensor não tem jeito, Olhei o mercado livre e achei sensor MAP pra vectra B apartir de 150$ bosch

Uma curiosidade, quando a central perde a referencia desse sensor ela adota uma medida padrão que é de 60C° que equivale a 1,8 volts VDC

Maruyama77
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Abr 2018, 14:06
Nome Completo: Alberto Maruyama Junior
Cidade: Itápolis
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001
Idade: 46

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por Maruyama77 » 23 Mai 2018, 16:11

Boa tarde!

Prezados, estou com um problema na indicação da Temperatura Externa, diferente dos colegas, o meu marca uma temperatura errada! Que varia durante o dia, mas não há um parâmetro, por exemplo, alguns graus de diferença da real. O valor exibido é aleatório


Sent from my iPhone using Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por Almeidão » 24 Mai 2018, 09:33

Maruyama77 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!

Prezados, estou com um problema na indicação da Temperatura Externa, diferente dos colegas, o meu marca uma temperatura errada! Que varia durante o dia, mas não há um parâmetro, por exemplo, alguns graus de diferença da real. O valor exibido é aleatório


Sent from my iPhone using Tapatalk


Pode trocar o sensor, ele é o problema. Ele fica assim tipo, hoje estamos com 35 graus e ele mostra 18 ai você vai andando ele aumenta um pouco, logo você desliga o carro e ele fica perto da temperatura real e etc.. Se for assim, pode trocar que ele é o problema
Imagem

Maruyama77
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Abr 2018, 14:06
Nome Completo: Alberto Maruyama Junior
Cidade: Itápolis
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001
Idade: 46

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por Maruyama77 » 25 Mai 2018, 09:33

Almeidão escreveu:
Maruyama77 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!

Prezados, estou com um problema na indicação da Temperatura Externa, diferente dos colegas, o meu marca uma temperatura errada! Que varia durante o dia, mas não há um parâmetro, por exemplo, alguns graus de diferença da real. O valor exibido é aleatório


Sent from my iPhone using Tapatalk


Pode trocar o sensor, ele é o problema. Ele fica assim tipo, hoje estamos com 35 graus e ele mostra 18 ai você vai andando ele aumenta um pouco, logo você desliga o carro e ele fica perto da temperatura real e etc.. Se for assim, pode trocar que ele é o problema


Isso mesmo!!

Muito obrigado!!



Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do usuário
fernandohund
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Jul 2015, 18:51
Nome Completo: Fernando Hundzinski Fernandes
Cidade: Paiçandu
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 29

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por fernandohund » 30 Mai 2018, 10:04

Gente o sensor te temperatura é ligada com a fiação do ar condicionado? porque minha temperatura ta marcando F e meu ar condicionado ta todo estragado, eu queria de alguma forma verificar a fiação do meu sensor se ele ta ligado corretamente, tem como fazer esse teste da fiação? a onde vai ligado esse sensor?

Valdeir Ferreira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Out 2016, 21:35
Nome Completo: Valdeir Ferreira
Cidade: Unai
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por Valdeir Ferreira » 03 Jan 2019, 20:41

fernandohund escreveu:Fuente del Mensaje Gente o sensor te temperatura é ligada com a fiação do ar condicionado? porque minha temperatura ta marcando F e meu ar condicionado ta todo estragado, eu queria de alguma forma verificar a fiação do meu sensor se ele ta ligado corretamente, tem como fazer esse teste da fiação? a onde vai ligado esse sensor?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por chirola » 04 Jan 2019, 14:38

Valdeir Ferreira escreveu:Fuente del Mensaje
fernandohund escreveu:Fuente del Mensaje Gente o sensor te temperatura é ligada com a fiação do ar condicionado? porque minha temperatura ta marcando F e meu ar condicionado ta todo estragado, eu queria de alguma forma verificar a fiação do meu sensor se ele ta ligado corretamente, tem como fazer esse teste da fiação? a onde vai ligado esse sensor?

tem que aclarar cual sensor se for de temperatura externa definitivamente nao e ligado no ar o nome diz TEMPERATURA EXTERNA ta marcando o sensor se nao esto errado fica atrais do parachoque perto do reservatorio de gua do limpador

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Onde fica o sensor de temperatura externa? - Vectra B

por danrmp » 04 Jan 2019, 18:09

Bom, então analisando o esquema fornecido pelo Simplo, os pinos 10 e 22 vão ao sensor de temperatura externa, fios azul e azul/branco:
Imagem

Como não é oficial, pode conter algum erro. Vejamos o esquema do MID fornecido pela GM:
Imagem

Onde P13 é o sensor montado no para-choque.
Repare que há duas derivações, uma em cada fio, indo para o "CEC", índice 1.322 e 1.325 no diagrama.

Agora com foco no controle de climatização:
Imagem

Lá estão os pinos 10 e 22 conectados ao MID, no índice 1.003 e 1.005.

Podemos ainda tomar por base o tutorial escrito pelo colega EduMS (viewtopic.php?f=45&t=4490#p60108), onde ele diz:

EduMS escreveu:...
10 azul branco = ligar no pino 39 da caixa azul
...
22 azul = ligar na caixa azul pino 38


Observe no esquema do MID, como o sensor de temperatura é conectado justamente entre os pinos 38 e 39 do conector X2 na base da Coluna A.

Por último, verificando os parâmetros de temperatura do módulo de AC com o Tech2:
Imagem

E comparando a tensão com aquela lida pelo MID:
Imagem

Desta forma creio não ter mais dúvidas que o sinal é compartilhado.

John Elis 1501
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Mar 2019, 16:36
Nome Completo: John Edgar Carlos Wirth
Cidade: Pomerode
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 43

Sensor Pastilha de Freio - Vectra B

por John Elis 1501 » 14 Set 2019, 08:12

Bom dia pessoal alguém poderia me ajudar estou com um probleminha no sensor de temperatura externa do ar condicionado do Vectra meu carro não tem esse sensor ligado pois já comprei tudo novo mas não sei onde liga o chicote do sensor Vectra cd ano 99

Tópico Movido

Avatar do usuário
Yuri20
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Set 2015, 14:05
Nome Completo: Yuri Rossi
Cidade: Cerquilho
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Sensor de temperatura do Painel Vectra 2001

por Yuri20 » 24 Jul 2020, 07:24

Bom dia pessoal! Pesquisei sobre e acabei não encontrando a resposta no fórum. Vamos lá.

Após voltar do meu mecânico de confiança a temperatura do motor que fica no painel não sobe mais. Com meu pai, tiramos o cabo do sensor do lado do sensor ECU, passamos uma palha de aço, reconectamos e funcionou por um dia, depois parou - tendo apenas uma "subida" e logo desceu.

Aqui na minha cidade, o eletricista que mexe, está sem tempo e já estamos na sexta. Queria saber se tem como eu ver algo sem danificar nada a mais. Eu vi um post muito bom no fórum de como retirar o painel, que fiquei surpreso pela facilidade.

Queria saber, tem algo que eu possa ver para tentar resolver e trazer o ponteiro da temperatura do motor no painel a vida?

Obrigado a todos!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor de temperatura do Painel Vectra 2001

por Almeidão » 24 Jul 2020, 08:13

Primeiro de tudo seria trocar o sensor de temperatura do seu carro, assim você já teria certeza que o problema não seria ele, não tenho certeza mas acho que o seu é o MTE 3029 e nem é tão caro. Sobre o Painel, você pode tirar ele fora e o simples fato de tirar a tomada dele e recolocar, se for mau contato ele já voltará a funcionar, mas eu ali sempre uso um pouquinho de WD40 nas tomadas. O painel do seu carro deve ter uma tomada azul e uma amarela, a azul que tem estes comando, ainda atrás do painel tem uma placa plástica com trilhas elétricas, precisa verificar se não tem nenhuma quebrada, se tiver precisa ser feito uma solda, tipo uma ponte e refazer la.
Feito isto e não deu certo e tendo a certeza que não tem fio quebrado no sistema, ai só trocando o motorzinho da temperatura. Sendo que este motorzinho é quase impossível de quebrar.

Não é assim tão fácil de mexer, mas com calma sem ninguém perto para não perder a concentração e nem os parafusos, dá sim pra fazer numa boa. Sobre a facilidade, sim eu hoje desmonto um com 10 minutos e não levo mais que 10 minutos para remontar, mas o primeiro levei mais de hora para não quebrar nada.
Imagem

Avatar do usuário
Yuri20
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Set 2015, 14:05
Nome Completo: Yuri Rossi
Cidade: Cerquilho
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Sensor de temperatura do Painel Vectra 2001

por Yuri20 » 24 Jul 2020, 08:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Primeiro de tudo seria trocar o sensor de temperatura do seu carro, assim você já teria certeza que o problema não seria ele, não tenho certeza mas acho que o seu é o MTE 3029 e nem é tão caro. Sobre o Painel, você pode tirar ele fora e o simples fato de tirar a tomada dele e recolocar, se for mau contato ele já voltará a funcionar, mas eu ali sempre uso um pouquinho de WD40 nas tomadas. O painel do seu carro deve ter uma tomada azul e uma amarela, a azul que tem estes comando, ainda atrás do painel tem uma placa plástica com trilhas elétricas, precisa verificar se não tem nenhuma quebrada, se tiver precisa ser feito uma solda, tipo uma ponte e refazer la.
Feito isto e não deu certo e tendo a certeza que não tem fio quebrado no sistema, ai só trocando o motorzinho da temperatura. Sendo que este motorzinho é quase impossível de quebrar.

Não é assim tão fácil de mexer, mas com calma sem ninguém perto para não perder a concentração e nem os parafusos, dá sim pra fazer numa boa. Sobre a facilidade, sim eu hoje desmonto um com 10 minutos e não levo mais que 10 minutos para remontar, mas o primeiro levei mais de hora para não quebrar nada.


Opa! Meu sensor é uma espécie de "garfinho" que se conecta em um ferrinho ao lado do sensor ECU (aquele azul, plastico e metal). Para trocar seria como?
Sobre o painel, imagino que a primeira seja isso mesmo, toda cautela do mundo haha

Vou tentar fazer isso amanhã, porque o eletricista sempre que levo não dá para deixar, aí já junta curiosidade com a vontade de mexer no carro. Não sei se ajuda em algo, o meu tem o painel sem computador de bordo, é apenas o mostrador de temp. externa, horário e data, o tal TID.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sensor de Temperatura do arrefecimento

por Almeidão » 24 Jul 2020, 12:10

O sensor é este que fica do lado do sensor da ECO, aliás você disse que limpou este sensor, mas ele não é o da temperatura do painel, o do painel é o MTE 3029, este do link abaixo. Como trocar? muito fácil, carro frio, abre a tampa do reservatório, use uma chave 13 mm estria e solta ele, assim que soltar coloque o dedo para não vazar tanta água e de imediato coloque o novo no local, assim que começar ficar pesado para apertar você para que está pronto. ande com o carro e quando ele esfriar, veja se vazou água, se sim, aperte mais um pouquinho e pronto.

Lendo seu comentário, vi que você comenta sobre o relógio digital, bem estou lhe passando a temperatura do motor, não sobre esta temperatura local que é outro sensor que fica na frente das ventoinhas bem próximo ao para choques.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 91b385b56f
Imagem

167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:48